A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza."— Transcrição da apresentação:

1 Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.

2 Transgênicos na agricultura
Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura ou na pecuária. Vários países estão adotando este método como forma de aumentar a produção e diminuir seus custos.

3 Através da modificação genética, técnicas que incluem DNA recombinante, introdução direta em um ser vivo de material hereditário de outra espécie, incluindo micro injeção, microencapsulação, fusão celular e técnicas de hibridização com criação de novas células ou combinações genéticas diferenciadas, ou seja, que não encontramos na natureza.  Na agricultura, por exemplo, uma técnica muito utilizada é a introdução de gene inseticida em plantas. Desta forma consegue-se que a própria planta possa produzir resistências a determinadas doenças da lavoura. A Engenharia Genética tem conseguido muitos avanços na manipulação de DNA e RNA.

4 Pontos Positivos Pontos Negativos Aumento da produção
Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos) Resistência aos agrotóxicos Aumento do conteúdo nutricional Maior durabilidade e tempo de estocagem A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas. Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas. Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas

5 O que são as plantas transgênicas
Plantas transgênicas são plantas em que foram introduzidos um ou mais genes vindos de um outro organismo (outra espécie de planta, animal, bactéria, etc...), pelas técnicas da engenharia genética. São conhecidas também como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), sendo que este termo aplica- se também a animais e bactérias transgênicas. Por enquanto, o objetivo de se obter plantas transgênicas tem sido o de diminuir os custos de produção (plantas resistentes a pragas, doenças ou herbicidas) ou de aumentar a qualidade nutricional do produto (melhorando sua aparência, conteúdo nutricional, etc...). OGMs são obtidos utilizando-se a biotecnologia, mas é importante reconhecer que OGMs e biotecnologia não são a mesma coisa. O termo "biotecnologia" engloba um grande campo de pesquisa, onde a obtenção de OGMs é apenas uma parte.

6 Animais Transgênicos Os animais transgênicos se caracterizam por possuir um gene de interesse que não está normalmente presente em seu genoma. Eles são utilizados principalmente para produzir um determinado fator de interesse comercial e científico. Uma das mais importantes aplicações da tecnologia dos transgênicos é a criação de modelos animais de doenças humanas, este potencial tem sido realizado pela caracterização de genes promotores ou facilitadores, que permitem direcionar a expressão direta de genes estranhos para um tipo específico de célula. Uma vez estabelecido, o modelo transgênico, por exemplo, pode ser usado para o estudo de mecanismos moleculares que contribuem na patogênese de uma doença, para identificar agentes que possam eliminá-la, retardar sua progressão ou melhorar seus sintomas.

7 Três principais metodologias são utilizadas para transferir um gene de interesse no genoma de um outro animal hospedeiro:

8

9

10 Vantagens Desvantagens
Especificidade: A característica requerida pode ser escolhida com muito mais precisão, assim os riscos indesejáveis reduzem bastante. Velocidade: Se pode estabelecer uma característica desejada em uma geração, enquanto que, na reprodução seletiva, são necessárias muitas gerações. Economia: Se pode introduzir novas características nos animais, para reduzir suas necessidades alimentícias e tratamento veterinário. Saúde do animal: A inserção de um transgene pode alterar a expressão do genoma (e, portanto as “funções” do animal). Transmissão de vírus: Este é um tema particularmente preocupante no caso da reprodução de animais como doadores de tecidos, para os xenotransplantes. Disseminação: Os transgenes poderiam ser transmitidos a populações silvestres através da reprodução normal.

11

12 Ruim para o produtor e para o consumidor
A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou alteração do patrimônio genético de nossas plantas e sementes e o aumento dramático no uso de agrotóxicos. Além disso, ela torna a agricultura e os agricultores reféns de poucas empresas que detêm a tecnologia, e põe em risco a saúde de agricultores e consumidores. O Greenpeace defende um modelo de agricultura baseado na biodiversidade agrícola e que não se utilize de produtos tóxicos, por entender que só assim teremos agricultura para sempre.


Carregar ppt "Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google