A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560"— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560
TRABALHO 3 PARTIDO ARQUITETÔNICO 4 GRUPOS TURMA B-04

2 ESCOLHA E DEFINIÇÃO PELO TEMA
EDUCACIONAL SAÚDE INSTITUCIONAL TEMPLO RELIGIOSO COMÉRCIO INDÚSTRIA HABITACIONAL

3 CONCEITUAÇÃO DO TEMA Cada grupo irá escolher um tema e seu conceito específico, e este deverá ser trabalhado. Após a escolha, o grupo pesquisará um, construído ou não; contendo, plantas completas, imagens reais ou virtuais, para que seja feita uma análise e diagnóstico de todo processo projetual da edificação em si apresentada, de acordo com todos os aspectos de como se fazer um Projeto de Arquitetura.

4 CONCEITUAÇÃO DO TEMA Cada tema deverá ser abordado, analisando as características próprias segundo o porte, funções, legislação, ... EDUCACIONAL Ensino fundamental, médio, ... Ensino superior Ensino profissionalizante SAÚDE Humana (tipos...) Animal (tipos...) INSTITUCIONAL Presídio Centro Comunitário, Cultural, Esportivo, ...

5 CONCEITUAÇÃO DO TEMA TEMPLO RELIGIOSO Igreja Católica, Evangélica, ...
COMÉRCIO Shopping Centro Comercial Mercado Popular, ... INDÚSTRIA Farmacêutica, Têxtil, Metalúrgica, ... HABITACIONAL Unifamiliar Coletiva * metragem mínima 1.000m²

6 APRESENTAÇÃO DO EDIFÍCIO
Nome; Localização; Autor de projeto; Ano de projeto; Ano de construção; Área de construção; Sistema construtivo (concreto armado; alvenaria convencional; estrutura metálica; madeira; draywall; etc.) Curiosidades.

7 USO DO SOLO Pesquisa do USO DO SOLO do terreno onde o edifício está locado; Análise do USO DO SOLO.

8 OS USUÁRIOS Extrair definição da clientela de acordo com o tema e o conceito escolhido; Número de usuários; Perfil dos usuários (classe, faixa etária, escolaridade, etc.)

9 PROGRAMA ARQUITETÔNICO
Ou programa de necessidade. “O programa traduz, (...), os espaços onde se desenvolverão as funções e atividades previstas para o tema, levando em conta as características da clientela.” Cada grupo irá extrair de seu projeto, o programa de arquitetônico, que é a relação dos ambientes existentes no projeto. Sejam ambientes internos e/ou externos.

10 SETORIZAÇÃO O grupo irá analisar o programa e definir a setorização utilizada pelo autor do projeto. A setorização é definida de acordo com as funções e atividades exercidas em cada ambiente, e para cada setor, atribui-se uma cor que o identificará. serviço; social; íntimo; administrativo; apoio; educacional, ...

11 FUNCIONOGRAMA “As relações funcionais (...) podem ser expressas de maneira gráfica, num diagrama com as respectivas ligações, indicando grau de intimidade entre elas.” Em análise ao projeto, o grupo construirá o funcionograma.

12 FLUXOGRAMA “A noção de fluxo de pessoas, objetos e veículos no edifício é um dado importante para o planejamento arquitetônico.” O fluxograma é o diagrama que mostra as ligações diretas e indiretas de cada ambiente.

13 (PRÉ-)DIMENSIONAMENTO
“O pré-dimensionamento é sempre estabelecido interpretando-se as exigências dimensionais, em área, das atividades que serão exercidas em cada cômodo listado no programa e das funções previstas Analisar se as dimensões adotadas pelo autor estão atendendo a funcionalidade e fluxos presentes em cada ambiente. Quando não atendidas, pesquisar as dimensões ideais. Com o total do pré- dimensionamento se obtém a área total útil da edificação.

14 LAYOUT O layout é estudo e escolha da melhor utilização do espaço, de forma completa. Espaço tal, que conterá mobiliários, espaço para circulação dos usuários e projeções de aberturas.

15 O FAZER ARQUITETURA..... “Obtidas as informações básicas sobre os aspectos conceituais, isto é, o conceito do tema, a caracterização da clientela e das funções, o programa arquitetônico, a setorização, fisio- fluxograma e o pré-dimensionamento do edifício, forma-se o quadro das informações teóricas do tema arquitetônico com o qual o projetista trabalhará na elaboração do partido.” (Adoção do partido na arquitetura, Laert Pereira Neves, 1998.)

16 CRONOGRAMA DE ORIENTAÇÕES
DATA CONTEÚDO AVALIAÇÃO 23/05 A vida é um sopro – Documentário Oscar Niemeyer 26/05 Apresentação do projeto e arquiteto escolhido 29/05 Definição do tema e análise do terreno 02/06 Característica do usuário e programa de necessidades 05/06 Funcionograma, Fluxograma, Pré-dimensionamento / Análise layout 09/06 Aspectos tecnológicos e construtivos 12/06 Orientação Final do trabalho 16/06 Apresentação dos grupos 26/06 Entrega dos resultados


Carregar ppt "NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google