A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO O alcoolismo é um problema causado devido ao consumo excessivo e prolongado de álcool. É dado como um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO O alcoolismo é um problema causado devido ao consumo excessivo e prolongado de álcool. É dado como um."— Transcrição da apresentação:

1 DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA

2 ALCOOLISMO O alcoolismo é um problema causado devido ao consumo excessivo e prolongado de álcool. É dado como um conjunto de diagnósticos. Dentro dele existe a tolerância, a dependência, a abstinência e o tratamento. A intoxicação por álcool causa amnésia, demência, alucinações, ansiedade, distúrbios de sono, do sexo e por fim o Delirium Tremens. A tolerância é a necessidade de doses cada vez maiores de álcool, ocorre antes da dependência.A dependência é diagnosticada quando a pessoa não tem mais forças por si própria para interromper ou diminuir o uso de álcool. Fazer a pessoa reconhecer a dependência alcoólica é exigir dela, a quebra da auto-estima e da imagem. Há sempre uma negação da condição, isso impede o tratamento precoce. Na dependência existe o reforço positivo que refere-se a busca de prazer, isto é, quando algo é agradável busca-se o mesmo estimulo para obter a mesma satisfação. O reforço negativo refere-se a evitar a dor ou desprazer.

3 Existem duas substancias eficazes na superação do desejo pelo álcool : a naltrexona que inibe o prazer e o acamprosato que diminui o mal estar causado pela abstinência, inibindo o reforço negativo. A dependência psicológica é a vontade de intensa de voltar a consumir determinada droga pelo prazer que ela causa. A síndrome da abstinência é o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem após a interrupção do uso do álcool.A abstinência causa tremor, sudorese, aceleração de pulso, insônia, náuseas, vômito e ansiedade.Torna-se mais perigosa com o surgimento do delirium tremens, onde o paciente apresenta confusão mental, alucinações e convulsões. A taxa de recaída é muito alta, aproximadamente 90% dos alcoólatras voltam a beber nos 4 anos seguintes, quando não é feito tratamento adequado.Isso também acontece com o uso de nicotina, tranqüilizantes e estimulantes. O dependente que consiga manter-se longe do 1° gole terá mais chances de contornar a recaída.

4 TESTE RÁPIDO DE RASTREAMENTO DE ÁLCOOL 1 drink = um copo de cerveja ou 568ml, uma taça de vinho ou 1 dose de cachaça. 1.Homens: Com que freqüência você ingere OITO ou mais drinks numa ocasião? Mulheres: Com que freqüência você ingere SEIS ou mais drinks numa ocasião? Mulheres: Com que freqüência você ingere SEIS ou mais drinks numa ocasião? 0.Nunca 3.Semanalmente 1.Esporadicamente 4.Diariamente ou quase todos os 2.Mensalmente dias 2.No ultimo ano quantas vezes você foi incapaz de se lembrar do que havia acontecido um dia antes devido à bebida? 0.Nunca 3.Semanalmente 1.Esporadicamente 4.Diariamente ou quase todos os 2.Mensalmente dias

5 3.No último ano quantas vezes você deixou de fazer algo devido a bebida? 0.Nunca 3.Semanalmente 1.Esporadicamente 4.Diariamente ou quase todos os 2.Mensalmente dias 4.No último ano, algum parente ou amigo, ou mesmo médico ou outra pessoa demonstrou preocupação com sua relação à bebida ou sugeriu que você parasse de beber? 0.Nunca 3.Semanalmente 0.Nunca 3.Semanalmente 1.Esporadicamente 4.Diariamente ou quase todos os 2.Mensalmente dias

6 DROGADICÇÃO Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.O termo droga, presta-se a varias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao individuo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. A sociedade hoje, enfrenta um grande problema em relação as drogas, muitos são os jovens, que buscam nas substancias entorpecente, medicamentos, coragem, euforia entre outros prazeres, sendo que as mesmas em contrapartida, trazem como efeito colateral a falta de interesse por assuntos referentes a sociedade memória fraca dificuldade de expressão oral, alterações no comportamento, humor etc. As drogas caracterizam-se por modificações no comportamento que envolvem um desejo irresistível de ingeri-la de forma de algum prazer. Pesquisas mostram que muitas pessoas são mais vulneráveis as drogas, a dependência ou não.A definição de dependência precisa de uma serie de sintomas, entre os quais se destaca a tolerância e a abstinência.

7 DEPENDÊNCIA: Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar droga, à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas conseqüências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física.A síndrome de dependência pode dizer respeito a uma substância psicoativa especifica (por exemplo, o fumo, o álcool ou o diazepam),a uma categoria de substâncias psicoativas (por exemplo, substâncias opiàceas) ou a um conjunto mais vasto de substâncias farmalogicamente diferentes. O termo adicção ainda não é reconhecido oficialmente pela psiquiatria (em português também é um neologismo)mas ele se define condutas com características de dependência. Essa noção de dependência foi originalmente aplicada ao uso de sustâncias mas também tem sido descrito em relação ao jogo, sexo, televisão... são atividades com necessidade imperiosa de continuá-las, sendo convertidas nas chamadas adicções coruportamentais.

8 Algumas características: _ Forte desejo ou compulsão para usar a substância. _ Dificuldade em controlar o consumo da substância, em termos de inicio, término e quantidade. _ Presença da síndrome de abstinência ou uso da substância para evitar o aparecimento da mesma. _ Presença de tolerância, evidenciada pela necessidade de aumentar a quantidade para obter o mesmo efeito anterior. _ Abandono progressivo de outros interesses ou prazeres em prol do uso da substância. _ Persistência no uso, apesar das diversas conseqüências danosas.

9 Tipos de drogas: Drogas depressoras do Sistema Nervoso Central ou drogas Psicolépticas :as drogas depressoras podem dificultar o processamento das mensagens enviadas ao cérebro.Ex: álcool, barbitúricos, thinner, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, etc. Drogas psicodislépticas ou alucinógenas: são drogas que têm característica principal a despersonalização em maior ou menor gral. Ex: maconha, skunk, LSD, psilocibina, heroína, ayahuasca. Drogas psicoanalépticas ou estimulantes:produzem aumento da atividade cerebral, diminuem a fadiga, aumenta a percepção ficando os demais sentidos ativados. Ex: cocaína, crack, cafeína, teobromina, ecstasy, anfetaminas,etc.

10 Motivos associados ao uso de drogas: _ Problemas pessoais; _ Influências de amigos; _ Sensações imediatas de prazer que produzem; _ Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas,ou aliviar a ansiedade; _ Fuga; _ Acalmar; _ ficar acordado ou dormir; _ Emagrecer ou engordar; _ Esquecer ou memorizar; _ Fugir ou enfrentar; _ Inebriar; _ Inspirar; _ Fortalecer; _ Aliviar dores, tensões, angústias, depressões; _ Agüentar situações difíceis.


Carregar ppt "DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO O alcoolismo é um problema causado devido ao consumo excessivo e prolongado de álcool. É dado como um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google