A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DA MONOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DO TCC (MONOGRAFIA) Dra- Cefet-Pr GALERA,Joscely.Dra-Cefet-Pr

2 APRESENTAÇÃO NORMATIZAÇÃO GARANTIA DE UMA METODOLOGIA COMUM
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA OFICIALIZAÇÃO DA ESTRUTURA

3 O QUE É RELATÓRIO DE TCC (MONOGRAFIA)
UM ESTUDO SOBRE UM TEMA ESPECÍFICO OU PARTICULAR, COM SUFICIENTE VALOR REPRESENTATIVO E QUE OBEDECE À RIGOROSA METODOLOGIA. INVESTIGA DETERMINA­DO ASSUNTO NÃO SÓ EM PROFUNDIDADE, MAS TAMBÉM EM TODOS OS SEUS ÂNGULOS E ASPECTOS, DEPENDENDO DOS FINS A QUE SE DESTINA.

4 O TEXTO MONOGRÁFICO PODE SER CONSIDERADO COMO UM ESTUDO QUE:
OBSERVA E ACUMULA OBSERVAÇÕES; ORGANIZA OBSERVAÇÕES E INFORMAÇÕES; ESTABELECE RELAÇÕES ENTRE AS OBSERVAÇÕES; INDAGA OS PORQUÊS DAS RELAÇÕES E REGULARIDADES COMPROVA AS RELAÇÕES E REGULARIDADES ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS, REFLEXÕES, INTERPRETAÇÕES, CITAÇÕES DE AUTORES

5 ESTABELECE RELAÇÕES DE CONCLUSÃO, RESPONDENDO ÁS QUESTÕES PROPOSTAS NO PROJETO DE PESQUISA;
COMUNICA RESULTADOS E CONCLUSÕES OBTIDAS ATRAVÉS DE UM TEXTO ORGANIZADO METODOLOGICAMENTE OS QUAIS DEVEM:

6 EXPRESSAR DESCOBERTA VERDADEIRA;
APRESENTAR PROVAS CONCLUSIVAS (FALAS DE ENTREVISTADOS, REGISTROS DE OBSERVAÇÕES, TABELAS, GRÁFICOS...); SER VERIFICÁVEIS; SER OBJETIVOS; SER ORDENADOS COM SEQÜÊNCIA LÓGICA; EXPOR RELAÇÕES E INTERPRETAÇÕES ENTRE FATOS OBSERVADOS E REGISTRADOS.

7 NÃO É MONOGRAFIA REPETIR UM ESTUDO SOBRE UM TEMA QUE JÁ TENHA SIDO EXPLORADO E NÃO APRESENTAR NADA DE NOVO EM RELAÇÃO AO ENFOQUE, AO DESENVOLVIMENTO E ÀS CONCLUSÕES. OU SEJA, É OBRIGATÓRIO QUE NÃO SE TRATE DE MERA REPETIÇÃO DE ALGO JÁ APRESENTADO; RESPONDER A UM QUESTIONÁRIO E NÃO APRESENTAR NENHUMA REFLEXÃO, COMENTÁRIO OU CRÍTICA FUNDAMENTADA EM AUTORES; MANIFESTAR OPINIÕES PESSOAIS SEM FUNDAMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA, BASEADA EM RACIOCÍNIO CIENTÍFICO (POR ISSO, A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA, DO CONHECIMENTO DE MÉTODOS DE RACIOCÍNIO QUE DEVEM SER EMPREGADOS NA ELABORAÇÃO DO TEXTO MONOGRÁFICO);

8 FAZER CITAÇÕES DE AUTORES SEM RELAÇÃO COM O ASSUNTO, O TEMA, O PROBLEMA DA PESQUISA, NÃO APRESENTANDO REFLEXÕES, COMENTÁRIOS, DESCOBERTAS, INTERPRETAÇÕES, ANÁLISES ADEQUADAS E CORRELACIONADAS; APRESENTAR TEXTO COM ERUDIÇÃO LIVRESCA, COM FRASES IRRELEVANTES, NÃO PERTINENTES, DESCONTEXTUALIZADAS, SEM SENTIDO E DISTANCIADAS DA REALIDADE ESTUDADA

9 CARACTERÍSTICAS TRABALHO ESCRITO, SISTEMÁTICO E COMPLETO;
TEMA ESPECÍFICO OU PARTICULAR DE UMA CIÊNCIA OU PARTE DELA; ESTUDO PORMENORIZADO E EXAUSTIVO, ABORDANDO VÁRIOS ASPECTOS E ÂNGULOS DO CASO; TRATAMENTO EXTENSO EM PROFUNDIDADE, MAS NÃO EM ALCANCE (NESSE CASO, É LI­MITADO); METODOLOGIA ESPECÍFICA; CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE, ORIGINAL E PESSOAL PARA A CIÊNCIA.

10 TCC (MONOGRAFIA) DA FACULDADE – ESTRUTURAÇÃO
CAPA FOLHA DE ROSTO TERMO DE APROVAÇÃO DEDICATÓRIA AGRADECIMENTO EPÍGRAFE SUMÁRIO RESUMO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV (???) CONCLUSÃO REFERÊNCIAS ANEXOS/APÊNDICES

11 CAPA NOME DA INSTITUIÇÃO CURSO TÍTULO DA PESQUISA NOME DO(S) AUTOR(ES)
LOCAL E DATA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ CURSO CIÊNCIA-TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO MARCIO DE ALMEIDA CURITIVB-PR 2005

12 CIÊNCIA TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
FOLHA DE ROSTO NOME DO AUTOR TÍTULO DA PESQUISA FINALIDADE LOCAL E DATA MARICO DE ALMEIDA CIÊNCIA TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Monografia apresentada ao Curso de B como parcial à obtenção do Título de Bacharel L Orientador: Joscely (doutora). CURITIBA-PR 2005

13 CIÊNCIA TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
TERMO DE APROVAÇÃO TERMO DE APROVAÇÃO MARCIO DE ALMEIDA CIÊNCIA TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO  Monografia aprovada como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em da Cefet-Pr de Curitiba-PR, pela seguinte banca examindara: Orientador: ___________________________ Curitiba maio, de de 200… TERMO DE APROVAÇÃO NOME DO CANDIDATO TÍTULO DA MONOGRAFIA TERMO DE APROVAÇÃO(TEXTO) NOME DO ORIENTADOR NOMES DOS MEMBROS DA BANCA (SEGUIDO DA TITULAÇÃO) LOCAL E DATA

14   DEDICATÓRIA EPÍGRAFE Este estudo é dedicado aos que acreditam na transformação social. Devia ter amado mais, aceitar a vida como ela é... (Titãns).

15 AGRADECIMENTO Aos que contribuíram para a realização desta pesquisa, um sincero obrigado.

16 SUMÁRIO APRESENTAR, POR ORDEM DE OCORRÊNCIA, TODOS OS ITENS QUE CONSTITUEM O ESTUDO APRESENTADO. O SUMÁRIO DEVE SER APRESENTADO COM OS TÍTULOS EM CAIXA ALTA E NEGRITO; OS SUBTÍTULOS SE FOREM SECUNDÁRIOS, DEVEM SER APRESENTADOS EM CAIXA ALTA, SEM NEGRITO; OS SUBTÍTULOS TERCIÁRIOS DEVEM SER APRESENTADOS EM CAIXA BAIXA E SEM NEGRITO. SUMÁRIO RESUMO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I SITUANDO A PESQUISA CAPÍTULO II EM BUSCA DE CONSENSO 2.1 O DEBATE NA SOCIEDADE 2.11 O pensamento jurídico 2.1.2 A visão religiosa CAPÍTULO III A ADOÇÃO E A SOCIEDADE CONCLUSÃO REFERÊNCIAS

17 RESUMO É UM TEXTO QUE APRESENTA A PESQUISA AO LEITOR. DEVE BASICAMENTE DIZER DO QUE TRATA O ASSUNTO, ONDE, COMO, QUANDO E COM QUEM FOI REALIZADA A PESQUISA E A QUE CONCLUSÕES CHEGOU; O TEXTO DEVE SER APRESENTADO SINTETICAMENTE; DEVE TER NO MÁXIMO 30 LINHAS; SER APRESENTADO EM APENAS UM PARÁGRAFO. RESUMO O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a problemática da adoção tardia como uma das formas possíveis de se tentar resolver a situação de menores abandonados neste país. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada na cidade de Pato Branco, no Estado do Paraná, no segundo semestre do ano de 2003, tendo entrevistas, questionários e observação como fontes coletoras de dados. A coleta de dados utilizando tais instrumentos foi aplicada a membros do Conselho Tutelar, do Juizado da Infância e da Juventude, psicólogos e famílias que adotaram crianças com idade superior a um ano. As conclusões apontam que esta é uma forma possível de se solucionar o problema.

18 INTRODUÇÃO É UM TEXTO NO QUAL SE APRESENTA: O ASSUNTO; O TEMA;
A DELIMITAÇÃO DO TEMA; O TEXTO DEVE SER REDIGIDO DE TAL FORMA QUE DÊ UMA IDÉIA DO QUE SERÁ DISCUTIDO, ANALISADO NO DECORRER DO ESTUDO, SEM ENTRAR EM DETALHES. INTRODUÇÃO

19 CAPÍTULO I DEVE-SE DAR UM NOME AO CAPÍTULO;
É O TEXTO NO QUAL É APRESENTADA A PESQUISA REALIZADA; DEVE-SE APRESENTAR E FUNDAMENTAR; PROBLEMA DA PESQUISA; JUSTIFICATIVA; OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICOS); HIPÓTESES; QUESTÕES DE DISCUSSÃO; METODOLOGIA; COMENTAR, APRESENTAR, ALGO QUE ESTAVA PREVISTO E NÃO FOI REALIZADO OU MUDANÇAS OCORRIDAS NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DEVE-SE RETIRAR ESSES ITENS DO PROJETO DE PESQUISA CAPÍTULO I SITUANDO A PESQUISA

20 CAPÍTULO II ESTE CAPÍTULO PODE SER RETIRADO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO PROJETO; DAR UM NOME AO CAPÍTULO; FAZER AS ADAPTAÇÕES E/OU AMPLIAR, SE NECESSÁRIO. CAPÍTULO II EM BUSCA DE CONSENSO O DEBATE NA SOCIEDADE

21 CAPÍTULO III DAR UM NOME AO CAPÍTULO;
 DEVE CONTER A COLETA DE DADOS, AS DISCUSSÕES REALIZADAS; FICAR ATENTO, SE SE TRATAR DE PESQUISA DE CAMPO, ESTE CAPÍTULO PODE TRAZER A COLETA, A ANÁLISE E A INTERPRETAÇÃO DE DADOS. EM SE TRATANDO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PRESTAR ATENÇÃO NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS QUE DEVEM SER ATINGIDOS. CAPÍTULO III A ADOÇÃO E A SOCIEDADE

22 CONCLUSÃO Este texto deve:
1- RETOMAR sinteticamente o assunto, o tema, a delimitação, reafirmando a importância do estudo realizado. 2- DAR RESPOSTAS: Ö     Ao objetivo geral; Ö      Aos objetivos específicos; Ö     Às hipóteses Ö     Às questõesde discussão Ö     Ao problema de pesquisa CONCLUSÃO

23 REFERÊNCIAS As referências podem aparecer:
Em nota de rodapé, na mesma página em que ocorre a citação; Em lista bibliográfica no final da monografia; Em final de capítulo da monografia; É o conjunto de elementos detalhados que permite a identificação de documentos no todo ou em parte. As referências constituem parte essencial nos trabalhos científicos, por apresentarem a documentação consultada, servindo de fonte de pesquisa para novas investigações.

24 PARA A APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS, OBSERVAR:
A APRESENTAÇÃO DEVE SER EM RIGOROSA ORDEM ALFABÉTICA; DEVEM INICIAR SEMPRE PELO SOBRENOME DO AUTOR EM CAIXA ALTA, SEGUIDO DA INICIAL(IS) DO(S) PRENOME(S), TÍTULO DA OBRA; QUANDO HOUVER MAIS DE UM AUTOR, DEVE-SE SEPARÁ-LOS POR PONTO E VÍRGULA; A PONTUAÇÃO É A SEGUINTE: SOBRENOME DO AUTOR (VÍRGULA) NOME DO AUTOR (PONTO) TÍTULO DA OBRA (PONTO) LOCAL (DOIS PONTOS) EDITORA (VÍRGULA) DATA DE PUBLICAÇÃO (PONTO).

25 ATENÇÃO: Especial cuidado deve ser dado à elaboração do texto teórico, especialmente com o uso de citações. Por essa razão relembramos a seguir a forma adequada de se apresentar as citações. Lembramos que estamos apresentamos as orientações 2002 da ABNT. CITAÇÕES: é o uso de uma informação retirada de um texto de outro autor. As citações dividem-se em quatro tipos: direta; indireta; mista; citação de citação


Carregar ppt "ESTRUTURA DA MONOGRAFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google