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AW03: Arquiteturas de Comércio Eletrônico Professor: Adriano C. Machado Pereira Mercados Eletrônicos Adriano César M. Pereira

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Apresentação em tema: "AW03: Arquiteturas de Comércio Eletrônico Professor: Adriano C. Machado Pereira Mercados Eletrônicos Adriano César M. Pereira"— Transcrição da apresentação:

1 AW03: Arquiteturas de Comércio Eletrônico Professor: Adriano C. Machado Pereira (adrianoc@gmail.com) Mercados Eletrônicos Adriano César M. Pereira adrianoc@dcc.ufmg.br DCC/UFMG – 2009/1

2 Visão Geral - Introdução Parte 1

3 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo, os alunos devem ser capazes de: – Ter uma visão geral sobre comércio eletrônico: Conceitos básicos; – Ter informações atuais acerca do comércio eletrônico no Brasil e no mundo: Estatísticas gerais de uso e movimentação na área; Qualificação do mercado de comércio eletrônico; Previsões da área.

4 Introdução Definição Comércio eletrônico é o uso de equipamentos de rede (p.ex., telefone, Internet, TV a cabo) para realizar transações comerciais de bens digitais ou físicos. Definição é restrita, mas escopo é amplo.

5 Introdução Definição Comércio eletrônico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. O ato de vender ou comprar pela Internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico.

6 Introdução História Anos 50: uso de computadores e redes em: – sistemas de reserva aéreas – processamento de pedidos – controle de estoque 1970: EDI tradicional 1996: efetivação do comércio eletrônico como nova modalidade de negociação.

7 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Contexto comercial do comércio eletrônico: – Representação: padrões para intercâmbio de informações sobre produtos; – Legitimação: validade de contratos on-line; – Influência: reputação, confiança, garantia; – Disputas: infra-estrutura legal para resolver disputas.

8 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Fatores que limitam o progresso: – Consumidores não confiam Confiança deve ser adquirida e merecida Novas tecnologias Novas gerações de usuários e nova cultura – Falhas e atrasos incomodam Melhoria das redes e servidores Confiabilidade nas transações eletrônicas – Falta de internacionalização Novas audiências e clientes Jurisprudência Internacional

9 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Motivação : – Fatores tecnológicos facilidade de uso da WWW possibilidade de interação bidirecional desenvolvimento tecnológico rápido – Fatores demográficos – Potencial de crescimento (consumo) – Convergências convergência de produtos: conteúdo ou informações sendo digitalizadas convergência de redes: todas se tornando digitais e suportando vários meios de acesso (TV a cabo, Telefone, Redes sem fio etc.)

10 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Caracterização: – Escopo – Produto / Serviço transacionado – Processos suportados

11 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Caracterização - Escopo: – Define os participantes – Tipos: Intra-organizacional: intranet Inter-organizacional: – Entre indivíduos e organizações: Internet – Entre organizações: Extranets

12 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Caracterização – Bem transacionado: – Físico carros, camisas, livros – Serviços – Digital (informações sobre prod. físicos) Estáticos – música, software, vídeo, notícias Interativos – jogos, serviços de informação

13 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Caracterização – Processos suportados: – Uma aplicação de comércio eletrônico não precisa suportar todos os processos inerentes a uma transação comercial – Tipos: Processos possibilitados pela tecnologia Processos facilitados pela tecnologia Processos melhorados pela tecnologia

14 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Caracterização – Processos suportados: – Perspectiva do Comprador: Pré-compra – busca e localização – comparação e seleção de produto – negociação das condições de compra Consumação da compra – colocação da ordem – autorização de pagamento

15 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Caracterização – Processos suportados: – Perspectiva do Vendedor: Interações pré-venda – pesquisas do consumidor e seleção de produtos – estimativas de custo e valoração Produção e despacho – recebimento, escalonamento e despacho da ordem Interações pós-venda – cobrança e pagamento

16 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Vantagens: – Custos menores: Diminuição da cadeia de produção (atravessadores); Transporte; Armazenamento; Distribuição; – Horário de funcionamento;

17 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Vantagens: – Maior opção de escolha e análise; – Menores níveis de: Capital; Estoque; Pessoal; – Possibilidade de maior eficiência no atendimento.

18 Introdução Visão Geral de Com. Eletrônico Desvantagens:

19 Introdução Estatísticas

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22  O mercado eletrônico no Brasil:

23 Introdução Estatísticas

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29 Introdução E-commerce no Brasil em 2006  O mercado brasileiro de Internet, nos últimos anos, apresenta taxas de desenvolvimento e crescimento constantes e, com isso, desperta a atenção e o interesse de muitas empresas, sejam elas empresas tradicionais (que atuam basicamente no mundo físico) e empresas que são voltadas ao canal virtual.

30 Introdução E-commerce no Brasil em 2006  Assim, o ano de 2006 foi marcado por grandes movimentações. Empresas compraram outras empresas, algumas estrearam seu primeiro site de vendas e outras empresas realizaram uma fusão das suas operações.  Entre os destaques desse ano, citamos o ingresso ao mundo virtual de lojas como Pernambucanas e Marabraz, tradicionais varejistas que passaram a vender seus produtos também pela internet.

31 Introdução E-commerce no mundo

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34 Introdução E-commerce no Brasil - 2007  Caracterização de hábitos de consumo: Público mais jovem: –Preços competitivos; –Promoções, descontos e brindes; Público mais velho (36 a 59 anos): –Segurança nas transações;  40% das pessoas visita loja física antes de optar pela compra pela Internet.  Internet como ferramenta de busca e análise de produtos: 30% acaba comprando na loja física (público jovem).

35 Introdução E-commerce no Brasil - Expectativa  2007...

36 Introdução E-commerce no Brasil - Expectativa  2007...

37 Introdução E-commerce no Brasil - 2007

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42 Introdução E-commerce no Brasil – 2008/1

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47  Por sexo: Mulheres já ultrapassam os homens nas compras virtuais. No entanto, apesar de ter a eterna fama de gastar mais, o público feminino ainda tem um tíquete médio inferior ao dos homens. Nos seis primeiros meses desse ano, as mulheres gastaram em suas compras online uma média de R$ 272,00 enquanto que os homens gastaram R$ 375,00, ou seja, 38% a menos.

48 Introdução E-commerce no Brasil – 2008/1  Por sexo: Isso acontece porque as compras do sexo feminino ainda estão concentradas principalmente em produtos mais baratos, como os das categorias Livros, Saúde e Beleza, Moda e Acessórios e Cama, Mesa e Banho. Enquanto que as dos homens geralmente são de produtos com maior valor agregado como Informática e Eletrônicos.

49 Introdução E-commerce no Brasil – 2008/1

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52 Introdução Expectativa 2008 - Brasil

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