A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Orientadora: Priscila Motter

2 Planejamento Estratégico
Estratégia “ A palavra estratégia tem origem grega. Ela designava a função dos generais, que eram chamados de estrategos a eles cabia projetar e formular as manobras militares, além de conduzir os soldados na batalha” (EMMERICK;PEREIRA, 2007, p.48) Planejamento Estratégico

3 Planejamento Estratégico
Sistema de apoio às tomadas de decisões da organização Planejamento estratégico é o processo que designa uma ação gerencial por meio da qual buscamos apoiar o desenvolvimento da organização, avaliando as suas características e as do ambiente. (MAXIMIANO, 2000).

4 Planejamento Estratégico
O planejamento busca estabelecer uma sintonia entre o que se espera e o que se faz na organização Planejamento estratégico Planejamento tático Planejamento operacional Etapas: formulação; implementação; controle. Fonte: Oliveira (2006, p.49)

5 Fases do Planejamento Estratégico
Análise do ambiente externo Definição de metas e objetivos Declaração de visão e missão Formulação de estratégia Implementação Análise do ambiente interno Controle Feedback Fonte: Kotler (apud EMMERICK; PEREIRA, 2007, p.51)

6 Missão e Visão Identificar a missão e a visão organizacional significa definir para que existimos, qual o nosso propósito e a onde queremos chegar, pois, assim conseguiremos concentrar nossos recursos, energia e tempo apenas naquelas operações e/ou situações que tragam retorno para a empresa.

7 Missão; Visão; Valores
Missão – propósito, finalidade, justificativa da existência no mundo empresarial Visão – projeção de aonde esperamos que a empresa chegue ou do que esperamos que ela seja no mercado futuramente. Valores – ações prática que devem nortear as condutas dos indivíduos para que alcancem os objetivos estabelecidos para a organização.

8 Análise do ambiente externo
Cenário – análise do que está a nossa volta, de onde estamos, o que nos espera frente às condições do ambiente. = ameaças e oportunidades = forças e fraquezas Análise da Concorrência Análise do Mercado Mudanças Tecnológicas Ação e Controle do Governo e Condições Econômicas

9 Análise do ambiente interno
As forças são as competências que se revertem em vantagens competitivas. As fraquezas são os fatores internos desfavoráveis diante dos competidores. Análise Financeira Análise de Recursos Humanos Análise de Marketing

10 Controle Realizado através de indicadores, ou seja, dados que indicam as condições de alcance dos objetivos traçados.

11 Referências EMMERICK, Alfredo; PEREIRA, Heitor José. Gestão Estratégica na perspectiva Longitudinal. In: PINTO, Eder Pachoal (Org.). Gestão Empresarial: casos e conceitos de evolução organizacional. São Paulo: Saraiva: p. 35 – 73. MAXIMIANO, Antônio César Amauro. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. São Paulo: Atlas, 2006.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google