A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiosidade Africana Português Prof.: Rosangela 1ºB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiosidade Africana Português Prof.: Rosangela 1ºB."— Transcrição da apresentação:

1 Religiosidade Africana Português Prof.: Rosangela 1ºB

2 A áfrica foi colonizada por diferentes povos, com isso absorveu diferentes crenças de diferentes povos, isso explica a miscigenação de religiões na áfrica. Algumas das religiões africanas são o islamismo, cristianismo e o hinduismo.

3

4 Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: os Sunitas e os Xiitas. Os Sunitas são os seguidores da tradição do profeta, continuada por All- Abbas, seu tio. Os Xiitas são partidários de Ali, marido de Fátima, filha de Maomé. São os líderes da comunidade e continuadores da missão espiritual de Maomé.

5 O Islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo, dominando acima de 50% das nações em três continentes. O número de adeptos que professam a religião mundialmente já passa dos 935 milhões. O Islamismo crê que existe um só Deus verdadeiro, e seu nome é Alá. O Islamismo crê que existe um só livro sagrado dado por Alá, o Corão, escrito em Árabe O Islamismo crê que Maomé é o último e o mais importante dos profetas.

6

7 O Cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante da Bíblia.

8 Com mais de 2,1 bilhões de adeptos, divididos por várias denominações, o cristianismo é hoje a maior religião mundial. Os cristãos acreditam num só Deus que é onipotente, onipresente e onisciente. Deus é o criador do mundo e dos seres humanos Acreditam hoje os cristãos que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. Os cristãos acreditam na Igreja, entendida como a comunidade de todos os cristãos e como corpo místico presente na Terra. As formas de culto do cristianismo envolvem a oração, a leitura de passagens da Bíblia, o canto de hinos, a cerimônia da eucaristia

9 Os católicos e os ortodoxos interpretam as formas de culto cristãs em termos de sete sacramentos, considerados como graças divinas: Batismo; Eucaristia; Matrimônio; Confirmação ou Crisma; Penitência; Extrema unção ou Unção dos enfermos; Ordenação Sacerdotal.

10

11 O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Não há um fundador desta religião.O Hinduísmo, na verdade, se compõe de toda uma intersecção de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.

12 O Hinduísmo é uma religião henoteísta tradicional da Índia. De uma forma geral, é uma das religiões mais tolerantes conhecidas, exceto pelo sistema de castas. Os hindus seguem um sistema estrito de castas que determina o status de cada pessoa. O pensamento hindu se distingue por encorajar enfaticamente a tolerância pelas diferentes crenças, desde que sistemas temporais não podem declarar ser a única compreensão da Verdade Transcendental.

13

14 As máscaras são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões de vontade criadora do africano; foram os objetos que mais impressionaram os povos europeus desde as primeiras exposições em museus do Velho Mundo, através de milhares de peças saqueadas do patrimônio cultural da África, embora sem reconhecimento de seu significado simbólico. A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente (laude,1968:144). Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade. Como exemplo dessas máscaras destacamos as Epa e as Gueledeé.

15

16 Candomblé O Candomblé diferentemente da Umbanda, se mantém bem mais fiel e menos modernizada, conservando antigos ritos, como o sacrifício de galinhas e bodes. É praticado pelas Américas, mantendo muitas de suas características ancestrais. Cada Orixá é regido por um tipo de canto, saudação e batida de atabaque. Modificam–se, igualmente, as roupas, as danças e as oferendas. Geralmente, a incorporação é feita por um médium experiente, mas pessoas sem contato com a religião podem receber seus santos, afirmam especialistas.

17 Umbanda A Umbanda engloba em si elementos Kardecistas, como a reencarnação, e as rezas do Catolicismo, além da cultura indígena, oriental e africana. São feitos por caboclos, pretos velhos, índios, ciganos, crianças, espíritos do mar, terra, ar etc. A umbanda tem uma forte ligação com o sincretismo dos Santos Católicos. O líder do terreiro é o Pai ou Mãe de Santo e seus seguidores são os filhos de Santo.

18

19

20

21

22 http://www.umbandaracional.com.br/pesqorixas.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_%C3%81frica#Principais_Religi.C3.B5es http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo http://www.sepoangol.org/islam.htm#historia http://www.orixas.com.br

23 Grupo: Daniel Holanda Erik Duarte Isabel Oliveira Luiz Felipe Cardoso Marcella Lopes Rayssa Mattos


Carregar ppt "Religiosidade Africana Português Prof.: Rosangela 1ºB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google