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Foto Publicitária
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Publicidade - Conceitos
Ciências Humanas Comunicação Jornalismo Rádio e TV R. Públicas Publicidade Fotografia Publicitária Biológicas Exatas História Antropologia Fotografia
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Qual é a função da publicidade no campo da comunicação?
é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou um firma; b) Seu objetivo é despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante; c) faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante; d) anúncios são materiais pagos.
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Mas qual é a diferença entre publicidade e propaganda?
a) Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos; b) Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante; Exemplo: Campanha da Dengue a) Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. b) Se a Raid faz o mesmo, é publicidade. Publicidade Propaganda
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“a publicidade sugere que se ele(consumidor) comprar o que ela está oferecendo, sua vida se tornará melhor” John Berger
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Publicidade, um mercado bilionário.
Na America Latina, a pesquisa Mídia Dados, apontou investimento da ordem de U$ 60 bilhões em 2009. O Brasil é o primeiro colocado desse ranking com quase 40% desses investimentos, ou 24,7 Bilhões de dólares. Estima-se que o mercado brasileiro crescerá 31 % entre 2010 e (Aumento de 4,41 Bilhões de dólares) Um anúncio em página P&B, no Domingo no Jornal O Estado de São Paulo, pode custar até R$ ,00. O maior anunciante do Brasil na atualidade é as Casas Bahia, com os fantásticos U$ 3,3 Bilhões de dólares .
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Aspectos Históricos Publicitária
A Fotografia e a Publicidade caminham juntas. Fotos são essenciais aos anúncios (jornais, revistas, cartazes, etc) Século XIX - XX - demora da Publicidade em aceitar a Fotografia Motivos ? Técnica demais Impressões muito reticuladas
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Anúncios sóbrios e discretos
Eventuais ilustrações a traço Pouco inventiva
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Pricipal modelo “Art Nouveau “
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Fotos usadas em colagens em cenários com molduras ornamentais
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Fotografia Publicitária em 1910
Revista Fon-Fon Revista A Lua
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Características Gênero incorporado - Retrato
Imagens de estabelecimentos comerciais e esporadicamente produtos Publicidade Testemunhal - Personalidade para recomendar o produto Não eram pensados em termos de linguagem publicitária mais articulada
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Fotografia Publicitária em 1917
Revista A Cigarra
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Fotografia Publicitária em 1924
Revista A Vida Moderna 1914 Revista A Cigarra 1924
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Fotografia Publicitária em 1922 e 1929
Revista A Cigarra
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Fotografia Publicitária nos Anos 30
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Fotografia Publicitária nos Anos 40
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Brasil - Década de 40 Início da chegada de agências estrangeiras
Fotógrafos não tinham especialização Fotos importadas dos EUA Campanha para a Johnson & Johnson - Agência Thompson Francisco Albuquerque
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Fotografia Publicitária nos Anos 50
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Fotografia Publicitária nos Anos 60
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Campanha Publicitária em 1969
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Fotografia Publicitária nos Anos 70
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Fotografia Publicitária nos Anos 80
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Fotografia Publicitária nos Anos 90
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Evolução do Conteúdo na Fotografia Publicitária
Tentativa de dar mais realidade, saindo da ilustração para imagem fotográfica. Fotografia deixa a ilustração para o segundo plano. Maior enfoque para a foto - a imagem em si. produção fotográfica enquanto roteiro de uma cena que imitasse ao máximo a realidade.
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Evolução do Conteúdo na Fotografia Publicitária
Digitalização - efeitos especiais incorporados nessa produção, A fotografia representa o objeto( humano ou o produto), Efeitos dão outra significação a imagem. A Edição de imagens coloca o papel do ilustrador em destaque.
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Contexto Atual da Fotografia Publicitária
A digitalização acelerou o processo da produção foto-publicitária; Fim da revelação das fotos Fim do tratamento das fotos em laboratórios físicos; Otimização de custos Softwares de edição que contribuem para; facilitar e baratear o custo de edição de imagens; aumentar a velocidade da edição; aumentar a quantidade de recursos para edição;
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Contexto Atual da Fotografia Publicitária
A soma das antigas e das novas mídias ampliam a atuação do fotógrafo; Impressos, Outdoor, Jornais, Revistas, Embalagens etc. Sites, Blogs, Banner’s, Anúncios Virtuais, Mídias extensivas( metro, padarias) etc.
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Fotografia Publicitária na Atualidade
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Fotografia Publicitária na Atualidade
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Fotografia Publicitária na Atualidade
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Fotografia Publicitária na Atualidade
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Etapas do Processo Criativo
Qual o problema da Comunicação ? Qual produto será objeto de mensagem ? Qual o público-alvo ? Qual o veículo e a produção necessária ? Elaborar uma estratégia de comunicação . Revisar e avaliar a criação .
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Qual o problema da Comunicação ?
O lançamento de um novo produto O envelhecimento da imagem de um produto Realinhamento do produto no mercado Aumento de vendas Ganhar credibilidade junto ao consumidor Fidelização
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Qual produto será objeto de mensagem ?
Nome, Funções, Preço, Características Concorrentes Diferenciais Posicionamento no mercado Histórico publicitário ( peças desenvolvidas por outras agências) Valores da empresa que o produz ( missão, cultura, se é ecológico, etc)
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Qual o público - alvo da mensagem ?
Idade e sexo Poder aquisitivo Grau de instrução Qual ou quais os principais canais de comunicação e entretenimento Máximo de informação sobre o público-alvo
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Qual o veículo e a produção necessária ?
Jornais, revistas, sites, outdoors, etc Se há modelos ou não envolvidos no processo de produção O local onde será realizada a captação de imagens Equipamentos necessários para a realização das fotos Tempo para a realização do projeto
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Elaborar estratégia de comunicação
Somente Imagens ? Imagens e texto ? Metáforas ou linguagem direta ? Linguagem informal ? Efeitos especiais ( Foto e Edição Posterior)
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Revisar e avaliar a criação
Atende aos objetivos ? Resolve o problema de comunicação proposto ? A mensagem flui com facilidade ? É inovadora ? É focada no público-alvo ? Relação das cores com as provas. Está de acordo com os valores do cliente ? Avaliação com ou do cliente.
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Repertório e Técnicas de Edição
Ver jornais, revistas, sites e tudo o mais que veicular material com fotografia publicitária Analisar outras campanhas publicitárias (atendem os objetivos quanto ao aspecto do “processo criativo” ) Aprimorar técnicas de fotografia( Sempre !!!!) e edição de imagens
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Esboço do Processo Criativo
Dados Repertório e técnicas Insight
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