A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Elen Gamarski e Isaac Gabriel G. F. da Rosa Revisor: Marta Nascimento Disciplina Ano Aula número Geografia 8º ano 1 Tema da Aula Digital Conceitos de Território, Nação e Estado-Nação

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer o uso cotidiano do conceito de território e suas aplicações; Identificar o território nacional como mais um símbolo de união do seu povo; Analisar a diversidade étnica e cultural brasileira; Diferenciar o conceito de nação e território; Conhecer as nações que lutam por território. Referencial Teórico BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de quinta à oitava série- Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5 a 7

4 Atividade 1: Relembrando
Na ano anterior você estudou as principais características sociais, econômicas e culturais da Região Centro-oeste. Essa Região é composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Além de ser a área de localização do Distrito Federal. Deseja relembrar as principais características dessa região? Veja o vídeo abaixo!

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A meta dessa atividade é promover uma revisão do último conteúdo do 7° ano. Dessa maneira relembre as principais características da região Centro-oeste. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor utilize o vídeo para debater as principais características da região Centro-oeste. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Tradicional

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula você vai entender a diferença entre nação, território e povo. Para tanto será capaz no fim da aula de: Reconhecer o uso cotidiano do conceito de território e suas aplicações; Identificar o território nacional como mais um símbolo de união do seu povo; Analisar a diversidade étnica e cultural brasileira; Diferenciar os conceitos de nação e território; Conhecer as nações que lutam por território.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor utilize esse momento para deixar claro os objetivos da aula para o estudante. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Sem AO. Tempo de duração da atividade: 1 minuto. Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow.

8 O que é o Território e a Nação Brasileira?
Atividade 3: Pergunta-desafio O que é o Território e a Nação Brasileira? Você já deve ter visto e ouvido falar em guerras e lutas por território. Mas, afinal o que é território? Pense no seu quarto: Quem domina? Tem limites? Será que seu quarto é um território? Se você respondeu que sim, o que faz do seu quarto um território? Clique no link abaixo para relembrar informações sobre a localização do Brasil no mundo, para iniciarmos as discussões sobre o território e a nação brasileira.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor aproveite esse momento para estimular a curiosidade do aluno em relação as diferenças entre os conceitos de nação e território. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize essa animação para demonstrar os limites do nosso território nacional. Instigue o aluno a pensar se apenas os Estados possuem territórios, ou assistimos a construção desses espaços no nosso cotidiano. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A disposição pode permanecer como sugerida na atividade anterior.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Entender bem estes conceitos ajudará você a compreender o que significa a nação brasileira, compreendendo ainda a diversidade cultural e étnica do nosso povo. Além de perceber como a ideia do território marca várias ações do nosso cotidiano. Estes conceitos são fundamentais para compreender a formação de diversos países do mundo, no passado e atualmente. Ouça a música abaixo e pense sobre a diversidade da nossa população e território.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade possui o objetivo de despertar o interesse acerca dos conceitos que serão debatidos na aula. Demonstre a importância da ideia de nação e território para os países e nas nossas ações diárias. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a música para demonstrar a diversidade da nação e território nacional. Território é entendido aqui como um espaço sujeito a relação de poder. Nação é concebida como um grupo de pessoas com identidade cultural. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar em semi círculo, para promover o debate sobre o assunto.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Leia o texto abaixo: “Em consequência das duas Grandes Guerras (1ª e 2ª Guerras Mundiais) terem ocorrido em solo europeu, este continente teve que ser, muitas vezes, redesenhado para se atualizar com as mudanças entre as fronteiras dos países. Com a queda do regime socialista na ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), gerou a criação e demarcação de mais seis nações na Europa. Sem contar as divisões que houve entre os países que acompanharam o regime soviético. Com o passar dos anos ficou cada vez mais difícil compreender e saber ao certo como estava realmente o mapa europeu. Suas alterações fizeram com que os atlas fossem atualizados mais de uma vez ao ano. Isto refletiu numa busca pelo entendimento claro sobre a Europa e suas novas configurações.” Fonte: O texto acima nos permite relacionar o conceito de território nacional com a seguinte ideia: a) Área controlada por um grupo social que permanece igual durante toda a história.           b) Organização política de um país.                c) Apenas a área superficial de um país. d) Área controlada por um grupo social que pode se transformar ao longo da história.   

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: Que pena, fica para a próxima! Um território nacional pode apresentar transformações ao longo da história. Feedback Negativo para a letra b: Você se enganou! Um território nacional não é apenas uma organização política. Feedback Negativo para a letra c: Que pena! Um território nacional não é composto apenas pela superfície, sendo delimitado pelo subsolo, espaço aéreo e fragmento das águas oceânicas. Feedback Positivo para a letra d: Você está certo! Um território nacional pode se transformar ao longo do tempo.   

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Veja a imagem abaixo: A pintura acima ilustra a diversidade da população brasileira. Mesmo com todas essas diferenças podemos dizer que formamos uma nação? a) Sim, pois mesmo com todas as diferenças temos elementos de identidade.       b) Sim, pois todo o país apresenta um único aspecto cultural.     c) Não, pois apenas países mais antigos podem ser definidos como nação. d) Não, pois somos muito diferentes para sermos definidos como nação.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: Você está certo! Temos elementos de identidade (como a língua) que nos torna uma nação. Feedback Negativo para a letra b: Você se enganou! A população brasileira apresenta diversidade cultural. Feedback Negativo para a letra c: Que pena! Países mais novos historicamente também podem ser definidos como nação. Feedback Negativo para a letra d: Você se enganou! Mesmo com todas as diferenças podemos receber a definição de nação.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3- Os vários países do mundo apresentam uma diversidade social notável. Dessa maneira possuímos alguns grupos sociais que não possuem território para construir uma organização política e um país. Marque a opção de uma nação que luta pela controle de um território: a)  alemão b) neozelandês c)  israelense d) palestino

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: Os alemães já possuem um território. Feedback Negativo para a letra b: Essa nação já é possuidora de um território. Feedback Negativo para a letra c: Que pena! Essa nação angariou um território próximo a metade do século XX. Feedback Positivo para a letra d: Os palestinos lutam para possuir um território.

18 Atividades 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno irá testar seus conhecimentos prévios sobre o tema. O aluno irá realizar a atividade e caso seja necessário, o professor deverá auxiliá-lo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor utilize a pintura para refletir acerca da diversidade sócio-espacial da nação brasileira. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9 a 12 Checagem ATIVIDADES 13 a 16

20 Ouça a música e depois reflita sobre as perguntas:
Atividade 8: Momento de reflexão Ouça a música e depois reflita sobre as perguntas: Após ouvir a canção responda as questões: Cite alguns problemas do nosso país descritos na letra. Cite ações que você pode desenvolver para combater os problemas descritos. Por que a letra coloca a seguinte frase: “nosso Estado que não é Nação”?

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade proposta tem como objetivo fazer com que o estudante reflita sobre a necessidade de uma reflexão política acerca dos conceitos de Estado e Nação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a canção para fazer com que o aluno perceba que o Estado e a Nação são construtos políticos, que podem ser transformados por uma ação coletiva crítica. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Tradicional.

22 Atividade 9: As culturas e os povos
Os povos do planeta possuem várias características culturais. Mas afinal, o que é cultura? Essa pode ser definida como um conjunto de valores, crenças, normas, sistemas de linguagem, criações tecnológicas e simbólicas (como música, dança, teatro etc), tradições etc que marcam um certo grupo social. Sendo assim, esses aspectos culturais criam identidade nos grupos, ou seja, as pessoas por compartilharem coisas em comum sente-se pertencentes a um conjunto de indivíduos. Veja o vídeo abaixo e pense sobre essa ideia de cultura! Após assistir ao vídeo responda: Existe algum povo com uma cultura superior a de outro grupo? Ou são apenas manifestações diferentes?

23 Atividade 9: A cultura e os povos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor deve deixar claro o conceito de cultura, pois essa ideia será fundamental para discutir o conceito de nação com o desenrolar da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o vídeo para debater as várias definições de cultura e trabalhe a ideia do relativismo cultural. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

24 Atividade 10: As línguas e os povos
A língua é um sistema de símbolos construídos por um grupo que permite a comunicação. Esse processo comunicativo é permitido pois os membros que usam a língua conhecem os significados dos símbolos criados. A população brasileira fala primordialmente o português, mas não podemos nos esquecer das várias línguas indígenas existentes em nosso país e das influências dos povos africanos, europeus e asiáticos. Veja o vídeo sobre a contribuição africana para o português! Faça uma lista de mais palavras do português que tem origem das línguas indígenas e africanas.

25 Atividade 10: A língua e os povos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor deve trabalhar a ideia da língua como um elemento fundamental na construção da identidade nacional. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o vídeo para debater sobre a influência dos vários povos na construção do português falado. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

26 Atividade 11: As religiões e os povos
Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem. As religiões tendem a fomentar um certo estilo de vida. O Brasil apresenta uma série de religiões, veja o vídeo abaixo. A religião pode ser considerada um aspecto cultural de um povo? Registre no seu caderno digital.

27 Atividade 11: A s religiões e os povos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor deve trabalhar a ideia da religião como um elemento fundamental na construção da identidade nacional. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o vídeo para debater sobre a diversidade religiosa do Brasil. Trabalhe a defesa do respeito as várias inclinações religiosas. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

28 Atividade 12: A soberania
A soberania é definida como o poder que um grupo possui de controlar uma certa área do Globo terrestre sem se submeter ao poder de nenhum outro grupo. Dessa maneira, pela ideia da soberania podemos nos organizar politicamente como desejarmos no Brasil. Exercemos esse poder soberano sobre a superfície da área de nosso país, no seu subsolo, espaço aéreo e em parte do oceano próximo a nossa costa. Ouça a música abaixo e pense sobre isso! Podemos dizer que a letra da canção ironiza a soberania brasileira? Justifique.

29 Atividade 12: A soberania
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor deve trabalhar a ideia da soberania como um elemento fundamental na construção do Estado-nação. Enfatize a conceituação, pois essa ideia torna-se fundamental para o futuro entendimento da ideia do Estado-Nação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o vídeo para debater o descompasso teórico da ideia de soberania com a sua efetiva aplicação. Já que o conceito trabalha a ideia de um poder que não pode se submeter, mas na prática esse não é efetivado por pressões econômicas de Nações externas. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
1) Leia a citação abaixo: “É tudo aquilo que o homem faz, pensa ou sente enquanto membro de um grupo” (Moema Toscano) A definição acima marca qual conceito? a) Religião         b) Cultura         c) Língua d) Soberania

31 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: Resposta equivocada! Não definimos nessa frase o conceito de religião. Feedback Positivo para a letra b: Você acertou! A cultura marca indivíduos do grupo. Feedback Negativo para a letra c: A língua é um conjunto de símbolos que permite a comunicação. Feedback Negativo para a letra d: Você se equivocou! A soberania é exercida pelos países em seus territórios.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Veja o mapa abaixo 2- No espaço delimitado pelo mapa podemos dizer que o governo brasileiro exerce qual tipo de poder? a) Soberania            b) Poder religioso        c) Poder universal d) Poder compartilhado

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: Resposta certa! A soberania permite que o povo brasileiro não se submeta a nenhum poder dentro do seu território. Feedback Negativo para a letra b: Não temos um caso de poder religioso. Feedback Negativo para a letra c: O poder brasileiro não é universal. Feedback Negativo para a letra d: Em seu território o Brasil não precisa compartilhar poder.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Leia o texto abaixo: “A Arábia Saudita tem um papel central no mundo islâmico porque é lá que ficam Meca e Medina, as duas cidades mais sagradas do islamismo. O wahabismo, uma interpretação conservadora do islamismo sunita, tem sido um dos pontos fundamentais para a legitimidade da Família Real. A Arábia Saudita mantém uma interpretação altamente conservadora das leis islâmicas (sharia). O reino é amplamente criticado por violações dos direitos humanos.” Fonte: 3- Qual é o elemento valorizado no texto para definir um elemento fundamental para a cultura da Arábia Saudita? a) Música           b) Teatro         c) Religião d) Língua

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: Não existiu a valorização da música nesse texto. Feedback Negativo para a letra b: O teatro saudita não foi mencionado no texto. Feedback Positivo para a letra c: A religião islâmica é citada como um elemento fundamental para a cultura saudita. Feedback Negativo para a letra d: A língua não foi mencionada no texto.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Ouça a música abaixo e acompanhe a letra! 4- A letra acima retrata principalmente qual aspecto cultural do povo brasileiro? a) Língua            b) Religião c) Esportes d) Danças

37 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: A língua é o aspecto valorizado na canção. Feedback Negativo para a letra b: As religiões do Brasil não foram debatidas na letra. Feedback Negativo para a letra c: Os esportes não foram enfocados na canção. Feedback Negativo para a letra d: Esse aspecto cultural não foi valorizado na música.

38 Atividade 13 a 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionado aos conceitos trabalhados até o momento da aula. TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o mapa para debater o conceito de soberania, demarcando o território nacional como o lócus da execução desse poder na atividade 14. Professor utilize a música para debater a língua como constituinte da identidade nacional. Utilize a letra para isso na atividade 16. 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula:

39 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 17 a 22 Checagem ATIVIDADE 23 a 27

40 Atividade 17: O povo brasileiro
O povo brasileiro apresenta uma imensa diversidade cultural. Mas será que mesmo com todas essas diferenças temos elementos em comum? Pense nisso vendo o vídeo abaixo: Mesmo com todas as diferenças podemos observar elos comuns. Um exemplo é a língua portuguesa que é partilhada pela maioria da população. Além disso, temos outros aspectos culturais, como o futebol, músicas, telenovelas, crenças religiosas etc. que são partilhados por grande parte da população. Esses elos de ligação formam a chamada identidade nacional de um povo.

41 Atividade 17: O povo brasileiro
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor pode explorar o vídeo para discutira a questão da identidade cultural. Peça aos alunos para observarem as diferenças e semelhanças entre os personagens entrevistados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor explore diferenças e semelhanças dos indivíduos do vídeo para trabalhar a ideia da identidade cultural do povo brasileiro. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

42 Atividade 18: A Nação brasileira
Nação é a reunião de pessoas que geralmente falam o mesmo idioma e partilham os mesmos costumes e aspectos culturais, formando assim, um povo. As pessoas apresentam elementos componentes que trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua etc. Esse grupo deseja viver coletivamente e para isso tem o objetivo de construir uma organização política e controlar um pedaço da superfície terrestre. Ouça a música abaixo e responda: “Somos uma nação brasileira?”

43 Atividade 18: A nação brasileira
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade deve-se trabalhar o conceito de nação e explicitar as razões pelas quais o povo brasileiro pode ser entendido como Nação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor explore a canção para debater os anseios coletivos eu unem o povo brasileiro, transformando-o em Nação. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

44 Atividade 19: Território nacional
O território nacional é uma parte da superfície terrestre onde algum grupo humano domina e controla; esse grupo é a Nação. Nesse espaço existe a presença da soberania e da organização política para administrar essa fração da superfície terrestre. Em uma Nação os homens podem professar diferentes religiões, falar diferentes línguas e identificar-se como diferentes em vários aspectos, porém possuem a mesma identidade nacional. Será que o Brasil sempre possuiu o mesmo território? Veja o vídeo e observe as transformações ao longo do tempo e depois leia o texto.

45 Atividade 19: Território Nacional
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade deve-se trabalhar o conceito de território, valorizando o conceito de soberania. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor explore o vídeo para trabalhar o território nacional como uma construção histórica. Depois utilize o texto para demonstrar os principais marcos históricos desse processo territorial. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

46 Atividade 20: Os outros territórios...
Será que só existe o território nacional? Será que nós controlamos algumas áreas no nosso cotidiano formando nossos territórios? Ouça a música abaixo e pense se existe a construção de um território. A canção narra o controle de uma área da cidade por um grupo de criminosos formando um território, que pode ser entendido como todo espaço controlado por um grupo ou indivíduo. E você conhece outros territórios formados no cotidiano? Descreva –os no seu caderno digital.

47 Atividade 20: Os outros territórios...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade deve-se trabalhar a ideia de que os territórios são formados no cotidiano. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor utilize a canção para problematizar os territórios formados pelos traficantes. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: A sala deve estar disposta de forma que todos possam visualizar a projeção do datashow. Além disso, faz-se necessário uma boa caixa de som.

48 Atividade 21: O que é um Estado-nação?
O Estado-nação é um território habitado por uma Nação que possui uma identidade histórico-cultural, ou seja, língua, cultura e religião construída ao longo do tempo e uma organização política que o caracteriza soberano e reconhecido por outras nações do mundo. Alguns Estados possuem uma enorme diversidade cultural e linguística. Assista ao vídeo ao lado para saber mais sobre a ideia de Estado-nação e jogue para testar os seus conhecimentos sobre o Estado brasileiro aqui.

49 Atividade 21: O que é um Estado-nação?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Atividade em que o conceito de Estado-nação é apresentado ao aluno. O professor pode utilizar as imagens e o vídeo para trabalhar a organização política que marca o Estado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize o vídeo e as imagens para trabalhar as ideia relacionados ao conceito de Estado-nação. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Tradicional.

50 Atividade 22: Toda Nação é um Estado?
Nem todas as Nações possuem território e outras, vivem ainda dominadas por Estados maiores e assim, lutam por sua independência, alimentando o sentimento nacionalista, que é a aspiração ou desejo de conquistar sua independência política e territorial. Assim, as nações sem território estão sempre buscando sua soberania. Muitas dessas Nações sofrem violentas repressões por parte dos governos que os dominam Com base no que você aprendeu e com a ajuda do texto abaixo, responda no seu caderno digital a seguinte pergunta: Toda Nação é um Estado?

51 Atividade 22: Toda nação é um estado?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor debata a questão dos pleitos nacionalista na atualidade sem a construção de um Estado. Peça para que os alunos posicionem no mapa mundi os conflitos enfocados no OA. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem No link há um pequeno texto que resume a situação de muitos povos que formam nações mas não possuem território próprio. Utilize o texto e as imagens para debater a questão da falta de um Estado para muitas Nações e os conflitos desencadeados. Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: O ideal seria que a atividade fosse feita individualmente

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
1- A foto acima demonstra soldados curdos lutando na Síria. Sobre essa Nação é correto afirmar: a) Estão perfeitamente integrados à vida e aos costumes de vários países do Oriente Médio. b) Conseguiram liberdade e território recentemente. c) Habitam principalmente a região do Oriente Médio e formam uma nação sem território. d) Estão concentrados apenas na faixa litorânea.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: Os curdos não estão integrados ao Estado iraquiano. Feedback Negativo para a letra b: Os curdos não conseguiram formar um Estado. Feedback Positivo para a letra c: Você está certo! Os curdos ainda não possuem um Estado. Feedback Negativo para a letra d: Eles não se concentram apenas no litoral.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2- João é um criança que gosta de jogar futebol na praça perto da sua casa. Mas ele não joga seu esporte predileto perto do fim da tarde pois nesse horário o espaço é dominado pelos skatistas. Só quando essas pessoas saem da praça ele volta a jogar. Qual conceito podemos utilizar nessa situação de domínio do espaço por parte dos skatistas? a) Estado b) Nação c) Território d) Território Nacional

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: O Estado não é um bom conceito para explicar o fato acima. Feedback Negativo para a letra b: Não temos uma demarcação da ideia de Nação nesse caso. Feedback Positivo para a letra c: Você está certo! Temos a construção de um espaço dominado, logo um território. Feedback Negativo para a letra d: Não está sendo valorizado a ideia do território Nacional nesse caso.

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3- O povo brasileiro apresenta uma diversidade cultural marcante, com várias características religiosas, históricas, artísticas etc. Mesmo com todas essas diferenciações dizemos que formamos uma Nação. Por que? a) Possui uma identidade cultural própria e deseja viver coletivamente. b) Apenas por possuir seleção oficial de futebol. c) Por residir na América do Sul. d) Por falar a língua portuguesa.

57 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: Você está certo! O povo brasileiro é uma Nação. Feedback Negativo para a letra b: Não é o fato de possuir seleção que define uma Nação. Feedback Negativo para a letra c: Você se enganou! Não é a localização que define nossa condição de Nação. Feedback Negativo para a letra d: Não é apenas a fala do português que define nossa condição de Nação.

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4- Nem todas as nações possuem território e outras, vivem ainda dominadas por Estados maiores e assim, lutam por sua independência, alimentando o sentimento nacionalista, que pode ser entendido como: a) Orgulho de torcer por um time de futebol. b) Ódio aos países vizinhos. c) Aspiração ou desejo de conquistar sua independência política e territorial formando um Estado. d) Orgulho de dominar outras Nações.

59 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Negativo para a letra a: Você se enganou! Esse sentimento não possui essa identificação direta com esporte. Feedback Negativo para a letra b: Não existe relação com ódio em relação aos vizinhos. Feedback Positivo para a letra c: Você está certo. O sentimento nacionalista objetiva formar um Estado. Feedback Negativo para a letra d: Não é um desejo de dominar outras Nações.

60 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Assista ao vídeo abaixo 5- O Pré-sal se localiza próximo a costa do Brasil. Por que nosso país tem direito de exploração sobre essa riqueza? a- Faz parte do nosso território nacional, logo temos soberania. b- Pelo fato do Brasil possuir o maior avanço tecnológico na área petrolífera. c- Pelo fato do nosso país possuir forte avanço militar. d- Pelo fato do Brasil ser o maior território da América do Sul.

61 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Vamos pensar nessa resposta? Feedback Positivo para a letra a: Você está certo! O Brasil possui soberania sobre essa faixa oceânica. Feedback Negativo para a letra b: Não é o avanço tecnológico que permite esse controle. Feedback Negativo para a letra c: Você se enganou. Não é a força militar que permite esse controle. Feedback Negativo para a letra d: Não é a extensão territorial que permite esse controle.

62 Atividade 23 a 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use a foto para debater o caso curdo. Use o vídeo para trabalhar a ideia da extensão total do território nacional. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

63 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

64 Atividade 28: Você está sendo desafiado!
No estado de São Paulo existe o Museu da Língua portuguesa que tem o objetivo de demonstrar esse importante aspecto da Nação Brasileira. Veja o vídeo sobre esse museu! Você pode fazer algo parecido! Escolha algum aspecto cultural da nossa identidade como Nação (por exemplo músicas, danças, esportes etc) e organize uma exposição com ajuda do seus colegas e professores! Convide os outros alunos da escola para aprenderem com vocês! Vamos lá! Mãos à obra!

65 Atividade 28: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos serão desafiados a resolver questões mais complexas sobre o assunto estudado. É interessante que os alunos trabalhem em grupos para a resolução das questões e sejam instigados a suscitar os assuntos trabalhados nessa aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize o vídeo para motivar acerca de estudos relacionados a identidade nacional do povo brasileiro. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou em grupos Organização da sala de aula:

66 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 29 Resumo ATIVIDADE 30 Próximo tema ATIVIDADE 31

67 Atividade 29: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu sobre Nação, território e Estado, observe as imagens abaixo e construa um texto. Vamos lá?

68 Atividade 29: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um levantamento dos pontos importantes abordados na aula em seu caderno, a fim de que eles reflitam sobre o próprio processo de aprendizagem nessa aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use as imagens para incentivar a construção do resumo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

69 Atividade 30: Educosíntese
Após ter elaborado seu texto, confira se você abordou ao menos quatro dos itens sugeridos abaixo. Caso você tenha escolhido outras ideias discuta com seus colegas acerca da pertinência dessas escolhas: Conceito de cultura e identidade cultural. Ideia da soberania Diferença entre Povo e Nação. Desejo nacionalista e construção do Estado-nação. Nações sem Estado. O papel da língua para as Nações. O papel das religiões para as Nações. O uso da ideia de território no cotidiano. A importância do território nacional. O nosso papel como construtor de uma Nação mais justa.

70 Atividade 30: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

71 Atividade 31: Na próxima aula...
Na aula de hoje, aprendemos sobre Nação, território e Estado. Vimos que o Estado é um território habitado por um povo que possui uma identidade histórico-cultural, ou seja, língua, cultura e religião construída ao longo do tempo e uma organização política que o caracteriza soberano e reconhecido por outras nações do mundo. Alguns Estados possuem uma enorme diversidade cultural e linguística. Na próxima aula vamos entender as diferenças entre socialismo e capitalismo! Faça o quiz abaixo para iniciar os estudos sobre o tema! Mãos à obra!

72 Atividade 31: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize o quiz para incentivar discussões sobre os sistemas econômicos. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

73 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Utilize o vídeo para debater a formação da Nação brasileira. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Peça para os alunos investigarem em seu cotidiano casos de construção de territórios.

74 GABARITO EDUCOQUIZ Educoquiz 1: 1 – D 2 – A 3 – D Educoquiz 2: 1 – B 3 – C 4 – A Educoquiz 3: 1 – C 2 – C 3 – A 4 – C 5 – A


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google