A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor (a) da aula: Ursula B. Rocha e Elaine A. Neves Nome do(a) Educopedista revisor (a) da aula: Regina Vitória S. Lopes (Nov./2014) Nome do(a) Educopedista coordenador(a) da disciplina: Lucinéia Alves Kontos Disciplina Ano Aula número Ciências 2 Tema da Aula Digital Fenômenos físicos e químicos

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar os fenômenos físicos e químicos encontrados no Universo; Diferenciar fenômenos físicos de químicos; Reconhecer produtos de uma reação química; Estabelecer relação e importância do tema para o homem e o planeta; Desenvolver habilidade de observação a partir dos conceitos adquiridos. Referencial Teórico Materiais e Transformações -

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5 - 7

4 Atividade 1: Relembrando
Na última aula, você aprendeu sobre “ciência, tecnologia e sociedade”. Vamos relembrar? Clique na imagem abaixo e escolha três tecnologias cuja história tenha achado mais interessante e escreva um parágrafo sobre elas. Depois conclua, dando sua opinião sobre a importância da ciência e da tecnologia para nossa sociedade.

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor poderá retomar o conteúdo da aula anterior, aproveitando para relembrar sobre o tema que aborda a importância da ciência e da tecnologia para a sociedade humana. Aproveite as produções dos alunos para relembrar os efeitos negativos de algumas práticas. Nesse momento, o professor deverá estabelecer a conexão da aula anterior com a aula que irá começar. Toda descoberta de novas tecnologias envolve a observação e descobertas de fenômenos físicos e químicos em nosso cotidiano. Estimule-os a pensar quais são esses fenômenos a partir das tecnologias que escolheram. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Organização da sala de aula: A critério do professor Tempo de duração da atividade: A critério do professor

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você aprenderá sobre os fenômenos físicos e químicos. Ao final da aula, você compreenderá: a diferença entre fenômenos físicos e químicos; a importância desses fenômenos; os exemplos de fenômenos físicos e químicos em nosso cotidiano. Bom trabalho!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, mostre ao seu aluno qual é o objetivo da aula e o que é esperado que ele conheça ao final desta aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Como o professor julgar melhor.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Você sabe a diferença entre fenômenos físicos e químicos? Muitas transformações de materiais ocorrem a nossa volta, não é verdade? Mas essas transformações acontecem a partir de fenômenos diferentes. Alguns materiais são transformados a partir de fenômenos chamados físicos; e outros, químicos. Você sabe dizer qual a diferença de um fenômeno para outro? Reflita a respeito. Para ajudá-lo, clique nos vídeos abaixo. Agora junte-se a um colega e escrevam um parágrafo para responder à pergunta acima. Discuta com seus colegas e professor(a) a diferença entre esses eventos. Ao final desta aula, você saberá mais detalhes sobre isso.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá levantar a questão-desafio, instigando seus alunos a tentar realizar a atividade proposta. Mostre aos alunos que, ao final da aula, eles serão capazes de responder a essa pergunta, caso não tenham conseguido resolver. Essa atividade mostra dois exemplos de fenômenos físicos e dois de fenômenos químicos. Estimule-os a tentar descobrir qual a diferença de um para o outro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1: OA2: OA3: OA4: Tempo de duração da atividade: 50 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em duplas.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Qual a importância dos fenômenos físicos e químicos? À nossa volta, podemos ver vários fenômenos e é importante conhecê-los! Por exemplo, há dois fenômenos importantíssimos para manutenção de nosso planeta: a formação das chuvas (fenômeno físico) e a fotossíntese (fenômeno químico). Clique na imagem e no vídeo abaixo para entender melhor! tudosobreagua

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui é o momento de dar o grau de importância para o tema. Para auxiliar na construção do conhecimento, o professor poderá estimular os alunos a continuarem suas anotações. Todos esses dados poderão ser reunidos em atividades posteriores na montagem de uma apresentação em grupos, confecção de cartazes ou animações a serem compartilhados em sala e até na escola ou na comunidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e OA1: forma%C3%A7%C3%A3o da chuva OA2: Tempo de duração da atividade: 20 minutos Sala convencional, anotações individuais para posterior debate. Organização da sala de aula:

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Antes de iniciar o conteúdo da aula, vamos ver o que você já sabe sobre o assunto. 1) Assinale a opção que cita um fenômeno físico: A) Roupa secando no varal. B) Prego enferrujando. C) Queima da gasolina. D) Vela acesa.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Feedback questão 1
Se você marcou a letra A, você acertou! Quando a roupa está secando no varal, ocorre um fenômeno físico: a água que estava em seu estado líquido evapora com o calor, passando para o estado gasoso. Se você marcou a letra B, você errou! A ferrugem formada no prego é resultado de um fenômeno químico. Se você marcou a letra C, você errou! A queima de gasolina é um fenômeno químico. Se você marcou a letra D, você errou! A vela acessa é um fenômeno químico.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) Assinale a opção que cita um fenômeno químico: A) Picolé derretendo. B) Ventilador funcionando. C) Moça movendo a cadeira de lugar. D) Manicure removendo esmalte com acetona.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Feedback questão 2
Se você marcou a letra A, você errou! Um picolé derretendo está apenas passando do estado sólido para o líquido, sem alterações das propriedades de suas substâncias. Trata-se, portanto, de um fenômeno físico. Se você marcou a letra B, você errou! O ventilador funcionando consiste em um conjunto de pás girando por força da eletricidade e que, ao girar, movimenta o ar, produzindo vento. O ar continua o mesmo, por isso, trata-se de um fenômeno físico. Se você marcou a letra C, você errou! Ao movimentar a cadeira de lugar, a moça não alterou a composição da cadeira. Trata-se de um fenômeno físico. Se você marcou a letra D, você acertou! Para remover o esmalte com acetona, realiza-se uma reação química entre essas substâncias, produzindo outras.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3)  (UFPR) Aquecer uma barra de ferro até o ponto de fusão, recolher o líquido em uma forma esférica, transformando a barra em uma bola de ferro, é exemplo de fenômeno:  A) químico, pois altera a forma da barra de ferro. B) físico, pois a substância continua sendo ferro. C) físico-químico, pois há alteração na forma da substância.  D) meteorológico, pois envolve a alteração de estados físicos do ferro.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Feedback questão 3
Se você marcou a letra A, você errou! Um fenômeno químico não altera a forma de uma substância, e sim a sua composição gerando novas substâncias. Se você marcou a letra B, você acertou! O exemplo descrito mostra um fenômeno em que o ferro é transformado do estado sólido para o líquido e, depois, para o sólido novamente, alterando a sua forma original. A substância ferro não foi alterada e denominamos esse fenômeno de físico. Se você marcou a letra C, você errou! Não houve transformação química. Se você marcou a letra D, você errou! O fenômeno descrito não é denominado meteorológico.

18 Atividade 5-7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha sobre o assunto a ser abordado na aula: fenômenos físicos e químicos Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os alunos irão interagir com o Educoquiz, clicando nas alternativas que considerarem corretas. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9-12 Checagem ATIVIDADES 13-16 Reflexão ATIVIDADE 8

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Você sabe dar exemplos de fenômenos físicos e químicos que ocorrem na sua casa? Tente fazer uma listinha de fenômenos físicos e químicos que aconteçam na sua casa. Pense com calma e, no final, você verá que são muitos os fenômenos. Para ajudá-lo a distinguir o que deve procurar, leia o pequeno texto a seguir. Clique na imagem abaixo. Quadro Virtual de Ciências

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o professor estimulará os alunos a observarem seu entorno e buscarem fenômenos de seu próprio cotidiano para classificá-los em químicos ou físicos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem e do OA : Tempo de duração da atividade: 30 minutos ou mais Organização da sala de aula: Essa atividade pode ser realizada em casa.

22 Atividade 9: Fenômenos físicos
Podemos observar vários fenômenos físicos à nossa volta: um prato se quebrando, uma folha de papel se amassando, a formação das chuvas, do granizo etc. Você sabe distinguir um fenômeno físico à sua volta? Clique na imagem ao lado e descubra: 10emtudo Agora, que tal simular fenômenos físicos com algumas substâncias? Clique na imagem ao lado e divirta-se. (Ao clicar, salve o arquivo em seu computador.)

23 Atividade 9: Fenômenos Físicos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A partir desta atividade, o aluno é convidado a assimilar o conceito de fenômeno físico e observar à sua volta quais fenômenos se encaixam nessa definição. Esse é um ótimo momento para explorar a importância de fenômenos como o ciclo da água, a erosão dos solos, o intemperismo das rochas etc. A atividade conta também com um simulador de mudanças de fase de algumas substâncias (ao clicar, é preciso salvar o arquivo no computador). Explore a importância de parâmetros como a temperatura e a pressão atmosférica e como cada uma das substâncias se comporta diferentemente no ambiente. A simulação das mudanças da água poderá ajudar a fazê-los entender que as moléculas se mantêm as mesmas, mudando apenas seu grau de agitação.Organize, entre eles, grupos para produzir cartazes ou maquetes (ou ainda apresentações em power point) em que poderão falar sobre o tema para expor para o restante da escola. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1 e fonte da imagem: OA2: Tempo de duração da atividade: A critério do professor Leitura em duplas. Alunos em computadores para o simulador. Organização da sala de aula:

24 Atividade 10: Fenômenos químicos
Observe a tirinha ao lado: o personagem explica o que é um fenômeno químico e, depois, dá um exemplo. Tente explicar, a partir da explicação dele, por que a combustão é um fenômeno químico. Clique na imagem para ampliá-la! Química Agora clique AQUI e leia o texto com mais exemplos de fenômenos químicos. 3.bp.blogspot.com E que tal para tornar a aula ainda mais divertida fazer tirinhas de histórias em quadrinhos com os exemplos que você aprendeu no texto acima?! Vamos lá, capriche!

25 Atividade 10: Fenômenos químicos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o professor irá dispor da explicação sobre fenômenos químicos, a partir de uma tirinha de HQ. Estimule seus alunos a analisarem as imagem e responderem por que o exemplo dado pelo personagem é um fenômeno químico. Depois, eles poderão ler o texto disponível que possui outros exemplos. Sugere-se que, após a leitura, os alunos façam tirinhas de HQ com novas histórias e novos exemplos de fenômenos químicos. Estimule a criatividade deles. A forma de produção dessas tirinhas fica a critério do professor, podendo ser através de desenho livre, recorte e colagem, colagem de outros materiais ou, ainda, no computador. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1 e fonte da imagem: OA2: Tempo de duração da atividade: 50 minutos Organização da sala de aula: Leitura da imagem e do texto em sala e produção de HQ em sala ou em casa.

26 Atividade 11: Fenômenos químicos naturais e a ciência
Vimos que os fenômenos químicos fazem parte do nosso cotidiano. Assista ao vídeo abaixo e veja como foi importante conhecer processos naturais para garantir a maior produção de alimento para humanidade. É só clicar abaixo!

27 Atividade 11: Fenômenos químicos naturais e a ciência
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste link, o aluno tem disponível um vídeo que aborda a descoberta da síntese de fertilizantes dando ênfase para a produção de alimentos. Um bom exemplo para discutir fenômenos químicos naturais e a sua importância para o equilíbrio do planeta, para a sobrevivência do ser humano e para a ciência. Aproveite para explorar bastante esse OA. Você poderá dividi-los em grupos para fazer trabalhos sobre o tema expandindo a pesquisa, pedir a elaboração de cartazes ou apresentações, maquetes etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA e fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: A critério do professor Organização da sala de aula: Atividade individual ou em turma.

28 Atividade 12: Os fenômenos e o cotidiano
Vamos aprender um pouco mais sobre os fenômenos químicos e físicos? Clique nas imagens abaixo e descubra mais detalhes sobre eles, conheça exemplos de seu dia a dia! Clique nas imagens e divirta-se! m Química em aula Que tal fazer uma simulação? Coloque sal ou açúcar (ou os dois) na água. Veja o que acontecerá com as moléculas. Esses são fenômenos físicos ou químicos? Clique ao lado e descubra. (Ao clicar, salve o arquivo em seu computador.)

29 Atividade 12: Os fenômenos e o cotidiano
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, são apresentados vários textos cujos temas abordam fenômenos físicos e/ou químicos. Explore os exemplos dados. Estimule-os a produzir uma tabela com tais eventos, classificando-os e depois descrevendo o fenômeno, com suas próprias palavras. Estimule seus alunos a pontuarem as curiosidades desses textos e, depois, debater suas descobertas. Além disso, essa atividade dispõe de um simulador em que testarão a adição de açúcar e/ou sal em água. Eles poderão ver as situações em visão macro ou micro (ao clicar, é preciso salvar o arquivo no computador). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1 e fonte da imagem: OA2 e fonte da imagem: OA3: Tempo de duração da atividade: A critério do professor Leituras em grupos, em turma, ou individual. Os textos podem ser divididos em grupos e, depois, debatidos em sala. Simulação no computador Organização da sala de aula:

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Responda ao Educoquiz 2! Reflita sobre o que você aprendeu até aqui e teste seus conhecimentos! Considere as tarefas listadas na tabela acima que são realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas: 1, 3 e 4. 2 e 4. 1, 3 e 5. 3 e 5.

31 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback questão 1 Se você marcou a letra A, você errou! Ao aquecer uma panela de alumínio e ferver água, não ocorrem alterações das propriedades das substâncias envolvidas. Se você marcou a letra B, você acertou! Acender um fósforo e queimar o açúcar até virar caramelo são fenômenos químicos em que ocorrem a alteração das substâncias envolvidas produzindo novas substâncias. Se você marcou a letra C, você errou! Esses exemplos são fenômenos físicos, pois não ocorrem alterações das propriedades das substâncias envolvidas. Se você marcou a letra D, você errou! Esses exemplos são fenômenos físicos em que não ocorrem alteração das propriedades de suas substâncias.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
“O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado.” “A chama da vela confundia-se com seus olhos.” “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e, ironicamente, comparava-o a seu coração.” “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.” 2) Em quais das passagens grifadas acima está ocorrendo transformação física? A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e III.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback questão 2 Se você marcou a letra A, você errou! A chama da vela é um fenômeno químico. Se você marcou a letra B, você errou! A chama da vela é um fenômeno químico. Se você marcou a letra C, você errou! A tesoura enferrujando é um fenômeno químico. Se você marcou a letra D, você acertou! O reflexo da luz das águas e o gelo derretendo são fenômenos físicos, em que não alteram a natureza da matéria.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3) (F.E.-SP) Sejam os seguintes fenômenos: sublimação da naftalina; formação da ferrugem; queima do álcool comum; fusão do gelo. Dizemos que são químicos:  A) Nenhum. B) Somente II e III. C) Somente I e III. D) Somente II e IV.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback questão 3 Se você marcou a letra A, você errou! Dentre os exemplos dados, existem fenômenos químicos. Se você marcou a letra B, você acertou! A formação da ferrugem e a queima do álcool comum são exemplos de fenômenos químicos. Se você marcou a letra C, você errou! A sublimação da naftalina é um fenômeno físico. Se você marcou a letra D, você errou! A fusão do gelo é um fenômeno físico.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4) (U.E.CE) Assinale a alternativa correta: Oxidação do ferro é um fenômeno físico. Fusão do chumbo é um fenômeno químico. C) Combustão da madeira é um fenômeno químico. D) Queima do papel é um fenômeno físico.

37 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback questão 4 Se você marcou a letra A, você errou! A oxidação do ferro é um fenômeno químico. Se você marcou a letra B, você errou! A fusão do chumbo não altera suas propriedades, sendo denominado fenômeno físico. Se você marcou a letra C, você acertou! A combustão envolve a transformação de substâncias em outras de propriedades diferentes, sendo denominada fenômeno químico. Se você marcou a letra D, você errou! A queima de papel não é um fenômeno físico.

38 Atividade 13-16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados até o momento da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Organização da sala de aula:

39 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADES Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES 17 a 19

40 Atividade 17: Aprimorando nossos conhecimentos (fenômenos químicos)
Que tal aprender algumas experiências para expor na Feira de Ciências ou até para a turma? Clique na imagem abaixo e veja quantas coisas bacanas você pode fazer utilizando-se de transformações químicas dos materiais. Combine com um grupo de amigos e com seu(sua) professor(a) como você e toda sua turma podem aproveitar para aprender mais sobre esse tema realizando essa atividade. Química em aula

41 Atividade 17: Aprimorando nossos conhecimentos (fenômenos químicos)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o aluno poderá aprender algumas experiências interessantes que são produto de reações químicas. Explore o texto e estimule-os a fazer essas experiências, seja para uma Feira de Ciências, seja para apresentação em sala. Essa atividade extrapola ainda conceitos que serão trabalhados mais tarde, como as propriedades dos materiais e suas classificações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA e fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 50 minutos para a leitura e planejamento dos trabalhos Organização da sala de aula: A critério do professor.

42 Atividade 18: Aprimorando nossos conhecimentos (fenômenos físicos)
Continuando a nossa aprendizagem, vamos conhecer mais detalhes e curiosidades sobre fenômenos físicos? É só clicar na imagem abaixo!

43 Atividade 18: Aprimorando nossos conhecimentos (fenômenos físicos)
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o professor dispõe de pequenos textos com descrições de situações do cotidiano de fenômenos físicos. Além das descrições, são dadas explicações científicas. Ótimos textos para gerar um debate em turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA e fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 50 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

44 Atividade 19: Fenômenos químicos: reação de combustão
Clique e observe o vídeo abaixo: Agora responda: - Por que esse evento é considerado um fenômeno físico? E para complementar seu entendimento, veja mais informações, clicando na imagem ao lado. Alunos online

45 Atividade 19: Fenômenos químicos: reação de combustão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, o professor dispõe de um vídeo em câmera lenta que mostra um fósforo queimando. Estimule a observação e a anotação de dados. A partir disso, os alunos devem explicar, redigindo um parágrafo, o que viram e por que trata-se de um fenômeno químico. Para complementar o entendimento e ainda compreender outras reações de combustão, a atividade possui um texto que poderá ser explorado de diversas maneiras.(em sala, em casa, em grupos ou individualmente) Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1: OA2 e fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 50 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

46 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos ver o que mais você aprendeu?  Leia cada pergunta com atenção e pense antes de responder. Boa atividade para você! 1) (UDESC) Aquecendo uma fita de magnésio até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça, restando um pó branco. Isso é exemplo de fenômeno:  físico, pois alterou a estrutura do magnésio. químico, pois houve a formação de novas substâncias. físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio. D) meteorológico, pois houve a formação de novas substâncias.

47 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback questão 1 Se você marcou a letra A, você errou! Fenômenos físicos não alteram a natureza do material. Se você marcou a letra B, você acertou! Como descrito, a fita de magnésio foi aquecida e alcançando a combustão produziu novas substâncias, representadas pela fumaça e pelo pó branco, ou seja, ocorreu um fenômeno químico. Se você marcou a letra C, você errou! O fenômeno formando novas substâncias não é denominado físico. Se você marcou a letra D, você errou! O fenômeno descrito não é denominado meteorológico.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Embora os fenômenos físicos e químicos sejam distintos, é comum na natureza ou nas atividades humanas a ocorrência de processos que envolvam os dois fenômenos. Um bom exemplo é o funcionamento de um automóvel, em que o fenômeno químico ocorre com a explosão da gasolina e, a partir daí, todo o sistema utiliza a energia da explosão em uma série de fenômenos físicos. Utilizando seus conhecimentos sobre fenômenos físicos e químicos, analise as afirmativas abaixo: I. Toda combustão é um fenômeno químico exotérmico, e a matéria produzida nela é mais estável do que a matéria que sofreu combustão para formá-la.  II. A respiração dos seres vivos, a fotossíntese e a reflexão da luz são exemplos de fenômenos químicos.  III. A decomposição de um medicamento, em especial na forma de solução, e a consequente diminuição da quantidade do composto que o constitui são um exemplo de fenômeno químico. IV. O orvalho representa um fenômeno físico. 

49 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2) Assinale a alternativa que indica quais itens estão corretos: A) Somente I, II e III. B) Somente I, III e IV. C) Somente II e III. D) Todas as afirmativas.

50 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback questão 2 Se você marcou a letra A, você errou! A reflexão da luz é um fenômeno físico. Se você marcou a letra B, você acertou! As afirmativas I, III e IV estão corretas. Se você marcou a letra C, você errou! A reflexão da luz é um fenômeno físico. Se você marcou a letra D, você errou! A reflexão da luz é um fenômeno físico.

51 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3) (MACKENZIE-SP) I. Fusão do gelo; II. Sublimação do iodo; III. Digestão dos alimentos; IV. Queima de madeira. Podemos dizer que: A) I e II são exemplos de fenômenos químicos. B) I e IV são exemplos de fenômenos físicos . C) II e III são exemplos de fenômenos físicos. D) III e IV são exemplos de fenômenos químicos.

52 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback questão 3 Se você marcou a letra A, você errou! A fusão do gelo e sublimação do iodo são fenômenos físicos. Se você marcou a letra B, você errou! A queima da madeira não é um fenômeno físico. Se você marcou a letra C, você errou! A digestão dos alimentos não é um fenômeno físico. Se você marcou a letra D, você acertou! A digestão dos alimentos e a queima da madeira são fenômenos químicos.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4) (UFG-GO) A Química está presente em nosso cotidiano sob as mais variadas maneiras, como nos medicamentos, no processamento e na conservação de alimentos, no preparo de uma refeição, nos fertilizantes agrícolas etc. A alternativa que apresenta um fenômeno químico é: A) Derretimento ou fusão de banha (gordura). B) Fragmentação de uma pedra de cloreto de sódio (sal de cozinha). C) Dissolução de açúcar em água. D) Queima de um cigarro.

54 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback questão 4 Se você marcou a letra A, você errou! O derretimento da gordura não altera a natureza de sua composição, portanto não é um fenômeno químico. Se você marcou a letra B, você errou! A fragmentação de uma pedra de sal não altera a natureza de sua composição, portanto não é um fenômeno químico. Se você marcou a letra C, você errou! A dissolução do açúcar não altera a natureza de sua composição, portanto não é um fenômeno químico. Se você marcou a letra D, você acertou! A queima do cigarro é uma reação química, formando novas substâncias.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5) Qual dos processos abaixo envolve transformação química? Sublimação do gelo seco ( CO2 sólido). Evaporação da água. Emissão de luz por uma lâmpada incandescente. Respiração.

56 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback questão 5 Se você marcou a letra A, você errou! O CO2 não tem sua fórmula alterada no processo de sublimação, por isso, não é um fenômeno químico. Se você marcou a letra B, você errou! A água, ao se evaporar, continua água. Esse fenômeno não é químico. Se você marcou a letra C, você errou! A emissão de luz não é um fenômeno químico. Se você marcou a letra D, você acertou! No processo da respiração, ocorre a produção de novas substâncias (CO2 e água), a partir de outras (glicose e O2). Portanto, trata-se de um fenômeno químico.

57 Atividade 20-24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula. Como nível mais avançado, esse é o momento de testar a construção do conhecimento científico, a partir do confronto de dados a serem interpretados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Como o professor julgar melhor.

58 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25

59 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Que tal montar uma animação ilustrando algo que tenha aprendido nesta aula? Utilizando o site Go Animate, cadastre-se e faça uma animação sobre algo que aprendeu nesta aula. Monte uma imagem com, pelo menos, quatro exemplos de fenômenos (dois físicos e dois químicos). Coloque a criatividade para funcionar. Depois mostre à sua turma. Bom trabalho!

60 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma apresentação sobre algo que aprendeu. É preciso fazer um cadastro no site, que está em inglês. Para fazer a animação, basta clicar em “Make a video”. O aluno terá a opção de usar cenários prontos (“Select a video template”) ou criar um (“Make a video from scratch”). O site possui tutoriais em inglês. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Organização da sala de aula: A critério do professor. Tempo de duração da atividade: A critério do professor.

61 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Resumo ATIVIDADE 27 Próximo tema ATIVIDADE 28 Construção ATIVIDADE 26

62 Atividade 26: Construindo um resumo
Escreva em seu caderno os principais pontos estudados na aula.  Blogamos

63 Atividade 26: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um levantamento dos pontos importantes abordados na aula em seu caderno, a fim de que reflitam sobre o próprio processo de aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem:  Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

64 Atividade 27: Educossíntese
Agora compare os pontos que você escreveu sobre o conteúdo com os itens relacionados abaixo: 1. É chamado fenômeno físico qualquer mudança da matéria que não altere a estrutura da substância, ou seja, a fórmula permanece a mesma; 2. Um fenômeno químico acontece quando há uma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos; 3. São evidências de uma reação química: liberação de gás, após a mistura dos reagentes; formação de um sólido/líquido/gasoso, após a mistura de reagentes (por exemplo, misturam-se dois reagentes líquidos e uma parte deles se transforma em sólido); mudança de cor dos reagentes e mudança de temperatura; 4. Exemplos de fenômenos físicos: quando escrevemos com um lápis, quando o açúcar se dissolve dentro de água, quando o vidro quebra, quando a chuva é formada etc.;

65 Atividade 27: Educossíntese - continuação
5. Exemplos de fenômenos químicos: combustão (queima), ferrugem (o ferro reage aos poucos com o oxigênio, causando oxidação), fotossíntese (a planta captura CO2 da atmosfera  e o transforma em seiva, liberando O2), digestão (ácidos – HCl - por exemplo, presentes no estômago, destroem as moléculas de alimento), as folhas das árvores que amarelecem no outono, a fruta que amadurece etc.

66 Atividade 27: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura desses pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

67 Atividade 28: Na próxima aula...
Chegamos ao final de mais uma aula! Na próxima aula, você aprenderá sobre “a matéria e suas propriedades”. Assista ao vídeo abaixo e prepare suas ideias e perguntas para a próxima aula. Depois, converse com seus colegas e professores. .

68 Atividade 28: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o aluno é convidado a se preparar para a próxima aula assistindo a um vídeo que aborda o tema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

69 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Experimentos 1: Experimentos 2: Experimentos 3: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Lista de exercícios (com gabarito):


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google