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PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS

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Apresentação em tema: "PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS
O ensino da Língua Portuguesa Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, p.

2 O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Objetivos
expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos — tanto orais como escritos — coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados; utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam;

3 O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Objetivos
conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português falado; compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;

4 O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Objetivos
valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos; utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.

5 O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Objetivos
utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário; usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;

6 O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Objetivos
valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;

7 Expectativas de aprendizagem no decorrer das séries
1ª série – Revisar textos coletivamente com ajuda do professor. 2ª série – Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas. 3ª série –Revisar – coletivamente, com ajuda do professor – textos (próprios e de outros) do ponto de vista ortográfico. 4ª série -Revisar textos (próprios e de outros), em parceria com os colegas, assumindo o ponto de vista do leitor com intenção de evitar repetições desnecessárias (por meio de substituição ou uso de recursos da pontuação).

8 Expectativas de aprendizagem no decorrer das séries
 Reescrever e/ou produzir textos de autoria, com apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto.  Revisar – coletivamente, com ajuda do professor – textos (próprios e de outros) do ponto de vista ortográfico.

9 Expectativas de aprendizagem no decorrer das séries
Reescrever e/ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto;  Revisar textos (próprios e de outros), em parceria com os colegas, assumindo o ponto de vista do leitor com intenção de evitar repetições desnecessárias (por meio de substituição ou uso de recursos da pontuação).

10 O ensino da Língua Portuguesa
Os PCNs Privilegiam a dimensão interacional e discursiva da língua. Definem o domínio dessa língua como uma das condições para a plena participação do indivíduo em seu meio social.

11 O ensino da Língua Portuguesa
Os PCNs estabelecem que os conteúdos de língua portuguesa devam se articular em torno de dois grandes eixos: >> o do uso da língua oral e escrita; >> o da reflexão acerca desses usos;

12 O ensino da Língua Portuguesa: Organização dos conteúdos
ANTES DOS PCN’S alfabetização, ortografia, pontuação, leitura em voz alta, interpretação de texto, redação gramática A PARTIR DOS PCN’S USO > REFLEXÃO > USO ponto de partida = finalidade do ensino produção/compreensão de discursos

13 O ensino da Língua Portuguesa
O que se deseja com o ensino da Língua Portuguesa? Que o professor de línguas não faça “do conhecimento gramatical o único fundamento de sua autoridade”, até porque “ a língua excede a gramática” Ilari & Basso (2006

14 O ensino da Língua Portuguesa
A gramática, sozinha, é incapaz de preencher as necessidades interacionais de quem FALA, ESCUTA, LÊ ou ESCREVE TEXTOS. (Antunes, 2007)

15 Questionamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa
que o aluno seja um usuário competente da língua; que ele seja crítico, reflexivo e independente. Dois níveis de exigência:

16 Conhecimentos além do gramatical
O conhecimento do real ou do mundo. O conhecimento das normas de textualização. O conhecimento das normas sociais de uso da língua.

17 O ensino da Língua Portuguesa pautado nos gêneros de texto
um ensino da língua materna, a partir de trabalho efetivo com os gêneros de texto ou discursivos, nas modalidades escrita e oral. Os PCNs propõem

18 PROPOSTA DOS PCNs QUE O EIXO CENTRAL DO ENSINO DA LÍNGUA SE INSTALE SOBRE O TEXTO, COMO REALIZAÇÃO DISCURSIVA DO GÊNERO, COMO FORMA DE EXPLICAR O USO EFETIVO DA LÍNGUA.

19 TEXTO redirecionamento do enfoque da prática pedagógica do ensino de língua portuguesa O estudo da gramática e o estudo das estruturas lingüísticas compõem o texto

20 TEXTO Unidade significativa que concretiza habilidades e competências relacionadas a situações concretas

21 Gêneros Textuais Realizações empíricas do texto em situações sócio-comunicativas: Ex. carta, telefonema, conversa, palestra, aula, curriculum vitae, monografia, recibo, relatório, ofício, romance, editorial, notícia, telegrama, resumo, ata etc (Marcuschi, 2000)

22 Tipos textuais Classificação que toma como critério a organização lingüística, o conjunto de estruturas lingüísticas utilizadas no plano composicional do texto. O plano composicional é constituído por palavras, frases, orações etc. Ex. Narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucional , injuntivo e preditivo.

23 Habilidades que desenvolvem a competência textual
desde a capacidade de usar o conhecimento gramatical para perceber a relação entre palavras até a capacidade de usar o vocabulário para perceber estruturas textuais, atitudes e intenções

24 Competências: são modalidades estruturais da inteligência; são ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos situações, fenômenos e pessoas. Habilidades: referem-se ao plano imediato do saber fazer; aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.

25 O ensino com foco em habilidades e competências permite que sejam desenvolvidos processos gerais de raciocínio, EM VEZ de contemplar-se a memorização de conteúdos .

26 Avaliação de Língua Portuguesa Saeb
Estruturação FOCO: TEXTO LEITURA OBJETIVO: Apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação

27 Matriz de Referência de Língua Portuguesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO OU CONTEÚDOS instrumentos de acesso às competências que o aluno/leitor demonstra por meio de conjunto de habilidades específicas reunidas no foco LEITURA

28 Matriz de Referência de Língua Portuguesa
MATRIZ DE REFERÊNCIA é o referencial curricular mínimo a ser avaliado em cada disciplina e série, informando as competências e habilidades esperadas dos alunos.

29 Matriz de referência de Língua Portuguesa
COMPREENDE o conjunto de habilidades previstas como objeto de avaliação. CONSTITUI: parâmetro de avaliação; espécie de pauta.

30 Matriz de Referência de Língua Portuguesa
ESTRUTURAÇÃO a) na dimensão objeto do conhecimento, (foram elencados seis tópicos) b) na dimensão competência (foram elaborados descritores referentes a cada tópico)

31 DIMENSÃO OBJETO DO CONHECIMENTO
Matriz de Referência de Língua Portuguesa DIMENSÃO OBJETO DO CONHECIMENTO TÓPICOS Procedimento de leitura Implicações do suporte, do gênero e/ou enunciador na compreensão do texto Relação entre textos Coerência e coesão no processamento do texto Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Variação lingüística

32 Matriz de Referência de Língua Portuguesa DIMENSÃO COMPETÊNCIA DESCRITORES
Associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelo aluno por meio de competências e habilidades

33 Matriz de Referência - LP
DESCRITORES INDICAM: as habilidades gerais que se espera para os alunos, no término da escolaridade básica; os elementos que a escola reconhece como fundamentais nas atividades de avaliação (prática de ensino).

34 Modelos de Itens Língua Portuguesa 4ª E.F., 8ª E.F. e 3ª E.M.

35 O que disse o passarinho
Um passarinho me contou que o namoro do tatu e a tartaruga deu num casamento de fazer dó: cada qual ficou morando em sua casca em vez de morar numa casca só. que a ostra é muito fechada, que a cobra é muito enrolada que a arara é uma cabeça oca, e que o leão-marinho e a foca... Xô xô, passarinho, chega de fofoca! Um passarinho me contou que o elefante brigou com a formiga só porque enquanto dançavam (segundo ele) ela pisou no pé dele! que o jacaré se engasgou e teve de cuspi-lo inteirinho quando tentou engolir, imaginem só, um porco-espinho! (PAES, José Paulo. O que disse o passarinho. In: ____. Um passarinho me contou. São Paulo: Editora Àtica, 1996.)

36 Língua Portuguesa – 4a Série Descritor 14
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” sugere que o passarinho (A) está cansado. (B) está confuso. (C) não tem mais fofocas para contar. (D) ainda tem fofocas para contar. .


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