A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente."— Transcrição da apresentação:

1 Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM 2 – Discente do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM A diversas metodologias de ensino, mas não são todas que conseguem prender a atenção do aluno, muitas vezes por não despertar o interesse do aluno, geralmente são disciplinas teóricas. O foco deste artigo é o desenvolvimento de um game educacional utilizando realidade virtual. A disciplina escolhida foi História, a qual os alunos não apresentam muito interesse na mesma. Logo o foco do game é ensinar história enquanto a criança joga, despertando o interesse na disciplina de forma lúdica. Segundo MATTIOLI a metodologia para o desenvolvimento do artigo é baseada no processo ágil de desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual, SRV. O processo se desenvolveu através de cinco fases: Análise de requisitos: define os requisitos do ambiente virtual e a funcionalidade da aplicação. Projeto: define-se como o usuário irá se comunicar com a aplicação, quais serão as tecnologias de entrada e saídas, o hardware e o software, para a interação dos usuários com o ambiente virtual. Esta fase também visa o projeto dos objetos, como irão interagir com o ambiente virtual. Implementação: nesta etapa é realizada a preparação e construção das cenas, imagens, objetos avatares (personagens) e o ambiente virtual em geral. Avaliação: verifica a usabilidade do sistema, se ele conseguiu atender as necessidades que foram expostas no projeto, para assim identificar e diminuir os problemas que podem ser gerados da interação do usuário com o SRV. Implantação: ao final é realizada esta etapa, que visa verificar os equipamentos que foram utilizados na de construção do ambiente virtual desenvolvido e uma análise psicológica do uso do sistema. MATTIOLI, F. E. Aplicação de Processos Ágeis em Projetos de Realidade Virtual. Uberlândia: Programa de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, 2009. O desenvolvimento do game teve como objetivo incentivar o aluno no ensino/aprendizagem, possibilitando verificar o interesse do jogador, quando se vê que se podia aprender algo teórico de forma mais pratica e ainda se divertindo, assim o interesse do jogador foi grande em jogar. Vale ressaltar que o game vem como um complemento ao conteúdo estuda na sala de aula, é uma ferramenta de auxílio, e não deve substituir nenhuma das atividades do currículo escolar. Com o intuito de inovar o ensino, a ferramenta desenvolvida vem para cativar os alunos e demais jogadores, por ser simples e autoexplicativa, despertando o interesse no estudo de história. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARQUITETURA A arquitetura do sistema demonstra como serão as interações do usuário com o game, as entradas e saídas conforme progressão do jogador. A Figura de comunicação do software com o usuário apresenta arquitetura utilizada no game. Fonte: Dados do artigo Comunicação do usuário com o software FUNCIONALIDADE O game trabalha de forma a demostrar o conteúdo em forma de animação e ambientação. As animações vão expor o conteúdo da matéria enquanto a parte jogável fornece incentivo e ambientação para a parte da história estudada.


Carregar ppt "Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google