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Metodologia de Pesquisa e Redação Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia de Pesquisa e Redação Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Módulo de Redação Científica Pesquisa Científica e Bibliográfica Flávia Barros

2 Objetivos da Disciplina
Possibilitar ao aluno a compreensão do método e sua relevância na construção de conhecimento científico Capacitar o aluno para estruturar e realizar as diversas etapas de um trabalho científico: Pesquisa e Redação científica

3 Redação Científica Objetivos deste módulo do curso: Observação
Dar dicas sobre como fazer uma boa apresentação oral Ensinar normas e estratégias de compreensão e produção de textos científicos Observação Não vou ensinar Português (gramática, ortografia,...) Nosso enfoque é a produção de textos acadêmicos

4 E eu preciso mesmo saber isso?
Prof. Daniel Menascé realizou uma pesquisa junto a empresas nos EUA Requisitos desejados em um profissional (em ordem decrescente) 1) Saber trabalhar em equipe 2) Boa comunicação verbal e escrita 3) Saber apresentar os resultados (para clientes diversos) 4) Saber usar o tempo (definição de cronogramas) 5) Ter capacidade de aprender 6) E por último… ter domínio técnico

5 Redação Científica Conteúdo deste módulo:
Etapas (Fases) da Pesquisa Científica Leitura e Compreensão de Texto Tipos de Textos Científicos Redação de um artigo científico Apresentação oral Aulas baseadas no livro: Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas Autor:João Bosco Medeiros, Editora Atlas, 1991

6 Pesquisa Científica Objetivo principal
Contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores Deve seguir normas metodológicas consagradas pela Ciência Deve ser sistematicamente planejada E executada de acordo com critérios rigorosos de processamento das informações Possui técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade.

7 Pesquisa Científica: Fases
1. Estabelecimento do problema Escolha do assunto, formulação do problema, revisão bibliográfica sobre o problema a ser resolvido/investigado, redação do plano de pesquisa 2. Organização da pesquisa Formulação de hipóteses, descrição do método empregado, definição do corpus (dados da pesquisa) 3. Execução da pesquisa de campo Elaboração do plano de trabalho, coleta de dados, análise dos resultados obtidos 4. Redação dos resultados Redação preliminar, revisão gramatical e de conteúdo, redação final, bibliografia

8 Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecendo o problema
1.1 Escolha do assunto (com seu orientador) Selecionar o tema Delimitar a extensão da pesquisa em termos de Tempo e Abrangência 1.2 Formulação do problema (depende do tipo…) Descritivo Quais as propriedades e características do assunto? Ex.: revisões bibliográficas, surveys... Explicativo Como o problema será tratado? Por dedução ou por indução? Como se procederá à análise dos fatos? E as demonstrações?

9 Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecendo o problema
1.3 Pesquisa Bibliográfica a seguir… 1.4 Redação do Plano de Pesquisa (orientador)

10 Pesquisa Científica - Fase 1 Pesquisa Bibliográfica
É o levantamento da bibliografia (dos documentos) referente ao tema de pesquisa escolhido É um passo decisivo em qualquer pesquisa científica Elimina a possibilidade de se perder tempo investigando o que já foi solucionado! Etapas Identificação dos itens bibliográficos de interesse, seleção, compilação, fichamento, redação da revisão bibliográfica Detalhes daqui a pouco...

11 Tipos de Documentos: uma classificação
Documentação Direta: Documentos que ainda não foram utilizados em pesquisas científicas Encontrados em museus, arquivos públicos, escolas, instituições religiosas, filmotecas, correspondências, fotografias, etc Pode ser obtida também pela observação direta E.g., entrevistas, pesquisas de campo ou de laboratório Documentação Indireta: obtida pela pesquisa bibliográfica baseia-se em documentos pré-existentes

12 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
1. Identificação: Onde posso encontrar material do meu interesse? Livrarias, Bibliotecas, Web, Universidades, Hospitais, Museus,… Nas referências bibliográficas de livros e artigos 2. Seleção: Como selecionar o material a ser usado? Por título, autor, edição, prefácio, resumo, índice, bibliografia… Os documentos selecionados devem ser confiáveis Coletados de fontes reconhecidamente aceitas Cuidado com a Web...

13 Pesquisa Bibliográfica: Etapas
3. Compilação Obtenção e reunião do material desejado 4. Fichamento (a seguir) Transcrição dos dados de interesse em fichas, para posterior consulta e referência 5. Redação da Revisão Bibliográfica Análise e interpretação do que foi lido, resultando em um texto/resumo

14 O que é Fichamento? Fichas de leitura Exemplo
Registram o levantamento bibliográfico realizado pelo leitor Podem estar em papel ou digitalizadas O tempo inicial é longo, mas o ganho futuro é grande As fichas auxiliam nos estudos e na redação do trabalho final Exemplo A seguir…

15 Exemplo de ficha Título genérico: A evolução dos computadores
Título específico: O S.O. MS Windows Plano de trabalho: 1.2 N. ficha: A Referência Bibliográfica: SMITH, John E. Introdução a MS Windows. 1a ed. São Paulo: Editora Royal, P. 210. Texto Local onde está a obra: Biblioteca do CCEN/CIn – UFPE

16 Fichamento Tipos de fichas De leitura Temáticas Por autor De citações
Separadas por tema Por autor De citações Contendo apenas citações De trabalho Sugestões, ligações enter as idéias, … Bibliográficas Contêm apenas as informações bibliográficas necessárias para se localizar um livro

17 Fichamento Fichas de Leitura
Registram informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, resumo do texto lido e comentários O corpo da ficha pode conter Citações diretas (transcrições) Resumo do texto Informações sobre o autor Comentários apreciativos O conteúdo da ficha pode ser indicado no seu cabeçalho

18 Fichas de Leitura: Fichamento de transcrição
ATENÇÃO: Essas fichas obedecem as mesmas normas utilizadas para fazermos citação direta de textos de outros autores dentro de textos de nossa autoria Normas gerais: A citação deve vir entre aspas Traz a reprodução fiel do texto do autor citado

19 Citação: Normas gerais
Se já houver um trecho entre aspas no texto sendo transcrito, elas transformam-se em aspas simples: “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117) Deve-se indicar o número da página de onde o texto foi copiado Nas citações, deve-se também incluir o nome do autor e o ano de publicação da obra Isso aparece no cabeçalho das fichas…

20 Citação: Normas gerais
Se for necessário suprimir palavras do texto original, deve-se indicar isso com três pontos entre parênteses “Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: ‘ Leia, não para contradizer ou refutar, (…) nem para ter assunto para conversa e discurso, mas para pensar e considerar ’ ” (Adler & Doren, 1990:117) A supressão de parágrafos intermediários é indicada por uma linha pontilhada. Não se deve alterar o texto original sendo citado Respeitar aspas, letras maiúsculas, pontuação, itálico, etc

21 Citação: Normas gerais
No trabalho científico As citações com até duas linhas podem ser incluídas no parágrafo em que é feita a referência ao autor Citações com mais de duas linhas devem vir em parágrafo próprio, com recuo (exemplo anterior)

22 Fichas de Leitura: Fichamento de Resumo
Condensação do texto Deve apresentar todo o pensamento exposto no texto, não apenas um fragmento Engloba duas fases Compreensão do texto Técnicas de leitura que serão vistas em outras aulas Elaboração de um novo texto

23 Fichas de Leitura: Fichamento de Comentário
Comentários analisam o texto sob aspectos quantitativos e qualitativos Aspectos quantitativos Tamanho do texto (n. de páginas) Sua constituição (exemplos, figuras, bibliografia) Conceitos abordados

24 Fichas de Leitura: Fichamento de Comentário
Comentários sob aspectos qualitativos Detecção e análise da hipótese do autor Objetivos do texto Idéias que fundamentam o texto Avaliação da obra Verificar se: A organização do texto é clara e consistente A exposição das idéias é formal ou informal A terminologia é precisa Se há pontos fracos na argumentação A conclusão é convincente

25 Fichas de Leitura: Fichamento Informatizado
Vantagens: Não há limite de linhas na ficha É possível/fácil copiar textos (para fazer citações) É possível consultar dicionários on-line Facilita a troca de informação

26 Pesquisa Bibiográfica Etapas (de novo...)
Identificação, seleção, compilação, fichamento – OK Redação da revisão bibliográfica Tipos de documentos gerados Resumo breve Seção de documento curto (artigo científico) Capítulo de documento longo (dissertações e teses) Documento completo Conteúdo Resumo crítico dos trabalhos desenvolvidos em determinada área de pesquisa

27 Pesquisa Bibiográfica: Etapas
Redação da revisão bibliográfica Veremos detalhes sobre a forma e o conteúdo desses documentos depois de vermos os tipos de textos científicos.

28 Onde buscar documentos?

29 Bibliotecas Podem ser Guardam um acervo bibliográfico
Especializadas (CCEN/CIn) ou Gerais (UFPE) Convencionais (CCEN/CIn) ou Digitais Guardam um acervo bibliográfico conjunto de obras que formam o patrimônio de uma biblioteca Livros, periódicos, mapas, fitas de vídeo, CD-Roms, etc As obras são classificadas e registradas no catálogo (espécie de índice) da biblioteca O catálogo possibilita a rápida localização das obras desejadas

30 Bibliotecas Catálogos
São índices para as obras disponíveis na Biblioteca Podem ser manuais ou digitalizados Bibliotecas convencionais: Catálogos manuais utilizam fichas de papelão como índices Número de classificação da obra, título, autor (sobrenome, nome), editora, ano da edição, número de páginas, resumo (opcional) Catálogos digitalizados contêm um índice digital para acervo “em papel” Normalmente, são armazenados em um banco de dados Possibilitam busca automática por palavras-chaves no título, assunto, autor, tipo de publicação editora, ano, …

31 Bibliotecas Catálogos
Bibliotecas Digitais: O acervo está digitalizado também! Normalmente, o acesso é feito via um browser na Web Com ou sem password (pagando  ) O Catálogo pode ser construído manualmente ou (semi)automaticamente Possibilita busca automática por palavras-chaves no título, assunto, autor, tipo de publicação editora, ano, … Alguns sistemas permitem busca por palavras no texto ou por partes do texto Semelhantes ao Engenhos de Busca na Web (e.g., Google)

32 Acervos Digitais na Web
Bib-ufpe – Contém informações sobre o acervo disponível nas bibliotecas da UFPE Citeseer – Contém citações e textos completos de artigos científicos na área de ciência da computação Capes – Portal de acesso a periódicos eletrônicos de diversas áreas de conhecimento (incluindo computação)

33 Acervos Digitais na Web
ACM Digital Library – Disponibiliza as publicações da ACM em formato eletrônico Link direto - Google – Disponibiliza ainda um serviço específico para cientísticas e acadêmicos

34 Acervos Digitais na Web
Acervos digitais para vocês usarem Web of Science – Informações sobre artigos científicos publicados em diversas áreas de conhecimento DBLP Computer Science Bibliography –

35 Tarefa 1 - Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecimento do problema
1.1 Escolha do assunto Selecionar um tema relativo à sua pesquisa Delimitar a abrangência da pesquisa com o orientador 1.2 Formulação do problema Descritivo (survey) ou Explicativo (trabalho experimental)? Definir isso com o orientador

36 Tarefa 1 - Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecimento do problema
1.3 Pesquisa Bibliográfica Identificação do material, Seleção, Compilação produzir lista de referências bibliográficas relacionadas ao tema escolhido obedecendo as normas da ABNT a lista deve conter de 10 a 20 itens prazo de entrega: 15 dias

37 Tarefa 2 - Pesquisa Científica Fase 1: Estabelecimento do problema
1.3 Pesquisa Bibliográfica Fichamento produzir fichas de leitura para 2 artigos citados na lista de referências entregue prazo de entrega: 3 semanas Redação da revisão bibliográfica – depois... Artigo científico!


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