A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como elaborar um trabalho de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como elaborar um trabalho de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Como elaborar um trabalho de Pesquisa

2 Como elaborar um trabalho de pesquisa
O primeiro passo a dar é a escolha do tema – por ti, pelo grupo ou até por sugestão do(a) professor(a). Seguidamente estabelecerás um plano relativo aos assuntos que irás tratar por vezes esse plano é reformulado). De acordo com esse plano irás procurar informações em livros, enciclopédias, jornais, revistas…

3 Como elaborar um trabalho de pesquisa
Para realizar um trabalho de forma correcta é, necessário, primeiro, adquirir algumas informações e conhecer algumas regras como as que se seguem: 1 – Capa 2 – Índice 3 – Introdução 4 – Desenvolvimento 5 – Conclusão 6 – Bibliografia 7 – Anexos (nem todos os trabalhos têm anexos)

4 1 - Capa Pode ser simples, com desenho ou fotografias. No entanto, para uma correcta apresentação, dela farão parte os seguintes elementos: Nome da escola Disciplina ou Área a que se destina Identificação do(s) autor(es): nome(s), número, turma e ano Nome do(a) professor(a) Ano lectivo em que foi elaborado

5 2 - Índice No Índice deves escrever o título das partes e dos capítulos que constituem o trabalho. À frente de cada título escreve o número da página onde se inicia. Antes da designação de cada assunto, poderás colocar um número romano, se se tratar de um capítulo, ou número árabe, se disser respeito a uma subdivisão desse capítulo, ou então 1; 1.1.;1.2.; 2; 2.1.; 2.2.

6 3 - Introdução Na Introdução informarás o leitor sobre o tema que vais tratar e como o irás fazer. Podes ainda referir os motivos que te levaram a escolher esse tema, as dificuldades que encontraste para o estudar, as vantagens da sua realização etc.

7 3 - Introdução Depois de acabares o trabalho convém relê-lo atentamente. Quanto à Introdução, verifica se está de acordo com o restante ou se tens de acrescentar/alterar alguns aspectos para ficar de harmonia com o Desenvolvimento dado ao tema.

8 4 - Desenvolvimento O Desenvolvimento é a parte central do trabalho.
Deve ser redigido com cuidado, tendo por base os teus conhecimentos e as informações recolhidas. Convém ser ilustrado com gráficos, mapas, quadros, gravuras, que devem estar de acordo com o conteúdo do texto e ser explicados através de uma legenda. Poderás formular questões, a que poderás responder, e dar a tua opinião fundamentada.

9 4 - Desenvolvimento Citações
Poderás ainda recorrer a citações, ou seja, transcrever frases ou textos de outros. As citações devem aparecer destacadas e serem curtas. As citações devem aparecer sempre entre aspas. A seguir deves referir logo o autor e a obra de onde é retirada a citação.

10 4 - Desenvolvimento Citações
Ao fazer a citação poderás ainda colocar um número, e, ao fundo da página, em nota de rodapé, escreves o mesmo número e, à frente, o nome do autor, obra, e páginas. As notas também poderão ser colocadas no fim do trabalho, imediatamente a seguir ao texto e antes dos Anexos.

11 5 - Conclusão Deverá ser breve.
Aqui resumirás as respostas às questões formuladas no início do trabalho, ou seja, farás uma síntese do assunto que desenvolveste.

12 6 - Bibliografia Para a indicação de bibliografia, sempre por ordem alfabética, também há regras: Deve indicar-se, primeiro, o último nome (ou apelido) do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio, nome da obra, volume, editora, local de edição e data. Ex: RIOUX, Jean-Pierre, A revolução Industrial, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1978.

13 6 - Bibliografia Tratando-se de três ou mais autores, pode indicar-se apenas o primeiro, seguido da expressão latina et al., o que significa “e outros”.

14 6 - Bibliografia Caso se trate de mais de um autor, procede-se do seguinte modo: indicam-se os diversos autores, começando pelos apelidos, em maiúsculas, seguidos dos nomes. Ex: MAGALHÃES, Ana Maria e ALÇADA, Isabel, Uma visita à Corte de D. Dinis, col. “Viagens no tempo”, Edições Caminho, Lisboa, 1988

15 6 - Bibliografia Se a publicação não tiver autor definido, o título deverá ser escrito em itálico e colocar-se também por ordem alfabética. Ex: Revista de História, nº 8 (mês e ano)

16 6 - Bibliografia Caso se trate de um artigo publicado numa obra, num jornal ou numa revista, deve indicar-se o nome do autor, título do artigo, título da publicação, número da publicação, data e páginas (primeira e última).

17 7 - Anexos Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas, inquéritos, gráficos. Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho.


Carregar ppt "Como elaborar um trabalho de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google