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WEBWRITING PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO PARA MÍDIAS DIGITAIS Débora Pereira Doutoranda em Ciência da Informação - UFMG.

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1 WEBWRITING PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO PARA MÍDIAS DIGITAIS Débora Pereira Doutoranda em Ciência da Informação - UFMG

2 Crawford Killian Nada de firulas e rebusques Linguagem objetiva, direta, que o leitor possa entender na primeira vez. Interesses e as necessidades do internauta tomem as rédeas do texto É preciso uma boa história Humildade para aprender com os próprios erros e com as críticas dos internautas

3 Jakob Nielsen Usuários da Web escaneam texto – 79% Portanto, use Tabelas Cabeçalhos Negrito Gráficos Marcadores (Bullets)

4 Modelo F de leitura Usuários procuram elementos que os interessem Escanear Eyetrack 2006, Nielsen

5 FRANCO, Guilhermo. Como escrever para a web: elementos para a discussão e construção de manuais de redação online. Disponível em como_web.php. Acesso: ago. 2010

6 Fonte: usuarios/

7

8 Estudo ALT64 Miguel Wiñazki, editor-chefe do Clarín Conclusões do Estudo ALT64 - (Asociación para la Investigación de Medios de Comunicación de España) Analizados Diario ABC, El Periódico de Catalunya, El Mundo, La Razón, La Vanguardia y La verdad

9 Na Internet, os homens tendem a ler em zig-zag e as mulheres de maneira vertical HOMENS MULHERES

10 78% dos homens não lêem subtítulos ou sobretítulos, mas 54% das mulheres o fazem. 67% dos homens e 57% das mulheres não olham a publicidade on-line.

11 Há palavras-chave que geram atenção diferenciada de acordo com o tipo dos leitores A palavra Não captou 90% dos homens.

12 O texto fortuna familiar captou a atenção de 90% das mulheres

13 Para onde olham?

14 Conteúdo Relevância Informação e adequação ao público Abra com as conclusões Ao planejar um percurso informacional, lembre-se que poucos internautas vão até o fim do texto Uma idéia por parágrafo Idéia não interessa? Próximo parágrafo. Use verbos Evite a voz passiva, dê idéia de movimento

15 Formato Use listas em vez de parágrafos Mais fáceis de escanear e encontrar o que se busca Limite os itens da lista a 7 palavras Escreva frases curtas Lembre-se que escrever é cortar palavras Use subtítulos Mais fáceis de escanear

16 Outros elementos Atenção especial aos links Outro item escaneável Usuários formam uma idéia geral sobre o que o texto fala Sempre Revise seu texto Erros de digitação, de gramática e de ortografia detonam a credibilidade

17 Palavras-chave Identificar palavras-chave no conteúdo ajuda a planejar as páginas Palavras-chave ajudam o internauta a identificar o tema do texto, poupando seu tempo Mecanismos de buscas classificam melhor sites com palavras chave no endereço, títulos das páginas, cabeçalhos

18 Como definir palavras-chave O que o internauta procuraria nessa página? Google trends – tênis, calçado, sapato, tenis Problema: recuperação x credibilidade Limites

19 Planeje o texto para o internauta O que o internauta precisa saber? Por que o internauta precisa saber disso? O que ele já sabe sobre esse tema? Para o que vamos usar o texto? Quem pretendemos alcançar com esse texto? Qual a linguagem e o vocabulário mais adequados ao internauta que pretendemos atingir?

20 Omita palavras desnecessárias Escrever é cortar palavras Edite, edite, edite Regra dos 50% Informações mais importantes vêm primeiro Proximidade e informalidade – eu e você Seja específico Use a data em vez de nesta semana ou no ano passado Tamanho em centímetros em vez de grande ou pequeno Sempre inclua informações que parecem óbvias, como o ano de um evento Memória

21 Links Texto descritivo Internauta sabe para onde vai ser levado Sim: Leia mais detalhes no Estado de Minas de hojeLeia mais detalhes Não: O jornal Estado de Minas de hoje (www.em.com.br) traz mais informações sobre o temawww.em.com.br Se for um download, especifique o formato e o tamanho

22 Parágrafos separados por espaços (blocos de texto); Bloco de texto único Bloco de texto 1Bloco de texto 2Bloco de texto 3 X

23 Use negrito em palavras-chave Mas não abuse Evite estrangeirismos e modismos atingir patamares alavancar processos desenvolver atitudes proativas agregar valores startar feedback

24 Blogs: ignore algumas regras Blogs devem ser engraçados, informais, apaixonados pelo tema, irados Mas se você quer ajudar as pessoas a encontrá-lo, use palavras-chave e textos descritivos nos links Atenção à correção do texto

25 Estudo de Caso - Nielsen Versão do SiteParágrafo de exemplo Melhoria da Usabilidade Redação Promocional Usando-se o marquetês encontrado em diversos websites comerciais Nebraska está repleta de atrações reconhecidas internacionalmente que trazem, sem erro, grandes multidões todos os anos. Em 1996, alguns dos lugares mais populares eram o Fort Robinson State Park ( visitantes), Scotts Bluff National Monument ( ), Arbor Lodge State Historical Park & Museum ( ), Carhenge (86.598), Stuhr Museum of the Prairie Pioneer (60.002), e o Buffalo Bill Ranch State Historical Park (28.446).Carhenge Texto conciso Com aproximada- mente metade do número de palavras da versão anterior Em 1996, seis das atrações mais visitadas de Nebraska foram: Fort Robinson State Park, Scotts Bluff National Monument, Arbor Lodge State Historical Park & Museum, Carhenge, Stuhr Museum of the Prairie Pioneer, and Buffalo Bill Ranch State Historical Park.Carhenge 58%

26 Layout escaneável (Scannable) Usando-se o mesmo texto da primeira versão em um padrão que facilita a varredura Nebraska está repleta de atrações reconhecidas internacionalmente que trazem sem erro grandes multidões todos os anos. Em 1996, alguns dos lugares mais populares eram: - Fort Robinson State Park ( visitantes) - Scotts Bluff National Monument ( ) - Arbor Lodge State Historical Park & Museum ( ) - Carhenge (86.598)Carhenge - Stuhr Museum of the Prairie Pioneer (60.002) - Buffalo Bill Ranch State Historical Park (28.446). 47% Linguagem Objetiva Usando-se uma linguagem neutra e sem o apelo subjetivo e exagerado da primeira versão Nebraska possui várias atrações. Em 1996, alguns dos lugares mais visitados foram Fort Robinson State Park ( visitantes), Scotts Bluff National Monument ( ), Arbor Lodge State Historical Park & Museum ( ), Carhenge (86.598), Stuhr Museum of the Prairie Pioneer (60.002), and Buffalo Bill Ranch State Historical Park (28.446).Carhenge 27%

27 Versão Combinada Usando-se todas as três melhorias na forma de se escrever: Texto conciso, escaneável e objetivo Em 1996, os seis lugares mais visitados em Nebraska foram: - Fort Robinson State Park - Scotts Bluff National Monument - Arbor Lodge State Historical Park & Museum - CarhengeCarhenge - Stuhr Museum of the Prairie Pioneer - Buffalo Bill Ranch State Historical Park 124% Estudo de Jakob Nielsen x/9710a.html

28 Mais dicas Entre dois sinônimos, escolha o mais curto. Entre duas palavras curtas, escolha a mais simples. Evite: Empreender Unicamente Semblante Otimizar Parâmetros Prefira: Fazer Só Rosto Melhorar Limites

29 Evite redundâncias, repetições, palavras e frases inúteis, longas e excessivas. Evite: No estado de Minas Gerais Somos da opinião que Na eventualidade de Durante o ano de 2008 Com o propósito de Promover a alteração Na época em que vivemos Prefira: Em Minas Consideramos que Se Em 2008 Para Alterar Hoje

30 104 PALAVRAS: O questionário a seguir é destinado a colher informações que nos ajudarão a melhorar o site e adequá-lo às suas necessidades. Por favor, selecione suas respostas nos menus suspensos e nos botões de rádio abaixo. Você levará dois ou três minutos para preencher o questionário. No fim deste formulário, você pode optar por deixar seu nome, endereço, e número de telefone. Se você deixar seu nome e número, poderá ser contatado para participar de um estudo destinado a nos ajudar a melhorar este site. Se você tiver comentários ou interesses que precisem de resposta, por favor, contate o Serviço de Atendimento ao Cliente. 43 PALAVRAS: Por favor, ajude-nos a melhorar este site respondendo a estas questões. Levará apenas 2 ou 3 minutos. Nota: Se você tiver comentários ou interesses que necessitem de uma resposta, não use este formulário. Em vez disso, contate o Atendimento ao Cliente. Omita palavras desnecessarias Não me faça pensar –Steve Krug ( )

31 Torta de sonho de valsa Ingredientes: 4 ovos, ½ litro de leite, 2 colheres (sopa) de maisena, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 4 colheres de açúcar, 8 sonhos de valsa, 200g de ameixa em calda Modo de fazer : Bata bem as gemas, coloque o leite e a maisena, leve ao fogo para ferver. Ainda no fogo misture o leite condensado. Tire do fogo, coloque em um pirex grande e leve ao congelador por ½ hora. Corte miúdo 6 sonhos de valsa e coloque em cima do creme. Bata as ameixas com calda no liquidificador e coloque-as por cima dos sonhos de valsa. Bata as claras em neve com o açúcar e o creme de leite e coloque por cima das ameixas. Pique os 2 sonhos de valsa e enfeite. Ponha no congelador coberto com lâmina ou tampe. Obs : Se achar necessário coloque mais bombons. Se quiser retire a ameixa em calda.

32 Torta de sonho de valsa Ingredientes 4 ovos ½ litro de leite 2 colheres (sopa) de maisena 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite sem soro 4 colheres de açúcar 8 sonhos de valsa 200g de ameixa em calda

33 Modo de fazer Bata bem as gemas, coloque o leite e a maisena, leve ao fogo para ferver. Ainda no fogo misture o leite condensado. Tire do fogo, coloque em um pirex grande e leve ao congelador por ½ hora. Corte miúdo 6 sonhos de valsa e colozque em cima do creme. Bata as ameixas com calda no liquidificador e coloque-as por cima dos sonhos de valsa. Bata as claras em neve com o açúcar e o creme de leite e coloque por cima das ameixas. Pique os 2 sonhos de valsa e enfeite. Ponha no congelador coberto com lâmina ou tampe. Obs : Se achar necessário coloque mais bombons. Se quiser retire a ameixa em calda.

34 Torta de sonho de valsa Ingredientes 4 ovos ½ litro de leite 2 colheres (sopa) de maisena 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite sem soro 4 colheres de açúcar 8 sonhos de valsa 200g de ameixa em calda Modo de fazer Bata bem as gemas, coloque o leite e a maisena, leve ao fogo para ferver. Ainda no fogo misture o leite condensado. Tire do fogo, coloque em um pirex grande e leve ao congelador por ½ hora. Corte miúdo 6 sonhos de valsa e coloque em cima do creme. Bata as ameixas com calda no liquidificador e coloque-as por cima dos sonhos de valsa. Bata as claras em neve com o açúcar e o creme de leite e coloque por cima das ameixas. Pique os 2 sonhos de valsa e enfeite. Ponha no congelador coberto com lâmina ou tampe. Obs : Se achar necessário coloque mais bombons. Se quiser retire a ameixa em calda.

35 Ainda Atualize textos antigos Acrescente dados novos; Reescreva de tempos em tempos, se for preciso; Crie textos complementares. Explicações sobre o que é ou como funciona tal coisa Não deixe dúvidas para o visitante; Dê nomes claros e curtos para as seções;

36 Pirâmides

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39 Infografia Ser independente da leitura do texto Ter quantidade razoável de informação Sintetizar ou complementar o texto escrito Proporcionar sensação estética Corresponder aos fatos retratados

40 Exemplos de infográfico Barretos Bitchmaps Que se pode fazer com 25 metros quadrados? (El Mundo) Que se pode fazer com 25 metros quadrados? É melhor alugar ou comprar? (NYT) É melhor alugar ou comprar? O jogo do candidato (USA Today) O jogo do candidato The words that they used Alugar onde? (Housing Maps) Alugar onde? Measuring the presidente words Visita a um museu (NYT) Visita a um museu Faces of Dead in Iraq (NYT) Faces of Dead in Iraq Pegada Ecológica

41 Wireframes

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46 Jacob Nielsen dizia: Users are lazy. Dont expect their interactions to build meaning in your customer experiences. (NIELSEN, apud MARTIN 2008). Sim, somos preguiçosos! Mas é preciso fornecer uma linguagem clara para máquinas e homens, favorecer a folksonomia, criar ontologias e construir um quadro que ilustra as relações entre todas as partes móveis da experiência...

47 Essa nova concepção, de relacionar conteúdos por sistemas de metadados flexíveis e fáceis de interagir, faz com que o contexto demonstre significado para o usuário. A alimentação do site recebe colaborações do próprio usuário, tornando a gestão do seu conteúdo uma prática mais social e democrática. Assim, surge a Cibercultura (LEMOS, 2006), a adaptação cultural das práticas sociais de inclusão digital.

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