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PublicouManuela Resendes Alterado mais de 10 anos atrás
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ANTECEDENTES DA RECEPÇÃO DA FILOSOFIA GREGA PELOS ÁRABES-MUÇULMANOS
NA IDADE MÉDIA E SEU DESENVOLVIMENTO POSTERIOR
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O Islamismo está na origem
desta recepção
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O SURGIMENTO DO ISLÃ (Islám) O Islã surgiu no séc. VII a. D., na Península Arábica, onde hoje é a Arábia Saudita.
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O Profeta Muhammad ( ), foi o fundador desta religião.
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ALCORÃO – é o livro sagrado
dos muçulmanos; foi revelado a Muhammad durante os 23 anos de sua vida profética: de 609 a 632.
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Para os muçulmanos este
Livro foi revelado ao Profeta através de um anjo chamado Gabriel.
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O Alcorão compreende quatro
elementos importantes para sua compreensão, ou seja:
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A expressão enunciada, o enunciado.
A dimensão alusiva – alusão a algo.
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O sentido oculto e Os elevados elementos espirituais (metafísicos – compreendidos apenas pelos profetas)
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Seus versículos (Áyas) são recitados
liturgicamente obedecendo a rimas e entonações específicas. Há escolas de recitação alcorânica especializadas nesta prática.
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A primeira “edição” do Alcorão
foi feita em 653.
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A título de curiosidade:
a primeira tradução do Alcorão foi feita para o latim por volta de
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O fundamento mais expressivo do
Islã é a Unicidade divina ( tawhíd) A doutrina islâmica prega a rigorosíssima unicidade de Deus.
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A tentativa de compreender o
conteúdo do Alcorão, ou de conciliar fé e razão, faz surgir entre os árabes o movimento de Tafssír (explicação) e o ta’wíl (hermenêutica).
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Portanto, 0 móvel importante
para as traduções foi justamente o Livro Sagrado (Alcorão).
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A RECEPÇÃO DA FILOSOFIA GREGA ANTIGA
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Em 849 a Metafísica de Aristóteles
é traduzida para o árabe.
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Praticamente todas as obras
autênticas de Aristóteles foram traduzidas seja para o siríaco ou para o árabe.
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Das obras de Platão, segundo Ibn al-Nadim e al-Qiftí.
A República, as Leis, Cármides, Alcibíades, Eutidemo, Hípias, Protágoras, Críton, Fédon, entre outras.
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Al-Farabi ( / H.) Foi o primeiro filósofo árabe a estudar com profundidade as obras de Aristóteles traduzidas para o árabe.
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Nasceu na região de Farab, atual
Uzbequistão. Descende de turcos, mas o idioma de sua formação foi o árabe.
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É conhecido como o “Segundo Mestre”,
Dada a sua sabedoria e importância na recepção da filosofia grega antiga pelos árabes.
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O PENSAMENTO FILOSÓFICO DE
AL-FARABI Para ele, a metafísica é o tema mais importante na filosofia, pois
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“Estuda o ser enquanto ser; o ser que
não é corpo nem existe num corpo” Al-Farabi e a noção de ser necessário e ser possível.
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1- os seres possíveis ou contingentes
recebem sua existência (seu ser) do Ser Necessário (único). 2- os seres possíveis existem em potência, mas atualizam-se por meio do Ser que é Ato Puro.
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3 - Todo ser recebe sua existência
(seu ser) através de uma série que tem como fundamento último (que termina) no Ser Primeiro.
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4 – qualquer efeito recebido por
alguma coisa que não existe pela própria natureza da coisa, forma uma cadeia que não tem fim e não pode ser infinita. Então...
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Deve ter uma origem. Esta origem
é Deus.
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A filosofia política em Al-Farabi
A cidade virtuosa ou ideal concebida por al-Farabi
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Esta cidade é relatada por
Al-Farabi a partir de textos “religiosos”.
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A cidade ideal, segundo al-Farabi,
tem como objetivo a criação e a manutenção de hábitos sociais coerentes com a felicidade última e os fins últimos através
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A educação de seus cidadãos
nestes dois propósitos.
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Al-farabi expõe isto num belo texto
intitulado “Advertência a respeito da consecução da felicidade”, cuja proposta é
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Manter uma unidade no corpo
social que ele compara com um corpo vivo, ou seja:
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A saúde de um corpo exige que
todos os membros destes cor- po estejam sãos. Da mesma forma,...
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A felicidade deve estar em cada
um dos membros da sociedade para haver harmonia e felicida- de nesta sociedade (no todo).
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O governante desta cidade
deve ser um “IMÁM”. Por que?
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Porque o Imám, ou os homens
infalíveis (profetas), estão reple- tos do amor de Deus; são inspi- rados por Deus.
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Al-Farabi Texto – O caminho da felicidade ( Kitáb al-tanbíh ‘ala sabíl al-sa‘áda) Elementos de filosofia política
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Parte I – sobre a felicidade
Al-Farabi inicia afirmando que a felicidae é algo que todo ser huma- no deseja.
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Pois, é uma perfeição para o ser
Humano. Esta perfeição é um BEM desejado.
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O bem é algo que tem a preferência
do ser humano ou (deve ser uma opção). Um bem pode ter preço, um certo valor ou uma dignidade.
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O preço é um valor relativo.
A dignidade não tem esse caráter de relatividade. Por exemplo:
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O ser humano é um fim em si
mesmo; não tem preço, não tem equivalente (quantitativo material); tem dignidade.
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Al-Farabi, o fundador do
neoplatonismo no mundo islâmico.
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Pode-se afirmar que o neoplato-
nismo é um sistema metafísico do estudo das puras essências.
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O problema fundamental da
filosofia é conhecer o ser das coisas!
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