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Processo de administração estratégica

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Apresentação em tema: "Processo de administração estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de administração estratégica
Análise externa Escolha da estratégia Implementação da estratégia Vantagem competitiva Missão Objetivos Análise interna Estratégia mercadológica Estratégia corporativa Como se posicionar no mercado Em qual negócio entrar?

2 Estratégias corporativas
Duas estratégias corporativas genéricas Liderança em custo • Gerar valor por ter custos mais baixos que os concorrentes. Exemplo: Wal-Mart Diferenciação dos produtos • Gerar valor devido à preferência dos consumidores. Exemplo: Harley-Davidson

3 A importância da liderança em custo
Mercado competitivo CTMind CTMff P D Retorno acima do normal Q

4 Entendendo a vantagem em custo
Os gestores precisam identificar quem possui a vantagem em custo em seu mercado • Pode ser a empresa em questão • Desenvolver estratégia que explore essa vantagem. • Ou um concorrente • Desenvolver uma estratégia para atingir a mesma vantagem ou competir em outra área.

5 Fontes de vantagem em custo
Economias de escala • O custo médio unitário cai conforme o aumento da quantidade produzida, limitado ao máximo da quantidade que a empresa é capaz de produzir. • Isso é uma vantagem, pois é possível que os concorrentes não consigam atingir a mesma escala devido ao capital necessário (barreira de entrada). • A expansão internacional pode permitir a uma empresa ter vendas suficientes para justificar o investimento em aumento de capacidade produtiva obtendo, assim, economia de escala.

6 Fontes de vantagem em custo
Deseconomias de escala • Acontece quando as empresas ficam grandes e burocráticas. • É um risco à expansão internacional. Exemplo: Nucor Steel

7 Fontes de vantagem em custo
Economias de curva de aprendizagem • Uma empresa se torna mais eficiente em um processo conforme sua experiência. • Quanto mais complicado/técnico um processo é, maior será a vantagem da experiência. • A expansão internacional pode ocasionar uma diminuição na curva de aprendizagem devido aos altos volumes. Exemplo: injetores de combustível

8 Fontes de vantagem em custo
Baixo custo de acesso a melhorias produtivas • Podem advir de: - Momento histórico – estar no lugar certo na hora certa. - Ser o primeiro no mercado – mercados estrangeiros. - Recursos naturais – propriedade de um depósito mineral. - Fornecedor ‘exclusivo’ – comprar toda a sua produção.

9 Fontes de vantagem em custo
Tecnologia independente de escala • Pode permitir que pequenas empresas se tornem competitivas em custo. • Vantagem ligada ao ‘dono’ da tecnologia – pode ou não ser o único a utilizá-la. • O tamanho da vantagem depende de quão valiosa e quão possível de ser protegida essa tecnologia é.

10 Fontes de vantagem em custo
Políticas da empresa • As empresas escolhem a forma como vão servir o mercado. • Oferecer um nível de qualidade que torne a produção barata. • As empresas podem fazer escolhas que incentivem as pessoas a reduzir custos a cada oportunidade. Exemplo: Southwest Airlines

11 Liderança em custo e vantagem competitiva
Uma fonte de liderança em custo levará à vantagem competitiva se ela for: • Valiosa • Rara • Difícil de Imitar • Organizada (implementada apropriadamente)

12 Valor de uma vantagem em custo
Entrada Compradores • Aumenta o capital necessário para os entrantes. • Diminui as vantagens da integração vertical para os compradores. Rivalidade Substitutos • Concorrentes evitam guerra de preços Fornecedores • Aumenta a importância da empresa para o fornecedor. • Limita a atratividade de substitutos.

13 Raridade de uma vantagem em custo
A raridade de uma fonte de vantagem em custo depende fortemente do ciclo de vida do setor: Geralmente… Emergente Maduro Economias de escala Não raro Raro Deseconomias de escala Raro Raro Economias de aprendizagem Raro Não raro Melhorias produtivas Raro Raro Tecnologia Raro Não raro Política da empresa Raro Raro

14 Imitabilidade de fontes da
vantagem em custo As condições geralmente determinam se uma fonte de vantagem em custo será difícil de imitar Condições de baixo custo Relação oferta/demanda desbalanceada Tecnologias sem patente Tecnologias que podem ser observadas facilmente Transações comerciais (Nesses casos, uma vantagem em custo pode ser imitada facilmente)

15 Imitabilidade de fontes da
vantagem em custo Condições de alto custo Relação oferta demanda/balanceada Momento histórico Tecnologia patenteada Tecnologia difícil de ser observada Transações sociais (Nesses casos, uma vantagem em custo pode ser imitada facilmente)

16 Implementando uma estratégia
de baixo custo Uma estratégia é tão boa quanto sua implementação Uma estratégia é implementada por meio da estrutura organizacional e controle. • Estrutura: 1) divisão de responsabilidades gerenciais; 2) estabelecimento de relações de reporte. • Controle: políticas que influenciem o comportamento – alinhando o interesse dos indivíduos com os da empresa.

17 Estrutura organizacional
Três tipos de estruturas Simples Funcional Multidivisional

18 Estrutura organizacional
Simples Proprietário/gestor • O proprietário/gestor faz as decisões importantes diretamente e supervisiona todas as atividades. • Quanto maior e mais complexa a empresa, mais difícil de se manter essa estrutura.

19 Estrutura organizacional
Funcional (unitária) • Divide as responsabilidades gerenciais por função: • Marketing • Compras • RH • Finanças • Produção • Logística • Contabilidade • P&D • Etc. • O CEO é o único executivo que tem influência sobre toda a empresa. • Ele também é responsável pela estratégia e coordenação das funções.

20 Estrutura organizacional Chief Executive Officer (CEO)
Funcional (unitária) Chief Executive Officer (CEO) Contabilidade Recursos humanos Finanças Marketing Produção P&D

21 Estrutura organizacional
Estrutura multidivisional (ou em forma de M) • As funções são replicadas em cada divisão. • Essa estrutura faz sentido nos casos em que a empresa está envolvida em mais de um negócio ou cresceu o suficiente para ter divisões geográficas. • O CEO é responsável pela estratégia, mas com a ajuda de vice-presidentes. A informação é filtrada pelas várias camadas da empresa. • Ele também equilibra a coordenação e a competição entre as divisões.

22 Estrutura organizacional
Estrutura multidivisional (ou em forma de M) Chief Executive Officer Recursos humanos corporativo P&D corporativo Finanças corporativas Planejamento estratégico Marketing corporativo Divisão Divisão Divisão Finanças Produção P&D Contabilidade Recursos humanos Marketing

23 Estrutura organizacional
A estrutura organizacional e a liderança em custo • Especialização por funções facilita a redução de custos. • O CEO pode usar essa estrutura para: - Garantir que práticas que reduzam custos sejam compartilhadas entre as divisões. - Permitir e encorajar a tomada de decisões por aqueles que estão na melhor posição para fazê-lo. - Garantir que as funções sejam orientadas para alcançar a estratégia comum.

24 Controle organizacional
Políticas que influenciem e alinhem os interesses dos indivíduos com os da empresa. Gestão de controles Formal Informal • Políticas de orçamento • Cultura • Políticas de crédito • Atitudes • Política de gastos • Estilos de liderança • Política de viagens • Política de compras

25 Controle organizacional
Políticas de compensação • Stock options • Recompensas não-financeiras • Férias • Bônus baseados em: • Estacionamento • Redução de custos • Decoração de escritórios • Desempenho contábil Políticas de recompensa devem reforçar a gestão formal e informal de controles

26 Controle organizacional
Controle organizacional e liderança em custo • A gestão dos controles e as políticas de compensações podem ser focadas na redução de custos. • Contrato com fornecedores que estipulem redução de custos com o passar do tempo. • Políticas de crédito mais rigorosas. • Políticas de viagens austeras. • Recebimento de bônus ligado a metas de redução de custos. Exemplo: Wal-Mart e Southwest Airlines

27 Resumo Estratégia do negócio Liderança em custo
Diferenciação do produto Vantagens de custo Vantagem competitiva depende dos critérios VRIO a serem atendidos Economias de escala Deseconomias de escala Ênfase na organização (implementação) Economias de aprendizagem Melhorias produtivas Tecnologia Estrutura e controle Escolha de políticas


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