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Análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 14.

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1 Análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 14 © Pierre Ibisch 2014

2 14. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes2 Créditos e condições de uso Você é livre para compartilhar esta apresentação e adaptá-la para o seu uso sob as seguintes condições: Você deve atribuir o trabalho da forma especificada pelos autores (mas não de forma a sugerir que estes o apoiam, ou a maneira que você usa a obra). Você não pode utilizar esta obra para fins comerciais. Se você alterar, transformar ou ampliar esta obra, você deve remover o logo do Centre for Econics and Ecosystem Management, e você pode distribuir a obra resultante somente sob as mesmas ou semelhantes condições que este. © Centre for Econics and Ecosystem Management, 2014 O Centre for Econics and Ecosystem Management recomenda fortemente que esta apresentação seja dada por especialistas familiarizados com o processo da gestão adaptativa em geral (especialmente como desenvolvidos pelas Parcerias das Medidas de Conservação dos Padrões Abertos para as Práticas de Conservação), bem como o método MARISCO si. Esse material foi criado sob a liderança e responsabilidade de Prof. Dr. Pierre Ibisch e Dr. Peter Hobson, co-diretores do Centre for Econics and Ecosystem Management, o qual foi juntamente estabelecido por Eberswalde University for Sustainable Development e Writtle College. Compare: Ibisch, P.L. & P.R. Hobson (eds.) (2014): The MARISCO method: Adaptive MAnagement of vulnerability and RISk at COnservation sites. A guidebook for risk-robust, adaptive, and ecosystem-based conservation of biodiversity. Centre for Econics and Ecosystem Management, Eberswalde (ISBN 978-3- 00-043244-6). 195 pp. – A apresentação de PowerPoint foi criada por Jamie Call, Christina Lehmann e Pierre Ibisch, e traduzida para o português por Sara Silva de Oliveira. Os autores dos gráficos e fotografias são indicados nos slides correspondentes. Apoiado pelo Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em nome de Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (BMZ).

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4 Objetivos de aprendizado Os participantes têm um conhecimento claro e são aptos para explicar o uso da análise da viabilidade do conhecimento e gerenciamento como entradas importantes para o desenvolvimento de estratégias e concepção de monitoramento considerando a incerteza, lacunas de conhecimento e riscos relacionados a eles. Os participantes têm as habilidades para guiar através do processo de avaliação da viabilidade do conhecimento e da gerenciabilidade, considerando estresses, ameaças e fatores contribuintes devido aos critérios de acordo com o Manual MARISCO. 414. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

5 ? Sumário O que é uma análise de conhecimento? O que é uma análise de gerenciabilidade? Por que deveríamos analisar o conhecimento? Por que deveríamos analisar a gerenciabilidade? Como podemos analisar o conhecimento? Como podemos analisar a gerenciabilidade? Dicas Práticas 514. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

6 ? O que é uma análise de conhecimento? No contexto de manejo das estratégias do ecossistema, o “conhecimento” constitui todas as dimensões possíveis que podem ser conhecidos sobre um elemento (ex. sua relevância na rede de causa-e- efeito, comportamento e dinâmica) 6 Análise do conhecimento: processo de classificação do nível de conhecimento existente dentro de um grupo de planejamento (não incluindo instituições científicas externas) sobre os estresses, ameaças e fatores contribuintes. © Pierre Ibisch 2014 Processo de exame do que é conhecido, o que poderia ser conhecido e o que é desconhecido 14. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

7 ? O que é uma análise de gerenciabilidade? Abraçando a assimetria de informação e conhecimento O passo concreto na metodologia MARISCO, mas deveria também ser contínuo (onde os participantes dividiriam suas especialidades) Todo o conhecimento agregado durante o processo MARISCO é aberto para ser complementado por outros participantes 7 © Christina Lehmann 2015 Eu sei… E/mas eu sei… 14. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

8 ? O que é uma análise de gerenciabilidade? A “Gerenciabilidade” descreve a habilidade para reduzir as ameaças e mudanças para a biodiversidade através das estratégias de gerenciamento A análise de gerenciabilidade é uma avaliação sistemática e informada da situação na área de conservação. Isso tenta olhar imparcialmente na situação e desenvolver estratégias de adaptação os quais lidam com aspectos imutáveis ao decrescer a vulnerabilidade da área. Isso envolve o deslocamento e fatalidade 8 → Isso inclui o foco nas estratégias de manejo facilmente enfrentando um problema localmente, resultando na manifestação de ameaças em outros lugares © Christina Lehmann 2015 14. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

9 ? Por que deveríamos analisar o conhecimento? O modelo conceitual e as estratégias produzidas por um time de projeto são somente tão bons quanto as informações colocadas neles  A análise do conhecimento objetiva para um processo de tomada de decisão bem informada para o desenvolvimento das estratégias Os participantes trabalhando para a mesma base de conhecimento são mais prováveis para desenvolver as estratégias coesas, enfrentando os problemas efetivamente. No processo de agregação do conhecimento pode gerar o aumento conhecimento dos participantes. Quando todos os conhecimentos disponíveis têm sido coletados e analisados: possivelmente para identificar déficit de conhecimento. Os projetos os quais trabalham fora de suposições falsas ou premissas podem ser evitados (tempo e recursos financeiros conservados) A fraqueza institucional que evita um aumento de conhecimento pode ser destacado. 914. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

10 ? Por que deveríamos analisar a gerenciabilidade? Uma avaliação sistemática do manejo de estresses, ameaças e seus fatores contribuintes oferece a base para a ação de racionalização. Embora algumas ameaças pareçam imparciais ou impossíveis de gerenciar, eles também requerem estratégias. A consideração de habilidades para gerenciar as ameaças e mudanças, as estratégias bem guiadas, realistas e eficientes podem ser desenvolvidas. Ao se analisar a gerenciabilidade, as estratégias as quais ajudam a adaptar a fatores muito importantes, mas incontroláveis (ex. aqueles conectados com mudanças climáticas) podem ser desenvolvidos). 1014. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

11 ? Por que deveríamos analisar a gerenciabilidade? Exemplo: Em certa região, fogos florestais são mais comuns devido à seca de longo prazo conectada com mudanças climáticas. Enquanto poucos, ou caso alguma ação possa ser escolhida para aumentar a chuva, as estratégias que previnem ou reduzem a ocorrência de fogos florestais podem ser implementados. 11 © Christina Lehmann 2015 14. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes

12 ? 3. Criticalidade Irreversibilidade 2. Criticalidade Severidade 1. Criticalidade Escopo 7. Criticalidade futura (em 20 anos) 6. Tendência de mudança (da criticalidade atual) 5. Criticalidade atual (1+2+3) 4. Criticalidade passada (20 anos atrás) 9. Atividade sistêmica número de elementos influenciados 8. Atividade sistêmica nível de atividade 13. Conhecimento 12. Gerenciabilidade 10. Atividade sistêmica (8+9) 11. Relevância estratégica (5+6+7+10) Como podemos analisar o conhecimento? Usando o modelo conceitual como desenvolvido até o momento, analise o conhecimento de acordo com as categorias seguintes: Aplique os adesivos coloridos apropriados no quadrado de número 13 “conhecimento” nos cartões correspondentes de estresse-, ameaça-, ou fator contribuinte: 12 © CEEM 2014 14. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes Bem conhecido = 1 Razoavelmente conhecido = 2 Não conhecido, mas teoricamente cognoscível = 3 Incognoscível = 4 O nível de conhecimento sobre o fator/ameaça/estresse é muito alto; a equipe de planejamento tem uma ideia precisa das características, da relevância e da dinâmica do elemento. O nível de conhecimento sobre o fator/ameaça/estresse é razoável; a equipe de planejamento tem uma ideia razoavelmente boa das características, da relevância e da dinâmica do elemento. Algumas lacunas de conhecimento podem ter sido identificadas. O nível de conhecimento sobre o fator/ameaça/estresse é baixo; a equipe de planejamento não tem uma boa noção das características, da relevância e da dinâmica do elemento. Algum conhecimento melhor pode estar disponível, mas atualmente a equipe não está de posse dele. É impossível obter um bom nível de conhecimento sobre o fator/ameaça/estresse; a equipe de planejamento pode apenas formular suposições sobre as características, a relevância e a dinâmica do elemento. Pesquisas adicionais não forneceriam um conhecimento melhor. Esta incognoscibilidade está relacionada ao fato de que o elemento é influenciado de maneira complexa por outros elementos incertos, ou que ele representa riscos futuros.

13 ? Como podemos analisar a gerenciabilidade? Usando o modelo conceitual como desenvolvido até o momento, analise a gerenciabilidade de acordo com as categorias seguintes: Aplique os adesivos coloridos apropriados no quadrado de número 12 “gerenciabilidade” nos cartões correspondentes de estresse-, ameaça-, ou fator contribuinte: 13 © CEEM 2014 14. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes Muito gerenciável = 1Razoavelmente gerenciável = 2Pouco gerenciável = 3Não gerenciável = 4 O elemento pode ser direta e facilmente influenciado por estratégias e atividades do projeto; geralmente, estes são elementos em grande parte locais. O elemento provavelmente é diretamente influenciado por estratégias e atividades do projeto, até certo ponto, especialmente se forem disponibilizados mais recursos do que no presente. Não é muito provável que o elemento seja diretamente gerenciável. Ao invés disso, ele pode ser influenciado de uma forma metassistêmica e indireta. O elemento não é gerenciável de forma alguma; é extremamente improvável que o manejo local possa causar qualquer mudança, seja direta ou indiretamente.

14 ? Dicas práticas Tente fazer os participantes entenderem que não é um sinal de fraqueza julgar baixos os conhecimentos e gerenciabilidade próprios e gerais  Eles precisam ser realistas a fim de encontrarem elementos de alavancagem que realmente poderiam fazer uma mudança no sistema Os resultados poderiam ser influenciados por estimações além do otimismo: bons gestores poderiam ver fatores para ser mais gerenciabilidade do que realidade 1414. A análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes


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