A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedagoga Professora de OIT – Organização Inteligente do Trabalho no Colégio Logosófico - Unidade Funcionários Coordenadora da Monitoria do Colégio Logosófico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedagoga Professora de OIT – Organização Inteligente do Trabalho no Colégio Logosófico - Unidade Funcionários Coordenadora da Monitoria do Colégio Logosófico."— Transcrição da apresentação:

1 Pedagoga Professora de OIT – Organização Inteligente do Trabalho no Colégio Logosófico - Unidade Funcionários Coordenadora da Monitoria do Colégio Logosófico - Unidade Funcionários

2 A Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida. desenvolvimentohumanocultura As características, psicológica e social, são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo.geração família

3 É a passagem mais dolorosa e sensível que os seres atravessam. Surgem as primeiras reflexões e os primeiros raciocínios. As recordações dos estímulos recebidos na infância empalidecem, devido à influência de estímulos maiores. Em princípio as coisas são para o adolescente pouco menos que incompreensíveis, custando- lhe muito, por conseqüência, conhecer cada uma delas para saber usá-las com inteligência. Características da adolescência:

4 Acode à mente toda classe de pensamentos: enquanto uns incitam a realizar uma coisa, outros incitam a realizar outra, o que lhe causa desorientação. O ser é seduzido pela falácia do mundo (correntes extremistas, relaxamento moral pela corrupção organizada das produções do cinema, televisão, jornais, revistas e livros, incluindo os lugares públicos de atração juvenil). Características da adolescência:

5 Consumismo. Vontade debilitada. Indiferença frente ao que ocorre na sociedade e no mundo. Agitação. Força do grupo: gosto por aparecer frente ao grupo, mesmo fazendo algo errado. Presença forte do instinto. Displicência. Crítica. Pressa. Superestimação pessoal, pelo falso conceito de si mesmo. Susceptibilidade. Grande incidência de oscilações temperamentais. Rebeldia frente às normas e aos professores. Materialismo. Ausência de ideais. Exigência e agressividade frente aos adultos – pais e professores.... Características da adolescência:

6 Frente a essa realidade vocês acham que os filhos precisam muito da nossa ajuda ? Julgamos muitas vezes esses pequenos aprendizes achando que eles sabem tudo e assim não fazem por má vontade? Somos ou não somos os principais professores da vida de nossos filhos? Se ensinamos na infância, que é um começo de vida, por que não ensinar na adolescência, que é também, o começo de uma outra parte da vida?

7 Primeiro diagnosticar Depois trabalhar as necessidades

8 Seu filho fica grudado no computador várias horas do dia? (e quando questionado diz que já realizou todas as atividades da escola) Fica no computador e/ou vendo filmes até a madrugada, dizendo que não tem sono e depois passa as tardes colocando o sono em dia e ainda diz: acordei muito cedo, eu preciso dormir! (e quando questionado diz que já realizou todas as atividades da escola) Passa horas no telefone ou arrumando outras desculpas para não estudar?... Muito bem! A hora é de ajudá-lo a organizar seu tempo e colocar ordem na casa.

9 SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTASABADODOMING O 12h Almoço 13h Inglês 14h Inglês 15h Estudo 16h Estudo 17h Lanche 18h Vôlei 19h 20h 21h Jantar Lembrando que toda a família deve colaborar com o horário de estudos. Deve-se evitar incomodá-lo ou solicitá-lo em qualquer circunstância.

10 É necessário criar um caderno de estudos, para que você acompanhe as atividades realizadas. Seu filho deve ser estimulado a estudar além do proposto pelo dever de casa para complementar o estudo.

11 Uma vez que seu filho mantenha sua agenda organizada, você Pai, também organizará seu tempo para acompanhar o cumprimento dessas tarefas.

12 DOMINGOSEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTASÁBADO Prova de História Prova de Português Prova de Ciências 1819 Trabalho de Geo Março 2009

13 Limite e cobrança não devem ser entendidos como atitudes negativas dos pais. Adolescentes precisam e, QUEREM uma orientação para saber qual o melhor caminho a seguir. Amor, alegria, carinho, paciência e principalmente palavras positivas no tratamento com seu filho nesse momento é o grande segredo do sucesso.

14 Estudando Matemática: Fazer exercícios. Usar outras bibliografias para cumprir essa tarefa. Estudando Português: Fazer resumos e exercícios. Usar a gramática como a principal ferramenta para cumprir essa tarefa. Estimular a leitura. Estudando ciências, história e geografia: Fazer resumos. Criar perguntas em cada parágrafo e tentar responder. Fazer exercícios.

15 Você conheceu ou recordou um pouco sobre o que é ser adolescente, ou seja, como é o seu filho. Organizou o período de cada atividade para que ele veja melhor o seu tempo de dedicação aos estudos. Organizou o ambiente para que ele seja propício para a realização dos estudos. Alertou-o para a preparação das provas que estão chegando. Esta acompanhando com carinho e paciência o cumprimento das tarefas e estudos em um caderno próprio. Está aprendendo com o seu filho como se estuda cada disciplina. Agora é só administrar os resultados e colher os frutos desse esforço.


Carregar ppt "Pedagoga Professora de OIT – Organização Inteligente do Trabalho no Colégio Logosófico - Unidade Funcionários Coordenadora da Monitoria do Colégio Logosófico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google