A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As primeiras civilizações da Antiguidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As primeiras civilizações da Antiguidade."— Transcrição da apresentação:

1 As primeiras civilizações da Antiguidade.

2 Você sabe o que significa a palavra “CIVILIZAÇÃO” ?
A civilização é o estágio mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela sua fixação ao solo mediante construção de cidades, sua cultura, aspectos sociais, políticos, econômicos...

3 E onde surgiram as primeiras civilizações?

4 As primeiras civilizações surgiram entre 6. 000 e 4. 000 a
As primeiras civilizações surgiram entre e a.C (antes do nascimento de Cristo). No mapa, foi destacada uma região que “se parece” com uma meia-lua, e que foi chamada de Crescente Fértil. Nela podemos perceber a presença de várias cidades e rios. Volte a página anterior e observe.

5 1 – As partes azuis e os traçados azuis representam os rios e os mares que aparecem nessa região. 2 – A parte rosa é região terrestre. 3 – A parte da meia-lua são as regiões que foram habitadas pelos primeiros povos.

6 A crescente fértil é uma região que possui vários rios e é rodeada por desertos e mares. Nessa região há várias cidades e elas estão localizadas próximas aos rios e aos mares. Os rios são: Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates. E o mar Mediterrâneo. Essa região foi chamada de Crescente Fértil devido à presença desses rios, pois eram utilizados na irrigação da agricultura, tornando a terra fértil para o plantio, sendo assim, para a sobrevivência do povo.

7 Os mesopotâmicos Em torno dos rios Tigre e Eufrates, desenvolveu-se a civilização mesopotâmica. Os mesopotâmicos viviam da agricultura e criaram canais e diques para irrigar seus campos. Também se destacaram por terem inventado um sistema de escrita e os símbolos do zodíaco.

8 Diques Símbolos do Zodíaco Escrita Agricultura

9 Hebreus A região que se encontra em torno do rio Jordão é conhecida como Palestina. Embora muitos povos tenham habitado esse local, os hebreus o dominaram por mais tempo. Eles eram povos que se dedicavam ao pastoreio de ovelhas. A história desse povo é narrada na Bíblia, na parte do Antigo Testamento.

10 Pastoreio do rebanho de ovelhas

11 Fenícios Os fenícios habitavam a faixa de terra situada às margens do Mar Mediterrâneo, junto dos montes do Líbano. Se destacaram como grandes navegadores e se dedicaram ao comércio marítimo e a produção de artefatos de vidro, ferro, tecidos, etc. Foram eles os inventores das moedas.

12 Moeda fenícia Embarcação Alfabeto fenício Comércio

13 A “CIVILIZAÇÃO” EGÍPCIA

14

15 A “civilização egípcia” surgiu há cerca de 3000 a. C
A “civilização egípcia” surgiu há cerca de 3000 a.C., numa região situada ao norte da África. Essa “civilização” se desenvolveu em torno do rio Nilo, que nasce na África Central e vai atravessando o deserto até desembocar no Mar Mediterrâneo. Às suas margens surgiram várias cidades. A “civilização” egípcia é uma das mais antigas de que se tem notícia. Ela sobreviveu por mais tempo do que qualquer outra...

16 A dependência do rio NILO
A dependência do rio NILO Não podemos pensar na “civilização” egípcia sem associá-la ao rio Nilo, pois foi em trono desse rio que essa civilização se desenvolveu.

17 Todos os anos, entre os meses de junho a novembro, o rio Nilo enchia e transbordava, alagando as áreas que estavam ás suas margens.

18 Quando as águas baixavam ficava depositada, nessas áreas, uma espessa camada de húmus, formada por folhas e plantas, que deixavam o solo muito fértil e propício para à agricultura. Esse fenômeno acorre até hoje!

19 Do Nilo retirava-se a água que abastecia as cidades e o alimento (peixes) para a população. Era utilizado também como via de transporte de mercadorias e de pessoas. O Nilo era respeitado com um “deus” pelos egípcios.

20 Comunidades ribeirinhas no Brasil:

21 No Brasil, existe inúmeras comunidades ribeirinhas que necessitam dos rios para retirar água, alimento e produtos para revender. Essas comunidades existem em função dos rios. Os rios mais conhecidos são: São Francisco; Amazonas; Paraíba.

22 E agora, quais eram as atividades que eles faziam mesmo?
As atividades econômicas... Quais seriam as atividades econômicas mais importantes do Egito? E agora, quais eram as atividades que eles faziam mesmo?

23 Agricultura: cultivavam o trigo...
Cultivavam também a uva, para produção de vinho... Agricultura: cultivavam o trigo... Comércio de mercadorias... Criação de animais. Bois arando a terra...

24 A sociedade Egípcia No Egito a maior parte das terras e das riquezas produzidas eram propriedade dos reis, mais conhecidos como faraós. Eles tinham total poder sobre a população; O poder era passado de pai para filho; Além de governantes, eram considerados verdadeiros deuses, sendo adorados e respeitados por todos os grupos sociais.

25 Auxiliares dos faraós em diferentes atividades.
Abaixo o faraó, existiam vários grupos sociais. Esses grupos estão representados na pirâmide da sociedade egípcia. Comerciantes, artesãos, lavradores e pastores: trabalhavam para o faraó e para os nobres, receiam uma pequena parte do que produziam. Inimigos capturados em guerras de conquista, que realizavam trabalhos pesados e não recebiam salário. Responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas. Dominavam a leitura e a escrita e controlavam a produção e os impostos. Auxiliares dos faraós em diferentes atividades.

26

27 A mulher egípcia tinha prestígio na sociedade,ela era muito importante
A mulher egípcia tinha prestígio na sociedade,ela era muito importante. Além de cuidar da casa e da família, tinha uma série de direitos: 1 – possuir propriedades; 2 – divorciar-se; 3 – receber pensão de ex-marido; 4 – ter a guarda dos filhos; 5 – receber salários pos serviços prestados e ter proteção por meio de leis.

28 Aspectos culturais

29 A escrita: Era composta de um sistema de símbolos ou sinais, e cada um deles representava uma ideia ou um objeto. Esses símbolos eram chamados de hieróglifos e , juntos formavam um texto. Só os escribas dominavam a escrita, levava-se 12 anos para eles aprenderem os hieróglifos.

30 A arquitetura: Além de pirâmides, templos grandes, palácios, construíram canais de irrigação para levar as águas dos Nilo às regiões mais distantes. Construíram diques e barragens para proteger vilas e casas das inundações.

31 A medicina: Foi uma ciência que muito se desenvolveu entre os egípcios. Eles realizavam cirurgias delicadas de amputação de membros e perfuração de crânio, engessamento de ossos quebrados e conheciam o funcionamento do sistema circulatório do nosso corpo. Produziam remédios, anestésicos e embalsamavam mortos

32 Artesãos: Fabricavam joias, móveis, objetos de cerâmica, carros de guerra e armas. A pintura foi outro aspecto de grande destaque. Faziam em murais, túmulos e nas paredes dos templos, ricas em detalhes.

33 A religião: Tinha um papel importantíssimo. Eles acreditavam na vida após a morte e achavam que, nessa nova vida, precisariam de seu corpo, de seus bens pessoais e riquezas. Assim, desenvolveram a técnica da mumificação. Criaram também sarcófagos para proteger o corpo dos mortos e construíram as pirâmides para servirem de túmulos e de depósito de seus objetos e riquezas.

34 Os deuses egípcios: Acreditavam em muitos deuses diferentes, e a maioria deles era representada com corpo humano e cabeça de animal.

35 Rá: deus do Sol. Thot: deus dos escribas
Rá: deus do Sol. Thot: deus dos escribas. Hátor: deusa do amor, da alegria e da música. Thot Hátor

36 Osíris: deus dos mortos
Osíris: deus dos mortos. Anúbis: acompanhava a mumificação e guiava os mortos diante do tribunal de Osíris. Hórus: filho de Ísis e Osíris, protetor dos faraós. Osíris Anúbis Hórus

37 Concluindo: A civilização egípcia foi, sem dúvida, uma das mais importantes civilizações africanas. O grande desenvolvimento desse povo está relacionado às suas vivências, às suas necessidades práticas e, também, à capacidade de superação de obstáculos e dificuldades e de transformação do meio pelo homem.

38 Vídeos para complemento de estudos: História - A civilização Egípcia   Parte 1:    Parte 2:   A maldição de Tutankamon:    A mumificação:  Filmes: Os Croods e O príncipe do Egito.

39 As primeiras civilizações da Antiguidade
As primeiras civilizações da Antiguidade. Conteúdo Bimestral 3º bimestre Colégio Alpis Veredas Série: 3º ano Fund. I Professora: Sibele


Carregar ppt "As primeiras civilizações da Antiguidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google