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ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA
Ana Beatriz Moreira e Oliveira Evandro Macedo Pimenta Junior Maria José Ribeiro Maria da Luz Neves Vilela Selma Aparecida de Souza UBERABA - MG 04/06/2009
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MEDIDAS DE CAPACIDADE INICIALMENTE OS PROFESSORES TRABALHARAM UMA PARTE DA SEQUENCIA DIDÁTICA E VÁRIOS EXERCICIOS EM SALA DE AULA. OS ALUNOS CONFECCIONARAM O CUBO DE 1 dm3 EM SEGUIDA OS ALUNOS FORAM LEVADOS EM GRUPOS AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. FORAM REALIZADAS VÁRIAS DEMONSTRAÇÕES FAZENDO A RELAÇÃO ENTRE CENTIMETRO, METRO, DECÍMETRO, CENTIMETRO CUBICO, DECIMETRO CUBICO E METRO CUBICO. APÓS AS DEMONSTRAÇÕES OS ALUNOS RESPONDERAM A ATIVIDADE AO LADO EM SALA DE AULA.
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ANÁLISE E INTERVENÇÕES DAS PROFESSORAS
OS ALUNOS DA CLASSE DE 9 ANOS TIVERAM MAIOR DIFICULDADE DE COMPREENSÃO QUE A CLASSE DE 10 ANOS. OS ALUNOS TIVERAM DIFICULDADE: Relacionar a medida de superfície com a de capacidade (cm com cm3) Compreender a relação dm3 com litro. Distinguir vértices de arestas FACE FOI COMPREENDIDA COM FACILIDADE. COM MATERIAL DOURADO FOI DEMONSTRADO QUE CADA CUBINHO TINHA 1 cm E FOI FEITA A RELAÇÃO ENTRE cm e cm3 – O CUBO FEITO PELOS ALUNOS FOI SENDO PREENCHIDO PELAS PLACAS DE 100 ATÉ ENCHER O CUBO DE 1 dm3 – colocando o cubo com 1000 unidade dentro da caixa de 1 dm3. MOSTROU-SE RECIPIENTES DE VÁRIOS TAMANHOS E GRADUAÇOES PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DE VOLUME. COLOCOU-SE 1LITRO DE ÁGUA NO CUBO DE 1dm3 CONSTRUIDO PELOS ALUNOS. MANUSEANDO CAIXAS E ASSINALANDO VÉRTICE E ARESTAS COM GIZ COMPREENDERAM A DIFERENÇA ENTRE ESTAS.
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OUTRAS INFORMAÇÕES AS PROFESSORAS DAS TURMAS PARTICIPANTES FORAM TROCADAS. A SUPERVISÃO E LABORATORISTA ASSUMIRAM AS DEMONSTRAÇÕES E SEQUENCIAS PARA AUXILIAR OS PROFESSORES NOVATOS. OS PROFESSORES QUE ENTRARAM SE MOSTRARAM RECEPTIVOS À PARTICIPAÇÃO NO PROJETO ALGAR.
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