A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Newton e a teoria da luz e cores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Newton e a teoria da luz e cores"— Transcrição da apresentação:

1 Newton e a teoria da luz e cores
Imagem do experimento Terminologia “experimento crucial”

2 Há mudança na informação de um discurso para outro (Fahnestock, 2005);
Mudança de um discurso judiciário para um discurso epidítico (Fahnestock, 2005); Que possíveis mudanças podem ser percebidas nos materiais analisados? A princípio o foco da análise está nas ilustrações.

3 Materiais analisados Livros didáticos aprovados no PNLD/2012.
(Público alvo: estudantes do ensino médio) Livro “Óptica” (Newton, 1704) e Artigo (Newton, 1672). (Público alvo: comunidade científica) Série Cosmos - A Spacetime Odyssey (2014). (Público alvo: público leigo, a princípio) Série BBC - A luz fantástica (2004). Discurso judiciário Discurso epidítico

4 Livro didático Como os livros de física, aprovados no PNLD/2012, contextualizam, apresentam, divulgam os estudos de Newton sobre a teoria da luz e das cores, na perspectiva de dois aspectos: As imagens dos experimentos desenvolvidos; A terminologia “experimento crucial”.

5 Livro didático A escolha dos livros didáticos para análise partiu de alguns critérios: Aprovação no PNLD/2012; Abordagem da história da luz e da cores, especificamente os estudos de Newton; Apresentação de algum tipo de imagem sobre o assunto; Assim, dos 10 livros recomendados e aprovados no PNLD/2012, 8 já foram analisados e 7 passaram pelos critérios estabelecidos.

6 Imagens Perales e Jiménes (2002) Análise de ilustrações sob aspectos:
Formais – como elas estão dispostas visualmente no texto; Semânticos – os significados passados ao leitor.

7 Imagens Perales e Jiménes (2002) Categorias de análises:
Função da sequência didática em que aparece a ilustração; Iconocidade; Funcionalidade; Relação com o texto principal; Etiquetas verbais; Conteúdo científico que as sustenta. Grau de complexidade da imagem Só observá-las, por exemplo... Se o texto escrito menciona ou não a imagem, por exemplo... Textos escritos incluídos nas ilustrações

8 Livro A O texto escrito principal não faz menção à ilustração;
Volume 3 Capítulo 9 – Luz e fenômenos atmosféricos Tópico especial – Por dentro do conceito: “As cores do arco-íris” O texto escrito principal não faz menção à ilustração; A imagem é colorida e de boa resolução; A ilustração se sobressai diante do texto; A imagem apresenta dois personagens, um implicitamente Newton; A gravura parece ser uma pintura. Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno.

9 A imagem possui legenda com fonte menor que do texto principal;
Livro A Fonte de onde a imagem foi extraída; o texto escrito possui uma fonte muito pequena A imagem possui legenda com fonte menor que do texto principal; O texto da legenda não descreve ou está diretamente relacionado à imagem. O texto principal encontra-se em destaque; inserido em uma grande caixa verde.

10 Livro B Volume 3 Capítulo 3 – Ondas eletromagnéticas Subtítulo – Luz visível O texto escrito principal faz menção à ilustração que é enumerada; A imagem é colorida e de boa resolução (a imagem é a mesma que a do livro A, contudo em coloração diferente e fonte de extração distintas); A imagem se sobressai diante do texto. A imagem apresenta dois personagens, um implicitamente Newton; A gravura parece ser uma pintura. Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno.

11 Livro B A imagem possui legenda com fonte menor que do texto principal; O texto da legenda refere-se a descoberta de Newton e salienta que a gravura data de aproximadamente 1704. Fonte de onde a imagem foi extraída e onde o museu no qual ela se encontra. Museu de ciências de Londres.

12 Livro C Volume 2 Capítulo 10 – Fundamentos da óptica geométrica Subtítulo – Reflexão e refração seletivas O texto escrito principal não faz menção à ilustração que não é enumerada; A imagem é colorida e de boa resolução (exatamente a mesmo do livro A); A imagem se sobressai diante do texto. A imagem apresenta dois personagens, um implicitamente Newton; A gravura parece ser uma pintura. Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno.

13 Livro C Fonte de onde a imagem foi extraída.
O texto principal está destacado, contornado por uma linha vermelha.

14 Livro D Volume 2 Capítulo 7 – Luz: partícula ou onda? Subtítulo – A refração da luz branca no prisma e na atmosfera O texto escrito principal faz menção à 1 das 3 imagens apresentadas; A imagem é colorida e de boa resolução; A imagem se sobressai diante do texto. As ilustrações são um desenho; Função: Decorar o livro, despertar interesse, esboça o fenômeno, descrever o fenômeno.

15 Fonte de onde a imagem foi extraída.
Livro D Fonte de onde a imagem foi extraída.

16 Livro D Elementos inseridos na imagem
Em nenhuma das figuras faz-se menção a Newton.


Carregar ppt "Newton e a teoria da luz e cores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google