A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metas Internacionais de Segurança do Paciente"— Transcrição da apresentação:

1 Metas Internacionais de Segurança do Paciente

2 Nas próximas telas, você responderá a uma série de perguntas
Nas próximas telas, você responderá a uma série de perguntas. O objetivo delas é verificar o seu conhecimento sobre o tema do curso. Responda da melhor forma, seguindo a sua opinião.

3

4 Quais dados devem conter na pulseira do paciente?
a) nome do paciente, data de nascimento e número do quarto; b) nome do paciente, nome do médico responsável e número do quarto; c) nome do paciente e data de nascimento. c) Exato! a) – b) Não é exato!

5 A prescrição por telefone não é uma pratica comum.
Coloque em ordem como deve ser feita a comunicação entre o médico e o enfermeiro por telefone: QUESTÃO CONFUSA: não é uma pratica comum o medico carimbar e prescrever em até 24h e sim prescrever e carimbar assim que avalia o paciente. A prescrição por telefone não é uma pratica comum. A resposta sinalizada como certa nessa questão, refere a situações  em que o medico não pode prescrever por telefone e sim pessoalmente. 4. ( ) O médico confirma 2. ( ) O médico fala o nome completo do paciente, o medicamento, dose, via e intervalo de administração 5. ( ) O enfermeiro registra no prontuário o processo completo. 3. ( ) O enfermeiro escreve na prescrição médica a data, horário e a informação recebida e lê aquilo que foi escrito. 1. ( ) O médico identifica-se ao enfermeiro informando seu nome completo e o número do CRM. 6. ( ) O médico ou alguém da equipe deve endossar e carimbar a prescrição médica até 24 horas. O treinando deve colocar o número nas respectivas lacunas. Os números corretos estão em vermelho. Exato! Não é exato!

6 É comum que o médico assine e carimbe a prescrição em até 24 horas
É comum que o médico assine e carimbe a prescrição em até 24 horas. Em que situações esta prática não é necessária? psicotrópicos, quimioterápicos, sangue, hemoderivados. 1, 2 e 3 1,2,3 e 4 2, 3 e 4 b) Exato! a) – c) Não é exato!

7 A regra dos 6 auxilia na identificação dos medicamentos
A regra dos 6 auxilia na identificação dos medicamentos. Você sabe quais são os 6 tópicos que necessitam ser verificados? a) nome do medicamento, dose, horário de administração e via de administração b) nome do medicamento, fórmula, posologia, horário de administração, via de administração, contra-indicações, c) nome do medicamento, dose, horário da administração, via de administração, nome do paciente correto e prescrição médica correto. c) Exato! a) – b) Não é exato!

8 Algumas vezes ocorrem equívocos na hora de identificar o local de intervenção da cirurgia, procedimentos e pacientes corretos, causando assim consequências sérias. Para que esses erros não ocorram quais são os procedimentos necessários? Aperfeiçoar a comunicação entre os membros da equipe envolvida no processo. Assegurar o envolvimento do paciente na marcação do local da intervenção. Preenchimento correto do protocolo de cirurgia. Colocar identificação no paciente e na equipe envolvidos no processo a ser feito. Separar por alas os pacientes que necessitam do mesmo tipo de atendimento. 1,3,5 1,2,5 1,3,4 1,2,3 c) Exato! a) –b) – d) Não é exato!

9 avaliar criteriosamente a população atendida, os serviços prestados e as instalações da instituição.
implementar um protocolo de a avaliação inicial dos pacientes, principalmente quando indicada uma alteração da condição, medicamentos, etc. Realizando esses procedimentos é possível evitar o que? a) erros nas construções de hospitais. b) erros no momento da cirurgia. c) riscos de lesões ao paciente, decorrentes de quedas. c) Exato! a) – b) Não é exato!

10 Marisa é enfermeira, ela precisa realizar algumas metas para que o paciente não corra risco. Oriente-a para que seu paciente fique seguro mostrando qual seria a ordem de ação da enfermeira. 1º Conhecer as causas do risco. 4º Transpor as evidências de risco para condições de cuidado seguro. 3º Avaliar o impacto da equação risco/solução, com a finalidade de verificar a viabilidade da solução proposta. 2º Identificar as soluções para o risco. O treinando deve arrastar os números para as frases. A resposta correta está em vermelho. Exato! Não é exato!

11 Ocorrências indesejáveis, de natureza prejudicial ou danosa ao paciente, desencadeada por omissão, ação inadvertida ou falha, voluntária ou involuntária praticada por quem assiste o paciente. podemos enfatizar a importância da higienização correta das mãos e em que situação realizamos( mãos limpas salvam vidas) Eventos Adversos Situações Evitadas Casos Imutáveis a) Exato! b) –c) Não é exato!

12 Cada instituição de saúde deverá desenvolver o seu modelo de notificação de eventos adversos, contendo a identificação do paciente, o detalhamento da ocorrência e as providências tomadas. Por que esse método é eficaz? Para que os profissionais do hospital tenham conhecimento do que acontece no local de trabalho. Pois, compreendendo os acontecimentos é mais fácil preveni-los. Pois, caso o evento adverso tenha consequência, os culpados serão rapidamente identificados e punidos. b) Exato! a) – c) Não é exato!

13 O que deve conter na etiqueta do medicamento do paciente?
Nome do paciente e data de nascimento Nome do paciente, nome do médico, data de nascimento Nome do paciente, nome do médico, data de nascimento e número do quarto a) Exato! b) – c)Não é exato!

14 COM FEEDBACK

15 Quais dados devem conter na pulseira do paciente?
a) nome do paciente, data de nascimento e número do quarto; b) nome do paciente, nome do médico responsável e número do quarto; c) nome do paciente e data de nascimento. c) Exato! Na pulseira somente deve constar o nome do paciente e data de seu nascimento. Nunca deve ter o número do quarto! a) – b) Não é exato! Na pulseira somente deve constar o nome do paciente e data de seu nascimento. Nunca deve ter o número do quarto!

16 Não é exato! A sequência é: 4, 2,5,3,1,6.
Coloque em ordem como deve ser feita a comunicação entre o médico e o enfermeiro por telefone: 4. ( ) O médico confirma 2. ( ) O médico fala o nome completo do paciente, o medicamento, dose, via e intervalo de administração 5. ( ) O enfermeiro registra no prontuário o processo completo. 3. ( ) O enfermeiro escreve na prescrição médica a data, horário e a informação recebida e lê aquilo que foi escrito. 1. ( ) O médico identifica-se ao enfermeiro informando seu nome completo e o número do CRM. 6. ( ) O médico ou alguém da equipe deve endossar e carimbar a prescrição médica até 24 horas. O treinando deve colocar o número nas respectivas lacunas. Os números corretos estão em vermelho. Exato! A sequência é: 4, 2,5,3,1,6. Não é exato! A sequência é: 4, 2,5,3,1,6.

17 É comum que o médico assine e carimbe a prescrição em até 24 horas
É comum que o médico assine e carimbe a prescrição em até 24 horas. Em que situações esta prática não é necessária? psicotrópicos, quimioterápicos, sangue, hemoderivados. 1, 2 e 3 1,2,3 e 4 2, 3 e 4 b) Exato! Nas prescrições relacionadas a doenças psicotrópicas, quimioterápicas, de sangue e hemoderivadas, não é necessária a assinatura e o carimbo do médico. a) – c) Não é exato! Nas prescrições relacionadas a doenças psicotrópicas, quimioterápicas, de sangue e hemoderivadas, não é necessária a assinatura e o carimbo do médico.

18 A regra dos 6 auxilia na identificação dos medicamentos
A regra dos 6 auxilia na identificação dos medicamentos. Você sabe quais são os 6 tópicos que necessitam ser verificados? a) nome do medicamento, dose, horário de administração e via de administração b) nome do medicamento, fórmula, posologia, horário de administração, via de administração, contra-indicações, c) nome do medicamento, dose, horário da administração, via de administração, nome do paciente e prescrição médica. c) Exato! A regra dos 6 atenta-se para o cuidado especial na administração dos medicamentos de todos os grupos farmacológicos. a) – b) Não é exato! A regra dos 6 atenta-se para o cuidado especial na administração dos medicamentos de todos os grupos farmacológicos.

19 Algumas vezes ocorrem equívocos na hora de identificar o local de intervenção da cirurgia, procedimentos e pacientes corretos, causando assim consequências sérias. Para que esses erros não ocorram quais são os procedimentos necessários? Aperfeiçoar a comunicação entre os membros da equipe envolvida no processo. Assegurar o envolvimento do paciente na marcação do local da intervenção. Preenchimento correto do protocolo de cirurgia. Colocar identificação no paciente e na equipe envolvidos no processo a ser feito. Separar por alas os pacientes que necessitam do mesmo tipo de atendimento. 1,3,5 1,2,5 1,3,4 1,2,3 c) Exato! A comunicação, confirmação do paciente e preenchimento do protocolo asseguram que não ocorram erros. a) –b) – d) Não é exato! A comunicação, confirmação do paciente e preenchimento do protocolo asseguram que não ocorram erros.

20 avaliar criteriosamente a população atendida, os serviços prestados e as instalações da instituição.
implementar um protocolo de a avaliação inicial dos pacientes, principalmente quando indicada uma alteração da condição, medicamentos, etc. Realizando esses procedimentos é possível evitar o que? a) erros nas construções de hospitais. b) erros no momento da cirurgia. c) riscos de lesões ao paciente, decorrentes de quedas. c) Exato! O ambiente hospitalar possui diferentes condições que aumentam o risco de quedas. Dependendo da idade e do estado de consciência do paciente, do tipo de leito e de piso, esse risco será maior. Portanto, a ação preventiva é a melhor solução! a) – b) Não é exato! O ambiente hospitalar possui diferentes condições que aumentam o risco de quedas. Dependendo da idade e do estado de consciência do paciente, do tipo de leito e de piso, esse risco será maior. Portanto, a ação preventiva é a melhor solução!

21 Marisa é enfermeira, ela precisa realizar algumas metas para que o paciente não corra risco. Oriente-a para que seu paciente fique seguro mostrando qual seria a ordem de ação da enfermeira. 1º Conhecer as causas do risco. 4º Transpor as evidências de risco para condições de cuidado seguro. 3º Avaliar o impacto da equação risco/solução, com a finalidade de verificar a viabilidade da solução proposta. 2º Identificar as soluções para o risco. O treinando deve arrastar os números para as frases. A resposta correta está em vermelho. Exato! Aplicando esta sugestão de ciclo, a cada situação que represente risco, você conseguirá evitar quedas e consequências sérias para o paciente que estiver sob o seu cuidado. Não é exato! A sequência correta é 1º, 4º,3º, 2º. Aplicando esta sugestão de ciclo, a cada situação que represente risco, você conseguirá evitar quedas e consequências sérias para o paciente que estiver sob o seu cuidado.

22 Ocorrências indesejáveis, de natureza prejudicial ou danosa ao paciente, desencadeada por omissão, ação inadvertida ou falha, voluntária ou involuntária praticada por quem assiste o paciente. Essa é a definição para que? Eventos Adversos Situações Evitadas Casos Imutáveis a) Exato! Os Eventos Adversos mais comuns são: queda de paciente, flebite, erros de medicação, úlcera de pressão e perda de sonda nasoenteral ou nasogástrica. b) –c) Não é exato! Os Eventos Adversos mais comuns são: queda de paciente, flebite, erros de medicação, úlcera de pressão e perda de sonda nasoenteral ou nasogástrica.

23 Cada instituição de saúde deverá desenvolver o seu modelo de notificação de eventos adversos, contendo a identificação do paciente, o detalhamento da ocorrência e as providências tomadas. Por que esse método é eficaz? Para que os profissionais do hospital tenham conhecimento do que acontece no local de trabalho. Pois, compreendendo os acontecimentos é mais fácil preveni-los. Pois, caso o evento adverso tenha consequência, os culpados serão rapidamente identificados e punidos. b) Exato! Eventos adversos acontecem. Por isso, devem ser prevenidos e, na sua ocorrência, deve prevalecer a cultura da não punição, acrescida da responsabilidade institucional. a) – c) Não é exato! Eventos adversos acontecem. Por isso, devem ser prevenidos e, na sua ocorrência, deve prevalecer a cultura da não punição, acrescida da responsabilidade institucional.

24 O que deve conter na etiqueta do medicamento do paciente?
Nome do paciente e data de nascimento Nome do paciente, nome do médico, data de nascimento Nome do paciente, nome do médico, data de nascimento e número do quarto a) Exato! Basta o nome do paciente e a data de nascimento para identificação na etiqueta, não esquecendo que as cores vermelha e preta também identificarão medicamento de alto-risco e controlados. b) – c)Não é exato! Basta o nome do paciente e a data de nascimento para identificação na etiqueta, não esquecendo que as cores vermelha e preta também identificarão medicamento de alto-risco e controlados.


Carregar ppt "Metas Internacionais de Segurança do Paciente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google