A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Helena Trapp 1 Técnicas Japonesas Just in Time Surgiu no Japão; Visa estruturar a produção de forma simples e eficiente; Eliminação dos estoques;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Helena Trapp 1 Técnicas Japonesas Just in Time Surgiu no Japão; Visa estruturar a produção de forma simples e eficiente; Eliminação dos estoques;"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Helena Trapp 1 Técnicas Japonesas Just in Time Surgiu no Japão; Visa estruturar a produção de forma simples e eficiente; Eliminação dos estoques; Atender à variação de demanda do mercado, quase que instantaneamente; Produzir em lotes pequenos e com qualidade garantida

2 Profª Helena Trapp 2 Administração Japonesa Influências: Planejamento estratégico; Visão sistêmica; Eficiência voltada para a tarefa; Teoria Z (Administração participativa) É uma combinação dos princípios e técnicas da qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas.

3 Profª Helena Trapp 3 Administração Japonesa A História começa aos anos 50 economia japonesa estava debilitada, devido as conseqüências sofridas pela guerra; Toyota(empresa de pequeno porte), produzia 1000 carros por mês: Eiji Toyota e Taiuchi Ohno: principais responsáveis pelo conjunto de técnicas de manufatura que se tornou conhecido como Sistema Toyota de Produção; Sistema Ford não pôde ser usado na Toyota, pois a Toyota era uma empresa de pequeno porte comparado com a Ford.

4 Profª Helena Trapp 4 Toyota e Ohno desenvolveram a produção Utilizando os princípios I. Eliminação de desperdícios : as indústrias tradicionais trabalhavam no sistema Just-in- case (por via das dúvidas..., precaução, estado de prontidão). Por via das dúvidas, investiam em produzir para garantir estoque no caso de grande demanda do mercado. Com isso aumentam-se os gastos com funcionários que trabalham cuidando do planejamento e controle da produção, recursos materiais(matéria-prima, energia elétrica, máquinas, etc.), sem preocupação com a eficiência.

5 Profª Helena Trapp 5 Com a crise no Japão era séria devido as más conseqüências geradas pela 2ª Guerra Mundial, as industrias japonesas precisavam evitar gastos, então, eliminaram materiais, espaço físico e gastos com pessoal, produzindo apenas o necessário para suprir a demanda, sistema conhecido como Just-in-time (produzir apenas o necessário no momento certo).

6 Profª Helena Trapp 6 Toyota e Ohno desenvolveram a produção II. Produção com qualidade: os defeitos eram trabalhados um a um, gerando assim, alto conhecimento sobre o produto. III. Produção enxuta: é a produção orientada para a economia de recursos O modelo Toyota de produção passou a ser conhecido e imitado por indústrias de todo o mundo. Surge o modelo Japonês de Administração

7 Profª Helena Trapp 7 Ohnoísmo: Just in time (sincronizar produção X pedidos). Kanban ( Aciona e controla a produção) Muda (eliminação total do desperdício) Kaizen (melhoramento contínuo de tudo).

8 Profª Helena Trapp 8 Os 5 S Tem por objetivo melhorar o ambiente de trabalho, melhor aproveitamento do espaço, eliminar as causas dos acidentes e desenvolver o espírito de equipe e assegurar a boa aparência da organização. São eles: JAPONÊSPORTUGUÊSDE OLHO NA QUALIDADE SEIRISenso de utilização/ arrumaçãoDescarte SEITONSenso de ordenaçãoOrganização SEISOUSenso de limpezaLimpeza SEIKETSUSenso de asseioHigiene SHITSUKESenso de Auto-disciplinaOrdem mantida


Carregar ppt "Profª Helena Trapp 1 Técnicas Japonesas Just in Time Surgiu no Japão; Visa estruturar a produção de forma simples e eficiente; Eliminação dos estoques;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google