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Foto Publicitária.

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Apresentação em tema: "Foto Publicitária."— Transcrição da apresentação:

1 Foto Publicitária

2 Publicidade - Conceitos
Ciências Humanas Comunicação Jornalismo Rádio e TV R. Públicas Publicidade Fotografia Publicitária Biológicas Exatas História Antropologia Fotografia

3 Qual é a função da publicidade no campo da comunicação?
é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou um firma; b) Seu objetivo é despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante; c) faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante; d) anúncios são materiais pagos.

4 Mas qual é a diferença entre publicidade e propaganda?
a) Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos; b) Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante; Exemplo: Campanha da Dengue a) Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. b) Se a Raid faz o mesmo, é publicidade. Publicidade Propaganda

5 “a publicidade sugere que se ele(consumidor) comprar o que ela está oferecendo, sua vida se tornará melhor” John Berger

6 Publicidade, um mercado bilionário.
Na America Latina, a pesquisa Mídia Dados, apontou investimento da ordem de U$ 60 bilhões em 2009. O Brasil é o primeiro colocado desse ranking com quase 40% desses investimentos, ou 24,7 Bilhões de dólares. Estima-se que o mercado brasileiro crescerá 31 % entre 2010 e (Aumento de 4,41 Bilhões de dólares) Um anúncio em página P&B, no Domingo no Jornal O Estado de São Paulo, pode custar até R$ ,00. O maior anunciante do Brasil na atualidade é as Casas Bahia, com os fantásticos U$ 3,3 Bilhões de dólares .

7 Aspectos Históricos Publicitária
A Fotografia e a Publicidade caminham juntas. Fotos são essenciais aos anúncios (jornais, revistas, cartazes, etc) Século XIX - XX - demora da Publicidade em aceitar a Fotografia Motivos ? Técnica demais Impressões muito reticuladas

8 Anúncios sóbrios e discretos
Eventuais ilustrações a traço Pouco inventiva

9 Pricipal modelo “Art Nouveau “

10 Fotos usadas em colagens em cenários com molduras ornamentais

11 Fotografia Publicitária em 1910
Revista Fon-Fon Revista A Lua

12 Características Gênero incorporado - Retrato
Imagens de estabelecimentos comerciais e esporadicamente produtos Publicidade Testemunhal - Personalidade para recomendar o produto Não eram pensados em termos de linguagem publicitária mais articulada

13 Fotografia Publicitária em 1917
Revista A Cigarra

14 Fotografia Publicitária em 1924
Revista A Vida Moderna 1914 Revista A Cigarra 1924

15 Fotografia Publicitária em 1922 e 1929
Revista A Cigarra

16 Fotografia Publicitária nos Anos 30

17 Fotografia Publicitária nos Anos 40

18 Brasil - Década de 40 Início da chegada de agências estrangeiras
Fotógrafos não tinham especialização Fotos importadas dos EUA Campanha para a Johnson & Johnson - Agência Thompson Francisco Albuquerque

19

20

21 Fotografia Publicitária nos Anos 50

22 Fotografia Publicitária nos Anos 60

23 Campanha Publicitária em 1969

24 Fotografia Publicitária nos Anos 70

25 Fotografia Publicitária nos Anos 80

26 Fotografia Publicitária nos Anos 90

27 Evolução do Conteúdo na Fotografia Publicitária
Tentativa de dar mais realidade, saindo da ilustração para imagem fotográfica. Fotografia deixa a ilustração para o segundo plano. Maior enfoque para a foto - a imagem em si. produção fotográfica enquanto roteiro de uma cena que imitasse ao máximo a realidade.

28 Evolução do Conteúdo na Fotografia Publicitária
Digitalização - efeitos especiais incorporados nessa produção, A fotografia representa o objeto( humano ou o produto), Efeitos dão outra significação a imagem. A Edição de imagens coloca o papel do ilustrador em destaque.

29 Contexto Atual da Fotografia Publicitária
A digitalização acelerou o processo da produção foto-publicitária; Fim da revelação das fotos Fim do tratamento das fotos em laboratórios físicos; Otimização de custos Softwares de edição que contribuem para; facilitar e baratear o custo de edição de imagens; aumentar a velocidade da edição; aumentar a quantidade de recursos para edição;

30 Contexto Atual da Fotografia Publicitária
A soma das antigas e das novas mídias ampliam a atuação do fotógrafo; Impressos, Outdoor, Jornais, Revistas, Embalagens etc. Sites, Blogs, Banner’s, Anúncios Virtuais, Mídias extensivas( metro, padarias) etc.

31 Fotografia Publicitária na Atualidade

32 Fotografia Publicitária na Atualidade

33 Fotografia Publicitária na Atualidade

34 Fotografia Publicitária na Atualidade

35 Etapas do Processo Criativo
Qual o problema da Comunicação ? Qual produto será objeto de mensagem ? Qual o público-alvo ? Qual o veículo e a produção necessária ? Elaborar uma estratégia de comunicação . Revisar e avaliar a criação .

36 Qual o problema da Comunicação ?
O lançamento de um novo produto O envelhecimento da imagem de um produto Realinhamento do produto no mercado Aumento de vendas Ganhar credibilidade junto ao consumidor Fidelização

37 Qual produto será objeto de mensagem ?
Nome, Funções, Preço, Características Concorrentes Diferenciais Posicionamento no mercado Histórico publicitário ( peças desenvolvidas por outras agências) Valores da empresa que o produz ( missão, cultura, se é ecológico, etc)

38 Qual o público - alvo da mensagem ?
Idade e sexo Poder aquisitivo Grau de instrução Qual ou quais os principais canais de comunicação e entretenimento Máximo de informação sobre o público-alvo

39 Qual o veículo e a produção necessária ?
Jornais, revistas, sites, outdoors, etc Se há modelos ou não envolvidos no processo de produção O local onde será realizada a captação de imagens Equipamentos necessários para a realização das fotos Tempo para a realização do projeto

40 Elaborar estratégia de comunicação
Somente Imagens ? Imagens e texto ? Metáforas ou linguagem direta ? Linguagem informal ? Efeitos especiais ( Foto e Edição Posterior)

41 Revisar e avaliar a criação
Atende aos objetivos ? Resolve o problema de comunicação proposto ? A mensagem flui com facilidade ? É inovadora ? É focada no público-alvo ? Relação das cores com as provas. Está de acordo com os valores do cliente ? Avaliação com ou do cliente.

42 Repertório e Técnicas de Edição
Ver jornais, revistas, sites e tudo o mais que veicular material com fotografia publicitária Analisar outras campanhas publicitárias (atendem os objetivos quanto ao aspecto do “processo criativo” ) Aprimorar técnicas de fotografia( Sempre !!!!) e edição de imagens

43 Esboço do Processo Criativo
Dados Repertório e técnicas Insight


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