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AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção

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Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção
Produtora: Isabel Cristina da Silveira Ribeiro Validadora: Cristina Rossi Coordenador: Rogério Melo Equipe responsável pela produção Disciplina Ano Aula número Educação Física 5 Tema da Aula Digital Atletismo: Salto Triplo Valores: aprender com a vitória e a derrota. Qualidades Físicas: Velocidade e Flexibilidade

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Conhecer o salto triplo e identificar os componentes do salto e suas técnicas. Perceber como as capacidades físicas, velocidade e flexibilidade, podem contribuir para melhorar o desempenho do salto. Refletir e aprender com os valores envolvidos na vitória e na derrota. Referencial Teórico BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de quinta à oitava série- Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2010.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior, você aprendeu como é realizado o salto em distância e as qualidades físicas que podemos aprimorar para conseguir saltar melhor. Aprendeu também sobre a importância da vitória diante dos valores de superação, coragem e confiança. Vamos recordar? Clique no ícone ao lado e relembre aspectos importantes dessa modalidade do atletismo. .

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Inicie a aula perguntando aos alunos a respeito dos principais pontos abordados na aula sobre salto em distância. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Peça que acessem o link , que traz informações sobre como realizar o salto em distância. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
A aula de hoje tem novidades! Você vai conhecer o salto triplo e identificar as técnicas necessárias para executá-lo. Vai perceber como as capacidades físicas velocidade e flexibilidade podem contribuir para melhorar o desempenho do salto. Vai refletir e aprender com os valores envolvidos na vitória e na derrota. Ao final da aula, você estará pronto para: Conhecer o salto triplo e identificar os componentes do salto e suas técnicas. Perceber como as capacidades físicas velocidade e flexibilidade podem contribuir para melhorar o desempenho do salto. Refletir e aprender com os valores envolvidos na vitória e na derrota. Gostou? Então não perca tempo: COMECE JÁ!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade É importante despertar o interesse da turma para o tema da aula, esclarecendo quais são os objetivos e conteúdos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Veja se consegue responder às seguintes questões: Quais os componentes do salto triplo? O que podemos aprender com a derrota? Como as capacidades físicas velocidade e flexibilidade podem influenciar para um melhor desempenho no salto? Está difícil solucionar o desafio? Não desanime ... ...siga em frente e boa aula!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá apresentar a questão-desafio, instigando seus alunos a encontrarem uma solução. Mostre aos alunos que ao final da aula eles serão capazes de solucionar a questão apresentada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
O salto é um movimento que sempre fez parte da natureza humana O homem primitivo saltava para transpor obstáculos, caçar e fugir da perseguição de animais. Para saltar, utilizamos vários grupamentos musculares e várias capacidades físicas como velocidade e flexibilidade. Hoje utilizamos o salto em vários esportes e também em situações do nosso dia a dia.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá relacionar os objetivos e conteúdos da aula com situações do cotidiano. Pergunte aos alunos em que situações e em que esportes o salto é utilizado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Vamos ver se você está por dentro do assunto. Teste seus conhecimentos respondendo as perguntas abaixo: O salto triplo é uma prova do atletismo realizada no campo. Como se chama o local onde o atleta aterrissa após executar o salto? Caixa de areia. Bloco de partida. Bloco de chegada. Linha de chegada.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Positivo para a alternativa a: Parabéns! O atleta realiza o seu pouso durante o salto numa caixa de areia. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Que pena! O atleta realiza o seu pouso durante o salto numa caixa de areia. Feedback Positivo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Antigamente, quando não havia máquinas e o homem vivia em pequenas tribos, era grande a luta pela sobrevivência. A fim de manter-se vivo e defender sua família, o homem necessitava caçar, pescar, colher e guerrear. Baseado no texto acima, responda: Por que o homem atual se exercita menos que o homem primitivo? Devido ao progresso e a modernidade, que facilitam a vida do homem atual. Historicamente os dois apresentam o mesmo nível de atividade física. Pelo contrário, o homem atual se exercita muito mais. O homem primitivo gostava de fazer mais exercícios.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Positivo para a alternativa a: Parabéns! As facilidades tecnológicas acabam favorecendo o sedentarismo (sedentário = aquele que não exercita o corpo) Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Que pena! As facilidades tecnológicas acabam favorecendo o sedentarismo (sedentário = aquele que não exercita o corpo) Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3- As provas de atletismo estão divididas em corridas, saltos e arremesso. O salto triplo é uma modalidade que muito se assemelha com: O salto mortal. O salto em altura. O salto com vara. O salto em distância.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Que pena! O salto mortal assemelha a uma cambalhota. O salto triplo não realiza esse movimento. Feedback Negativo para a alternativa b: Os saltos são diferentes. O salto em altura o atleta procura superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura. O salto triplo o atleta realiza uma corrida, seguida de um salto, que finaliza em uma caixa de areia. Feedback Negativo para a alternativa c: Os saltos são diferentes. No salto com vara o atleta usa uma vara longa e flexível para alcançar altura, e passar por cima de uma barra. O salto triplo o atleta realiza uma corrida, seguida de um salto, que finaliza em uma caixa de areia. Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! Em os saltos o atleta realiza uma corrida, seguida de um salto, que finaliza em uma caixa de areia.

18 Atividade 5 a 7 : Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha sobre o assunto que será abordado na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12 a 15

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Quem será que salta mais? O Antílope? A lebre? A onça? O Salto é um movimento bastante comum entre os animais e o homem. Os animais utilizam-no para caçar, lutar e fugir, e o homem primitivo também utilizava-o com a mesma finalidade. O ser humano?

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Elucidar aos alunos que o salto não faz parte somente da natureza humana, e sim, de toda natureza animal. Fazer uma comparação entre os saltos dos animais e do homem. Falar sobre o propósito do salto dos animais e do homem. Questioná-los de quem salta mais na natureza. Fomentar o interesse pela questão. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

22 Atividade 9: Ser humano x Atividade física
Você acredita que o homem primitivo se movimentava mais que o homem atual? Com a modernidade e o progresso, o homem se acomodou e passou a fazer menos atividade física e, consequentemente, saltar menos. A falta de atividade física é a causa de várias doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade, insônia, estresse e muito mais... Não fique aí parado! Comece já a saltar!

23 Atividade 9: Ser humano x Atividade física
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Fomentar a reflexão sobre a pergunta desafio do slide. Deixar que os alunos dêem sua opinião sobre a questão. Explicar o porquê do homem moderno se movimentar menos que o homem primitivo, exemplificando com o fato de que atualmente o homem vai ao mercado de carro para adquirir alimento, quando nos primórdios precisava caçar. Hoje existe o controle remoto (não é preciso levantar do sofá para trocar o canal da tv), os meios de transporte e de comunicação, entre outras coisas deixam o homem atual bem mais inativo, e com isso, se exercitando menos. Relacionar a falta de atividade física com o aparecimento de algumas doenças. Clarificar possíveis dúvidas e complementar a discussão, iniciando a apresentação do salto triplo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla .

24 Atividade 10: Conhecendo o Salto Triplo
Você vai conhecer uma modalidade do atletismo que muito se assemelha ao salto em distância. Nela o atleta quase voa! É o salto triplo!                               Vamos conhecê-lo? O salto triplo surgiu nos antigos Jogos Olímpicos, na Grécia, quando não existiam regras e os atletas podiam dar dois pulos e um salto, ou três passos e um salto durante a competição. O objetivo deste salto é atingir a maior distância possível, utilizando três impulsos durante o salto. 

25 Atividade 10:Conhecendo o salto triplo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Questioná-los sobre suas opiniões e sobre qual a diferença entre o salto em distância e o salto triplo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

26 Atividade 11: Regras do Salto Triplo
Para realizar o salto triplo, executa-se o impulso inicial, uma passada saltada e um salto final. O comprimento do salto é medido a partir da tábua de impulsão até onde aterrissar o salto (caixa de areia). O segundo salto deve ser dado com a mesma perna que o primeiro. O terceiro salto deve ser dado com a perna contrária ao do primeiro e segundo saltos. O pé inativo não pode tocar o solo; Não se pode, ao saltar, cair fora da pista ou da caixa de areia. O salto é considerado nulo, se alguma parte dos pés ultrapassar a tábua de impulsão. Clique no ícone abaixo e assista a um vídeo sobre o salto triplo.

27 Atividade 11: Regras do Salto Triplo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assistir ao vídeo com os alunos explicando as principais regras do salto triplo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link apresenta um vídeo do salto triplo . Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

28 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Com a modernidade, o ser humano passou a se exercitar menos. Como nosso corpo foi feito para se movimentar, essa falta de atividade acaba contribuindo para o aparecimento de algumas doenças, como, por exemplo: Gripes e resfriados. Estresse e anorexia. Gastrite e obesidade. Hipertensão e diabetes.

29 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d Que pena, não é essa a resposta. A falta de atividade física ocasiona, entre outras doenças a hipertensão e diabetes. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! A falta de atividade física ocasiona, entre outras doenças, a hipertensão e diabetes.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
O objetivo do salto triplo é atingir a maior distância possível, utilizando para isso 3 saltos. O comprimento do salto é medido: A partir da tábua de impulsão até onde o atleta aterrissar. A partir do local onde o atleta tocou por último o solo, até onde aterrissar. A partir do local onde o atleta tocou o solo para realizar o primeiro salto, até onde aterrissar. A partir do local onde o atleta tocou o solo para realizar o terceiro salto, até onde aterrissar.

31 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Positivo para a alternativa a Parabéns! O comprimento do salto triplo é medido a partir da tábua de impulsão até onde o atleta aterrissar. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Que pena! O comprimento do salto triplo é medido a partir da tábua de impulsão até onde o atleta aterrissar. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3. O salto triplo é composto por três saltos consecutivos. Para realizá-los, o atleta deve: Utilizar a mesma perna em cada salto. Utilizar uma perna em cada salto, alternando-as. O atleta tem liberdade para escolher a perna que vai utilizar em cada salto. Utilizar a mesma perna no primeiro e segundo saltos, e a perna contrária no terceiro.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Que pena! Para realizar o salto triplo, o atleta deve utilizar a mesma perna no primeiro e segundo saltos e a perna contrária no terceiro. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! Para realizar o salto triplo, o atleta deve utilizar a mesma perna no primeiro e segundo saltos e a perna contrária no terceiro.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Durante as competições de salto triplo o atleta deve cumprir as regras oficiais do atletismo, pois o não cumprimento pode anular o salto. Um dos motivos para anulação é: Cair deitado. O pé inativo tocar o solo. Apoiar as mãos durante a queda. Tocar a tábua de impulsão com um dos pés.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra b. Que pena! O salto é anulado se o atleta tocar o solo com o pé inativo. Feedback Positivo para a alternativa b: Parabéns! O salto é anulado se o atleta tocar o solo com o pé inativo. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

36 Atividade 12 a 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados até o momento da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente. ]

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADE 21 a 25 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 20

38 Atividade 16: Fases do Salto Triplo
Corrida Impulsão 1° salto 2º salto 3º salto Queda Para executar o salto triplo, o atleta deve passar pelas seguintes fases: Clique nos ícones abaixo e assista aos vídeos de dois recordistas do salto triplo Agora reúna seus amigos em um círculo e responda: Que diferença vocês observaram nos saltos dos atletas?

39 Atividade 16: Fases do Salto Triplo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Pedir para os alunos assistirem aos vídeos, observando atentamente as fases do salto triplo e as diferenças entre os saltos e os atletas. Após a observação dos alunos, elucidar que Jadel apresenta menos velocidade na corrida, o que acarreta menos impulsão. O peso também deve ser levado em consideração, já que o Jadel é mais pesado que Jonathan, tendo que com isso carregar mais peso e fazer mais força. A técnica do Jonathan também faz a diferença, possibilitando um vôo maior e conseguindo alcançar uma distância espetacular! Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os links e apresentam SKvkDZ7Uk&feature=player_embedded apresentam o salto dos atletas recordistas mundial e brasileiro de salto triplo. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em grupo.

40 Atividade 17: Os três saltos
Como você já viu, o salto triplo é composto por três saltos, sendo que cada um deles tem características diferentes. São eles: Utiliza-se a perna mais forte (perna de impulsão). Durante esta fase, o atleta prepara a queda sobre a mesma perna. Para isso, ele fará uma “tesoura” muito rápida. Salto Hop Clique no ícone abaixo e saiba mais! É o salto mais curto. Em linhas gerais é uma grande passada. O atleta dá impulso com uma perna para cair sobre a outra. Salto Step ou Parada: É realizado com a perna de elevação (perna mais fraca). É um verdadeiro salto em extensão/ distância. Salto Jump

41 Atividade 17: Os três saltos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilizar as imagens para explicar cada salto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link traz um texto sobre as características de cada salto. Sugerir que os alunos leiam o texto em casa para um aprofundamento do tema. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

42 Atividade 18: Velocidade e flexibilidade
Vamos falar agora sobre duas capacidades físicas que estão envolvidas no salto triplo, são elas: Velocidade Flexibilidade Muito importante no momento da corrida de aproximação, onde o atleta desenvolve a velocidade horizontal para a realização dos saltos. A velocidade da corrida é o fator principal para a melhora do salto triplo. A velocidade somada à força promove a impulsão no momento dos saltos. É importante principalmente porque garante ao atleta uma maior amplitude articular e muscular, ampliando seus movimentos no momento dos saltos, conseguindo assim alcançar uma maior distância. desempenho no salto triplo e em outros esportes! Aprimorando a velocidade e a flexibilidade, você vai ter um melhor desempenho no salto triplo e em outros esportes!

43 Atividade 18:Velocidade e flexibilidade
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Ler o texto junto com os alunos. Revisar as definições de velocidade dadas nas aulas anteriores e questioná-los sobre que velocidade é utilizada no salto triplo. Clarificar sobre a importância da velocidade e da flexibilidade para o salto e para os outros esportes.. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla .

44 Atividade 19:Vamos saltar!
Vamos falar agora sobre duas capacidades físicas que estão envolvidas no salto triplo, são elas:    Atividade 19:Vamos saltar! Que tal colocar em prática o que você já aprendeu? Marque um risco no chão com um giz. A partir dessa marcação, dê um salto com a perna direita, em seguida um salto com a mesma perna e depois com a perna esquerda. Faça o mesmo movimento, iniciando com a perna esquerda. Com que perna você teve mais facilidade para começar o movimento? Essa é a sua perna de impulsão! Agora afaste-se o suficiente da marca, para que possa correr até ela com a máxima velocidade. Corra e realize os três saltos consecutivos, iniciando com a perna de impulsão. Marque a distância saltada. Realize novos saltos, procurando sempre superar suas marcas anteriores. Combine com seus colegas uma competição de salto triplo. Peça ao melhor saltador que realize um salto, para que todos façam observações sobre as técnicas utilizadas.

45 Atividade 19:Vamos saltar!
Atividade 13: [Digite o título aqui] Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explicar a atividade e combinar com os alunos a sua utilização na próxima aula prática. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

46 Reflita e discuta com seus colegas!
Atividade 20: Aprendendo com a derrota Em toda competição sempre haverá vencedores e consequentemente perdedores. O que podemos aprender com a derrota? Às vezes a vitória parece certa, quando o inesperado acontece... Clique no ícone abaixo e assista ao vídeo. Será que podemos tirar lições positivas mesmo na derrota? Clique no ícone abaixo e assista ao vídeo. Que mensagem podemos tirar sobre os vídeos acima? Reflita e discuta com seus colegas!

47 Atividade 20: Aprendendo com a derrota
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista aos vídeos com os alunos, ratificando que muito se tem a aprender com a derrota. Estimule os alunos a falarem de experiências vividas por eles. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os vídeos: e levam os alunos a refletirem sobre o papel da derrota. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em grupos.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Um atleta, ao realizar o salto triplo, ganha muita velocidade na aproximação e ultrapassa a tábua de impulsão. O que acontece? Repete o salto. O salto é anulado. Nada. O salto é validado. O atleta é desclassificado.

49 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra b. Que pena, não é essa a resposta. Quando o atleta ultrapassa a tábua de impulsão, o salto é anulado. Feedback Positivo para a alternativa b: Parabéns! Quando o atleta ultrapassa a tábua de impulsão, o salto é anulado. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2. Durante o salto triplo, são realizados três saltos: hot, step e jump. Qual o dos três é o mais curto? O primeiro. O segundo. O terceiro. Não tem como precisar.

51 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra b. Que pena! O salto mais curto é o segundo, o step. Feedback Positivo para a alternativa b: Parabéns! O salto mais curto é o segundo, o step. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Durante uma competição, um atleta, ao realizar os saltos, obtém as seguintes marcas: 1° salto: 16,42m. 2° salto: 16,35m. 3° salto: 16,48m. 4° salto: 16,30m. 5° salto: 16,45m. Qual dos saltos será considerado para a disputa com outros atletas? 16,35m. 16,42m. 16,45m. 16,48m.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Que pena, não é essa a resposta. Será considerado para a disputa o maior salto, ou seja, 16,48m. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! Será considerado para a disputa o maior salto, ou seja, 16,48m.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Em que momento do salto triplo a velocidade deve ser melhor utilizada para promover um bom salto? No momento do vôo. No momento do salto. Na corrida de aproximação. No instante em que o pé bate na tábua de impulsão. No “basquetinho” para marcar ponto o jogador deve lançar a bola para o jogador de sua equipe que está em cima de uma cadeira sem deixá-la cair. Comparando com o basquete, as principais adaptações que este jogo sofreu foram em relação a: Objetivo do jogo e espaço Material e espaço. Material e número de jogadores. Objetivo do jogo e material. Que pena, não é essa a resposta. No basquetinho as principais adaptações foram em relação ao objetivo do jogo e material. Parabéns, você acertou! O objetivo do basquete é arremessar a bola à cesta. O jogador na cadeira é uma adaptação do material.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Que pena, não é essa a resposta. Durante o salto triplo, a velocidade deve ser melhor utilizada na corrida de aproximação. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns!. Durante o salto triplo, a velocidade deve ser melhor utilizada na corrida de aproximação. Feedback Negativo para a alternativa d:

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5- “A flexibilidade corporal é uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico, e pode ser definida como a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular.” Considerando as características da flexibilidade, responda como esta qualidade física pode ajudar a melhorar o desempenho nos saltos. Não pode ajudar a melhorar os saltos. A flexibilidade aumenta a passada do atleta. No momento da queda, um atleta flexível tem menos chance de se lesionar. Garante ao atleta uma maior amplitude articular e muscular, ampliando seus movimentos no momento dos saltos.

57 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Que pena! A flexibilidade garante ao atleta maior amplitude articular e muscular, ampliando seus movimentos no momento dos saltos. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa d: Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! A flexibilidade garante ao atleta maior amplitude articular e muscular, ampliando seus movimentos no momento dos saltos.

58 Atividade 21 a 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

59 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 26

60 Atividade 26: Você está sendo desafiado
Agora que você já aprendeu sobre o salto triplo, tente resolver esses desafios... Quais os componentes do salto triplo? Como as capacidades físicas de velocidade e flexibilidade podem influenciar para um melhor desempenho no salto? O que podemos aprender com a derrota? Responda a estas questões e prepare um cartaz com suas conclusões. Apresente-o para a turma e depois coloque no mural da escola.

61 Sugere-se que a Atividade seja realizada em grupo.
Atividade 26: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Levantar as questões para que os alunos respondam anotando no caderno. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a Atividade seja realizada em grupo. Organização da sala de aula:

62 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Resumo ATIVIDADE 28 Próximo tema ATIVIDADE 29 Construção ATIVIDADE 27

63 Atividade 27: Construindo um Resumo
Faça um resumo contendo os principais pontos do que você aprendeu. Utilize para isso os seguintes títulos de atividades: Conhecendo o salto triplo Regras do salto triplo Fases do salto triplo Os três saltos Velocidade e flexibilidade Aprendendo com a derrota. Agora compare o que você escreveu com o conteúdo da próxima atividade

64 Atividade 27: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Solicitar que os alunos façam um resumo da aula utilizando os temas das atividades como subtítulo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

65 Atividade 28: Educossíntese
Estamos no final de mais uma aula e alguns pontos não podem ser esquecidos. São eles: O salto triplo assemelha-se ao salto em distância, sendo que o atleta realiza três saltos antes de cair na caixa de areia. O objetivo é atingir a maior distância possível. O primeiro salto deve ser dado com a perna de impulsão. O segundo salto deve ser dado com a mesma perna que o primeiro. O terceiro salto deve ser dado com a perna contrária ao do primeiro e segundo saltos. As fases do salto triplo são: corrida, impulsão, 1° salto, 2º salto, 3º salto e queda. Os saltos utilizados são: hop, step ou parada e jump. Duas capacidades físicas importantes são velocidade e flexibilidade. A derrota faz parte da vida e também dos esportes, e podemos aprender muito com ela.

66 Atividade 28: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

67 Atividade 29: Na próxima aula...
Você já parou para pensar em como as pessoas com deficiências praticam o Atletismo? Quais as provas em que participam? Será que a superação dessas pessoas e o respeito à diferença no esporte nos permite reconhecê-los como verdadeiros atletas numa sociedade inclusiva? Na próxima aula, você vai conhecer o atletismo paraesportivo e exemplos de superação e respeito à diferença! NÃO PERCA!!!

68 Atividade 29: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular a interação entre os alunos e o conteúdo a ser estudado, e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem As figuras ilustram o tema da próxima aula. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

69 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Ler o texto:


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