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Relação Professor x Aluno.

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Apresentação em tema: "Relação Professor x Aluno."— Transcrição da apresentação:

1 Relação Professor x Aluno

2 A interação Professor-aluno
No processo de construção do conhecimento, o valor pedagógico da interação humana é evidente, pois, através dela que o conhecimento vai se construindo. O educador, na sua relação com o educando, estimula e ativa o interesse do aluno e orienta o seu esforço individual para aprender. O professor tem basicamente duas funções: Função incentivadora e energizante Função orientadora

3 A importância do diálogo
A relação educador-educando não é uma relação unilateral, para haver um processo que propicie a construção coletiva do conhecimento é necessário que esta relação esteja baseada no diálogo. O aluno só exerce sua atividade mental sobre o objeto quando observa, compara, classifica, ordena, seria, localiza no tempo e no espaço, analisa, sintetiza, propõe, comprova hipóteses, deduz, avalia e julga. Nessa relação de construção de conhecimento o professor fala, mas também ouve, ou seja, dialoga com o aluno e permita que este aja e opere mentalmente sobre os objetos.

4 Autoridade x Autoritarismo
A autoridade do professor é um fato é um fato, pois ela é inerente a sua própria função docente. A autoridade é um valor, pois que é garantia da liberdade. A autoridade do professor nada tem a ver com policialismo; tem sim a ver com a conquista de uma disciplina de vida que não se aprende em manuais e sim na própria escalada dos obstáculos naturais. A autoridade amiga que estimula, incentiva, orienta, reforça, mostra falhas. Diferentemente está o autoritarismo, que pensa tudo saber e nada mais querer aprender, quer tudo falar e nada ouvir

5 Disciplina na sala de aula
Disciplina – em relação ao indivíduo é uma regra de conduta ou um conjunto de normas de comportamento que podem ser impostas (heterodosciplina), ou que podem ser aceitas livremente pelo indivíduo regulando o seu comportamento (autodisciplina) Therezinha Fram considera a disciplina como uma construção, o conjunto de regra e princípios elaborados e discutidos, através do contato com a realidade e a interação com o outro.

6 Sugestões para desenvolvimento da autodisciplina
Analisar e discutir as normas de conduta proposta, contribuindo com sugestões. Permita que o aluno participe da dinâmica da sala de aula Use procedimentos que desenvolvam o autoconceito positivo dos alunos. Ao repreender o aluno procure não fazê-lo em público, procure não rotular o aluno. Explique a razão das regras de conduta adotadas, bem como o porquê de sua necessidade. Explique ao aluno por que sua conduta é inadequada. Respeite e leve em conta a história pessoal do aluno

7 Sugestões para incentivar a participação do aluno
Apresente atividades desafiadoras, que envolvam os esquemas cognitivos de natureza operativa. Os jogos, trabalhos em grupo. Proporcione atividades de expressão oral, onde o aluno possa ouvir e se fazer ouvir, externar opiniões e dúvidas. Distribua funções, divida tarefas, ao participarem da dinâmica da sala de aula sentem-se responsáveis por ela. O profesor precisa e deve orientar a conduta dos alunos de forma compreensiva, mas com atitudes seguras, isto diminui a indisciplina.

8 Motivação e incentivação da aprendizagem
A autêntica aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender. É a motivação interior do aluno que impulsiona e vitaliza o ato de estudar e aprender. A motivação é interna. Incentivação da aprendizagem é, assim,a atuação externa, intencional e bem calculada do professor para, mediante meios auxiliares, recursos e procedimentos adequados intensificar em seus alunos a motivação interior necessária para a aprendizagem. Um professor não pode motivar uma aluno a aprender, pois esta é um processo psicológico, o professor pode incentivar o aluno, despertando seu interesse por aprender

9 Motivação e incentivação da aprendizagem
Motivo é um estímulo interno. Incentivo é um estímulo externo. Em geral quando se pergunta ao alunos de 5ª ao 3º médio, qual a matéria do currículo que ele prefere e qual a razão da escolha, é comum ouvirmos que a causa principal é o professor, ou explica bem, tornando o conteúdo acessível, ou contagia os alunos com sua empolgação e vibração que revela pela matéria que leciona. Um professor que manifesta apatia e indiferença pelo assunto que expõe, dificilmente conseguirá que eles se interessem pelo conteúdo.

10 Procedimentos Faça articulação e correlação do que está sendo ensinado e aprendido com o real Apresente novos conteúdos partindo de uma questão problematizadora, para qual os alunos devem encontrar uma explicação ou solução Use procedimentos ativos de aprendizagem condizentes com a faixa etária e o nível de desenvolvimento do aluno. Incentive o aluno a se auto-superar gradualmente, através de atividades sucessivas de progressiva dificuldade.

11 Procedimentos Planeje as atividades do dia ou do bimestre em conjunto com a sala, explique os objetivos de cada atividade e o que se espera deles ao final Esclareça o objetivo a ser atingido, quando o aluno conhece a finalidade da atividade tende a realizar esforço voluntário para alcançar o objetivo Mantenha um clima agradável na sala de aula, estimule a cooperação entre os membros da classe, as relações influem na aprendizagem Informe regularmente os resultados, analise seus avanços e dificuldades no processo de construção do conhecimento

12 Direção de classe Se o aluno está na escola é para aprender e cabe ao professor ajudá-lo neste processo. Cabe ao professor enquanto profissional prever, organizar e apresentar aos alunos situações didaticamente estruturadas no sentido de ajudá-los a descobrir, generalizar e sistematizar o conhecimento. Portanto a direção de classe é importante como forma de organizar e proporcionar atividades de ensino-aprendizagem, visando a consecução de objetivos. O professor verá que as vezes terá de agir de modo mais diretivo, outras vezes deixar o aluno descobrir por si mesmo.

13 Direção de classe A direção de classe supõe planejar as aulas;
Selecionar e estruturar conteúdos; Prever e utilizar adequadamente recursos incentivadores e materiais; Organizar atividades em grupo, individuais que auxiliem a construção do conhecimento; Avaliar continuamente os progressos, mostrando os avanços e dificuldades, bem como podem aperfeiçoar o conhecimento.

14 Para o professor Faça uma previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas, levando em conta os objetivos a serem atingidos, o interesse dos alunos, as necessidades e o nível de desenvolvimento dos alunos. O planejamento deve ser flexível. Adote uma atitude dialógica Mantenha os alunos ocupados, o trabalho mental são sempre as melhores garantias de disciplina em classe Ao avaliar não demore muito para corrigir, quanto mais rápido o retorno mais fácil para avançar na construção do conhecimento. Incentive os aluno a avaliarem seu próprio trabalho

15 Para o professor Lembre-se cada classe é uma realidade, apresentando características próprias. Cabe ao professor aplicar seus conhecimentos, usar sua sensibilidade, intuição, bom senso na orientação da aprendizagem e na direção da classe. Cada professor encontrará o seu caminho na prática diária da sala de aula. HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7.ed. São Paulo: Ática, 2003.

16 Atividade Escolha um tema a ser trabalhado
Defina a faixa etária com a qual pretende trabalhar Proponha uma atividade que ajude no processo de incentivação da aprendizagem do conteúdo proposto Justifique a escolha Socialize com os demais grupos


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