A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAS.2011 TERCEIRA ETAPA..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAS.2011 TERCEIRA ETAPA.."— Transcrição da apresentação:

1 PAS.2011 TERCEIRA ETAPA.

2 Guerra e Paz – Cândido Portinari.
Os painéis Guerra e Paz foram pintados a óleo sobre madeira compensada entre 1952 e Enquanto um é uma representação da guerra, o outro representa a paz. Por seu trabalho com os painéis, Portinari foi agraciado em 1956 com o prêmio concedido pela Solomon Guggenheim Foundation de Nova York.

3 Francisco Galeno e os painéis da Igrejinha da 307/308 Sul.
Em meio ao conflito, Galeno tentou explicar várias vezes a ausência do rosto. “É uma homenagem a todas as mulheres que participaram da construção de Brasília. Cada mulher vai ver a própria expressão no rosto de Fátima”, disse. Traduziu também os elementos presentes ali. “Com as cores, pipas, carretéis, lamparinas e galhos de árvore quis representar os três pastorinhos, a alegria, as brincadeiras, o lúdico da vida das crianças”, afirmou. Novos painéis de Francisco Galeno, criados para substituir os afrescos de Alfredo Volpi, que desapareceram em 1960.

4 O Pescador – 1925 Tarsila do Amaral
Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.

5 Parangolés – Hélio Oiticica.
Os Parangolés era chamado por Oiticica de “antiarte por excelência”, uma escultura móvel que era vestido por uma pessoa. Hélio Oiticica nasceu no Rio de Janeiro, 26 de julho de Oiticica foi um artista de vanguarda, polêmico e revolucionário que criou os famosos Parangolés. Defendeu que a arte não era um mero objeto, ia além do geometrismo puro. Criou ao longo de sua carreira trabalhos bidimensionais, relevos espaciais, bólides, capas, estandartes, tendas e penetráveis. Segundo a Wikipédia, o Parangolé é uma espécie de capa (ou bandeira, estandarte ou tenda) que só mostra plenamente seus tons, cores, formas, texturas e grafismos, e os materiais com que é executado (tecido, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, palha) a partir dos movimentos de alguém que o vista.

6 O Grito – Eduard Munch. A figura humana não apresenta suas formas reais, mas contorce-se sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar do observador para a boca da figura que se abre num grito perturbador. O Grito – 1893, Oslo

7 Auto-retrato com macacos, 1943 Frida Kahlo.
Em 1938, André Breton qualificou sua obra de surrealista em uma exposição em Nova Iorque. Ela mesma declara mais tarde: Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade. Frida Kahlo é considerada uma das artistas mais influentes do século XX. Em sua obra, explorou várias tendências da pintura, adaptando-as às suas próprias técnicas e mesclando-as ao folclore asteca e mexicano.

8 Inserções em circuitos ideológicos projeto cédula, 1970 – Cildo Meireles.
“Quem Matou Herzog?”. Em 1975, durante o governo de Ernesto Geisel, o jornalista Vladimir Herzog foi levado para depor em uma unidade policial. As notas de dinheiro carimbadas por Cildo Meireles circulavam pela sociedade, carregando a pergunta incômoda de mão em mão.

9 Arthur Bispo do Rosário.(1909 – 1989) – Inventário do mundo.
Manto da apresentação Talheres

10 Criança geopolítica observando o nascimento de um homem novo (Salvador Dalí, 1943).

11 Sobre Criança geopolítica observando o nascimento de um homem novo (Salvador Dalí, 1943).
O quadro em destaque foi criado em plena segunda guerra mundial, é por tanto uma cena histórica. Após a segunda guerra mundial, imaginava-se que o mundo seria outro, e que nasceria um novo homem a partir daí. Mas a visão de Dali não demonstra este otimismo. A criança, que nasce adulta, e a que assiste ao nascimento, está assustada e a mulher que aponta para o acontecimento, a saída do homem do ovo - mundo, é ao mesmo tempo esquelética e musculosa. É uma atmosfera de ameaça e não de alegria. O ovo é o próprio mundo, com uma casca mole, onde os continentes são moles e estão a derreter

12 Deuses do mundo moderno – José Clemente Orozco
Os fetos nascendo mortos, com chapéu de formandos, saindo de dentro de um saber já morto há muito tempo. E os doutores do mundo moderno, lá atrás, mortos-vivos. A temática central da sua obra é a revolução, a luta do povo para atingir os seus ideais e uma nova sociedade. A representação formal na sua obra reflete uma mistura de influências estéticas que vão do realismo ao expressionismo e passam pela arte renascentista italiana dos séculos XV e XVI.

13 A noiva do vento, 1914 – Oskar Kokoschka
Em 1911, apaixonou-se por Alma Mahler, viúva do compositor austríaco Gustav Mahler. Noiva do vento, a seu modo desenfreado e sonhador, comemora com sofisticada percepção psicológica as turbulências e inseguranças emocionais daquele relacionamento: Alma, a “noiva”, dorme complacente enquanto Kokoschka, desintegrando-se num espaço interior criado pelas pinceladas retorcidas e pelas faixas sinuosas de cor, agoniza solitário e silencioso.

14 Sobre Kokoschka A obra de Kokoschka caracterizou-se pelo confronto entre tendências realistas e diversas correntes artísticas que o influenciaram. Iniciou sua carreira como expressionista com a peça O Assassino, Esperança das Mulheres (1910) e o quadro A Noiva do Vento (1914), fascinado por paixões humanas. Depois do sucesso escandaloso, as experiências da Primeira Guerra Mundial e o fracassado relacionamento com Alma Mahler, em 1919 começou a dar aulas na Academia de Arte de Dresden. Nesse período, pintou diversas vistas da cidade, afastando-se do estilo anterior. Com obras como Porto de Marselha (1925) e Chamonix e o Monte Branco (1927), evidenciou uma técnica cromática ainda mais impressionista. Durante uma retrospectiva em Munique, em 1937, os nazistas confiscaram sua obra na Alemanha, classificando-a como degenerada. Foi para Praga em 1934, mudou-se para Moscou em 1938, instalando-se finalmente em Londres. Obteve a cidadania britânica em 1947 e passou o resto da vida na Suíça.

15

16

17

18


Carregar ppt "PAS.2011 TERCEIRA ETAPA.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google