A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos de Portal – Melhores Práticas Kenio Carvalho | Engenheiro de Sistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos de Portal – Melhores Práticas Kenio Carvalho | Engenheiro de Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 Projetos de Portal – Melhores Práticas Kenio Carvalho | Engenheiro de Sistemas

2 2 Agenda Conceito Visão e alinhamento Gerenciamento Equipe Desenvolvimento e Gerenciamento de Conteúdo Infraestrutura

3 Um projeto de Portal... Não é um projeto de Web Site; São projetos que: Geram alta expectativa nos usuários; Têm grande impacto na corporação; Têm grande visibilidade; Necessitam de equipe bem definida; Geralmente estão fortemente ligados a uma estratégia de negócio.

4 Um projeto de Portal... É um projeto que implanta um framework horizontal; Deve ser iniciado pequeno e crescer em fases bem definidas; Planeje pelo menos 4 meses para o lançamento da primeira fase;

5 5 Agenda Conceito Visão Gerenciamento Equipe Desenvolvimento e Gerenciamento de Conteúdo Infraestrutura

6 Aspectos de um projeto bem sucedido Atende aos objetivos dos usuários? Você pode provar que economiza dinheiro? Você pode provar que aumentou as vendas? Sua empresa vê o projeto como um sucesso? O portal é uma ferramenta que leva você até o objetivo final! O resultado final é o mais importante!

7 Visão Reuna-se com os Líderes; Mostre a necessidade do negócio; Faça workshops sobre Portal; Faça workshops sobre Content Management; Alinhe o portal com o negócio, priorizando: Por comundade de usuários; Pelo que o portal vai fazer.

8 Exemplos de Visão O portal irá impulsionar as vendas; O portal irá reduzir custos através da automação e acesso a informação; O portal irá gerenciar e publicar de forma mais eficiente a informação; O portal irá fornecer um único ponto de acesso aos aplicativos.

9 Visão Defina as expectativas Projeto com objetivos claros. Determinar os benefícios. Definir o ROI. Definir sucesso do projeto.

10 10 Agenda Conceito Visão e alinhamento Gerenciamento Equipe Desenvolvimento e Gerenciamento de Conteúdo Infraestrutura

11 Gerenciamento do projeto : Como falhar Como falhar quando gerenciar um projeto de portal Minha definição de trabalho é obter um relatório e resumir em outro; Meu trabalho é fazer uma lista dos riscos e colocá-los em um pedaço de papel; Meu trabalho é ter uma reunião semanal e apresentar meus pedaços de papel; Meu trabalho é ser informado de um problema por um desenvolvedor na quinta, e alocar alguém para resolver na segunda quando eu fizer meu relatório de status; Eu sou o gerente de projeto, o processo é mais importante do que o objetivo final ou a tecnologia.

12 Um gerente de projeto de portal precisa... Reunir-se com os arquitetos, administradores e desenvolvedores; Conhecer a tecnologia o bastante para entender as dependências: Posso criar uma página no Portal? Como é configurada a segurança? O que é um Portlet? O que é WCM? Agir imediatamente quando problemas acontecerem com dependências; Conseguir traduzir um problema de desenvolvimento em uma linguagem de negócio; Ter coragem de agir como Analista de Negócio se for preciso.

13 13 Agenda Conceito Visão e alinhamento Gerenciamento Equipe Desenvolvimento e Gerenciamento de Conteúdo Infraestrutura

14 Equipe Gerente de Projetos; Equipe multidisciplinar: Arquitetos; Administradores de Infraestrutura; Desenvolvedores; Web Designers; Especialistas de infraestrutura; Operadores; DBA's; Analista de segurança; Autores e editores de conteúdo; Desenvolvedores WCM.

15 Equipe Mantra: A pessoa certa com o conhecimento certo na hora certa Treinamento; Administradores, Desenvolvedores de Aplicações, Desenvolvedores de Conteúdo, Usuários; IBM Oficial Curriculum, Portal 101, Workshops, Mentoring; Crie um time onde seniores e juniores sejam colocados como pares; As atribuições chave em um projeto de portal variam de acordo com os requisitos do projeto.

16 16 Agenda Conceito Visão e alinhamento Gerenciamento Equipe Desenvolvimento e Gerenciamento de Conteúdo Infraestrutura

17 Requisitos Requisitos Funcionais; Requisitos não Funcionais; Requisitos de conteúdo; Comunidade de usuários.

18 Comunidade de usuários Definir a comunidade do Portal Escolher que grupo ou grupos de usuários terão acesso; O portal deve atender as necessidades da comunidade; O escopo deve sempre levar em conta a audiência do portal.

19 Comunidade de usuários e LDAP O que é LDAP? É um protocolo; Lightweight Directory Access Protocol Um Diretório é um conjunto de objetos organizados de forma lógica e hierárquica; Mais eficiente na Leitura do que na escrita; Existem várias implementações: MS Active Directory, Domino Directory IBM Directory.

20 Escopo Pode ser muito mais difícil do que aparentemente é; Está fortemente ligado aos requisitos; É fundamental saber o que se deseja que o portal faça.

21 Escopo de um projeto de Portal Identificar as características do Portal; Cenários de integração; Necessidades de arquitetura; Topologia de infraestrutura; Definir ambiente; Setup, configuração e teste; Teste de Stress; Hardware; Segurança; LDAP; Lançamento.

22 Desenvolvimento Definir Fases: Definir claramente onde incia e termina cada fase; Definir o que será entregue em cada fase; Desenvolver o projeto em iterações.

23 Desenvolvimento Siga os padrões corporativos: Se não existir crie um; Ferramentas de desenvolvimento: Eclipse; RAD; Portlet Factory; MVC (Struts, JSF, Spring); Portlets simples não precisam de MVC; Desenvolvedores são mais produtivos quando usam o mesmo conjunto de ferramentas em vários projetos.

24 Gerenciamento de conteúdo WEB Porquê eu preciso de WCM? Gerenciamento de informação é crítico: Nos próximos 2 anos serão criadas mais informações do que foram criadas em toda a história humana até agora! Organizações necessitam da informação correta para a pessoa certa no tempo certo; Recursos de TI são escassos; Autores de conteúdo WEB ficam desapontados com o gargalo do WebMaster e constantes atrasos.

25 25 Agenda Conceito Visão e alinhamento Gerenciamento Equipe Desenvolvimento e Gerenciamento de Conteúdo Infraestrutura

26 O tema da infraestrutura gira em torno da disponibilidade e da qualidade dos ambientes; Para determinar o tamanho da infraestrutura (Sizing): Número de usuários simultâneos; Número de usuários registrados x anônimos; Pico de carga; Tempo de resposta requerido; Tipo de Sistema Operacional; Alta disponibilidade.

27 Infraestrutura Para determinar a complexidade; Requisitos de segurança: Firewall; Proxy Reverso; SSL ; Mecanismo de autenticação; LDAP; Número e tamanho de páginas: Cache; Alta disponibilidade.

28 Finalizando.... O WebSphere Portal é poderoso em muitos aspectos; Ter um time bem treinado é extremamente importante; Atenha-se a padrões; Keep It Simple and Straightforward (KISS); Diferente é tão duro como complicado seria; Faça tudo que tiver de ser feito antes do lançamento; Não negligencie o teste de carga;

29 Obrigado!


Carregar ppt "Projetos de Portal – Melhores Práticas Kenio Carvalho | Engenheiro de Sistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google