A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 1 O problema do endividamento (CONTÉM NOTAS DE SEMINÁRIO DO Instituto do Consumidor) 2007/08.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 1 O problema do endividamento (CONTÉM NOTAS DE SEMINÁRIO DO Instituto do Consumidor) 2007/08."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 1 O problema do endividamento (CONTÉM NOTAS DE SEMINÁRIO DO Instituto do Consumidor) 2007/08

2 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 2 Questões desta unidade. O crédito e o endividamento : Que avaliação do risco?. O que é e porque interessa a estrutura financeira da empresa na concessão de crédito?. O que significa “leverage”?. Que teorias do equilíbrio financeiro?.Em que medida as alterações na estrutura do capital poderão afectar a empresa?

3 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 3 FONTES DO ENDIVIDAMENTO CRÉDITO ÁS EMPRESAS: CRÉDITO PARA FINANCIAR ACTIVIDADES DE TESOURARIA (CURTO PRAZO); CRÉDITO PARA FINANCIAR O INVESTIMENTO (CRÉDITO DE MÉDIO E LONGO PRAZO) CRÉDITO A PARTICULARES (CRÉDITO AO CONSUMO; CRÉDITO HIPOTECÁRIO)

4 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 4 TIPOS DE CRÉDITO Crédito hipotecário (financiamento para aquisição, construção ou beneficiação de habitação). Crédito ao consumo (meio pelo qual um credor concede ou promete conceder a um consumidor um crédito sob a forma de diferimento de pagamento, mútuo, utilização de cartões de crédito ou qualquer outro acordo de financiamento semelhante (DL nº 359/91, de 21/09)

5 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 5 MODALIDADES DE CRÉDITO AO CONSUMO Descoberto bancário; Conta ordenado; Cartão de crédito; Crédito pessoal; Crédito “afectado”; Crédito revolving (permanente); Locação financeira; Aluguer de Longa Duração (ALD).

6 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 6 ENDIVIDAMENTO Consiste no saldo em dívida por parte de um consumidor ou de um agregado familiar, que pode resultar de uma ou mais dívidas (multiendividamento).

7 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 7 SOBREENDIVIDAMENTO Quando existe uma situação de impossibilidade definitiva e estrutural de um devedor fazer face ao conjunto de dívidas vencidas e/ou vincendas, ou mesmo, quando exista uma ameaça séria de que o não possa fazer no momento em que elas se tornem exigíveis.

8 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 8 SOBREENDIVIDAMENTO Sobreendividamento activo – o devedor contribui activamente para se colocar em situação de impossibilidade de pagamento (por grave imprudência); Sobreendividamento passivo – quando circunstâncias não previsíveis (desemprego, divórcio, doença, morte, etc.), afectam gravemente a capacidade de reembolso do devedor colocando-o na impossibilidade de cumprimento.

9 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 9 O PROBLEMA DO ENDIVIDAMENTO DAS EMPRESAS: ESTRUTURA FINANCEIRA ÓPTIMA. O ENDIVIDAMENTO AFECTA A PERFORMANCE DE UMA EMPRESA?

10 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 10 Efeito do Leverage Em que medida o “ leverage” pode afectar o “EPS” e o “ROE” de uma empresa? Quando aumentamos a quantidade de dívida aumentamos a despesa em juros fixos e isso vai-se reflectir tanto num bom ano económico como num mau ano. “Leverage” amplifica a variação do EPS e do ROE

11 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 11 LEVERAGE (alavancagem) As empresas devem apresentar uma estrutura financeira optima. Devem estabelecer um limite entre o endividamento e “equity” (financiamento por capitais próprios) Mais endividamento maior o risco…o que faz aumentar o custo do capital

12 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 12 Estrutura de capital optima P 0 = D 1 /(k s – g) Maiores ganhos resulta em maiores dividendos. Isso provoca um aumento de P 0. Mais endividamento aumenta no entanto k s, o que faz diminuir P 0. A estrutura optima do capital é aquela em que maximiza P 0.

13 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 13 Alavancagem (leverage) Dados do problema Dados: O valor do capital investido é de 2 000 000 euros O resultado de exploração é de 200 000 euros Taxa d ejuro do empréstimo : 5% Taxa de imposição: 40%

14 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 14 Alavancagem (leverage)

15 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 15 Taxa rentabilidade dos capitais proprios 35 20 5 5 20 taxa de rentabilidade do capital investido

16 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 16 Break-Even EBIT Encontrar o valor do EBIT (Earnings before Interest and taxes) quando o EPS ( Earnins per share) for o mesmo em ambas as estruturas de capital, corrente e proposta. Se esperarmos que o EBIT seja maior que o valor do break-even point, então o efeito de “leverage” é benéfico aos accionistas. Se esperarmos que o EBIT é menor que o valor do break-even point, então o efeito de “leverage” é prejudicial aos accionistas.

17 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 17 Vamos supor que a empresa tem no mercado 400 000 acções ao preço de dois euros cada. A empresa endividou-se com o fim de re-adquirir metade das suas acções (200000 x2 = 400000). Aos ganhos dever-se-a retirar este valor.

18 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 18 Exemplo: Break-Even EBIT

19 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 19 Equações WACC = R A = (E/V)R E + (D/V)R D R E = R A + (R A – R D )(D/E) –R A é o “custo” do risco da empresa, i.e., o risco dos activos da empresa. –(R A – R D )(D/E) é o “custo” do risco financeiro, i.e., o retorno adicional requerido pelos accionistas para compensar o risco de “leverage”.

20 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 20 Exemplo Dados –Retornos pretendidos sobre os activos = 16%, custo do endividamento = 10%; percentagem de dívida = 45% Qual é o custo de capital ( cost of equity)? –R E =.16 + (.16 -.10)(.45/.55) =.2091 = 20.91%

21 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 21 Suponha que o “ cost of equity” é de 25%, qual é o “debt-to-equity” ratio? –.25 =.16 + (.16 -.10)(D/E) –D/E = (.25 -.16) / (.16 -.10) = 1.5 Com esta informação, qual é a percentagem de “equity” na empresa? –E/V = 1 / 2.5 = 40%

22 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 22 Cash Flows Os juros são deduzidos de impostos Se a empresa adicionar dívida, reduzirá impostos se as outras variáveis se mantiverem. A redução de impostos faz aumentar o cashflow da empresa. De que modo o aumento dos cash flows afectam o valor da empresa?

23 Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 23 CONCLUSÃO A actividade de intermediação dos bancos fzem relacionar os bancos com as empresas. Todavia, é através do crédito e do endividamento das empresas que o relacionamento se torna mais forte. Coloca-se a questão se o valor da empresa é independente ou não da estrutura financeira da empresa. O custo total do capital (wacc) será visto como a média ponderada do custo do capital e do custo de endividamento.


Carregar ppt "Avaliação de projectos Universidade de Timor CRUP - FUP 1 O problema do endividamento (CONTÉM NOTAS DE SEMINÁRIO DO Instituto do Consumidor) 2007/08."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google