Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEdson Belmonte Avelar Alterado mais de 8 anos atrás
1
Orientações e Roteiro Padrão para Apresentação de Trabalho Escrito
Tema Edição 2015: “Os problemas ambientais da modernidade: discutindo e pesquisando soluções.”
2
Elaboração Profa. Carla Regina Nunes Costa
Bióloga, Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.
3
Orientações Gerais Busque informações confiáveis sobre seu tema, revistas consagradas (Exame, Superinteressante, dentre outras), fontes de jornalismo confiáveis (G1, Folha de São Paulo on line, dentre outros) e órgãos governamentais (ministério do meio ambiente, UFBA, dentre outros) ou de pesquisa (Projeto Tamar, ONG Jogue Limpo, dentre outros).
4
Orientações Gerais Tudo o que for usado na confecção do texto e citado deve constar nas referências bibliográficas, por isso anote sempre os dados: autor, título do trabalho ou texto, ano e local de publicação em caso de impressos (livros, revistas, outros), página de onde extraiu a citação. Se for extraído da internet além do autor e título deverá anotar o endereço eletrônico e a data da consulta.
5
Orientações Gerais Cada equipe deverá entregar um trabalho escrito sobre o tema contendo no mínimo: Capa/ Contracapa/ Sumário ou Índice/ Resumo com palavras chaves/ Introdução / Desenvolvimento/ Conclusão / Referências.
6
Orientações Gerais Forma de envio:
Exclusivamente por até as 12h do dia 22/07/2015: §No mesmo dia haverá avaliação e publicação no mail dos trabalhos selecionados daqueles que previamente demostraram interesse.
7
Orientações Gerais Os alunos e alunas dos grupos selecionados deverão inscrever-se no encontro até 24/07/2015, pelo blog do encontro, onde também encontram-se todas as demais informações relevantes e a programação do evento: encontrodejovenscientistas.com
8
Cronograma 2015 Até 12h de 22/07/2015=> Entrega parte escrita on line por todas as equipes; Até 24/07/2015=> Inscrição dos selecionados no Encontro de Jovens Cientistas organizado pela UFBA; Até 21/08/2015=> Execução e organização da apresentação da equipe em sala de aula.
9
Cronograma 2015 25/08 => Abertura no Teatro Módulo com os alunos e alunas do 8 ano; 26/08 => Apresentação na quadra das equipes do 6 ano; 27/08 => Mostra dos estudantes do 7 ano; 28/08 => Apresentação dos trabalhos do 9 ano.
10
Formatação Geral do Texto
Menu Arquivo: Margens Configurar página: - Superior: 3cm; inferior: 2cm - Esquerda: 3cm; direita: 2cm Tamanho do papel: A4 (210 x 297mm) Largura: 21cm; altura: 29,7 Retrato Menu Exibir: Layout da página Régua
11
Formatação Geral do Texto
Menu Formatar: Fonte: arial Estilo da fonte: normal Tamanho: 12 Parágrafo Iniciar com 2,5cm a esquerda da margem; Espaçamento: - antes: 0 pts - depois: 0 pts Entre linhas: 1,5 linhas Alinhamento: justificado Número de Página Menu Inserir - Início da página (cabeçalho) - Direita - Deixar sempre vazio o quadradinho inserir n.º na 1.ª página. Iniciar paginação no Resumo.
12
Apresentação dos Textos
De acordo com as normas ABNT
13
Pré textuais
14
Capa COLÉGIO MÓDULO (Maiúscula/Centralizado/Fonte limpa -12)
COLÉGIO MÓDULO (Maiúscula/Centralizado/Fonte limpa -12) NOME DOS COMPONENTES DA EQUIPE (Maiúscula/Centralizado/Negrito/Fonte limpa -12) TÍTULO DO TRABALHO (Maiúscula/Centralizado/Fonte livre – tamanho livre) SALVADOR 2015 (Maiúscula/Centralizado/Fonte limpa – 12)
15
Folha de Rosto COLÉGIO MÓDULO (Maiúscula/Centralizado/Fonte limpa -12)
COLÉGIO MÓDULO (Maiúscula/Centralizado/Fonte limpa -12) NOME DA EQUIPE (Maiúscula/Centralizado/Negrito/Fonte limpa -12) TÍTULO DO TRABALHO (Maiúscula/Centralizada/ Negrito/Fonte livre – tamanho livre) Trabalho apresentado como avaliação Parcial das disciplinas x, y, z do Colégio Módulo, para Mostra de Ciências 2015. Professor Orientador: X SALVADOR 2015 (Maiúscula/Centralizada/Fonte limpa – 12)
16
Resumo RESUMO (Maiúscula/Centralizada/Negrito/Fonte limpa -12) Apresentação dos pontos relevantes de um texto. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. É constituído por uma sequência de frases objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos. Não deve ultra-passar 500 palavras e precisa ter no mínimo 200. Abaixo do resumo devem constar as palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave. (Maiúscula/Justificado/Fonte limpa – 12)
17
Resumo Deve ser realizado seguindo as orientações do Encontro de Jovens Cientistas, disponibilizado em arquivo anexo e de acordo com a forma de apresentação, oral, experimento, vídeo ou jogo lúdico.
18
Sumário SUMÁRIO (Maiúscula/Centralizada/Negrito/Fonte limpa -12) RESUMO 2 1. INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCEITO AS CAUSAS AS CONSEQÜÊNCIAS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS ANEXO
19
Corpo do trabalho
20
INTRODUÇÃO Neste momento o trabalho deve ser apresentado ao leitor do texto de forma geral, deixando claro: * O tema do trabalho e sua relevância; * A delimitação do tema; * O problema; * Os objetivos e metodologia da pesquisa.
21
DESENVOLVIMENTO Detalhamento do tema, exposição da pesquisa teórica, citações de autores para embasamento dos resultados; É dividido em partes lógicas de acordo com as etapas da pesquisa e com o tema trabalhado.
22
CONCLUSÃO É onde deverá está explicito os resultados alcançados e as respostas aos questionamentos e discussões levantados durante a introdução e desenvolvimento; Deve ser o mais objetiva possível, finalizando a construção do pensamento dos autores e deve trazer a visão crítica do grupo em relação ao tema estudado.
23
Referências Só deve constar na referência os livros, revistas, sites e impressos diversos que tenham sido citados no texto; Existem regras especiais para cada tipo de citação: livro, site, revista.
24
Exemplos REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências bibliográficas. NBR 6023/89. Rio de Janeiro, 2001. MARTINELLI, M. Aulas de transformação: programa de educação em valores humanos. São Paulo: Peirópolis, 1996. TAYLOR, M. Biology and Philosophy. 2.ed. Washington: MacGraw-Hill, Disponível em: http// Acesso em: 5 jun WITTING, A.F. Psicologia geral. São Paulo: Makron Books, 1981.
25
ANEXOS É opcional, mas bastante comum nos textos científicos e é utilizado para enriquecer o trabalho; Pode conter tabelas, figuras, o resumo de uma Lei, um modelo de questionário utilizado na pesquisa.
26
Perguntas?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.