A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos do grupo: Cláudio Costa Bruno Santos Paulo Silva Bruno Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos do grupo: Cláudio Costa Bruno Santos Paulo Silva Bruno Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos do grupo: Cláudio Costa Bruno Santos Paulo Silva Bruno Silva
Vida Saudável Drogas

2 A DROGA NA TUA VIDA Tipos de droga e seus efeitos

3

4 DROGA-CONCEITO GERAL Droga (do francês drogue, provavelmente do
neerlandês HGH, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. "Droga", em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.

5 TIPOS DE DROGA Depressoras - podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, etc. Psicodislépticas ou alucinógenas – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: maconha, skunk, LSD, psilocibina, heroína. Psicoanalépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade cerebral, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, anfetaminas (bolinha, arrebite), etc.

6 A planta que dá origem á Marijuana

7

8 ECTASY É uma substância psicoativa
Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui acção estimulante e alucinógena.

9

10 COCAÍNA É uma droga alcalóide estimulante com alto
poder de causar dependência. É extraída da folha da coca. O seu consumo crónico leva a grande aceleração do envelhecimento e profundos danos cerebrais irreversíveis, entre outros problemas de saúde.

11

12 HAXIXE Varia do árabe Hashish é uma resina extraída das
folhas e das inflorescências femininas de Cannabis sativa (planta popularmente conhecida como maconha) ou Canabis Indica, seu preparo consiste na coleta dos brotos oleosos, com posterior maceração desses até formarem bolas ou tabletes endurecidos de aspecto verde-escuro. Os tabletes são misturados à maconha ou ao tabaco e fumados na forma de cigarros, cachimbos, etc. Tem maior concentração de THC do que a maconha comum, portanto os seus efeitos sobre o organismo humano são mais fortes.

13

14 CANNABIS É o género botânico de algumas plantas, das quais a mais
famosa é a Cannabis sativa, da qual se produz o haxixe e a maconha. Além desta, são também conhecidas a Cannabis indica e a Cannabis ruderalis, sendo esta última, com muito menor quantidade de THC (6,9-Tetra-hidro-canabinol - principal princípio psico-activo da Cannabis), cultivada em países com a China e Canadá para a produção de cânhamo, utilizado na indústria têxtil. O cultivo da C. sativa é ilegal em quase todo o mundo. Nos Países Baixos a venda de pequenas quantidades desta espécie é tolerada em estabelecimentos comerciais denominados "coffee shops", onde o consumo é também permitido. No Brasil está disponível nas "Bocas de Fumo", mas seu consumo é proibido. Várias empresas trabalham para o melhoramento genético, não por engenharia genética como muitas vezes é afirmado, mas através de sucessivos cruzamentos e selecção de diferentes variedades da planta.

15

16 MARIJUANA É uma droga entorpecente produzida a partir das plantas
da espécie Cannabis sativa,substância psicoativa presente na maconha e no haxixe é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). Geralmente a maconha e o haxixe contêm até 8% de THC, mas algumas variedades de maconha, (cruzamentos entre a espécie Cannabis sativa e Cannabis indica, comumente conhecidas como Skunk ("Gambá" em português, nome dado devido ao forte cheiro proveniente da queima da espécie em questão) produzem recordes na marca de 33% de THC. Este tipo de droga pode ser designado por Maconha.

17

18 DIZ NÃO ÀS DROGAS ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS

19 Não te acreditas? A droga é uma substancia muito perigosa,
tu deves não te drogar como o slide anterior te explica.

20 Mortes por ano

21 O que se pode concluir? A droga mata cada vez mais pessoas se
não queres morrer: “NÃO ÀS DROGAS”


Carregar ppt "Elementos do grupo: Cláudio Costa Bruno Santos Paulo Silva Bruno Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google