A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALBERTO CAEIRO - CAMPONÊS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALBERTO CAEIRO - CAMPONÊS"— Transcrição da apresentação:

1 ALBERTO CAEIRO - CAMPONÊS
* PRETENSO MESTRE DOS OUTROS HETERÔNIMOS * POETA DAS SENSAÇÕES - O MUNDO É AQUILO QUE SE SENTE * NEGAÇÃO DA INTELECTUALIDADE * PENSA ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES * CAMPONÊS, PREFERE A VIDA EM MEIO À NATUREZA * INDIVÍDUO DE POUCA INSTRUÇÃO, COMETE ERROS DE GRAFIA E SINTAXE AO PRODUZIR SEUS TEXTOS * É PAGÃO E, NISSO É QUE INFLUENCIA OS OUTROS HETERÔNIMOS

2 Poemas completos de Alberto Caeiro
Os poemas completos dividem-se em três livros de Caeiro: O guardador de rebanhos – Natureza é a razão de todas as coisas Pensa através das sensações aguçadas a partir do contato com a natureza; É a história de vida de um pastor pobre que vive num casebre no alto de um morro e vive a fazer poesias; 2) O pastor amoroso – tematiza o amor trata-se de um pastor cuja vida tranqüila limitava-se a pastorear ovelhas até que, apaixonado, entrega-se ao amor de uma linda pastora com quem partilha as sensações em meio à natureza. Sua amada o trai e ele passa a descrer no amor.

3 3) Poemas inconjuntos – Retoma a temática da natureza
A diferença marcante entre esses poemas e o Guardador de rebanhos é que neles o poeta fala sobre a morte, o que não ocorre nos outros dois momentos poéticos do livro.

4 2) MÁRIO DE ANDRADE SEMANA DE ARTE MODERNA

5 PINTURA MODERNISTA

6 Abaporu – Tarsila do Amaral - 1928

7 TARSILA DO AMARAL – ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL

8 A BOBA – ANITA MALFATTI

9 BANANAL – LASAR SEGALL

10

11 SAMBA – DI CAVALCANTI

12 Arte = mimese (imitação): pressupõe
QUADRO COMPARATIVO CONCEPÇÃO TRADICIONAL Arte = mimese (imitação): pressupõe Uma visão humanista, racionalista, capaz de reproduzir a beleza da natureza CONCEPÇÃO MODERNA Arte = deformação (recriação humana da beleza natural, descaracterizada pelos atributos da modernidade – a velocidade, o progresso, a tecnologia): Pressupõe uma visão irracionalista, de desconfiança do sujeito em relação ao objeto.

13 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA 1ª GERAÇÃO DE MODERNISTAS BRASILEIROS
IRRACIONALIDADE: NEGAÇÃO DO RACIONALISMO BURGUÊS INFLUÊNCIA DAS VANGUARDAS EUROPÉIAS PLURALIDADE DE LINGUAGENS E PERSPECTIVAS Produção literária da primeira geração Forma – destruição de todo academicismo, métrica, rima, linguagem de dicionário, linearidade do discurso, racionalismo etc. Conteúdo – nacionalismo ufanista e crítico

14 PRINCIPAIS CONQUISTAS DA 1ª GERAÇÃO – 1922 /1930
VERSO LIVRE ASSOCIAÇÃO MAIS ANALÓGICA QUE LÓGICA ENTRE AS PALAVRAS BLAGUE (POEMA-PIADA) – BOM-HUMOR, IRONIA MISTURA ENTRE PROSA E POESIA LINGUAGEM COLOQUIAL POESIA ABORDA ASSUNTOS CONSIDERADOS NÃO-POÉTICOS

15 TRÊS IMPORTANTES POETAS DA 1ª GERAÇÃO
Mário de Andrade Manuel Bandeira Oswald de Andrade

16 PROSA – CONTOS NOVOS; MACUNAÍMA E AMAR, VERBO INTRANSITIVO
MÁRIO DE ANDRADE MÚSICO, POETA, ENSAÍSTA, CONTISTA, PROSADOR, PESQUISADOR DE ETNOGRAFIA E FOLCLORE, CRÍTICO, CORRESPONDENTE CULTURAL – COMO ELE MESMO DISSE: “SOU TREZENTOS”. PREOCUPOU-SE EM ESTUDAR PROFUNDAMENTE O FOLCLORE BRASILEIRO, POIS CRIA QUE O HOMEM É FRUTO DE SEU FOLCLORE. EMPENHOU-SE DE FORMA RADICAL NA PROPOSTA DE CRIAR UMA ARTE VERDADEIRAMENTE BRASILEIRA. OBRAS IMPORTANTES: POESIA – PAULICÉIA DESVAIRADA; LIRA PAULISTANA; LOSANGO CÁQUI; CLÃ DO JABUTI. PROSA – CONTOS NOVOS; MACUNAÍMA E AMAR, VERBO INTRANSITIVO

17 OSWALD DE ANDRADE ESPÍRITO DO MODERNISMO – DEMOLIÇÃO
REPRESENTOU A RUPTURA COM A LITERATURA PASSADISTA – ATACOU O PARNASIANISMO. IRREVERENTE, ROMPEU DRASTICAMENTE COM TODA A CULTURA TRADICIONALISTA. ATAQUE AOS BURGUESES DE SÃO PAULO. NACIONALISTA ÀS AVESSAS – VISÃO CRÍTICA DO BRASIL SEM ESQUECER O HUMOR E A IRONIA. PRINCIPAIS OBRAS: TEATRO – O HOMEM E O CAVALO; O REI DA VELA; A MORTA POESIA – POESIAS DO PAU-BRASIL; POESIAS REUNIDAS PROSA – MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR; SERAFIM PONTE GRANDE

18 MANUEL BANDEIRA TUBERCULOSO DESDE MUITO JOVEM, FOI A DOENÇA QUE O LEVOU À POESIA. FOI CONSIDERADO O MESTRE DO VERSO LIVRE NO BRASIL OS TEMAS MAIS COMUNS DE SUA POESIA SÃO: A PAIXÃO PELA VIDA, A MORTE, O AMOR E O EROTISMO, A SOLIDÃO, O COTIDIANO, A ANGÚSTIA EXISTENCIAL E A INFÂNCIA. EMBORA PRESSENTISSE A CHEGADA DA MORTE A QUALQUER MOMENTO, MORREU APENAS AOS 82 ANOS. EXPERIÊNCIA PESSOAL ASSUME PAPEL RELEVANTE EM SUA POÉTICA – A INFÂNCIA É MENCIONADA SEMPRE COMO POMNT DE EQUILÍBRIO PARA A INQUIETAÇÃO DA ALMA. SUA OBRA COSTUMA SER DIVIDIDA EM TRÊS FASES: 1ª - PÓS- SIMBOLISTA; 2ª MODERNISTA; 3ª PÓS- MODERNISTA


Carregar ppt "ALBERTO CAEIRO - CAMPONÊS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google