A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Felipe Silveira de Souza Ciência-tecnologia-sociedade e a produção do espaço geográfico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Felipe Silveira de Souza Ciência-tecnologia-sociedade e a produção do espaço geográfico."— Transcrição da apresentação:

1 Felipe Silveira de Souza Ciência-tecnologia-sociedade e a produção do espaço geográfico

2 Técnica-ciência-informação Segundo Milton Santos (2004) o espaço geográfico é atualmente um meio técnico-científico-informacional, como resultado da interação entre a ciência, a técnica e a informação. A ciência é dependente da técnica, para que se torne mais precisa na produção do conhecimento, enquanto a ciência promove um refinamento das técnicas que se tornam mais produtivas e eficientes. Articulando e colocando em movimento a técnica e a ciência, estão os processos informacionais. O espaço produzido é o resultado de diferentes intencionalidades assimétricas em sua forma de poder (Santos, 2003).

3 Florianópolis – Século XIX

4 Florianópolis - Hoje

5 Florianópolis Ontem e Hoje

6 Do telégrafo às múltiplas mídias de comunicação

7 A compressão espaço-tempo

8 Obsolescência programada: um exemplo de articulação entre a ciência e a tecnologia As tecnologias produzidas tendem a ser cada vez mais descartáveis, para garantir a produção econômica, que está estruturada no consumo. Por isso, a necessidade de incentivar o consumo de produtos através da publicidade, da oferta de crédito e da obsolescência programada (mercadorias feitas com limite de duração) – Latouche, Ou seja, a pesquisa científica tem como limite a capacidade que o mercado tem de absorvê-la, o que demonstra que a ciência não está livre do processo de (re) produção do capital. (Morin, 2007); 33:00

9 O resultado da articulação entre ciência e tecnologia: a artificialização do espaço e a globalização Como resultado da formação de um meio técnico-científico- informacional temos um espaço cada vez mais artificializado. E essa artificialização produz espaços mais interconcetados e interdependentes entre si, através de uma lógica global, que é perversa, pois articula todos, mesmo que as diferenças tecnológicas seja grande entre as nações. Essa desigualdade sócioespacial em nível global e local é fundamental na (re) produção do capital, especialmente nessa forma de globalização construída.

10 Alguns efeitos da artificialização do espaço Efeitos Macro: - Distribuição desigual da tecnologia – nova DIT. - Busca desenfreada pelo crescimento econômico – que leva a uma crise ambiental – temos um planeta finito que por consequência não pode produzir um crescimento infinito; Efeitos Micro: - Vida mediada por instrumentos; - A disponibilidade quase que total do corpo para a produção. A produção de tecnologias pode reverter esse quadro?


Carregar ppt "Felipe Silveira de Souza Ciência-tecnologia-sociedade e a produção do espaço geográfico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google