A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANO DE DEUS. Construindo o Plano... A GRAÇA O ponto de partida é a constatação da obra da criação e sua autoria divina: Deus criou tudo o que existe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANO DE DEUS. Construindo o Plano... A GRAÇA O ponto de partida é a constatação da obra da criação e sua autoria divina: Deus criou tudo o que existe."— Transcrição da apresentação:

1 O PLANO DE DEUS

2 Construindo o Plano... A GRAÇA O ponto de partida é a constatação da obra da criação e sua autoria divina: Deus criou tudo o que existe e vendo que tudo era bom, decide levar à perfeição à sua obra criando o ser humano! O ser humano é criado à imagem e semelhança de Deus Trindade-Santa, relação de amor entre as três pessoas divinas, que mantendo a sua identidade própria (Pai-Filho-Espírito Santo) nos comunicam esse amor e se revelam na história como Deus (Criador-salvador-Santificador) sendo numa mesma natureza divina uma só pessoa!

3 E o jardineiro estragou o jardim... Colocado por seu criador num jardim o ser humano deveria cuidar da obra criada como um jardineiro e não como o dono do jardim. Sede fecundos, multiplicai-vos (...) submetei a terra...dominai-a! Esta tarefa recebida deveria ser melhor compreendida como: Cuide bem, como herdeiro, do presente que eu entrego nas tuas mãos!

4 Felicidade Horizonte da Existência Humana A FELICIDADE é o desejo mais inato do homem, a aspiração que vem das suas mais íntimas profundezas. Toda a ação humana (consciente ou não) tende para uma só coisa: A FELICIDADE! SER FELIZ! REALIZAR-SE! Mas por que apesar de termos sido criados para a felicidade enfrentamos tantas ambigüidades? Existe algo ou ALGUÉM para além da nossa compreensão ou percepção?

5 Começando a elaborar as respostas Guiado pela sua capacidade de compreender a si mesmo, o mundo no qual está inserido e as realidades diversas que o cercam, o homem chega à conclusão de que ALGUÉM é o grande artífice do Universo! COMO O HOMEM CHEGA À CONCLUSÃO DA EXISTÊNCIA DE DEUS PELA SUA INTELIGÊNCIA/ RAZÃO? 1. Princípio da Causalidade (Toda conseqüência é gerada por uma causa que produz seus efeitos. Nada criado pode ser causa de si mesmo. Deve existir uma causa primeira de tudo!) 2.Princípio da Mobilidade (Tudo se move e está em constante movimento porque ALGUÉM deu o primeiro empurrão. 3.Principio da Necessidade (Tudo que é transitório ou contingente não pode existir sem o ser necessário! O relativo depende do ABSOLUTO, o passageiro depende do PERENE...)

6 4. Princípio da Organização ( Tudo está regido por uma ordem que já foi disposta = organizada por ALGUÉM!) 5. Princípio da Autonomia (Dotado de inteligência- vontade-liberdade, o homem percebe em si uma lei interior que o leva à consciência moral (certo/errado – recompensa/punição) e que ALGUÉM deve ser o Legislador Supremo. Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto eles não tem desculpa nenhuma (Rm 1,20)

7 E DEUS SE REVELA AO HOMEM... O homem como efeito de uma CAUSA é pessoa dotada de inteligência-vontade-liberdade e capaz de perceber que a causa de todos os efeitos também deve ser também Pessoa. Mas quem é essa pessoa? Como será o seu jeito de ser? Sua intimidade? Seu Mistério? Essa resposta só será possível se essa pessoa(=Deus) se revelar livremente para o ser humano. Esta revelação pressupõe que nós acreditemos no que Ele nos diz, e isto é a fé. Revelando para nós quem Ele é, também nos mostra o seu Plano.

8 COMO DEUS FEZ A REVELAÇÃO DE SI MESMO E DE SEU PLANO? Escolhendo um povo para ser o seu povo; Celebrando a Aliança com esse povo; Revelando a sua vontade – seu Plano; Enviando mensageiros desta vontade (Profetas); Encarnando-se (Tomando a condição humana). Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. ( Hb 1,2) Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor (1 Jo 4,8) Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. (Jo 3,16-17)

9 QUEM É DEUS? Lançando mão das definições... Nas lições do 1º Catecismo: Deus é um espírito eterno e perfeitíssimo, criador do céu e da terra! Em sua natureza divina e única revela-se em três pessoas distintas (Pai – Filho – Espírito Santo). Este é o mistério da SANTÍSSIMA TRINDADE! A piedosa história de Santo Agostinho (Caber o oceano inteiro no buraquinho feito na areia da praia?) Na Santíssima Trindade, então, temos o amor das três pessoas divinas que se relacionam de forma íntima e unitária e ainda se revelam na história humana na criação, salvação e santificação pelo AMOR! Contudo não nos bastará conhecer Deus pelas definições mas perceber quais são as conseqüências derivadas deste conhecimento...

10 Os Passos/Etapas do Plano de Deus: A CRIAÇÃO – O Início do Plano 1.Deus criador 2.O ser humano – plenitude da criação 3.O Pecado – No desamor a destruição do Plano Conhecimento – Consentimento – Matéria Grave Leves (Veniais) – Graves (Mortais) Conseqüências (Pessoais – Sociais) A ENCARNAÇÃO – A Reconstrução do Plano Maria, na plenitude dos tempos o SIM da humanidade! Jesus, Deus-Conosco, veio para nos mostrar quem é Deus! A REDENÇÃO O sacrifício do Filho único paga o preço do nosso resgate!

11 A IGREJA – A Continuação do Plano - Modelos Instituição Comunhão – Comunidade – koinonia Sinal-sacramento de Cristo (Martyria – Liturgia – Diaconia) Servidora Mistério A ESCATOLOGIA – A Eternização do Plano – Os Novíssimos 1.Morte 2.Juízo 3.Céu 4.Inferno 5.Purgatório Os Passos/Etapas do Plano de Deus:


Carregar ppt "O PLANO DE DEUS. Construindo o Plano... A GRAÇA O ponto de partida é a constatação da obra da criação e sua autoria divina: Deus criou tudo o que existe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google