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INSTRUMENTOS DE FOMENTO

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Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS DE FOMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS DE FOMENTO
A CADEIAS PRODUTIVAS SEMINARIO SOBRE CADEIAS PRODUTIVAS Assunção – Paraguai 17 de outubro de 2005

2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
O SEBRAE Conceitos norteadores para a formulação de instrumentos de fomento Principais instrumentos de fomento a cadeias produtivas no Brasil Anexos

3 SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
O SEBRAE SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

4 MISSÃO DO SEBRAE Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das Micro e Pequenas Empresas e fomentar o Empreendedorismo

5 Novos Instrumentos para Construção de Projetos
Plano Plurianual PPA 2005/ projetos PPA 2006/ projetos GEOR – Gestão Estratégica Orientada para Resultados projetos em 30 setores projetos (previsão)

6 SISTEMA SEBRAE Conselho Deliberativo Nacional:
13 entidades públicas e privadas Núcleo Central 27 Unidades nos 26 estados e DF 600 pontos de atendimento no país

7 SISTEMA SEBRAE empregados próprios rede consultores credenciados
parcerias nacionais parcerias internacionais

8 CONCEITOS NORTEADORES PARA A FORMULAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE FOMENTO

9 GLOBALIZAÇÃO Competição internacional entre cadeias produtivas
Necessidade de integração competitiva das cadeias produtivas nacionais na economia internacional Pensar globalmente e e agir localmente: Arranjos Produtivos Locais nas cadeias selecionadas GLOBALIZAÇÃO

10 CADEIA PRODUTIVA * Conjunto de atividades que se articulam progressivamente, desde os insumos básicos até o produto final, incluindo distribuição e comercialização, constituindo-se em elos de uma corrente * definição utilizada pelo Fórum de Competitividade (Brasil)

11 ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS - APL
Aglomerações de atores econômicos, políticos e sociais que atuam em uma mesma atividade produtiva, num mesmo território, e mantêm (ou apresentam potencial de vir a manter) vínculos de interação, cooperação e aprendizagem entre si, que fortalecem seu protagonismo e capacidade de inovar.

12 ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS - APL
Um APL é um segmento de uma ou mais cadeias produtivas. O apoio a um APL deve ser desenvolvido com a visão e a lógica da cadeia.

13 COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

14 COMPETITIVIDADE ESTRUTURAL

15 COMPETITIVIDADE SISTÊMICA

16 A CADEIA PRODUTIVA VISTA COMO REDE
ATORES DA REDE EMPRESAS DOS ELOS DA CADEIA PRINCIPAL: insumos, produção, processamento, atacado, varejo EMPRESAS DOS ELOS DA CADEIA SECUNDÁRIA: logística, transporte, equipamentos, etc INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DE APOIO: ensino e pesquisa, serviços financeiros, fomento, informações, governos, etc

17

18 CADEIA PRODUTIVA UMA REDE
Linho Algodão Juta Sisal Seda Agropecuária F i b r a s T ê x t e Fibras naturais A c a b m e n t o Malharia Mineração Amianto Fibras artificiais Celulose Raiom Tecelagem manufaturadas Fibras Poliéster Poliacrílico Nylon Elastano Olefinica Fibras sintéticas Petroquímica Eteno Confecção Máquinas agrícolas Máquinas ferramentas Máquinas têxteis Componentes

19 COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA
Uma cadeia produtiva é como uma corrente: um elo fraco fragiliza toda a cadeia.

20 ELOS A MONTANTE E A JUSANTE
Produto Exp Imp Exp Imp Exp Imp Elo 1 Prod 1 Elo 2 Prod 2 Elo 3 Prod 3 Consumidor Informações Elo 1 está a montante do Elo 2 Elo 3 está a jusante do Elo 2

21 COMPETITIVIDADE NOS ELOS
Produto Exp Imp Exp Imp Exp Imp Elo 1 Prod 1 Elo 2 Prod 2 Elo 3 Prod 3 Consumidor Informações Competitividade de um elo depende da competitividade dos elos a montante e a jusante

22 COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA
Micro e pequenas empresas (MPE): representam em % a quase totalidade das empresas em qualquer país constituem-se em fragilidades para as cadeias produtivas Uma política de apoio à competitividade de cadeias produtivas passa, necessariamente, pelo apoio à inserção competitiva e sustentável de MPE na cadeia.

23 COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA
A competitividade de uma cadeia depende do grau de cooperação na Rede de Atores da Cadeia: entre os elos da cadeia entre instituições de apoio entre os elos e instituições de apoio

24 BUSCA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA
Cada elo precisa dialogar com os vizinhos: conhecer as necessidades do elo a jusante (cliente ou distribuidor) e trabalhar em conjunto para o atendimento dessas necessidades informar ao elo a montante (fornecedor) suas próprias necessidades e trabalhar em conjunto, para que ele atenda às suas necessidades

25 BUSCA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA
Cada elo DEVE INDUZIR COM SEU PODER DE COMPRA a melhoria da competitividade do elo a montante ou a jusante mais próximo ... e assim sucessivamente ... melhorando a competitividade da cadeia como um todo.

26 COMPETITIVIDADE DA CADEIA E DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL
A cooperação entre os Atores da Rede deve contemplar: o conhecimento do ambiente da cadeia/APL por todos o compartilhamento da visão de futuro da cadeia/APL a construção e implementação de um plano estratégico de competição para a cadeia/APL que fortaleça sua governança e sua capacidade de inovar

27 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE FOMENTO A CADEIAS PRODUTIVAS
NO BRASIL

28 FÓRUM DE COMPETITIVIDADE
15 Fóruns de Cadeias Produtivas Prioritárias Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fórum Mercosul da Cadeia de Madeira e Móveis

29 FÓRUM DE COMPETITIVIDADE
Governo Empresários Trabalhadores Diagnóstico Consensualizado Plano de Ações e Metas Compromissos Congresso Nacional Aumento da competitividade das cadeias produtivas Macrobjetivos de desenvolvimento do país

30 Políticas Públicas FÓRUM DE COMPETITIVIDADE Macrobjetivos Governo
Geração de emprego, ocupação e renda Desenvolvimento produtivo regional Melhoria do Balanço de Pagamentos Capacitação tecnológica Setor Produtivo Metas Instrumentais Produtividade Qualidade Inovação marketing

31 GRUPO DE TRABALHO PERMANENTE DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (GTP APL)
23 instituições públicas e privadas apoiando em parceria APL selecionados Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

32 FUNDOS SETORIAIS: EDITAIS TECNOLÓGICOS
estímulo à cooperação entre entidades de pesquisas e empresas em APL apoio à aproximação entre grandes empresas e seus fornecedores de menor porte para desenvolvimento tecnológico criação e consolidação de redes de serviços coletivos de acesso à tecnologia em APL apoio a incubadoras de empresas e empresas incubadas

33 INSTRUMENTOS DE APOIO AO SETOR PRODUTIVO
Publicação editada periodicamente (2004) Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

34 INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM: SEBRAE
Termo de Referência para Atuação em APL Metodologia de Cadeias Produtivas Agroindustriais Metodologia da Cadeia Produtiva de Aquicultura Metodologia de Desenvolvimento de Fornecedores Metodologia de Formação de Núcleos Setoriais

35 Eliane Lobato Peixoto Borges Portal: www.sebrae.com.br

36 ANEXOS

37 INSTRUMENTOS DE ACESSO À INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: SEBRAE
Programa de Incubadoras Programa de Design Consultoria Tecnológica Bônus Certificação e Bônus Metrologia Programa de Ecoeficiência

38 INSTRUMENTOS DE ACESSO A MERCADO: SEBRAE
Rodadas de Negócios Sistema de Inteligência Comercial para APL Apoio à Participação em Feiras Apoio a Missões Empresariais Centrais de Negócios

39 INSTRUMENTOS DE ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS: SEBRAE
Capital de Risco Microcrédito Fundo de Aval

40 INSTRUMENTOS DE CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL: SEBRAE
Matriz Educacional, com dezenas de metodologias e cursos gerenciais, de empreendedorismo e de cultura da cooperaçao

41 Gestão Estratégica Orientada para Resultados - GEOR
PILARES: Direcionamento para clientes Foco em resultados finalísticos Adensamento da visão estratégica Intensidade, prontidão e proximidade da ação gerencial

42 Ciclo da Gestão Estratégica Orientada para Resultados -GEOR
Planejamento Avaliação Monitoramento Gerenciamento Fazer Acontecer Resultados Finalísticos para o Público-Alvo

43 Exemplo PROJETO GEOR


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