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Programa DA MOBILIDADE ELÉCTRICA
Miguel PINTO INTELI/ GAMEP II CONGRESSO NACIONAL SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 28.MAIO.2010
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AS IMPORTAÇÕES DE PETRÓLEO BRUTO E REFINADOS
O desafio EM PORTUGAL, AS EMISSÕES DOS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS ASCENDEM A 900 MTON/CO2 POR ANO (30.2%) O CONSUMO DE ENERGIA REPRESENTA 18,5 M TEP NUM ANO, 38.5% DOS TRANSPORTES AS IMPORTAÇÕES DE PETRÓLEO BRUTO E REFINADOS €8.000M EM 2008 (40,6% SALDO IMPORTADOR BALANÇA MERCADORIAS) €4.800 M EM 2009 (29,8% SALDO IMPORTADOR BALANÇA MERCADORIAS)
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A oportunidade NO ENTANTO… AS ENERGIAS RENOVÁVEIS REPRESENTAM JÁ MAIS DE 43% DO TOTAL DE PRODUÇÃO DE ELECTRICIDADE E DEVERÃO REPRESENTAR 60% EM (ENE 2020)
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Portugal 3º mais ambicioso em termos de renováveis…
A oportunidade Portugal 3º mais ambicioso em termos de renováveis… …COM UM CRESCIMENTO DE 6 VEZES NA PRODUÇÃO EÓLICA
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A oportunidade NO ENTANTO… AS ENERGIAS RENOVÁVEIS REPRESENTAM JÁ MAIS DE 43% DO TOTAL DE PRODUÇÃO DE ELECTRICIDADE; DEVERÃO REPRESENTAR 60% EM (ENE 2020) A TECNOLOGIA PERMITE EXPLORAR NOVOS MODELOS ENERGÉTICOS OS AMBIENTES DIGITAIS PERMITEM PENSAR NOVOS MODELOS DE GESTÃO DE MOBILIDADE
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A mobilidade eléctrica significa…
O impacto A mobilidade eléctrica significa… menores custos para o utilizador Custos de operação [EUR/100km] TAXA DE GESTÃO TAXA DE CARREGAMENTO ELECTRICIDADE VCI VE
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O impacto A MOBILIDADE ELÉCTRICA SIGNIFICA… MENORES CUSTOS PARA O UTILIZADOR MELHOR INTEGRAÇÃO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
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O IMPACTO NOVO PARADIGMA - INTEGRAÇÃO COM AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Condução para o Trabalho Recarga ao longo do dia, quando a rede está disponível Venda de energia à Rede Condução para Casa Recarga em casa Venda de energia à rede 0% 100% Carga na Bateria PERFIL-TIPO DE UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO ELÉCTRICO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 21 22 23 00 PERFIL-TIPO DE CONSUMO EM PORTUGAL EM BTN Source: Inteli, ERSE (2009)
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O IMPACTO NOVO PARADIGMA - INTEGRAÇÃO COM AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
OS VEÍCULOS COMO UMA “MEGA BATERIA” DESCENTRALIZADA, NUMA LÓGICA COMPLEMENTAR À REDE ELÉCTRICA E AO CRESCIMENTO DA MICRO- GERAÇÃO INTEGRAÇÃO COM O “METABOLISMO ENERGÉTICO” DAS CIDADES 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Source: Inteli, ERSE (2009)
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O impacto A MOBILIDADE ELÉCTRICA SIGNIFICA… MENORES CUSTOS PARA O UTILIZADOR MELHOR INTEGRAÇÃO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS MELHOR AMBIENTE (POUPANÇA ENERGIA FINAL DE 832KTEP EM 2020) MAIOR INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA MAIOR RIQUEZA (€3.000 M DE INVESTIMENTO PREVISTO) E MAIS EMPREGO (6.000 NOVOS POSTOS DE TRABALHO)
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA VISÃO
PORTUGAL COMO PAÍS PIONEIRO E DEMONSTRADOR, UM ESPAÇO PARA A CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO E TESTE DE NOVAS SOLUÇÕES DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EXPLORANDO ENERGIA ELÉCTRICA DE FONTES RENOVÁVEIS ATRAVÉS DE REDES INTELIGENTES
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA PRINCÍPIOS
ENFOQUE NO UTILIZADOR / CIDADÃO PREÇO COMPETITIVO A NÍVEIS DE MERCADO (COMPARADO COM VCI) INTEGRAÇÃO DE FLUXOS DE INFORMAÇÃO, ENERGÉTICOS E FINANCEIROS ACESSO UNIVERSAL QUALQUER CONSTRUTOR DE VEÍCULOS E BATERIAS, OPERADOR E COMERCIALIZADOR ATRACÇÃO DE INVESTIMENTO PRIVADO ESCALA VERDADEIRAMENTE NACIONAL, EM ANTECIPAÇÃO DA EMERGÊNCIA DOS VEÍCULOS ELÉCTRICOS
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA 5 EIXOS DE INTERVENÇÃO
1. Planeamento e Coordenação 2. Sistema MOBI.E 3. Procura 4. Cluster I&D e Internacionalização 5. Comunicação e Internacionalização
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA 5 EIXOS DE INTERVENÇÃO
1. Planeamento e Coordenação 2. Sistema MOBI.E 3. Procura 4. Cluster I&D e Internacionalização 5. Comunicação e Internacionalização
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA ARQUITECTURA DO MODELO MOBI
MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA ARQUITECTURA DO MODELO MOBI.E – O PAPEL CENTRAL DA ENTIDADE GESTORA CASA Fluxo Energia NORMAL RÁPIDA PARQUES COMERCIALIZAÇÃO UTILIZADOR NORMAL RÁPIDA PRODUÇÃO TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO REDE PÚBLICA EGMOBI.E Fluxo Informação Gestão de Transacções Operadores e Comercializadores Intermediação e Integração Fluxo Financeiro
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA QUEM É QUEM NA MOBILIDADE ELÉCTRICA
UTILIZADOR CIDADÃO / ORGANIZAÇÃO COMERCIALIZADOR ELECTRICIDADE MOBILIDADE ELÉCTRICA VENDE ELECTRICIDADE PARA CARREGAMENTO VE OPERADOR DE REDE DE CARREGAMENTO GERE PONTOS DE ACESSO À REDE DE CARREGAMENTO, TORNANDO ACESSÍVEL O SERVIÇO DE CARREGAMENTO DISPONÍVEL PARA UTILIZADORES ATRAVÉS DE DIFERENTES COMERCIALIZADORES ENTIDADE GESTORA ASSEGURA INTEGRAÇÃO ENTRE TODOS OS AGENTES E FAZ A GESTÃO INTEGRADA VDOS FLUXOS FINANCEIROS, DE INFORMAÇÃO E ENERGIA
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO
MONITORIZAÇÃO DA REDE EM TEMPO REAL GESTÃO REMOTA DE CARREGAMENTOS MULTI-PLATFORMA PC, PDA, CELL PHONE FACTURAÇÃO INTEGRADA COM OUTROS SERVIÇOS ESTACIONAMENTO, TRANSPORTE PÚBLICO, ETC. ROAMING ENTRE OPERADORES E COMERCIALIZADORES
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA INFRA-ESTRUTURA DE CARREGAMENTO À ESCALA NACIONAL: DA REDE PILOTO À REDE CAPILAR UTILIZAÇÃO DESLOCAÇÃO DENTRO DA AUTONOMIA DESLOCAÇÃO IDA-VOLTA COM CARREGAMENTO NO DESTINO CARREGAMENTO DURANTE VIAGEM CARREGAMENTO NORMAL OPORTUNIDADE /EMERGÊNCIA CARREGAMENTO NA VIAGEM PONTO DE CARREGAMENTO CASA TRABALHO BASE DA FROTA CENTRO COMERCIAL SUPERMERCADO PARQUE ESTACIONAMENTO RUA ÁREA DE SERVIÇO REQUISITOS 100% EM 8H 50% / 30 MINUT0S (OPORTUNIDADE) 20 KM / 10 MINUT0S (EMERGÊNCIA) 80% / 10 MINUTOS TIPO CARREGAMENTO NORMAL / RÁPIDO RÁPIDO
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA CONCRETIZAÇÃO DE UMA REDE PILOTO DE ÂMBITO NACIONAL
REDE PILOTO DA MOBILIDADE ELÉCTRICA: 25 MUNICÍPIOS (EM 300) E PRINCIPAIS AUTO- ESTRADAS ENVOLVIDOS NA REDE-PILOTO REDE PÚBLICA DE ÂMBITO NACIONAL: 1300 CARGA LENTA + 50 CARGA RÁPIDA LOCALIZAÇÕES PREFERENCIAIS PARA INSTALAÇÕES PRIVADAS: VIA PÚBLICA PARQUES DE ESTACIONAMENTO ESTAÇÕES DE SERVIÇO AEROPORTO HOTÉIS CENTROS COMERCIAIS
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA ALARGAR A REDE E REFORÇAR MOBILIDADE INTEGRADA
APOSTA NO DESENVOLVIMENTO DO CARREGAMENTO DOMÉSTICO E PRIVADO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM TRANSPORTES PÚBLICOS E OUTRAS FORMAS DE MOBILIDADE EM DESENVOLVIMENTO
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA 5 EIXOS DE INTERVENÇÃO
1. Planeamento e Coordenação 2. Sistema MOBI.E 3. Procura 4. Cluster I&D e Internacionalização 5. Comunicação e Internacionalização
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PRINCIPAIS INICIATIVAS
MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA INICIATIVAS DE FOMENTO DA PROCURA / CRIAÇÃO DE MERCADO PRINCIPAIS INICIATIVAS COMPRAS PÚBLICAS: 20% DE RENOVAÇÃO ANUAL DA FROTA PÚBLICA PRIORIDADE AOS VE EM LUGARES DE ESTACIONAMENTO FINANCIAMENTO PÚBLICO DA REDE DE CARREGAMENTO PILOTO INCENTIVOS À INFRA-ESTRUTURAÇÃO EM EDIFÍCIOS NOVOS / EXISTENTES COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO LEGISLAÇÃO ACTORES E FUNÇÕES ARQUITECTURA, MODELO E NEGÓCIO E MODELO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS INCENTIVOS ISENÇÃO DE TAXAS DE AQUISIÇÃO E DE CIRCULAÇÃO PARA VE REDUÇÃO IMPOSTOS PARA PARTICULARES E FROTAS SUBSÍDIO DIRECTO DE €5000 NA COMPRA + €1500 PROGRAMA FIM DE VIDA (PRIMEIROS 5000 VE VENDIDOS ATÉ AO FIM DE 2012)
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA 5 EIXOS DE INTERVENÇÃO
1. Planeamento e Coordenação 2. Sistema MOBI.E 3. Procura 4. Cluster I&D e Internacionalização 5. Comunicação e Internacionalização
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA ESPAÇO PARA A GERAÇÃO DE VALOR, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
VEÍCULOS MATERIAIS E ESTRUTURAS CONCEITOS / URBAN CAR POWERTRAINS E BATERIAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS E REDES DE ENERGIA E CARREGAMENTO MODELOS DE SERVIÇO / NEGÓCIO I&D / ENGENHARIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO CONDIÇÕES ESTRUTURAIS ATRACÇÃO DE INVESTIMENTO EMPREGO QUALIFICADO VALOR ACTIVIDADE ECONÓMICA APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA CONSÓRCIOS E PARCERIAS COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO UTILIZADORES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VENDA COMPRA REDES DE ENERGIA VEÍCULOS SISTEMAS DE CARREGAMENTO INFRA-ESTRUTURA 25
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA PARCEIROS TECNOLÓGICOS
CONCEITO E MODELO MOBI.E SOLUÇÃO TI SOLUÇÕES DE CARREGAMENTO MULTI-USO NATIONAL UTILITY CARREGAMENTO DOMÉSTICO STYLING AND ENGINEERING MOBI.E CAR 26
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA SOLUÇÕES DE CARREGAMENTO MODULARES E FLEXÍVEIS
Soluções Domésticas e Interiores Soluções Urbanas Soluções para Estações de Serviço
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA 5 EIXOS DE INTERVENÇÃO
1. Planeamento e Coordenação 2. Sistema MOBI.E 3. Procura 4. Cluster I&D e Internacionalização 5. Comunicação e Internacionalização
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MODELO PORTUGUÊS DE MOBILIDADE ELÉCTRICA FORÇA DA MARCA MOBI.E
MOBI.E como um desígnio nacional que unifica e integra todos os actores e iniciativas da Mobilidade Eléctrica Rede única maximiza a capilaridade, diminui complexidade de negócio e aumenta as probabilidades de sucesso da Mobilidade Eléctrica, sempre com enfoque no Cidadão Diminui barreiras à entrada, sem exigir a associação a comercializadores ou veículos específicos Permite a associação da sua marca a um símbolo de inovação tecnológica, económica e social Torna possíveis múltiplas estratégias de marketing, fidelização de clientes, beneficiando do efeito de rede
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“Portugal pretende ser um living lab para os veículos eléctricos do futuro”
José Sócrates 8 / Julho / 2009
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OBRIGADO! MIGUEL PINTO INTELI/ GAMEP
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