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DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de 2006-2007 1º Semestre.

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1 DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de 2006-2007 1º Semestre

2 DCP 2006 Cap. 1 Ciência Cap.2 Sociedade Cap. 3 Aprendiz Cap.5 Ciência – Aprendiz Cap. 4 Ciência - Sociedade Cap.6 Aprendiz – Sociedade Cap.7 Educação

3 DCP 2006 Capítulo 1 Ciência

4 DCP 2006 A Ciência como Conteúdo Ensinável A evolução da Ciência Aproximação das Culturas Científica e Humanista Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Evolução do Discurso do Método Científico e caracterização do Discurso Científico contemporâneo. O advento das Ciências do Artificial O Advento da Complexidade Substituição da Epistemologia Positivista por uma Epistemologia Construtivista

5 DCP 2006 Capítulo 1 – O Pólo da Ciência A Ciência como Conteúdo Ensinável (incluído no currículo) O seu valor educativo advém: Conteúdo - pelo discurso que o representa - Conhecimento Declarativo Processo - Compreensão dos processos subjacentes - Conhecimento Processual Importância da: Apropriação do Discurso Científico: numa sociedade que exige cada vez mais opções cientificamente inspiradas (Literacia Científica) e como preparação para a vida profissional. Ensino dos processos: pelas capacidades resultantes - Pensamento Crítico, Reflexão, Criatividade.

6 DCP 2006 Análise da Contribuição de Gardner – Inteligências Múltiplas. Possibilidade de, com os conteúdos adequados, entre os quais a ciência, se desenvolver mais do que as inteligências: Lógico- Matemáticas e Verbal-Linguísticas, e em especial aquelas para que está mais dotado. Para tal, necessidade de alterações ao nível do: Currículo Métodos utilizados Avaliação

7 DCP 2006 Evolução da Ciência Ambos, o conhecimento científico (produto) e a actividade dos cientistas (processo), evoluíram através dos tempos. Finais do séc. XVIII - Superioridade da Ciência – Iluminismo – acompanhado da Institucionalização da Ciência – Positivismo científico No séc. XX – é demonstrada a insuficiência da Ciência Positiva – no domínio do muito pequeno - Mecânica Quântica e do muito rápido - relatividade Aparecimento de uma Nova Ciência ou Novo Tipo de Ciência

8 DCP 2006 Novo Tipo de Ciência Novo Discurso Científico Conceptualização emerge da Prática (Teoria da Actividade) – Ciência Contextualizada Importância da sua aplicação na vida quotidiana – Ciência Trivializada – justificando a necessidade de Literacia Cientifica. Novo Processo – actividade dos Cientistas Actividade mais aberta, colaborativa e tolerante Dispositivos cada vez mais sofisticados Equipas científicas

9 DCP 2006 Três tendências da Meta-ciência Positivismo Lógico - 2ª metade do séc. XX Abordagem a priori Fase Histórico-Naturalista Histórica - Não se abandona uma teoria perante as primeiras contradições – validação histórica Naturalista - Processos mentais e de mecanismos de aquisição de competências são processos naturais (inspirados nas Ciências cognitivas) Construtivismo Social e Relativismo As Teorias são aceites ou rejeitadas de acordo com uma variedade de forças sociais e políticas. Giere propõe uma compatibilidade entre o Construtivismo Social e o Naturalismo (sociais e cognitivos).

10 DCP 2006 Aproximação das Culturas Científica e Humanista “Suavização” do contraste entre as Ciências ditas Exactas e Humanas. Incerteza e paradoxo também presente nas Ciências “Duras” - critérios de demarcação menos nítidos. Cientista como construtor de modelos mais ou menos abstractos sobre aspectos limitados do mundo (Giere). Sistemas complexos não se podem resumir à mera adição das partes – Hipersensíveis às condições iniciais e não são modeláveis por equações matemáticas mas porprogramas simples de computador. Computador diminui a distância entre as culturas Científica e Humanista, ambas com expressão e suporte cada vez mais em rede.

11 DCP 2006 Correntes Contemporâneas da Filosofia das Ciências Não se pode falar de uma única reflexão sobre a Ciência mas de várias Filosofias da Ciência: Indutivismo A Ciência resulta de Observações e constrói-se, gradualmente, fazendo generalizações dessas observações que tomam a forma de Leis e Teorias Problemas Fragilidade lógica – uma única observação pode invalidar os resultados. Ambiguidade perceptiva – realidade não é percepcionada por todos da mesma forma.

12 DCP 2006 Negacionismo, Filosofia do Não ou Rectificacionismo O progresso do conhecimento faz-se por negações, contestações, produzindo rupturas epistemológicas. O erro é visto como mais valia. E a verdade como um conjunto de erros rectificados. Falsificacionismo Perante a impossibilidade de provar uma qualquer teoria, devem-se aceitar provisoriamente as teorias e assumir como objectivo, não a sua confirmação mas a sua refutação. Revolucionismo, Estruturalismo Revolucionário A Ciência resulta do crescimento, entre revoluções científicas, de um corpo de conhecimento. A Ciência normal confronta-se com a Ciência revolucionária que vencendo se torna a Ciência normal no período seguinte – Paradigma.

13 DCP 2006 Competecionismo, Estruturalismo Competitivo Ciência como um conjunto de Programas de Investigação Científica (PIC). Diferentes PICs atraem diferentes cientistas, que escrevem sobre a mesma problemática, mas que não se citam entre si. Hegemonia de um PIC sobre o outro - processo de ultrapassagem pelo Sucesso. Reformismo Fala-se de crise e da integração dos conceitos anteriores à crise num novo paradigma Instrumentalismo A ciência tem como função produzir teorias (instrumentos) para ligar os vários conjuntos de situações observadas. Dependência Teórica da observação

14 DCP 2006 Naturalismo Leis, verdade e racionalidade como categorias interpretativas – Modelos. Os Modelos seriam um fenómeno cognitivo partilhado entre o sujeito e o artefacto. A Preocupação da Ciência seria então o “fit” ou “ajustamento” dos modelos Teóricos à realidade. Computacionalismo Pertinência de um programa de computador na resolução de problemas e no estudo do pensamento científico. Anarquismo Postura contra o método. Actividade científica como um exercício de liberdade humana. O sucesso dos cientistas deve-se a factores políticos, retóricos e de propaganda e não ao reconhecimento pela comunidade científica.

15 DCP 2006 Neo-Experimentalismo Ciência como acumulação de experiências. Importância da validação rigorosa da experiência. A experiência pode falsificar uma afirmação previamente aceite mas também identificar um efeito anteriormente desconhecido. Para além destas tendências, há no entanto os que consideram a Ciência: uma actividade social – Sociologia da Ciência. e os que a consideram um Fenómeno Mental Partilhado.

16 DCP 2006 Evolução do Discurso do Método e Científico e caracterização do Discurso Científico Contemporâneo Isto porque: O Método de Descartes se revelou ineficaz para explicar problemas complexos. Mudanças: Cientista – de Analista passa a Modelador Objecto de Conhecimento – da verdade evidente passa a veridicção, verdade negociada, convencionada.

17 DCP 2006 Novos preceitos: Pertinência - todo o objecto se define em relação às intenções do modelador. Globalismo - objecto a conhecer é parte de um todo maior. Teleológico - interpretar o objecto pelo seu comportamento e não explicá-lo a priori. Agregatividade – Toda a representação é partidária. Necessidade de encarar as definições científicas para além da descrição do ser : Aspectos ontológicos (descrição do ser), mas também os relacionados com a sua acção (funcional), evolução e origem (genético).

18 DCP 2006 Ciências do Artificial Na Ciência construtivista as Ciências do Artificial são tão produtoras de conhecimento como as Ciências do Natural. Este modo de conhecimento foca-se no projecto cognitivo do sujeito. A observação intencional dos comportamentos manifestados pelo fenómeno a conhecer, vai permitir o estabelecimento de numerosas novas ciências. O Advento da Complexidade Qualidade que distingue ao mesmo tempo a ordem do caos. A Nova teoria da complexidade na raiz de todos os sistemas complexos estariam um conjunto de regras simples foca a importância de determinar, quando em regime caótico, o ponto de “alavancagem” mais plausível de fazer funcionar o sistema.

19 DCP 2006 Substituição da Epistemologia Positivista por uma Epistemologia Construtivista Positivismo Ciência – objecto de conhecimento Conhecer as entidades e leis existentes no mundo Actividade Científica – Descoberta Conhecimento como abstracções estáticas Construtivismo Ciência – Projecto de conhecimento - Intencionalidade Construção Humana a partir do real Actividade científica – Invenção Conhecimento como descrição das transformações observadas, experiência cognitiva controlada dos fenómenos Desvalorização do método – necessidade de princípios metodológicos Necessidade de um Novo sistema de Organização das Ciências, que inclua as Ciências do Artificial.


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