A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas e Dinâmicas de Grupo 2º encontro Stella Alves Rocha da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas e Dinâmicas de Grupo 2º encontro Stella Alves Rocha da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas e Dinâmicas de Grupo 2º encontro Stella Alves Rocha da Silva stella@castelobranco.br

2 https://youtu.be/Q-GLuydiMe4

3 Você já agradeceu ao dia de hoje????

4

5 Desenvolvimento 1ª Inatista= natureza ou carga genética 2ª Ambientalista= determinada pelo ambiente 3ª Interacionista (Vygo e Piaget) = influência da natureza e do ambiente

6 Considerações sobre a Psicologia Social de Pichon-Rivière.

7 Para Pichon o indivíduo e o meio são estruturantes e estruturados. O indivíduo em processo de estruturação, lida com demandas internas e as demandas do meio externo, mas o ambiente não é uma entidade definida, estática, imutável. O ambiente também está em processo de estruturação.

8 A realidade é percebida por cada um de nós de um modo particular.

9

10

11

12

13

14 Modificamos a realidade ao mesmo tempo que nos modificamos.

15 Surge a necessidade de uma investigação do indivíduo em si e do grupo que reside

16 Dimensões da investigação Psicossocial= do indivíduo para fora Sócio-dinâmica= analisa o grupo como estrutura Institucional= um grupo ou uma instituição como objeto da investigação Os campos se integram

17 Grupo Grupo é um conjunto restrito de pessoas ligadas por uma constante de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, se propondo à realização de uma tarefa que constitui a finalidade do grupo, interagindo entre si através da adjudicação e assunção de papéis.

18 Fatores de um grupo 1. Quantidade= todos devem se conhecer e interagir. 2. Constância de tempo e espaço= identificação do local da reunião 3. Mútua representação interna= cada membro vê o grupo de uma forma, busca da unidade grupal.

19 Fatores de um grupo 4. Tarefa= meios para se alcançar a finalidade relativo aos objetivos específicos. 5. Finalidade= objetivos mais amplos finalidade em comum=objetivos diferentes mais compatíveis (a Pós) finalidade comum= único objetivo.

20 Fatores de um grupo 6. Adjudicação ou prescrição= atribuição de um papel social 7. Assunção de papéis= tomada do papel social.

21 O ambiente exerce influência na adjudicação e assunção dos papéis.

22 Fatores de um grupo encaixe Suplementariedade (desarmonia) cooperação competição complementaridade Adjudicação Assunção

23 Fatores de um grupo Papéis funcionais= contribuem para o bom andamento do grupo e relaciona-se a tarefa. Papéis não funcionais= relacionam-se a pré-tarefa, na constituição do grupo, na assunção e adjudicação dos papéis.

24

25 Aprendizagem A aprendizagem é a condição para a constituição do ser humano. O indivíduo aprende mais sobre sua realidade a partir do momento que interage e a modifica Para Pichòn, essa relação gera dois medos ou ansiedades básicas

26 Medo da perda= ameaça gerada pela possibilidade de se perder um equilíbrio já alcançado. Medo do ataque= submissão ao novo e disposição para lutar pela nova adaptação.

27 A aprendizagem é a apropriação da realidade com o objetivo de modificá-la, uma adaptação ativa à realidade. Na aprendizagem ativa, a realidade não é aceita como algo definido.

28 Papéis no grupo Porta-voz= o grupo atribui ou ele assume o papel de expressar a ansiedade do grupo. Bode expiatório= assume as dificuldades do grupo, responsável pelo fracasso, depositário das tensões, dos aspectos negativos.

29 Papéis no grupo Sabotador= representa as forças externas e internas que se opõem à tarefa do grupo. Líder= configura a dinâmica do grupo. Autocrático, democrático, laissez-faire e demagógico.

30

31

32 Teoria do Vínculo

33 Você é capaz de recordar que tipo de vínculo estabeleceu com os professores dos quais você foi aluno? E com os colegas da turma, que tipo de vínculo ocorria com mais frequência.

34 Teoria do Vínculo Os vínculos que estabelecemos com as pessoas e objetos desde o nosso nascimento vão compor o nosso sistema referencial

35 Teoria do Vínculo Indivíduo Objeto Valor sentimental Internalização das estruturas Vínculo triangular

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46 ESTAMOS PREPARADOS?

47 Teoria dos 3D Depositante Sujeito Depositado Conteúdo Depositário Objeto/sujeito

48 Teoria dos 3D Depositante= quer fazer chegar ao outro determinado conteúdo. Depositado= conteúdo que representa a demanda do depositante. Depositário= o alvo, receptáculo.

49 Teoria dos 3D Depositante= a busca do aluno na relação com o professor uma relação do tipo pai- filho. Depositado= os sentimentos da relação pai-filho. Depositário= o professor.

50 Teoria do 3D Indivíduo Transferência Objeto/indivíduo Contratransferência Internalização das estruturas aceitação Vínculo triangular

51 Observações sobre o vínculo Situação= influência do meio sobre o indivíduo. Conduta= o indivíduo busca modificar o meio.

52 Observações sobre o vínculo Vínculos racionais e irracionais. Vínculo Bom e Vínculo Ruim.

53 Grupo Operativo Técnica, com o objetivo de resolver os conflitos internos para que os membros possam funcionar como equipe

54 Grupo Operativo Constituído por: Coordenador= co-pensor, ajuda o grupo a pensar e superar os medos. Observador= até dois, com a intenção de fornecer dados para o coordenador ajustar a técnica. Demais integrantes.

55 Vídeo cinco tocando violando https://youtu.be/k7ApCYisc7U https://youtu.be/k7ApCYisc7U

56 APLICAÇÕES DA DINÂMICA GRUPAL Saúde. Na área da saúde humana é onde se situam os resultados mais promissores das aplicações práticas da Dinâmica Grupal Educação. A pedagogia dos grupos permite uma síntese perfeita entre instrução e socialização do indivíduo.

57 ALGUMAS ETAPAS DA DINÂMICA DE GRUPO Relaxamento: Uso de jogos para quebrar o gelo e promover a interação da equipe.

58 Atividades: É de praxe usar atividades onde as pessoas tenham que se movimentar e falar em público, com isso dá para perceber como cada um administra suas dificuldades, os erros e a concorrência.

59 Situação Problema: Muitos conhecem por case. É uma discussão sobre algum assunto atual ou proposto pela escola/empresa. Aqui, é analisado a capacidade de argumentação e negociação diante de situações polêmicas e constrangedoras.

60 Dinâmicas de Apresentação : para apresentação e conhecimento imediato das pessoas do grupo;

61 Dinâmicas de Integração e Conhecimento : voltadas para grupos já iniciados, objetivando um maior entrosamento, "quebra-gelo" e aprofundamento do conhecimento inicial;

62 Dinâmicas de Recreação : podem ser utilizadas em intervalos de grandes eventos, jantares, almoços, aniversários, encontros sociais de qualquer natureza, puramente para descontração;

63 Dinâmicas de Aprendizagem : voltadas para Estimular o raciocínio e exercitar a percepção;

64 Estórias & Fábulas : para abertura e fechamento de eventos (reuniões, palestras, cursos, congressos) ou para ilustrações, visando enriquecer algum tema que está sendo abordado;

65 Dinâmica para Seleção : tem como objetivo observar o comportamento de cada componente, na situação de grupo e na maneira de ser do indivíduo.

66 PULO DO GATO Despertar a inteligência em seus múltiplos aspectos

67 Teoria das múltiplas inteligências - Howard Gardner

68 Gardner (1995) define inteligência como: “capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para esse objetivo”

69 Teoria das múltiplas inteligências Os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e de maneiras diferentes de como elas se combinam. Embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente.

70 INTELIGÊNCIA Lógico-matemática – Pensa através do raciocínio e da dedução. Gosta de experimentar, questionar, calcular, refletir e raciocinar. INTELIGÊNCIA Linguística – Pensa com palavras. Gosta de ler, escrever, trabalhar com textos e com histórias, faz jogos de palavras, diálogos e debates.

71 I NTELIGÊNCIA Visual-espacial – Pensa através de imagens e relações espaciais. Visualiza com facilidade, gráficos, imagens, diagramas, mapas de ideias, mapas de conceitos, todos são bons auxiliares para a sua aprendizagem.

72 INTELIGÊNCIA Musical – Pensa através do ritmo e da melodia. Gosta de cantar, ouvir, marcar ritmos e a criação de melodias podem ser poderosos auxiliares na aprendizagem e na memorização. I NTELIGÊNCIA Cinestésica – Toma consciência da realidade através do corpo. Aprende fazendo e gosta de atividades como gestos, dramatizações, movimento, exercício físico.

73 INTELIGÊNCIA Intrapessoal – Precisa de um tempo e de um espaço individuais introspectivos para amadurecer as ideias. Relaciona as novas aprendizagens com os interesses pessoais e os seus valores. INTELIGÊNCIA Interpessoal – Pensa através da troca de ideias com outras pessoas. Gosta de organizar, liderar, trabalhar em grupo, participar em acontecimentos sociais.

74 “os conflitos permeiam as relações humanas, sendo um processo natural e necessário ao crescimento dos grupos. Para tanto, precisam ser reconhecidos e resolvidos, evitando- se fugir deles, repreendê-los, ou entrar em uma briga insana, que tenha objetivo de unicamente medir forças”.

75 ATIVIDADE FINAL 1 -QUAL A IMPORTÂNCIA DO LÍDER? 2- QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER MEDIADOR, APONTE 3 ELEMENTOS E JUSTIFIQUE. 3- COMO A TEORIA DO 3D PODE SER UTILIZADA NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO?

76 fim


Carregar ppt "Técnicas e Dinâmicas de Grupo 2º encontro Stella Alves Rocha da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google