A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO"— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
“Façam a experiência comigo, diz o Senhor!”(Mt 3,10)

2 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
A Palavra de Deus não deixa nenhuma dúvida. Dízimo é uma forma de experimentar o grande amor que Deus tem por todos aqueles que confiam na sua Palavra e nos seus ensinamentos, como nos diz a Sagrada Escritura: -”Façam a experiência comigo, diz o Senhor!” (Mt 3,10). Deus convida a cada um de nós para fazermos esta experiência de amor para com Ele. Quantas pessoas já fizeram e hoje são felizes, porque acreditaram na Palavra de Deus e nesta experiência de amor!

3 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Para justificar a necessidade contribuir com o Dízimo, podemos indicar quatro fundamentos distintos, que são: bíblico, teológico, comunitário e pastoral. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA: A fundamentação bíblica está bem clara na Sagrada Escritura. O Dízimo é um mandamento, uma expressão da vontade de Deus a todo o seu povo, no Antigo e no Novo Testamento. A Palavra dízimo tem origem na contribuição legal da décima parte dos bens das tribos de Israel para o sustento dos sacerdotes, órfãos e viúvas.

4 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
No Novo Testamento a contribuição deixou de corresponder precisamente ao valor de 10%, e tornou-se o cumprimento do mandamento do amor, posto em prática pela partilha alegre e generosa. Eis alguns textos, que irão nos ajudar nesta reflexão, mostrando que o termo Dízimo evoluiu na compreensão do povo de Deus: “Os dízimos do campo, da semeadura e dos frutos pertencem ao Senhor e são sagrados.”( Lv 27,30) – Os dízimos de colheitas ou gado se estregavam em espécie. Constituíam tributo ou imposto anual para o Senhor, seu templo e seus sacerdotes.

5 REFLEXÃO BÍBLICA, TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Trazei íntegros os dízimos ao tesouro do templo, para que haja sustento em meu templo; fazei a prova comigo – diz o Senhor dos exércitos – e vereis como vos abro as comportas do céu e derramo bênçãos sem conta sobre vós”.(Ml 3,10) – As “comportas do céu”: para dar passagem às chuvas: 2Rs 7,2.19; Dt 28,12. “Este é o meu mandamento : que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”.( Jo 15,12) – A vivência cristã tem dois aspectos inseparáveis: permanecer em Jesus e comprometer-se amorosamente com os irmãos. Cada qual contribua com o que se propôs em consciência, não por má vontade nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria”. ( 2 Cor 9,7) – O dom de repartir os bens provém do próprio Deus, que coloca tudo a nossa disposição e que “ama quem doa com alegria”.

6 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
FUNDAMENTAÇÃO TEOLÓGICA A fundamentação teológica do Dízimo baseia-se no plano de Deus. E tem suas origens no Antigo Testamento, onde o povo reconhece que tudo vem de Deus, a vida, o trabalho, os bens materiais, etc. Não existe Dízimo sem ligação com Deus. É algo que vem d’Ele e volta pra Ele através das mãos do homem, impulsionadas pela fé, como reconhecimento de que tudo o que temos e somos a Ele pertence e sem Ele nada temos e nada somos. As virtudes da fé, esperança e caridade são dons gratuitos de Deus. O sinal de que efetivamente recebemos esses dons sobrenaturais se revela em nossa vida, em nossas atitudes. Quem tem fé, acredita na Palavra de Deus segundo a qual devemos ser sinal do seu amor no mundo, espera que todos os irmãos vivam dignamente e ama seus irmãos em concreto, oferecendo sua colaboração para que as suas necessidades sejam satisfeitas de modo organizado.

7 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
O amor e generosidade tem de caracterizar a nossa contribuição. Não se contribui para se querer receber, mas porque somos gratos a Deus que nos dá tudo. O amor evidencia a nossa necessidade de querer agradecer. O dízimo é uma resposta de amor e gratidão a Deus. Cada cristão deve sentir no coração, o apelo espontâneo e se comprometer com a Igreja.

8 REFLEXÃO BÍBLICA, TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
O dízimo é um desafio de fé: portanto é uma oferta espontânea, comunitária, alegre e generosa, consciente e sistemática. Não é uma taxa, tributo, para alívio de consciência. Contribuindo com o dízimo, o cristão está sendo ajudado, e ajudando a sua igreja a ser mais missionária. Está testemunhando e expressando a sua fé, e está atento as necessidades de seus irmãos mais pobres, que necessitam ser ajudados e promovidos. O dízimo que temos , é o orgulho da comunidade que somos.

9 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Um dia através do batismo, ingressamos na comunidade cristã. Somos membros desta grande família de católicos do mundo inteiro. O Espírito Santo é nosso guia, é ele quem nos torna participantes da igreja, nos inspira para que coloquemos a serviço dos irmãos, os nossos dons e partilhemos o nosso pão. Entre tantas formas de participar da igreja, o dízimo é uma delas.

10 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Não faz muito tempo que o dízimo passou a fazer parte das reflexões e da organização comunitária. No entanto, o dízimo acompanha a caminhada cristã desde os seus primórdios. Primeiro os hebreus, depois os cristãos, sempre ofereceram a Deus parte da colheita e outros dons para o sustento das comunidades.

11 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
O dízimo é uma prática que tem sua origem na bíblia, e consequentemente, é sempre atual. Dízimo é um sinal de fé e gratidão. Quem tem fé, acolhe a palavra de Deus, participa e passa a entender o verdadeiro significado do dízimo. No seguimento de Jesus Cristo, o dízimo não é tido como um peso, pois Deus faz muito mais por nós. Nosso “obrigado”, será sempre pequeno, diante de tantas maravilhas que ele realiza.

12 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Importa então, que o dízimo seja uma expressão de gratidão e fé. “Porque faço parte da minha igreja, ofereço o meu dízimo” . Quem é fiel na oferta do dízimo, faz a experiência de uma vida diferente, pois a graça de dar, gera a graça de receber. Deus ama a quem dá com alegria. Que cada um possa dizer como tantos: “sou dizimista, amo a minha igreja”.

13 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
FUNDAMENTAÇÃO COMUNITÁRIA A comunidade é uma família, a família do povo de Deus, onde se testemunha o Cristo pela vivência da fraternidade como expressão de fé. A comunidade verdadeira se ama e se ajuda. Por isso, todos são responsáveis por tudo o que acontece nela. A Igreja não é um conjunto de pessoas alheias umas às outras. Se assim fosse, não seria uma comunidade unida. O povo de Deus que é a Igreja, está organizado e sua missão é assumida por pessoas que exercem funções em benefícios de todos.

14 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA. COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
O retrato de uma comunidade verdadeira está em Atos dos Apóstolos: “Todos os fiéis viviam e tinham tudo em comum. Vendiam as propriedades e os seus bens e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um”.(At 2,44-46). Que lindo exemplo que cada um de nós deveríamos seguir . O católico, que vem a Igreja todos os domingos e não contribui com o dízimo, gostaria de ver sua comunidade funcionando bem? Então precisa retribuir com alegria e amor de tudo o que recebe de Deus.

15 REFLEXÃO BÍBLICA, TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
FUNDAMENTAÇÃO PASTORAL O quarto fundamento do dízimo é o pastoral, a evangelização. A atividades pastoral gera despesas com atividades missionárias em geral, salário dos que estão a serviço das comunidades paroquial, e também ajuda às paróquias e comunidades pobres em locais distantes, em outras regiões do país. Jesus fala sobre o trabalho dos evangelizadores e defende os seus direitos: “O trabalhador merece o seu sustento” ( Mt 10,10). São Paulo também afirma: “ O ministro do culto viva do seu ministério”.( 1 Cor 9,13-14)

16 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
O dízimo é uma experiência que fazemos da solidariedade humana. Sem essa ideia, o princípio é só ajuda sem sentido ou apenas uma simples contribuição. Com isso o dízimo não produz nenhum efeito restaurador na vida daquele que contribui, muitos questionamentos ficam sem respostas. Daí a necessidade de se refletir a experiência de Deus como nos indica o profeta Malaquias: Trazei íntegros os dízimos ao tesouro do templo, para que haja sustento em meu templo; fazei a prova comigo – diz o Senhor dos exércitos – e vereis como vos abro as comportas do céu e derramo bênçãos sem conta sobre vós”.(Ml 3,10) – O Apóstolo Paulo tinha uma preocupação com a coleta feita em favor dos irmãos de Jerusalém( 2 Cor 8,16s) e escolhe Tito como aquele que iria administrar aquelas ofertas.

17 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Assumimos pelo batismo o compromisso de fidelidade a Deus e o dever de prestar-lhe um culto de louvor, estabelecendo-se a dimensão religiosa do nosso ser cristão. Este mesmo compromisso de fidelidade a Deus, exige de nós o cuidado para com o nosso próximo, pois não é possível amar a Deus a quem não se vê, se não amamos ao nosso próximo a quem vemos. É a dimensão fraterna ou social do ser cristão.

18 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Ainda pelo nosso compromisso de fidelidade a Deus somos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos, na dimensão missionária de todo o batizado. Como podemos perceber, toda a ação pastoral da igreja está envolvida com estas dimensões. Seja a catequese, a liturgia, o cuidado com os doentes, os jovens, os idosos, etc. Mas a comunhão só é possível quando acontece com Deus e como próximo e quando dá sentido à missão de evangelizar que compete a todo batizado.

19 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Assim, também o dízimo que é a retribuição a Deus de uma parte de tudo o que Ele nos dá, comtempla essas três(3) dimensões quando aplica os recursos partilhados pela comunidade. Na dimensão religiosa, o dízimo deve suprir com recursos, todas as necessidades direta e indiretamente ligadas ao culto e aos ministros. Gastos com o templo( construção e manutenção), côngruas ( salário) dos padres e dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc.

20 REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO
Na dimensão social, o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais. As nossas pastorais sociais cuidam da promoção do ser humano e neste seu trabalho de misericórdia e compaixão, resgatam a dignidade dos irmãos assistidos. No dimensão missionária, o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidades exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria Diocesana, ao Seminário e às Missões de um modo geral.

21 PARA REFLETIR 1 – Temos consciência que o Dízimo é ato de gratidão a Deus, por que tudo que Ele nos dá?


Carregar ppt "REFLEXÃO BÍBLICA,TEOLÓGICA, COMUNITÁRIA E PASTORAL SOBRE O DÍZIMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google