A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da metodologia científica e as Ciências Sociais Aplicadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da metodologia científica e as Ciências Sociais Aplicadas."— Transcrição da apresentação:

1 A importância da metodologia científica e as Ciências Sociais Aplicadas

2 O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade da ciências é tratar a realidade teórica e prática. Para atingirmos tal finalidade, colocam-se vários caminhos. Disto trata a metodologia.

3 O respaldo científico- cerdibilidade Quando as ciências sociais aplicadas como disciplinas pretendem ter plausibilidade científica no quadro das ciências sociais e da técnica, devem contemplar uma matriz, segundo Rüsen, composta e pelo menos cinco elementos que a fundamentam como tal:

4 1- Os interesses pelo conhecimento 2- As perspectivas teóricas sobre o objeto 3- O método e as técnicas de pesquisa 4- As formas de representação do conhecimento, ou seja, as formas narrativas textuais 5- As funções didáticas do conhecimento produzido

5 MATRIZ MUNDO ACADÊMICO ( Teórico ) COTIDIANO ( Práxis/Social 3ª Metodologia: forma e operacionalização da pesquisa (métodos e técnicas 2° Perspectivas sobre o objeto (as teorias) 4 ° Formas de representação do conhecimento: apresentação e as narrativas 1º Interesse pelo conhecimento (a problemática) 5° Funções didático- sociais, pedagógicas e técnicas

6 NOVAS FORMAS DE EXPLICAR A VIDA E REFAZER VELHOS OLHARES.... Ciências: sociais- humanas e aplicadas, naturais e exatas. Ciências sociais aplicadas

7 As ciências sociais aplicadas constituem uma área do conhecimento e de atuação profissional multivalente, cuja formação conjuga domínio de várias disciplinas, entre as quais se situam o campo da administração e as ciências contábeis, que vêm adquirindo crescente importância no contexto da sociedade, uma vez, que, por meio da contínua interação entre ciência e técnica, produzem conhecimentos que, aplicados às organizações e sistemas, tratam de conduzi-las ao alcance dos objetivos visados.

8 SOCIEDADE ORGANIZACIONAL Das pedrinhas aos sistemas tecnológicos de controle MELHORAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES – QUALIFICAÇÃO DE MERCADO-QUALIDADE DE VIDA

9 Objetivos simplistas (pragmáticos) Culturas empresariais mais flexíveis Rigidez Hierarquias administrativas Capacitação pessoal Análises lógicas simples Misto de análise e sintonia intuitiva Competição Cooperação e co-criação Valores agressivos Harmonia, confiança, honestidade e condescendência Enfoque a curto prazo / pontual Projetos de maior durabilidade e efetividade Objetivos simplistas (pragmáticos) Visão individual e coletiva

10 CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO A administração é uma ciência indispensável para a existência, a sobrevivência e o sucesso das organizações cujo propósito principal é promover o estudo e a condução de suas atividades, interpretando seus objetivos e transformando-os em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

11 CARACTERÍSTICA DA PESQUISA CIENTÍFICA Desenvolver, difundir e transferir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais relacionados à párea de administração, considerando as características do meio ambiente global por meio da formação do ser humano e do desenvolvimento de atitudes de solidariedade e de compromisso com a transformação da sociedade.

12 CIÊNCIAS CONTÁBEIS Uma das ciências mais antigas do mundo. Importante instrumento no desenvolvimento do capitalismo. Seu grande objetivo é planejar e colocar em prática sistemas de informações para os mais diversos tipos de organização.

13 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISACIENTÍFICA Desenvolver conhecimentos científicos que busquem eficiência administrativa, controles econômicos financeiros e que possam contribuir eficientemente para que os micro e macro empreendimentos tenham uma competitividade qualitativa em uma economia globalizada.


Carregar ppt "A importância da metodologia científica e as Ciências Sociais Aplicadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google