A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Visitação de Maria a sua prima Isabel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Visitação de Maria a sua prima Isabel"— Transcrição da apresentação:

1 A Visitação de Maria a sua prima Isabel
4º Domingo do Advento C Lucas nos mostra: A Visitação de Maria a sua prima Isabel

2 Na celebração, acendemos a 4ª e última vela.
A coroa do advento está toda iluminada significando a luz de Deus está conosco na pessoa de Jesus. Estamos preparados para celebrar santamente o Natal do Senhor.

3 Nesta celebração predomina a presença de Maria,
escolhida para ser a Mãe de Jesus. Θεοτόκος = Theotókos = Mãe de Deus

4 A expectativa do natal no leva a refletir e reviver a história do imenso
amor de Deus pela humanidade.

5 O Salvador, Filho de Deus, vem ao nosso encontro na simplicidade da vida do povo, como na simplicidade se dá o encontro de Maria com sua prima Isabel. Deus restabelece a aliança, e espera a nossa fidelidade na construção de um novo céu e de uma nova terra.

6 O profeta Miquéias anuncia que o verdadeiro Rei nascerá em Belém.
1° Leitura (Mq 5, 1 - 4a) O profeta Miquéias anuncia que o verdadeiro Rei nascerá em Belém. Neste texto podemos perceber a critica que anula o poder que se instalou em Jerusalém, poder que traiu os objetivos da realiza de Davi.

7 O oráculo privilegia Belém, lugar humilde e pequeno que será o berço daquele que será o Rei de Israel, como quando Deus escolheu Davi, de Belém, de Belém também nascerá o Rei Jesus que reinará de modo diferente e trará o Reino novo. Os reis tiranos mantinham-se no poder graças a alianças estruturas de pecado e de morte. O líder Jesus terá outro tipo de sustentação: A força de Deus e o nome glorioso do Senhor, trazendo a Paz para todos os povos.

8 Profecia de Miquéias: Mq 5, 1 - 4a
Assim diz o Senhor: 1Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, 4e ele mesmo será a Paz. Palavra do Senhor. Graças a Deus!

9 convertei-nos para que sejamos salvos.
Sl Fazei, Senhor, brilhar a vossa face, convertei-nos para que sejamos salvos. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação! Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes! Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos a vida e louvaremos vosso nome!

10 2° Leitura (Hb 10, 5 – 10) Cristo cumpre a vontade do Pai, aceitando a missão de vir ao mundo para salvar a humanidade. Para este grupo de cristãos em grande perigo de rejeitar a fé em Jesus como salvador por ter dificuldade em aceitar a forma humilde e dolorosa de Deus se apresentar e pela demora da salvação acontecer o autor apresenta o Valor sem igual do sacrifico de Cristo. Jesus, o Filho de Deus feito carne é o único sacrifício capaz de trazer a salvação ao povo.

11 Carta aos Hebreus: 10,5-10 Irmãos: 5Ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: ‘Eis que venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei –, 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. Palavra do Senhor. Graças a Deus!

12 Lc 1, 39 – 45 Neste Evangelho nos é narrada a exaltação de Maria, serva do Senhor e a proclamação da grandeza de seu Filho. Maria é bendita por acolher o projeto de Deus para todos os povos. À luz da experiência da morte e ressurreição de Jesus São Lucas quer iluminar a caminhada da comunidade cristã. O relato mostra o encontro de duas mães agraciadas com o dom da fecundidade:

13 Isabel = Idosa e estéril
Maria = Virgem O texto também mostra o encontro de duas crianças no ventre materno: Jesus = o salvador João = Precursor e arauto do salvador Pelo impulso do Espírito Santo Isabel proclama Maria Bendita e bem-aventurada.

14 Bendita porque é Missionária de Deus
Bem-aventurada porque acreditou na Palavra do Senhor. Isabel era marginalizada por ser estéril, já não tinha mais esperança de vida por causa da idade avançada e da incapacidade de conceber. Maria, a serva do Pai, torna-se a mãe do salvador. A Trindade Santa chega na vida dos humildes que esperam em seu poder.

15 Podemos assim refletir o significado dos nomes de todos os envolvidos neste texto:
Jesus = Deus salva João = Deus é misericórdia Zacarias = Deus se lembrou Isabel = Deus é plenitude Maria = A amada. Maria é motivo de benção porque se tornou o lugar privilegiado onde se experimenta Deus.

16 Evangelho De São Lucas 1,39-45
9Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou:“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!


Carregar ppt "A Visitação de Maria a sua prima Isabel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google