A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orbitais Atômicos. Espacialmente, os orbitais s e p apresentam o seguinte aspecto:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orbitais Atômicos. Espacialmente, os orbitais s e p apresentam o seguinte aspecto:"— Transcrição da apresentação:

1 Orbitais Atômicos. Espacialmente, os orbitais s e p apresentam o seguinte aspecto:

2 A Ligação Covalente Hoje. Por volta de 1960, Linus Pauling propôs um novo modelo, explicando a ligação covalente pelo entrosamento de orbitais atômicos incompletos, ou seja, que possuem somente um elétron. Para entendermos esse modelo vamos começar estudando a molécula de H 2. Para ocorrer a formação da molécula de H 2, é necessário haver ligação entre dois átomos de hidrogênio pela interpenetração dos orbitais incompletos em que os elétrons apresentem spins opostos. Após a interpenetração dos orbitais atômicos, estes se deformam, originando um orbital molecular. Pelas ligações, pode-se perceber que a interpenetração dos orbitais ocorreu ao longo do mesmo eixo; por isso, essa ligação é denominada ligação sigma (σ). Nesse caso é uma ligação que envolveu orbitais do tipo s, denominada σ s-s.

3 Ligações Sigma (σ). Conhecendo-se a camada de valência de um elemento, podemos prever a quantidade de ligações covalentes e o tipo de orbitais envolvidos nessas ligações, ou seja, os tipos de ligação sigma. O quadro ao lado mostra alguns tipos de ligação sigma.

4 Ligações pi (π) Quando entre dois átomos ocorrer mais de uma ligação, a primeira será sempre uma ligação sigma e as demais corresponderão a ligações pi, envolvendo os orbitais p contidos em eixos paralelos. Após a interpenetração, os orbitais se deformam, originando os orbitais moleculares pi. A ligação pi é sempre formada pela interpenetração de orbitais incompletos do tipo p, contidos em eixos paralelos. Sua representação será sempre π p-p.

5 Veja dois exemplos:

6 Hibridação de Orbitais Atômicos As ligações covalentes são realizadas por orbitais semi preenchidos (incompletos). Como explicar as quatro ligações do carbono se ele tem apenas dois orbitais semi preenchidos?

7 Hibridação do Carbono. sp 3

8 sp 2 sp

9 3) Para os compostos relacionados abaixo, determine o tipo de ligação covalente e a hibridização de cada carbono numerado. (Exemplo: σ (sp 3 -sp 3 )) 1) Os carbonos numerados na estrutura representada a seguir, apresentam, respectivamente as seguintes hibridizações: 2) A muscalura é um feromônio utilizado pela mosca doméstica para atrair machos, marcar trilhas e outras atividades: a) Qual o número total de ligações sigma neste composto? b) Quais são os tipos de hibridização do carbono presentes no composto?

10 4)Observe os compostos orgânicos a seguir: Podemos afirmar corretamente que: 01) o composto a apresenta dez ligações sigma e três ligações pi. 02) o composto b apresenta duas ligações pi e seis ligações sigma. 04) o composto c apresenta três ligações pi e duas ligações sigma. 08) no composto e os átomos de carbono apresentam hidridização sp 3. 16) no composto d os átomos de carbono I, II, III e IV apresentam respectivamente hibridização sp 3, sp 2, sp e sp 3.


Carregar ppt "Orbitais Atômicos. Espacialmente, os orbitais s e p apresentam o seguinte aspecto:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google