A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Município ________________ UN ______________________

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Município ________________ UN ______________________"— Transcrição da apresentação:

1 Município ________________ UN ______________________
Apoio à gestão pública PVE 2013 Município ________________ UN ______________________ Data __/__

2 ROTEIRO DA REUNIÃO Abertura
Boas-vindas, retomada dos resultados do Ciclo 2 e apresentação do Ciclo 3 Avaliação do processo de alfabetização na rede Instrumentos de acompanhamento Os direitos de aprendizagem A Prova Brasil Preparando a Rede para a Prova Brasil Instrumentos para acompanhar a alfabetização A mobilização social pela leitura Encaminhamentos Próximos passos Fortalecer a cultura de sustentabilidade do Grupo Votorantim Qualificar a atuação social, com foco no desenvolvimento de comunidades onde há operações

3 ABERTURA Sejam bem-vindos!
Vamos agora dar continuidade à discussão sobre as condições necessárias para assegurar a alfabetização de todos os alunos. Lembramos que a cada criança deve ser dada a oportunidade de superar esse importante desafio, a partir de ações e intervenções promovidas pelos profissionais da Educação do município. Enquanto isso, na frente de mobilização social do PVE, vamos convidar a comunidade a identificar os espaços de leitura existentes na cidade e a criar novas oportunidades para ler no dia-a-dia. Para isso, contaremos com um kit de materiais especiais: totem, placas e displays com mensagens interativas de incentivo à leitura. Acreditamos que a soma desses esforços ajudará a equipe da Secretaria a ampliar os horizontes sobre o processo de alfabetização, aprimorando-o, bem como a despertar a nossa cidade para a leitura.

4 ABERTURA Em primeiro lugar, vamos refletir sobre os resultados que alcançamos na etapa anterior proposta pelo PVE. Ações esperadas O que pretendíamos O que realizamos Encaminhamentos sobre os grupos de apoio Realização de outros trabalhos de campo sobre espaços de aprendizagem Realização da reunião com os diretores escolares Agora, vamos partir para o objetivo do Ciclo 3: levantar as formas de acompanhar os resultados dos alunos em processo de alfabetização e refletir sobre elas.

5 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE
Gestores públicos e educadores de todo o Brasil têm se voltado para o desafio de criar as condições necessárias a fim de que o direito de se alfabetizar seja garantido a todas as crianças até que elas completem oito anos de idade. O esforço é grande e na sua cidade provavelmente já foram realizadas muitas ações, tais como: Uso de materiais de alfabetização Aplicação da Provinha Brasil Organização de acervos em sala de aula Acompanhamento da aprendizagem Formação de professores alfabetizadores

6 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE
PARA REFLETIR EM EQUIPE Como temos acompanhado o percurso de aprendizagem dos alunos e os resultados do PNAIC? Saberíamos dizer quais são os principais resultados do PNAIC no nosso município até o momento? Se o ano terminasse hoje, quantos alunos de oito anos já estariam alfabetizados na nossa rede? Leitura de trechos de reportagem da revista Escola Pública com depoimentos de três secretários de Educação sobre experiências no acompanhamento da aprendizagem.

7 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE
Vamos começar a esboçar um plano de ação, listando as providências necessárias para que a Secretaria de Educação acompanhe as aprendizagens dos alunos com mais propriedade. Ações

8 INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO
Os direitos de aprendizagem Leitura de “Os direitos da Aprendizagem no Ciclo da Alfabetização”, um dos textos que compõem os cadernos de formação dos Professores Alfabetizadores do PNAIC. . Pontos de partida para a discussão Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Conhecimentos e capacidades por eixo de ensino da Língua Portuguesa. Competência leitora.

9 Será que a nossa rede vem garantindo esses direitos?
INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO PARA REFLETIR EM EQUIPE Quais as dúvidas e os conhecimentos que o texto extraído do material do PNAIC levantou e proporcionou entre nós sobre os direitos de aprendizagem e o processo de alfabetização? Será que a nossa rede vem garantindo esses direitos? Que tal verificarmos o contingente de alunos da nossa rede que contam com tais direitos assegurados? . Agora, vamos voltar ao plano de ação e definir outras iniciativas a serem realizadas e os seus respectivos prazos. E não esqueçam: a aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil acontecerá no final do ano e, além dela, existem as fichas de acompanhamento que os professores vêm preenchendo sobre as aprendizagens dos alunos.

10 INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO
A Prova Brasil Leitura de trechos de uma entrevista concedida pela psicolinguista argentina Emília Ferreiro à revista Nova Escola sobre a concepção de alfabetização que aqui estamos abordando. . Leitura de “Prova Brasil e o direito ao aprendizado”, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), com a colaboração do professor José Francisco Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

11 INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO
PARA REFLETIR EM EQUIPE Quanto os resultados da Prova Brasil podem revelar sobre o processo de alfabetização de uma rede e da nossa rede? Quais são efetivamente as habilidades, as competências e os conhecimentos avaliados pela Prova Brasil em Língua Portuguesa e que configuram direitos de aprendizagem por parte dos alunos do Ensino Fundamental? . Pontos de partida para a discussão Expectativas de aprendizagem e descritores propostos pela Prova Brasil. Exemplo de exercício de leitura similar às questões da Prova Brasil.

12 INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO
Preparando a rede para a Prova Brasil Algumas redes, na tentativa de treinar os alunos para a realização da Prova Brasil, disparam uma série de simulados meses antes da prova. No entanto, iniciativas como essa ajudam as crianças apenas a desenvolver aprendizagens procedimentais como preencher um gabarito, ler autonomamente uma orientação, organizar-se para realizar uma prova dentro de um prazo estipulado, etc. É indispensável desenvolver habilidades e competências de leitura -- como as analisadas e discutidas até este momento -- e elas precisam fazer parte do currículo desde o início da escolarização. . Para saber mais sobre os cuidados com a realização da Prova Brasil, consulte o Caderno de Pactuação, entregue em nossa primeira reunião.

13 INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO
Instrumentos para acompanhar a alfabetização Provinha Brasil e organização dos dados de acordo com os níveis apresentados. Prova Brasil, organização dos dados de acordo com as pontuações e verificação do nível de proficiência relativo à série. Ficha de acompanhamento das aprendizagens dos alunos em processo de alfabetização, proposta pelo PNAIC. Mapeamento das fichas de acompanhamento das aprendizagens dos alunos em processo de alfabetização. .

14 INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO
Plano de ação para o acompanhamento e o monitoramento dos resultados parciais da alfabetização no município Ações Prazos Responsáveis 1 2 3 4 .

15 A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA LEITURA
PARA REFLETIR EM EQUIPE Conhecemos as ações disparadas pela frente de mobilização do PVE? Como elas podem nos ajudar a estreitar a parceria com a comunidade no desafio de tornar a leitura uma realidade cotidiana dentro e fora da escola? . Leitura de “Iepê – A cidade que lê”, publicada na Revista Leituras. Leitura do artigo “O nascimento das cidades-leitoras”, de Edmir Perroti, especialista em políticas públicas de promoção à leitura e implantação de bibliotecas.

16 A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA LEITURA
PARA REFLETIR EM EQUIPE Agora, vamos levantar as ações desenvolvidas no município: as que partem da Secretaria e as que são empreendidas pelo PVE e por outros atores locais. Seria possível articular essas ações e unir esforços? Como os valores e os princípios para a formação de uma cidade leitora se consolidaram no nosso município? Quem foram os envolvidos? Sabemos que a frente de mobilização do PVE tem incentivado a leitura ao longo de todo o ano? Conhecemos e temos acompanhado as ações? .

17 A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA LEITURA
Algumas ações disparadas pela mobilização proposta pela edição 2013 do PVE: Concurso Tempos de Escola O objetivo foi promover e valorizar a leitura junto a alunos e professores, incentivando-os a participar da iniciativa. Entrega do Caderno dos Professores Material de apoio aos educadores para orientar a ação em sala de aula no que se refere à produção escrita dos alunos para as redações do Concurso Tempos de Escola. Mapeamento de lugares e parceiros de leitura no município Nas reuniões de mobilização e nos trabalhos de campo está sendo construído um mapeamento de lugares, instituições e parceiros de leitura que, juntos, possam colaborar para ampliar a comunidade leitora para além dos muros das escolas. Almanaque da Família No primeiro semestre, o PVE promoveu a distribuição de um portador de texto cujo objetivo era fomentar as leituras que se faz em casa, extrapolando os muros as escolas e alimentando o hábito de ler diferentes gêneros textuais, com diferentes propósitos (ou usos sociais). .

18 ENCAMINHAMENTOS Realização da reunião com os gestores escolares
Estimativa de prazo: até __ /__ /____ Monitoramento do PNAIC Aplicação da Prova Brasil Desenvolvimento do plano de ação para acompanhamento e monitoramento dos resultados parciais da alfabetização no município Estimativa de prazo: até __ /10/2013

19 PRÓXIMOS PASSOS Agradecemos mais uma vez o envolvimento, a parceria e o comprometimento de todos nessa empreitada que é garantir o direito à alfabetização a todos os alunos do município. Fechando a edição 2013 do projeto Parceria Votorantim pela Educação, o Ciclo 4 vem aí para tratar sobre o balanço final dos resultados da alfabetização na rede e sobre as principais contribuições do PNAIC e do PVE ao longo do ano. Bom trabalho e até breve!

20 Agradecemos a presença e contamos com o envolvimento de cada um e de todos!
Obrigado!


Carregar ppt "Município ________________ UN ______________________"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google