A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo V: Objetivo Geral: Comunicabilidade dos Espíritos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo V: Objetivo Geral: Comunicabilidade dos Espíritos"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo V: Objetivo Geral: Comunicabilidade dos Espíritos
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Módulo V: Comunicabilidade dos Espíritos Objetivo Geral: Possibilitar entendimento do processo de comunicação dos Espíritos com o mundo corporal.

2 Comunicabilidade dos Espíritos
Módulo V Comunicabilidade dos Espíritos Roteiro 1 – Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida; Roteiro 2 – Mediunidade e médium; Roteiro 3 – Mediunidade com Jesus.

3 Explicar como se processa essa influência;
Módulo V - Roteiro 1 Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida Objetivos Específicos: Identificar a natureza da influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida; Explicar como se processa essa influência; Indicar a forma de neutralizar as más influências espirituais.

4 Fonte Básica de consulta: Questões 459 a 472 de o Livro dos Espíritos
Módulo V - Roteiro 1 Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida. Fonte Básica de consulta: Questões 459 a 472 de o Livro dos Espíritos

5 Um pouco de revisão ... Espíritos Imperfeitos?
Terceira ordem: São caracterizados pela predominância da matéria sobre o espírito. Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões que lhes são consequentes. Tem a intuição de Deus, mas não o compreendem. Fonte: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 1.ed. Comemorativa do Sesquicentenário. Brasília: FEB, Questão , p

6 Um pouco de revisão ... Espíritos bons?
Segunda ordem: Predominância do espírito sobre a matéria; desejo do bem. Suas qualidades e poderes para fazer o bem dependem de seu grau de adiantamento. Compreendem Deus e o infinito e já gozam da felicidade dos bons. Fonte: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 1.ed. Comemorativa do Sesquicentenário. Brasília: FEB, Questão , p

7 Um pouco de revisão ... Espíritos puros?
Primeira ordem: Se despojaram de todas as impurezas da matéria, tendo alcançado a soma da perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações, não estão mais sujeitos à reencarnação e gozam de inalterável felicidade. Fonte: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 1.ed. Comemorativa do Sesquicentenário. Brasília: FEB, Questão , p

8 Tema Central do Estudo Questão 459 (Livro dos Espíritos): Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos? Resposta dos Espíritos Superiores: Muito mais do que imaginais, pois frequentemente são eles que vos dirigem. Assim, Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Fonte: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 1.ed. Comemorativa do Sesquicentenário. Brasília: FEB, Questão 459, p.292.

9 Como se processa essa influência?
Imaginemos todo o universo mergulhado em um mesmo fluido universal que vibra sob a ação do pensamento e da vontade (ESE: Cap.27, item, 10). Nesse processo, cada criatura funciona, ao mesmo tempo, como uma fonte geradora e receptora das vibrações (energias) espalhadas no universo. Assim, Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal.

10 FLUIDOS ENERGIAS VIBRAÇÕES E PENSAMENTOS No encarnado, a absorção das energias, fluidos, vibrações e pensamentos ocorre automaticamente. IRRADIAÇÕES O perispírito processa esse “material” absorvido e irradia parte dele ao derredor do corpo físico, formando nossa “aura”.

11 O cultivo de bons pensamentos enobrece o ser e saneia sua mente
Independentemente da intenção, as construções mentais tomam a forma imaginada no pensamento e são gravadas em seu corpo perispiritual. Por exemplo, tenha um homem a idéia de matar outro, embora o corpo material se lhe conserve impassível, seu corpo fluídico é posto em ação pelo pensamento e reproduz todos os detalhes imaginados. A imagem da vítima é criada e a cena toda é pintada, como num quadro, tal qual se desenrola na mente; Isso permite entender porque qualquer pensamento pode tornar-se conhecido, por evidenciar-se no corpo fluídico e, assim, ser percebido por outros espíritos, encarnados ou desencarnado, que estejam vibrando em sintonia; É importante destacar que o que realmente é visto pelo observador é a intenção. Sua execução, todavia, vai depender da persistência de propósitos, de circunstâncias que a favoreçam. Modificadas as intenções, os planos sofrerão mudanças; As criações fluídicas conscientes podem ser promovidas por mentores espirituais ou obsessores. Os mentores espirituais atiram lembranças construtivas e plasmam quadros superiores que irão gerar renovação e força, equilíbrio, serenidade e confiança em Deus.

12 Atividades Quatro Grupos

13 Questões centrais do estudo
De que modo essa influência acontece? Por que estamos sujeitos a essa influenciação? Assim, Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Qual é o nosso papel nesse processo?

14 Tarefas dos Grupos Ler os “Subsídios” do roteiro e a narrativa “O poder das trevas”. Responder as perguntas propostas e explicar como se processa a influência dos Espíritos em nossos pensamentos e ato, e nos acontecimentos da vida.

15 Grupo I Como distinguir se um pensamento que nos é sugerido procede de um Espírito bom ou de um Espírito imperfeito?

16 Grupo II Qual a relação entre a nossa conduta moral e a natureza da influência que recebemos dos Espíritos?

17 Grupo III Dizem os Espíritos Superiores que temos a liberdade de seguir os bons Espíritos ou os Espíritos Imperfeitos. Que procedimentos, então, deveremos adotar para atrair a atenção dos bons Espíritos?

18 Grupo IV Destacar os pontos significativos, da narrativa “O poder das trevas”, considerando a questão 459 de O Livro dos Espíritos.

19 distribuição de material
Formação dos grupos e distribuição de material

20 Resultados das Atividades dos Grupos

21 Grupo I – Questão analisada
Como distinguir se um pensamento que nos é sugerido procede de um bom Espírito ou de um Espírito imperfeito? Os bons Espíritos só para o bem aconselham, enquanto os Espíritos imperfeitos procuram nos induzir ao erro. Cabe a nós discernir. Dependendo de nossas atitudes, nos tornamos propensos à influenciação para o mal ou para o bem. Fonte: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 1.ed. Comemorativa do Sesquicentenário. Brasília: FEB, Questão , p.294.

22 Grupo II – Questão analisada
Qual a relação entre a nossa conduta moral e a natureza da influência que recebemos dos Espíritos? Nossa atitude mental é que estabelece o padrão vibratório característico de nosso perispírito e o campo magnético correspondente e, com isso, atrairá Espíritos afins, sintonizados nessa mesma faixa vibratória.

23 Grupo III – Questão analisada
Dizem os Espíritos Superiores que temos a liberdade de seguir os Espíritos bons ou os Espíritos imperfeitos. Que procedimentos, então, deveremos adotar para atrair a atenção dos bons Espíritos? Praticando o bem e pondo em Deus toda a nossa confiança. Devemos tomar cuidado especialmente dos que exaltam o orgulho, que é a causa principal de nossas quedas morais. Fonte: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 1.ed. Comemorativa do Sesquicentenário. Brasília: FEB, Questão 469, p.295.

24 Grupo IV – Questão analisada
Destacar os pontos significativos, da narrativa “O poder das trevas”, considerando a questão 459 de O Livro dos Espíritos. A lição destaca o pensamento como a principal porta de entrada dos Espíritos em nossas vidas. Por isso, devemos nos manter em constante vigilância mental para não cair em tentação e nos livrar do mal, como recomendou Jesus na oração dominical que nos ensinou. XAVIER, Francisco Cândido. O poder das Trevas. In: _ . Jesus no Lar. Pelo Espírito Neio Lúcio. 23. ed. Rio de Janeiro: FEB, p

25 Conclusão

26 PARA TRANSFORMAR AS TEMPESTADES DO MAL EM ATITUDES DO BEM
- Vigilância mental - Oração (sintonia com os planos superiores) - prática do bem e da caridade - não à fofoca e a maledicência - não aos vícios e as drogas - não ao ódio e a raiva - corrigir imediatamente qualquer erro cometido - lutar contra as injustiças e não se omitir - pensamento constante no bem - evoluir a cada dia

27 ABRE AS PORTAS DO MAL E DO ÓDIO ABRE AS PORTAS DO BEM E DO AMOR
ENERGIAS BOAS ENERGIAS RUINS ATRAI BONS ESPÍRITOS ATRAI MAUS ESPÍRITOS TRAZ SAÚDE E EQUILÍBRIO TRAZ DOENÇA E DESEQUILÍBRIO ABRE AS PORTAS DO MAL E DO ÓDIO ABRE AS PORTAS DO BEM E DO AMOR

28 Por isso, é importante não esquecermos da recomendação do Mestre Jesus.
“Vigiai e Orai” Independentemente da intenção, as construções mentais tomam a forma imaginada no pensamento e são gravadas em seu corpo perispiritual. Por exemplo, tenha um homem a idéia de matar outro, embora o corpo material se lhe conserve impassível, seu corpo fluídico é posto em ação pelo pensamento e reproduz todos os detalhes imaginados. A imagem da vítima é criada e a cena toda é pintada, como num quadro, tal qual se desenrola na mente; Isso permite entender porque qualquer pensamento pode tornar-se conhecido, por evidenciar-se no corpo fluídico e, assim, ser percebido por outros espíritos, encarnados ou desencarnado, que estejam vibrando em sintonia; É importante destacar que o que realmente é visto pelo observador é a intenção. Sua execução, todavia, vai depender da persistência de propósitos, de circunstâncias que a favoreçam. Modificadas as intenções, os planos sofrerão mudanças; As criações fluídicas conscientes podem ser promovidas por mentores espirituais ou obsessores. Os mentores espirituais atiram lembranças construtivas e plasmam quadros superiores que irão gerar renovação e força, equilíbrio, serenidade e confiança em Deus.

29 Fim


Carregar ppt "Módulo V: Objetivo Geral: Comunicabilidade dos Espíritos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google