A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPO X CIDADE PROF. EDUARDO C. FERREIRA. CONCEITOS IMPORTANTES Sociologia: Estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem; ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPO X CIDADE PROF. EDUARDO C. FERREIRA. CONCEITOS IMPORTANTES Sociologia: Estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem; ciência."— Transcrição da apresentação:

1 CAMPO X CIDADE PROF. EDUARDO C. FERREIRA

2 CONCEITOS IMPORTANTES Sociologia: Estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem; ciência dos fenômenos sociais. Homem: Indivíduo, ou ser social.

3 REFLEXÃO A população é uma abstração, se desprezarmos, por exemplo, as classes de que se compõem, exemplo agricultores, operários, etc. Por seu lado, essas classes são umas palavras ocas se ignorarmos os elementos em que repousam, por exemplo – o trabalho assalariado, o capital etc. O capital, por exemplo, sem o trabalho assalariado, sem o valor, sem o dinheiro, sem o preço etc., não e nada. Assim, se começássemos pela população, teríamos uma visão caótica do todo, e através de uma determinação mais precisa, através de uma analise, chegaríamos a conceitos cada vez mais simples [...]. Partindo daqui, seria necessário caminhar em sentido contrario, ate chegar finalmente de novo à população, que não seria, desta vez, a representação caótica de um todo, mas uma rica totalidade de determinações e de relações numerosas. Karl Marx

4 Agricultura Familiar A chamada agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representa a imensa maioria de produtores rurais no Brasil

5 RELAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS CIDADE CAMPO DEPENDE DO PRECISA DA

6 LIGAÇÃO ÍNTIMA Apesar da distância que separa os trabalhadores rurais dos grandes centros urbanos, as ações político – econômico – sociais praticadas no País se refletem diariamente no cotidiano deles.

7 INFLUÊNCIAS E MODO DE VIDA O exemplo do Jeca Tatu ajuda entender que existe relação direta entre as condições de vida do nosso agricultor e o modelo político econômico do Brasil e do mundo, cujas conseqüências recaem sobre o trabalhador do campo. É equivocado imagina-lo como cidadão isolado, fechado na propriedade rural onde vive. Os moradores do campo (23% da população brasileira), segundo o Censo Demográfico 2000 do IBGE, são influenciados pelo mundo exterior e também influenciam.

8 EVOLUÇÃO DO CAMPO Apesar dos agricultores do Brasil e de outros países apresentarem diferenças culturais, eles têm vários pontos em comum, como: as mudanças que a tecnologia impôs (plantadeiras, tratores, sistema de irrigação, energia elétrica etc.); forte influência dos meios de comunicação; fácil acesso ao campo e vice-versa; os costumes dos moradores das cidades.

9 O CAMPONÊS camponês deriva do adjetivo campesino, que é sinônimo de campestre, rústico. Os substantivos afins são camponeses e campônios, ou seja, habitante do campo ou aldeão. Para muitos, camponês é sinônimo de agricultor, de trabalhador rural ou, ainda, de produtor rural. Camponês é aquele que trabalha na terra, desempenhando seu trabalho de plantar e colher os produtos, sendo seus os produtos ou não.

10 PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS CAMPONESES QUESTÃO HISTÓRICA DOS LATIFUNDIOS; GRANDES EMPRESAS ESTRANGEIRAS TOMANDO AS TERRAS E A PRODUÇÃO NO CAMPO; REFORMA AGRÁRIA É LENTA E UMA QUESTÃO DE GRANDE POLÊMICA E DE INTERESSES OBSCUROS EM NOSSO PAÍS; PROBLEMAS GERARAM GRANDE ÊXODO RURAL NO PAÍS, EM ESPECIAL NA REGIÃO NORDESTE.

11 ÊXODO RURAL é o abandono do campo em busca das cidades. Tem sido muito comum no Brasil, após nosso grande surto industrial. Ou pelo menos indicativo de uma mudança. Geralmente o êxodo rural ocorre devido à perda da capacidade produtiva, ou à falta de condições de subsistência, em determinado local que acarretarão no êxodo rural para outra localidade rural, ou, o êxodo rural para localidades urbanas.

12 PROBLEMAS DO ÊXODO RURAL PROBLEMAS ESTRUTURAIS NAS CIDADES (EXCESSO POPULACIONAL E BAIXA INFRAESTRUTURA); PROBLEMAS ECONÔMICOS (DESEMPREGO E BOLSÕES DE MISÉRIA); PROBLEMAS SOCIAIS (marginalidade social, com delinqüência, mendicância e prostituição); DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL E FALTA DE MÃO DE OBRA NO CAMPO;

13 A QUESTÃO DO ÊXODO RURAL As cidades brasileiras que mais sofrem as conseqüências do êxodo rural são as capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e outras mais. Desgarrados

14 OS BÓIAS-FRIAS são trabalhadores rurais que moram nas periferias das cidades. Os deslocamentos desses trabalhadores entre a cidade e o campo são feitos, muitas vezes, de maneira arriscada, em veículos sem nenhuma segurança.

15

16 A EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA Explosão demográfica é o grande aumento da população da Terra, ocorrido principalmente no século XX. É, na verdade, com se fosse uma bomba de pavio aceso prestes a explodir, daí a comparação da explosão com a população. Até o século XIX, a mortalidade era extremamente elevada, pois a humanidade não tinha recursos suficientes para combater grande parte das doenças. As grandes descobertas do nosso século, como a penicilina, as vacinas e os antibióticos. Diminuíram bruscamente o índice de mortalidade. Como a natalidade não foi reduzida, o resultado foi o aumento do crescimento

17 SUPERPOPULAÇÃO NAS CIDADES

18 TRANSGÊNICOS organismo que apresenta em sua carga genética genes de espécies distintas da sua. O organismo transgênico recebe genes de outras espécies que são transferidos de uma outra espécie, pela ação do homem, através de tecnologias apropriadas.

19 QUESTÃO URBANA: O HOMEM NA CIDADE PROGRESSO X PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

20 S.O.S NATUREZA

21


Carregar ppt "CAMPO X CIDADE PROF. EDUARDO C. FERREIRA. CONCEITOS IMPORTANTES Sociologia: Estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem; ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google