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Segurança e Prevenção Unidade 1 – EM TRÂNSITO

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Apresentação em tema: "Segurança e Prevenção Unidade 1 – EM TRÂNSITO"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança e Prevenção Unidade 1 – EM TRÂNSITO
Ciências Físico-químicas - 9º ano de escolaridade Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção 1 – A importância da segurança e da prevenção no dia-a-dia 2 – A segurança rodoviária 3 – Equilíbrio e segurança

2 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção ÍNDICE 1 – A Importância da Segurança da prevenção no dia-a-dia Quais são as principais causas de acidentes rodoviários? Como prevenir acidentes rodoviários? 2 – A segurança rodoviária De que dependerá a distância de segurança? 3 – Equilíbrio e Segurança Centro de gravidade de um corpo. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

3 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES Falha humana Outras causas Excesso de velocidade; Ultrapassagens e manobras perigosas; Desrespeito pela sinalização; Desrespeito pelas regras da prioridade; Condução sob efeito de álcool; Condução sob efeito de certos medicamentos/ drogas Fadiga e sonolência Mau estado da via e da sinalização; Mau estado da viatura; Más condições atmosféricas e de luminosidade. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

4 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção PREVENÇÃO DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS Educação Rodoviária Respeito pelos limites de velocidade; Uso de cinto de segurança, de capacetes, e cadeirinhas; Respeito pela sinalização/regras de segurança; Condição e manutenção do veículo. Desenvolvimento de atitudes e valores: Respeito; Responsabilidade; Tolerância Civismo. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

5 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção SEGURANÇA RODOVIÁRIA // GRANDEZAS FÍSICAS Grandeza Definição Observações Tempo de reacção (tr) Intervalo de tempo que decorre entre a identificação de determinada situação e a actuação do condutor. Depende essencialmente do condutor Tempo de travagem (tt) Intervalo de tempo que decorre entre o início da travagem até à completa imobilização do veículo Distância de reacção (dr) Distância percorrida pelo veículo durante o tempo de reacção. Distância de travagem Distância percorrida durante o tempo de travagem. Depende: Da velocidade de circulação; Do estado do veículo e da via; Das condições meteorológicas. Distância de segurança rodoviária (dSR) Distância necessária para imobilizar o veículo em segurança. É igual à soma entre a distância te reacção e a distância de travagem. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

6 = + SEGURANÇA RODOVIÁRIA // GRANDEZAS FÍSICAS
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção SEGURANÇA RODOVIÁRIA // GRANDEZAS FÍSICAS A distância de segurança rodoviária é a distância mínima que dois veículos devem manter entre si para, no caso de travagem brusca não colidirem. Podemos dizer que a travagem é feita em dois tempos: Tempo de reacção do condutor; Tempo de travagem Distância de segurança Distância de reacção Distância de travagem = + Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

7 Distância de segurança
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção DISTÂNCIA DE SEGURANÇA Distância de segurança Distância de travagem Distância de reacção Posição do automóvel quando o condutor se apercebe do obstáculo. Posição do automóvel quando o condutor inicia a travagem Posição do automóvel quando pára. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

8 Distância de segurança – 69,6 m Distância de segurança – 112,7 m
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção DISTÂNCIA DE SEGURANÇA Estrada seca, tempo de reação do condutor de 1 segundo. Distância de segurança – 69,6 m Distância de travagem 44,6 m Distância de reacção 25,0 m Velocidade do carro 90 Km/h Exemplo A Distância de segurança – 112,7 m Distância de travagem 79,4 m Distância de reacção 33,3 m Velocidade do carro 120 Km/h Exemplo B Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

9 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção DISTÂNCIA DE SEGURANÇA Exercício 1 Se um veículo circular a 60 km, quando o condutor se apercebe de uma situação de perigo, com que velocidade vai circular durante o tempo de reacção do condutor? Justifica. 2. De que depende o tempo de reacção? 3. Haverá alguma relação entre a distância de travagem e a velocidade? Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

10 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção DISTÂNCIA DE SEGURANÇA EXERCÍCIO 2 No quadro apresentam-se os valores das velocidades de um veículo e das respectivas distâncias de travagem, nas mesmas condições atmosféricas e de pavimento. 1.1. Determina os valores de a) e de b). 1.2. identifica os valores c), d), e) e f), sabendo que os valores possíveis são: 62 m, 22m, 40m e 10m. Velocidade (km/h) Velocidade (m/s) Distância de travagem 40 11,1 c) 60 a) d) 80 b) e) 100 27,8 f) Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

11 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção PREVENÇÃO RODOVIÁRIA Heaven Can Wait Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

12 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção CENTRO DE GRAVIDADE DE UM CORPO (CG) Maior parte dos acidentes rodoviários ocorrem devido ao incumprimento das regras de segurança rodoviária: efeito de álcool ou drogas, mau estado da via, entre outros que já vimos. No entanto existem acidentes que ocorrem devido a outra causa – a falta de equilíbrio – principalmente de bicicletas, motos ou camiões de carga. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

13 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção CENTRO DE GRAVIDADE DE UM CORPO (CG) Centro de gravidade ou centro de massa - um corpo qualquer à superfície da Terra sobre a ação de uma força chamada peso, cuja direção se prolonga até ao centro do planeta. O ponto de aplicação dessa força designa-se por Centro de Massa (CM) ou Centro de Gravidade (CG) do corpo. A localização deste ponto depende da forma como a massa se distribui pelo corpo. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

14 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção CENTRO DE GRAVIDADE DE UM CORPO (CG) Se o corpo for regular e homogéneo, o centro de gravidade coincide com o centro geométrico. Se o corpo for irregular, o centro de gravidade depende da forma como se distribui a massa, ficando mais próximo de onde existe maior concentração de massa. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares

15 Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares
Unidade 1 – EM TRÂNSITO Segurança e Prevenção CENTRO DE GRAVIDADE DE UM CORPO (CG) A estabilidade dos diferentes corpos depende da localização do CG e da base de sustentação dos corpos, bem como da orientação destes. Um corpo é mais estável, quanto: Maior for a sua base de sustentação; Mais próximo do solo estiver o seu CG. O equilíbrio de um corpo pode classificar-se em estável, instável ou indiferente. Neste útilmo, o equilíbrio não depende da posição em que o corpo se encontra. Ciências Físico-químicas| 9º ano de escolaridade Ano Lectivo 2011/2012 | Prof. Marília Silva Soares


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