A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO Informações 11/11/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO Informações 11/11/2011."— Transcrição da apresentação:

1 ESA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO Informações 11/11/2011

2 Importantíssimo Prazo: 15/ 12/ 2011 até 21h Quem for realizar o ESA no 1º semestre de 2012 deve cumprir os prazos: a) Até 15 de dezembro de 2011, Protocolar na Secretaria Acadêmica para o prof Antonio a Ficha de dados Cadastrais para elaboração dos Termos. b) Quem NÃO protocolar significa que NÃO vai fazer o ESA em 2012/1º

3 Livro Texto Será usado o livro inteiro para o projeto é importante cada aluno(a) ter o seu. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

4 Prática profissional

5 MODALIDADES Individual ou Em duplas ou Em trios Avaliações: SEMPRE E TODAS INDIVIDUAIS

6

7 Importantíssimo Atualizar junto à Secretaria Acadêmica: Endereço, Telefones, s e outras informações que achar necessário. Este procedimento é indispensável para eficácia do Seguro.

8 Requisitos para o ESA I Ter endereço atualizado na secretaria acadêmica (Seguro) Estar aprovado em todas as disciplina do 1º ao 6º período. Ter cumprido pelo menos 50% das atividades complementares. Ter feito a rematrícula. Ter escolhido a Empresa. Ter orientador.

9 Quem quer fazer ESA deve: Assistir o maior número possível de bancas do 8º período – TC. Ver Edital das bancas – 2ª semana de dezembro 2011 – 6 a 10 diurno e noturno. Ler inteiros, atenciosamente, pelo menos 2 TCs de qualidade que podem ser sugeridos pelo seu orientador.

10 Atenção: Os trabalhos que estão na prateleira da biblioteca não foram expostos para serem modelos. São apenas resultado do estágio de um aluno realizado em determinada época e sob a orientação de solução mais adequada para aquele estudo. Siga as orientações do prof. que acompanha o seu estágio, elas são específicas para o seu objeto de estudo.

11 Como oficializar o ESA I Preencher a Ficha Cadastral. Preencher e pegar as assinaturas nos Documentos de Oficialização do ESA: 1) Termo de Cooperação e 2) Termo de Compromisso

12 Carga Horária do ESA a) O ESA compreende 150 horas, (Sendo 75 no 7º período e 75 no 8º período). b) São 4 horas semanais, sendo: 4 h Aula de ESA I + na biblioteca + na empresa + HORÁRIO DE ORIENTAÇÃO SEMANAL + pesquisas Total aproximado de 8 h semanais.

13 Prioridade Quem pensa em prática profissional estágio em ADM deve criar um espaço na sua agenda para isso. O estágio requer tempo e dedicação. Investimento em livros e outros materiais de pesquisa. Computador e insumos de informática.

14 Quem quer fazer ESA deve: Determinar um local adequado para estudar. Dominar Word. Ter conhecimento de Excel. Configurar nas normas da ANBT o computador a ser usado para o ESA. (Se necessário aproveitar os meses de férias para fazer curso de Word e Excel).

15 Onde o ESA Acontece: ESA I – 7º período: 90% - na biblioteca/Sala de aula 10% - na empresa ESA II – 8º período 70% - na biblioteca/ Sala de aula 30% - na empresa

16 Área do Estágio Para escolher a área do ESA, consultar o material: Área de atuação – Campo privativo do Administrador, conforme lei nº de 9 de setembro de 1965 – artigo 2º

17 Como escolher o tema Tem que ser algo que você goste muito. Assunto do qual quando estuda não vê o tempo passar. Algo que gostaria de se especializar (passar muito tempo estudando). Um tema que lhe abra as portas da profissão.

18 Para começar as orientações: Estar matriculado. Ter entregue os documentos assinados: a) Termos de cooperação e b) Termo de compromisso do ESA Ter sido incluído no seguro.

19 Apresentando-se ao orientador: Levar 2 fichas do orientando preenchidas faltando apenas o estabelecimento do horário das orientações. Definir o horário, anotar nas fichas, assinar e entregar uma para o(a) prof(a).orientador(a) e a outra para o Profª Antonio

20 Orientações: As orientações durante o semestre compreendem: a) Dezesseis (16) encontros semestrais de 30 minutos (semanais). b) Oito (8) encontros semestrais de 1(uma) hora (quinzenal). c) Os encontros devem ter dia, hora e local fixos.

21 Orientações: O comparecimento às orientações são obrigatórias: a) O controle de presença é feito individualmente, b) O Prof. Orientador pode estabelecer que só orienta se todos os alunos que formam o grupo estiverem presentes.

22 Orientações: As orientações durante o semestre compreendem: a) Dezesseis (16) encontros de 30 minutos (semanais). b) Oito (8) Encontros de 1(uma) hora (quinzenal). c) Os encontros devem ter dia, hora e local fixos.

23 Controle das orientações: As orientações possuem controle de presença igual as aulas. O não comparecimento do aluno acarreta falta (até reprovação) 1) Para 16 encontros de 30 min. pode ter até 4 faltas. 2) Para 8 encontros de 1 hora pode ter até 2 faltas. Apresentar atestado Médico ou Declaração de Trabalho

24 O que se espera de um trabalho de esa: Um trabalho inovador que ofereça soluções acima do mercado. Algo que proporcione ao autor promoção no trabalho. Que seja um link para o autor se especializar na área. Auto Realização.

25 Jamais o ESA deve ser: Trabalho para terminar o curso. Trabalho solicitado por alguma pessoa (deve ser escolhido pelo aluno). Cópia de pesquisas já feitas ou programas já implantados numa empresa. Mas tem que ser:

26 Quem faz o ESA corretamente: Diz que é cansativo, mas realizador. Aprende-se muitas coisas ao mesmo tempo. Permitir se sentir mais seguro em relação a profissão. Abre mercado de trabalho.

27 Quem quer fazer ESA deve cuidar da saúde: Consultar um profissional de nutrição Ter um tempo de lazer. Estabelecer prioridades para as diversas atividades. As clínicas de Nutrição e Psicologia da Uniamérica atendem gratuitamente. Deve-se buscar ajuda no início do ESA e não só depois que já perdeu o semestre.

28 Disciplinas envolvidas 7º período ESA I (Casadas). Projeto de Graduação I Ministrada em sala de aula onde ensina-se a metodologia. Estágio Supervisionado em Administração I Desenvolvido com o orientador seguindo a metodologia ensinada na aula de Projeto de GRADUAÇÃO I.

29 Disciplinas envolvidas 8º período ESA II – TC (Casadas) Projeto de Graduação II Ministrada em sala de aula onde ensina- se a metodologia. Estágio Supervisionado em Administração II Desenvolvido com o orientador seguindo a metodologia ensinada na aula de Projeto de GRADUAÇÃO II.

30 Produto do ESA: TC Trabalho de Curso Projeto de Graduação I ESA I Projeto de Graduação ESA II Geram o Trabalho de Curso - TC

31 Bibliografia Básica 1) Estrutura/metodologia ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, ) Forma/Normas SINHORINI, Wildenilson (Org.). Normas para apresentação de trabalhos: curso de Administração. 3ª ed. Foz do Iguaçu: Uniamérica, – serviços – normalização de trabalhos 3) Conteúdo Definido pelo(a) prof(a) orientador(a) conforme o tema escolhido pelo aluno. Lembrando que teoria e prática devem ser fortemente associadas.

32 Importantíssimo O(A) professor(a) de Estágio: Ensina a metodologia científica e as normas Prof. Orientador: - Orienta e corrige o projeto A única pessoa que lê, corrige e opina sobre o seu projeto É O SEU PROF. ORIENTADOR.

33 Como mandar arquivos: Sempre que mandar arquivos para seu orientador: Nome do aluno e nome do capítulo do trabalho Ex.: marta caracterização da empresa.doc

34 Como nominar e salvar os arquivos SEMPRE: a) Por capítulo e com a data no final do nome do arquivo Ex.: Cap 2 caract empresa21ago.doc b) Salvar em locais diferentes, PC, pen drive, , cd,.... (Perder um arquivo do ESA pode levar a perda de um semestre letivo)

35 7º Período – ESA I Planeja o Estágio por meio de um projeto Este projeto compreende 8 capítulos.

36 Introdução e Cap 1 INTRODUÇÃO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 DO(A) AUTOR(A) 1.2 DO(A) ORIENTADOR(A) 1.3 DO(A) SUPERVISOR(A) (NA EMPRESA)

37 Cap 2 (Obs.: este cap. prepara o aluno para a consultoria, conforme metodologia do ESA, precisa-se conhecer bem a empresa a ser estudada) 2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 2.1 DADOS GERAIS 2.2 HISTÓRICO 2.3 ÁREA DE ATUAÇÃO (Geográfica) 2.4 PRODUTOS E SERVIÇOS (ver cartão do CNPJ e Contrato Social) 2.5 PORTE (conforme SEBRAE ou BNDES ou Receita Estadual ou federal 2.6 FORÇA DE TRABALHO (funcionários da empresa e características do grupo)

38 Cap 2 (Continuação) 2.7 MICRO AMBIENTE (também conhecido como ambiente tarefa; ambiente administrativo; ambiente operacional) Clientes Fornecedores Concorrentes Órgão regulador 2.8 NEGÓCIO 2.9 MISSÃO 2.10 VISÃO 2.11 VALORES

39 Cap 2 (Continuação) 2.12 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Organograma (Conceito, tipo, vantagens e desvantagens e representação gráfica) 2.13 MACROAMBIENTE (colocar as 6 variáveis do macro ambiente e como impactam sobre a empresa em estudo). Obs.: de 2.7 a 2.13 – conceituar cada item e colocar a realidade da empresa. São no mínimo 2 parágrafos distintos para cada item: teoria e prática.

40 Seqüência do projeto Cap 3; 4 e 5 3 SITUAÇÃO A SER SOLUCIONADA 4 JUSTIFICATIVA 5 OBJETIVOS 5.1 OBJETIVO GERAL 5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Obs.: Base para estes capítulos ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, Cap. 5

41 Seqüência do projeto Cap 6 6 REVISÃO PROVISÓRIA DA LITERATURA 6.1 ADMINISTRAÇÃO 6.2 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO 6.3 ADMINISTRADOR (conceitos, funções, habilidades) 6.4 (ASSUNTO DE PESQUISA) (é a maior parte - definir com seu(a) orientador(a) - descrever com profundidades só as escolas que fundamentam o tema e o que será necessário para a resolução do problema). Também conhecido como embasamento teórico para solução do problema.

42 Sequência do projeto Cap 7 7 MÉTODO E TÉCNICAS DE PESQUISA 7.1 TIPOLOGIA DA PESQUISA 7.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA Fórmula do cálculo da amostra 7.3 INSTRUMENTO E PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS Questionário Entrevista Observação Estudo de caso (conceitos, tipo, vantagens e desvantagens do instrumento escolhido)

43 Sequência do projeto Cap 7 (continuação) 7.4 TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOS DADOS Análise estatística Análise do Conteúdo (conceitos etapas da técnica,...) 7.5 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS DE COLETA E DAS TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS Obs.:Associar instrumentos e técnicas usadas com a realidade da empresa em estudo

44 Cap 8 8 CRONOGRAMA 8.1 DEFINIÇÃOD E CRONOGRAMA 8.2 O CRONOGRAMA O cronograma orientará as ações de pesquisa/prática do ESA II Sugere-se utilizá-lo em forma de tabela, com as atividades usando os verbos no infinitivo e os prazos são por semanas conforme o calendario Acadêmico da Instituição para 2010.

45 Capítulo 9 9 ORÇAMENTO 9.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 9.2 LISTA DOS CUSTOS 9.3 CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO Deve-se incluir os custos de transporte, cópias, revisão ortográfica, encadernações, aquisições de livros e outros materiais e ou despesas...

46 REFERENCIAS Listam-se todas as referências conforme NBR 6023/2002, bibliográficas e infográficas na mesma lista e em ordem alfabética.

47 GLOSSÁRIO Pequeno dicionário de termos pouco conhecidos, elaborado pelo(a) autor(a) com auxílio de pesquisa.

48 APÊNDICES Materiais elaborado pelo autor que complementam o projeto.

49 ANEXOS Materiais elaborado por terceiros e que venham complementar o projeto. Ex. Balanço da empresa.

50 Sites úteis: – campo de atuação do administrador – áreas da administração. Dúvidas de Normas (site atualizado) - (Serviços – normalização de trabalhos) - Citações - Referencias - Estrutura - Apresentação


Carregar ppt "ESA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO Informações 11/11/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google