A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção CII – Comissão da Indústria Imobiliária 03/09/08.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção CII – Comissão da Indústria Imobiliária 03/09/08."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção CII – Comissão da Indústria Imobiliária 03/09/08

2 Três reuniões realizadas 1.02/04/ /04/ /07/08 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário

3 Entidades participantes: Dia 02/04 1. Min. das Cidades 2. Sinduscon-MG 3. Sinduscon-SP 4. Ademi-RJ 5. CBIC 6. Sinduscon-RS 7. Sinduscon-DF 8. AELO 9. Sinduscon-PR 10. Sindicon-ES 11. Secovi-PR 12. Secovi-SP Dia 16/04 1. Sinduscon-MG 2. Sinduscon-SP 3. Ademi-RJ 4. Sinduscon-RS 5. Secovi-PR 6. Sindicon-ES 7. Sinduscon-PR 8. Secovi-SP

4 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário TERMO DE REFERÊNCIA Proposta: Cálculo de indicadores sobre o desempenho do mercado imobiliário nacional, utilizando as pesquisas atualmente realizadas a partir da contratação de uma consultoria especializada.

5 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário TERMO DE REFERÊNCIA PONTOS PRINCIPAIS Necessidade de consolidação dos indicadores do mercado imobiliário existentes: – Velocidade de Vendas – Lançamentos – Unidades Vendidas – Preço Médio de venda por M² – Oferta/Estoque – VGV

6 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário TERMO DE REFERÊNCIA PONTOS PRINCIPAIS Mercado de imóveis residenciais novos Segmentada por dormitórios e por tipo (Vertical/Horizontal) Cada entidade possui metodologia específica que impossibilita a consolidação sem um tratamento estatístico adequado.

7 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário TERMO DE REFERÊNCIA PONTOS PRINCIPAIS Dados amostrais e dados extrapolados Dados amostrais – Não é possível realizar expansão dos dados Objetivo: Criar alternativa para elaboração de um dado nacional Contratação de uma Instituição de pesquisa, para analisar e propor fórmulas de extrapolação das amostras. Estudo tem que ser imparcial, objetivando um resultado confiável, possibilitando a comparação entre os dados das diversas cidades.

8 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário TERMO DE REFERÊNCIA PONTOS PRINCIPAIS Não pode haver interferência na fórmula de cálculo já realizada. Os dados serão de conhecimento público A Consultoria terá que apresentar habilitação técnica, referências e capacidade condizente. A intenção da contratação é buscar a conclusão do projeto no prazo estipulado e que possibilite à equipe da CII absorver conhecimentos que contribuirão para a auto- suficiência na manutenção e no aperfeiçoamento do modelo adotado.

9 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário TERMO DE REFERÊNCIA PONTOS PRINCIPAIS Formar grupo técnico para acompanhar o trabalho da consultoria. A padronização dos dados deverá prever uma flexibilidade de modo a permitir adaptações à medida sejam registradas alterações nos dados, como por exemplo: inclusão de alguma variável ou de uma nova cidade.

10 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário TERMO DE REFERÊNCIA PONTOS PRINCIPAIS Trabalho a ser entregue é dividido em quatro grupos: 1. Notas técnicas sobre as pesquisas do mercado imobiliário realizadas pelas diversas entidades; 2.Notas técnicas sobre fundamentos e princípios gerais utilizados na padronização e extrapolação dos dados; 3.Relatório final com dados padronizados, extrapolados e unificados 4.Apresentação à diretoria da CII/CBIC

11 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário EMPRESAS COTADAS 1. FGV Consult 2.Embraesp 3.Interscience 4.Ipsos 5.Clade

12 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário EMPRESAS COTADAS FGV Consult Realiza uma série de estudos e pesquisas para o setor, foi contatada e inicialmente mostrou interesse em participar do trabalho, mas verificou ser inviável participar no projeto, pois está sobrecarregada de projetos.

13 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário EMPRESAS COTADAS IPSOS Eduardo Sincofsky explicou que o ponto forte da empresa é a pesquisa com o comportamento do consumidor. Uma pesquisa de indicadores nacionais demandaria um orçamento elevado por se iniciar da etapa zero. A Ipsos poderia oferecer produtos voltados para prospecção da demanda.

14 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário EMPRESAS COTADAS Embraesp Luis Pompéia demonstra interesse, mas necessita de maior prazo para realização da proposta

15 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário EMPRESAS COTADAS Interscience Paulo Secches solicitou Termo de Referência para apreciação, mas demonstrou não possuir interesse.

16 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário EMPRESAS COTADAS Clade Cícero Yagi, que presta consultoria para algumas empresas e entidades do ramo imobiliário, inclusive para o Secovi-SP e a CBIC, estudou o termo de referência e realizou duas reuniões com o Celso Petrucci e o depto. de economia, apresentou uma proposta inicial de consolidação dos indicadores, que visa realizar em duas etapas, sendo a primeira, um estudo das pesquisas existentes, a uniformização dos dados e consolidação do índice de velocidade de vendas por estado e segmentado por dormitórios (no âmbito das atuais 15 cidades); na segunda etapa a expansão da pesquisa será para outras cidades.

17 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi Proposta: Cálculo de indicadores sobre o desempenho do mercado imobiliário nacional, utilizando as pesquisas atualmente realizadas

18 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi 1.Apresentação do problema Diagnóstico feito pela CBIC Objetivo desejado pela CBIC Tipo de imóvel pela CBIC Abrangência geográfica Padronização dos dados

19 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi 2.Metodologia para a abordagem do problema Desenvolver os seguintes procedimentos: 1.Etapa 1 – Estimar os parâmetros de expansão para o conjunto de 15 cidades (em 13 unidades da federação brasileira) 2.Aperfeiçoamento da proposta da CBIC a) Aprimoramento dos fatores de expansão nas 15 cidades, em 13 UFs b)Desenvolvimento de pesquisas e fatores de expansão para outras unidades da federação, a critério da CBIC, para obter indicadores consolidados nacionais de maior abrangência geográfica

20 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi 1.Estimar fatores de expansão Procedimentos metodológicos que serão efetuados a.CBIC disponibilizará o cadastro das entidades que fazem pesquisas, indicando as pessoas que fornecem as informações b.CBIC contribuirá para que as Entidades se coloquem à disposição para responder as questões – o sucesso de uma das fases do trabalho depende desse grau de comprometimento c.CBIC ou as entidades que realizam as pesquisas deverão providenciar um cópia do relatório das pesquisas.

21 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi Procedimentos que serão efetuados 1.Fase de levantamento das informações sobre como as pesquisas atuais estão sendo desenvolvidas 2.Proposta de metodologia para desenvolvimento de pesquisas imobiliárias 3.Montagem do perfil econômico-social-imobiliário 4.Desenvolvimento de Metodologia para cálculo de fatores de expansão das pesquisas 5.Aplicação dos fatores de expansão aos dados das pesquisas imobiliárias

22 CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi Produtos do projeto 1.Notas técnicas sobre as pesquisas do mercado imobiliário realizadas pelas diversas entidades 2.Notas técnicas sobre fundamentos e princípios gerais utilizados na padronização e extrapolação dos dados 3.Relatório final com dados padronizados, extrapolados e unificados 4.Relatório final: a) Sumário Executivo com as principais conclusões e recomendações estratégicas b)Metodologia utilizada c)Desenvolvimento do projeto d)Apresentação à diretoria da CII/CBIC

23 Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi Cronograma de execução do projeto CBIC/CII - Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário

24 Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário Clade / Cícero Yagi Custo do Projeto: Primeira etapa: R$ ,00

25 CBIC/CII Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário 30/07/08


Carregar ppt "Metodologia de Pesquisa Nacional do Mercado Imobiliário CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção CII – Comissão da Indústria Imobiliária 03/09/08."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google