A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO DE BIOLOGIA UEM INVERNO – 2008 PROFESSOR: NANNI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO DE BIOLOGIA UEM INVERNO – 2008 PROFESSOR: NANNI."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO DE BIOLOGIA UEM INVERNO – 2008 PROFESSOR: NANNI

2 01) Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta. Durante o desenvolvimento embrionário dos humanos, o primeiro indício de formação do sistema nervoso aparece no embrião na fase de: a) Mórula, com o aparecimento do blastóporo. b) Blastocisto, com o aparecimento do tubo neural. c) Blastocisto, com o aparecimento do sulco neural. d) Gástrula, com o aparecimento do arquêntero. e) Gástrula, com o aparecimento da placa neural.

3 02) O desenvolvimento embrionário dos vertebrados é dividido nas seguintes etapas: segmentação, gastrulação e organogênese.

4 Analise as afirmativas. I. A organogênese é uma etapa do desenvolvimento embrionário em que ocorre a diferenciação dos tecidos e dos órgãos do corpo dos animais. Ela inicia com a fase de neurulação. II. A figura A representa a fase de segmentação, em que ocorrem várias divisões meióticas a partir do zigoto, porém no final dessa fase não há aumento do volume total do embrião em relação ao volume do zigoto. III. A mórula e a blástula estão presentes na fase de gastrulação; ambas são formadas por um conjunto de células, porém a mórula é um maciço celular e a blástula apresenta uma cavidade interna cheia de líquido. IV. Na fase de organogênese dos cordados, surge o tubo neural, a notocorda e o arquêntero; o tubo neural e a notocorda estão envolvidos na formação do futuro sistema nervoso, e o arquêntero, do sistema digestório.

5 V. A figura B representa a fase de gastrulação. Nessa fase, o embrião aumenta de tamanho e há formação dos folhetos germinativos que darão origem a todos os tecidos do indivíduo. Estão INCORRETAS as afirmativas: a) I, II e IV. b) III, IV e V. c) II, III e IV. d) I, III e IV. e) I, II e V.

6 03) Antigamente creditava-se a uma divindade o surgimento dos seres vivos, o que ficou conhecido como Criacionismo, crença que persiste entre membros de muitas religiões. Posteriormente surgiu o Fixismo, defendendo o princípio da imutabilidade das espécies, ou seja, que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo. Já no século XVIII, o biólogo francês Buffon e sua equipe de colaboradores escreveram uma obra chamada "Histoire Naturalle", na qual reuniram todo o conhecimento biológico da época. Em 1809 o biólogo Jean-Baptista Antoine de Monet foi um dos primeiros defensores do Transformismo, segundo a qual os seres vivos modificavam-se através dos tempos, em contraposição ao Fixismo. Posteriormente, em 1859, Charles Robert Darwin expôs, em seu livro "Origem das Espécies", suas idéias a respeito do mecanismo da transformação das espécies, base da moderna teoria da Teoria da Seleção Natural.

7 Como base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmações. I. Os seres vivos produzem muitos descendentes, mas poucos chegam à fase adulta para reproduzir-se, por isso o número de indivíduos de cada espécie se mantém constante ao longo das gerações. II. As serpentes evoluíram de ancestrais que possuíam pernas muito curtas; quando, em determinada época, aconteceram mudanças radicais no ambiente, esses animais tiveram necessidade de modificar-se para se adaptar às novas condições e desenvolver o hábito de rastejar. III. Somente os indivíduos mais aptos sobrevivem, porque são mais adaptados às condições ambientais de modo que cada geração aprimora o grau de adaptação conseguido por seus ancestrais. IV. Quando novas necessidades se apresentam a um indivíduo, sua organização estrutural se altera de modo a torná-lo mais adaptado ao novo modo de vida. Assim os órgãos corporais se desenvolvem pelo uso da musculatura, ou atrofiam se pouco utilizados.

8 As afirmações anteriores podem ser creditadas, respectivamente, a: a) Darwin - Lamarck - Buffon – Lamarck. b) Darwin - Lamarck - Darwin – Lamarck. c) Lamarck - Buffon - Darwin – Darwin. d) Lamarck - Darwin - Darwin – Lamarck. e) Lamarck - Darwin - Buffon – Darwin.

9 04) De acordo com a teoria da evolução biológica, os seres vivos vêm se modificando gradualmente ao longo das gerações, desde o seu surgimento na Terra, em um processo de adaptação evolutiva. Segundo essa teoria: a) os indivíduos mais bem adaptados transmitem as características aos descendentes. b) ocorre a seleção de características morfológicas adquiridas pelo uso freqüente. c) a seleção natural apenas elimina aqueles indivíduos que sofreram mutação. d) as mutações são dirigidas para genes específicos que proporcionam maior vantagem aos seus portadores. e) as mutações dirigidas são seguidas da seleção aleatória das mais adaptativas.

10 05) O gráfico a seguir mostra a variação na pressão sanguínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano. Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, II e III do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo?

11 06) A qualidade da água pode ser alterada por vários fatores: - contaminantes biológicos, que podem transformar as águas em fontes de transmissão de doenças; - compostos orgânicos que, mesmo em baixas concentrações, podem interferir no funcionamento dos seres vivos, como o benzeno, que é um agente mutagênico, e os hormônios humanos, que podem ser exemplificados pelos esteróides. Associe a 2ª coluna à 1ª. COLUNA 1 Glândulas 1 - hipófise 2 - pâncreas 3 - testículos

12 COLUNA 2 Hormônios ( ) andrógenos ( ) somatotrofina ou hormônio do crescimento ( ) insulina ( ) hormônio folículo estimulante A seqüência correta é a) b) c) d) e)

13 07) Considere os seguintes dados: - menino de tipo sangüíneo A, Rh­; - mãe de tipo sangüíneo B, Rh­; - pai sem aglutininas do sistema ABO no sangue, mas possuidor do antígeno Rh. A probabilidade de os pais desse menino terem mais um filho com o mesmo fenótipo de seu irmão, levando em conta o sexo, o grupo sangüíneo e o fator Rh é de: a) 1/16 b) 1/12 c) 1/8 d) 1/4 e) 1/2

14 08) Na espécie humana, a habilidade para o uso da mão direita é condicionada pelo gene dominante E, sendo a habilidade para o uso da mão esquerda devida a seu alelo recessivo e. A sensibilidade à feniltiocarbamida (PTC) é condicionada pelo gene dominante I, e a insensibilidade a essa substância é devida a seu alelo recessivo i. Esses dois pares de alelos apresentam segregação independente. Um homem canhoto e sensível ao PTC, cujo pai era insensível, casa-se com uma mulher destra, sensível, cuja mãe era canhota e insensível. A probabilidade de esse casal vir a ter uma criança canhota e sensível ao PTC é de: a) 3/4. b) 3/8. c) 1/4. d) 3/16. e) 1/8.

15 09) A extremidade do axônio da célula nervosa apresenta grande atividade metabólica durante a passagem do impulso nervoso para os dendritos da célula seguinte. Essa atividade metabólica elevada é possível devido à presença de um grande número de: a) mitocôndrias. b) ribossomos. c) vacúolos. d) lisossomos.

16 10) Uma criança do sexo masculino pertencente ao grupo sangüíneo AB e com síndrome de Down foi curada de uma leucemia, após receber transplante de medula óssea proveniente de uma mulher com cariótipo normal, do grupo sangüíneo O, mas diabética. Com relação ao texto, é correto afirmar, EXCETO: a) No sangue dessa criança, circularão células com diferentes constituições cromossômicas. b) Após o transplante, a criança apresentará leucócitos com cromatina sexual. c) A criança deve tornar-se diabética, desenvolvendo hiperglicemia. d) Após o transplante, a criança terá alterado seu grupo sangüíneo.

17 11) O jornal "Folha de S.Paulo" noticiou em que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março de A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes. I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal. II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença. III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo. IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido.

18 Estão corretas somente as afirmações: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.

19 12) Analise a informação: Os ovos eclodem com liberação de miracídios, os quais penetram em gastrópodes, dos quais saem as cercárias, que, por sua vez, penetram ativamente através da pele na corrente sangüínea para provocar uma doença abdominal. Essa informação diz respeito à: a) necatoriose. b) maleita. c) tripanossomose americana. d) leishmaniose visceral. e) esquistossomose.

20 13) Considere a tabela seguinte, que contém diversas formas de contraceptivos humanos e três modos de ação.

21 A relação entre tipos de contraceptivos e os três modos de ação está correta em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) III e V, apenas.

22 14) Durante uma aula de Zoologia, um professor descreveu um artrópode como: "pequeno animal sem asas, com três pares de patas, antenas e o corpo segmentado em três partes distintas: cabeça, tórax e abdome". Com esta descrição o animal deveria ser: a) um escorpião. b) um ácaro. c) um inseto. d) uma aranha. e) um diplópode ou um quilópode.

23 15) São enumeradas a seguir quatro doenças que ocorrem na espécie humana: I. esquistossomose II. malária III. dengue IV. sarampo São causadas por vírus: a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas III e IV. e) I, II, III e IV.

24 16) Existem fatores que interferem na taxa de fotossíntese de uma planta. A esse propósito, analise os itens mencionados a seguir. 1) Intensidade de energia luminosa. 2) Concentração de gás carbônico. 3) Temperatura. 4) Concentração de oxigênio. Interferem na taxa fotossintética: a) 1, 2, 3 e 4 b) 1, 2 e 3 apenas c) 2 e 3 apenas d) 3 e 4 apenas e) 1 e 2 apenas.

25 17) "As fanerógamas são didaticamente divididas em órgãos que, por sua vez, são constituídos por grupos de tecidos." Analise cada proposição considerando-a V (verdadeira) ou F (falsa) com relação aos tecidos vegetais e assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA. ( ) Os tecidos de sustentação promovem a manutenção da forma do organismo; apresentam na sua constituição os vasos lenhosos e os vasos liberianos. ( ) Nas angiospermas, o organismo resulta do desenvolvimento de um embrião contido na semente que, por sua vez, origina-se de sucessivas divisões mitóticas ocorridas em um zigoto. ( ) As gimnospermas (como os pinheiros) e certas angiospermas dicotiledôneas (como o abacateiro) apresentam meristemas secundários.

26 ( ) A epiderme, além de promover defesa contra o ataque de microrganismos e contra a perda excessiva de água, pode desempenhar outras funções, principalmente quando se adapta e forma os chamados anexos epidérmicos. ( ) Quanto à disposição e à forma das células, pode-se observar nas folhas dois tipos de parênquimas clorofilianos: paliçádico e lacunoso. a) F - V - F - V - V b) V - F - V - F - F c) F - V - V - V - V d) V - V - F - F - F e) V - F - V - F - V

27 18) Com relação a diferentes tecidos vegetais, analise as proposições a seguir.Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) A periderme, composta pelo feloderme, felogênio e súber, substitui a epiderme quando há crescimento secundário da planta. ( ) Enquanto nos caules de gimnospermas a disposição dos feixes vasculares é difusa, nos caules das angiospermas tais feixes têm disposição regular em forma de anel. ( ) O aumento de espessura do caule em certas plantas pode provocar o rompimento do súber, o qual se desprende com outros tecidos mortos, compondo, então, o chamado ritidoma. ( ) Os feixes liberolenhosos ficam mergulhados no parênquima, tendo, nesses feixes, o xilema a localização interna, e o floema, a localização externa. ( ) O câmbio vascular está relacionado com o crescimento primário da planta, e o meristema dermatogênio determina o crescimento secundário da planta (em espessura).

28 19) Com relação à interferência humana no meio ambiente, analise as afirmações apresentadas a seguir. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) O poluente dióxido de enxofre, liberado na queima de combustíveis fósseis, contribui para a acentuação do efeito estufa. ( ) Quando queima combustíveis fósseis, o homem interfere no ciclo de nitrogênio da natureza, propiciando, principalmente, a produção de nitritos e, em menor escala, de nitratos. ( ) Embora se constitua no principal fator do aumento da concentração de gás carbônico atmosférico, a queima de florestas não compromete o equilíbrio ecológico. ( ) A poluição marinha por vazamento de óleo e o desflorestamento contribuem para a redução da captação de gás carbônico por autótrofos fotossintetizantes encontrados nesses ambientes. ( )Eutrofização é a redução de oxigênio nos rios devido a proliferação de bactérias inicialmente aeróbicas e depois anaeróbicas, isso tudo se deve ao lixo doméstico liberado pelas casas na rede de esgoto que no Brasil na maioria das vezes é despejado diretamente nos rios.

29 20) Analise as afirmativas: I. As proteínas e os ácidos nucléicos são formados por aminoácidos. II. DNA e RNA são os ácidos nucléicos encontrados tanto em células eucariontes como procariontes. III. A informação contida no DNA pode ser copiada em uma fita de RNA, através do processo denominado transcrição. IV. A informação presente no RNA pode ser transformada em uma seqüência de aminoácidos, através do processo denominado tradução. Está(ão) correta(s): a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas I, III e IV. e) apenas II, III e IV

30 21) Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as características, apresentadas na coluna inferior e, após, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). (I) água (II) sal mineral (III) monossacarídeo (IV) lipídeo (V) enzima (A) biocatalizador de origem protéica (B) molécula mais abundante na matéria viva (C) composto orgânico (D) composto inorgânico (E) tipo de carboidrato

31 (01) III - E (02) II - B (04) III - C (08) I - C (16) IV - C (32) V - D (64) V - A Soma ( )

32 22) Os reinos monera, protista, fungo, vegetal e animal constituem cinco categorias que agrupam os seres vivos. Embora os indivíduos apresentem diferentes níveis de organização, eles compartilham a seguinte característica: a) Parede celular b) Carioteca c) Vacúolo contráctil d) Membrana citoplasmática e) Plastídeo com pigmentos

33 23) Analise o esquema que se segue: Em uma comunidade marinha, os organismos indicados por A e B, poderiam ser, respectivamente, a) peixes herbívoros e peixes carnívoros. b) peixes herbívoros e microcrustáceos. c) algas planctônicas e microcrustáceos. d) planctônicos em geral e bentônicos em geral. e) algas microscópicas e algas filamentosas.

34 24) Associe os elementos químicos da coluna superior com as funções orgânicas da coluna inferior. 1. Magnésio 2. Potássio 3. Iodo 4. Cálcio 5. Sódio 6. Ferro ( ) formação do tecido ósseo ( ) transporte de oxigênio ( ) assimilação de energia luminosa ( ) equilíbrio de água no corpo ( ) transmissão de impulso nervoso

35 A seqüência numérica correta, de cima para baixo, na coluna inferior, é a) b) c) d) e)

36 25) As folhas da carnaubeira, palmeira característica de algumas áreas da caatinga, são revestidas por uma espessa camada de cera. Outras plantas da mesma região também apresentam esta característica, considerada uma adaptação para a) impedir ataques de insetos. b) atrair polinizadores. c) diminuir a perda de água. d) otimizar a respiração. e) aumentar processos de gutação.


Carregar ppt "REVISÃO DE BIOLOGIA UEM INVERNO – 2008 PROFESSOR: NANNI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google