A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
Professora: Rosângela Mendanha da Veiga

2 Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO:
Módulo IV Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO: conceito, origem, objetivos, série ISO 14000, normas NBR ISO e 14004, elementos básicos, etapas do SGA; Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC)

3 O que é ISO? A Organização Internacional para Padronização, em língua inglesa: International Organization for Standardization (ISO), é uma entidade que congrega os grêmios de padronização / normalização de 158 países. Fundada em 23 de Fevereiro de 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos, exceto na electricidade e eletrônica. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é membro fundador da ISO. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos fundada em 1940, responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

4 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Conceito SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) Segundo a NBR ISO 14001: A parte do Sistema de Gestão Global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, prática, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.

5 Auditorias ambientais
Origem do SGA Aumentos de custos Ambientais Auditorias ambientais SGA Defeitos nos produtos Qualidade total SGQ Tipos de auditorias ambientais: Auditorias de diligencia devida; Avaliações ambientais; Auditorias de SGA; Auditorias de conformidade. Objetivos: 1º) Atendimento às leis; 2º) Iidentificar vulnerabilidades ambientais.

6 Objetivos do SGA Estabelecer uma política ambiental Identificar e controlar aspectos / impactos Definir e documentar tarefas, responsabilidades, designar autoridades e procedimentos Identificar, monitorar e cumprir requisitos legais Promover a comunicação (interna e externa) Estabelecer objetivos, metas e medir desempenho Treinar colaboradores internos e parceiros Atender a situações de emergência Identificar oportunidades de negócios Integrar o SGA com os demais sistemas existentes Promover a melhoria contínua

7 SÉRIE ISO 14000 7

8 Gerenciamento ambiental TC-207
Avaliação da organização Avaliação do produto Sistema de Gestão Ambiental Rotulagem Ambiental Avaliação do ciclo de vida Auditoria ambiental Aspectos ambientais em normas de produtos Avaliação do Desempenho ambiental

9 Avaliação da organização Sistema de Gestão Ambiental
ISO e 14004 A norma ISO é a única da série que permite a certificação por terceiros (certificadoras), sendo o seu conteúdo efetivamente auditado na forma de requisitos obrigatórios de um SGA; A ISO apresenta um caráter não certificável, mas fornece importantes informações para a implantação dos requisitos da ISO

10 Avaliação da organização
Auditoria Ambiental ISO 19011 Estabelece os procedimentos e requisitos gerais das auditorias e dos auditores de um SGA certificável, sendo um subsídio determinante para a implantação do requisito de auditoria do SGA.

11 Avaliação da organização Avaliação do Desempenho Ambiental
ISO 14031 A sistemática estabelecida por esta norma é muito mais complexa do que o requerido pela NBR ISO 14001, pois engloba todo o ciclo de vida dos produtos e serviços da empresa, através do estabelecimento de indicadores ambientais e seu monitoramento; Envolve um processo de medição, análise, avaliação e descrição do desempenho ambiental da organização em relação aos objetivos definidos para o seu SGA.

12 Avaliação do produto Rotulagem Ambiental ISO 14020, e 14024 Estas normas estabelecem diferentes escopos para a concessão de selos ambientais.

13 Avaliação do ciclo de vida
Avaliação do produto Avaliação do ciclo de vida ISO 14040, ISO 14041, 14042, e 14044 Estabelece a sistemática para a realização da avaliação de ciclo de vida de produto. Considera a abordagem do berço ao túmulo, ou seja, tudo o que entra no processo produtivo desde matérias-primas e insumos de processo, passando pelos poluentes gerados, até a fase de descarte do produto ao final de sua vida útil e suas implicações ambientais.

14 Aspectos Ambientais em Normas de Produtos
Avaliação do produto Aspectos Ambientais em Normas de Produtos ISO/TR 14062 Visa orientar os elaboradores de normas de produtos, buscando a especificação de critérios que reduzam os efeitos ambientais advindos de seus componentes.

15 NBR ISO 14001:2004 Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso Especifica os requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental, permitindo a uma organização desenvolver e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos e informações referentes aos aspectos ambientais significativos. Aplica-se aos aspectos ambientais que a organização identifica como aqueles que possa controlar e aqueles que possa influenciar. Em si, não estabelece critérios específicos de desempenho ambiental. NBR ISO 14004:2004 Sistemas de gestão ambiental - Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio Provê orientação para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão ambiental e sua coordenação com outros sistemas de gestão.

16

17 Elementos básicos do SGA
Avaliação ambiental inicial Política ambiental Programa de gestão ambiental considerando a avaliação ambiental inicial Estrutura organizacional Integração da gestão ambiental nas várias atividades de negócios da organização Monitoramento, medição e registros Ações corretivas e preventivas Auditorias Análises críticas Treinamento e comunicação interna Comunicação externa

18 Áreas diretamente envolvidas com o SGA
Alta administração (comprometimento); Finanças; Pesquisa, planejamento e desenvolvimento; Produção; Administração e distribuição; Marketing. Pessoas diretamente envolvidas com o SGA Presidentes / Diretores (comprometimento); Gerentes; Funções administrativas e operacionais.

19 ORGANISMOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE (OAC)
Responsável no Brasil: Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO Fonte:

20 BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Josimar Ribeiro de; MELLO, Claudia dos S.; CAVALCANTI, Yara. Gestão Ambiental – Planejamento, avaliação, implantação, operação e verificação. Rio de Janeiro: Thex Editora, 2001. CASTRO, Newton de (org). A questão ambiental e as empresas. Brasília: Edição SEBRAE, 1998. CASTRO, Newton de (org). Curso básico de gestão ambiental. Brasília: Edição SEBRAE, 2004. MOREIRA, Maria Suely. Estratégia e Implantação do Sistema de Gestão Ambiental – modelo ISSO ª ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços LTDA., 2006. São Paulo (Estado). Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente – volume XIV. ISO Sistema de Gestão Ambiental. 2ª ed. São Paulo: SMA, 1997. SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. ISO Sistemas de Gestão Ambiental – implantação objetiva e econômica. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008.

21 Obrigada!


Carregar ppt "GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google